Quais são as melhores empresas de Eng. Civil e como trabalhar nelas?

engenheiros civis trabalhando

Não é de hoje que as Engenharias vêm ganhando destaque no mercado de trabalho, e uma das formações que mais emprega atualmente é a da Engenharia Civil. A área da construção é parte importante da economia de um país; por isso, em 2020, a Engenharia Civil continua sendo relevante ao mercado, mesmo em meio a crises.

Por isso, fica claro que quem opta pela profissão tem grandes chances de construir uma carreira de sucesso. Como um dos desejos da maior parte dos engenheiros civis é trabalhar em grandes construtoras pelo Brasil, separamos aqui na Anhanguera informações sobre grandes empresas do setor. Assim, você se prepara para seu futuro emprego!

Mercado de Construção Civil

Em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, o mercado da Construção Civil é forte e promete ainda mais crescimento. No início do ano de 2020, a projeção era de crescimento de 3%. O contexto atual trouxe novos desafios, mas empresas do setor continuam a investir e a empregar na área, continuando com obras, apesar da pandemia.

Por isso, o curso de Engenharia Civil ainda é um dos mais procurados pelos estudantes, e é de se esperar que a concorrência seja bem grande.

Assim, é sempre importante ter em vista a escolha de uma boa faculdade, que seja reconhecida no mercado de trabalho, além de procurar sempre se capacitar, se especializar e se destacar de alguma forma.

As melhores empresas de Engenharia Civil

Ditas essas questões relacionadas ao mercado, veja quais são algumas das maiores empresas de Engenharia Civil no Brasil:

  • Rio Verde;
  • Grupo Pacaembu;
  • Queiroz Galvão;
  • Saint-Gobain;
  • Tigre;
  • MPD Engenharia;
  • Pormade Portas.

Essas empresas são as mais importantes do momento e que têm previsão de grande crescimento, oferecendo tanto vagas de estágio em Engenharia Civil quanto efetivas. Mas, para conseguir uma delas, é preciso estar preparado — e conhecer algumas informações e dicas, que separamos para você a seguir!

Rio Verde

Com mais de 35 anos de história, a Rio Verde Engenharia trabalha nos setores de empreendimentos imobiliários, engenharias e construções e concessões.

É uma das empresas de Engenharia Civil que mais cresce e promete chegar no topo entre as mais rentáveis do setor nos próximos anos.

Por sua diversidade de trabalho, é um local de grande aprendizado para aqueles que trabalham lá, trazendo crescimento profissional e experiências de diversos setores da Engenharia Civil.

Para conseguir uma oportunidade de trabalho, é sempre importante se destacar com cursos e experiências anteriores, além de mostrar interesse de estudar e de se aprofundar na área da Engenharia Civil. A empresa valoriza a diversidade de seus empregados e, por isso, reconhece a bagagem e o conhecimento de cada um.

Grupo Pacaembu

A Pacaembu Construtora está no top 5 das maiores empresas de Engenharia Civil no Brasil. Atua no mercado há mais de 25 anos, sendo ativa no setor imobiliário. Já ganhou, inclusive, certificado de um dos melhores lugares para se trabalhar.

Conseguir uma vaga de Engenharia Civil na empresa exige que o profissional tenha interesse na área imobiliária.

Uma dica para se destacar é sempre buscar especialização em algum setor e estar atento às vagas, desde o momento do estágio na área de Engenharia ou vagas efetivas. Grandes empresas sempre estão à procura de pessoas jovens e comprometidas a crescer junto com ela.

Queiroz Galvão

Sem dúvidas, uma das maiores e mais conhecidas empresas de Engenharia Civil no país. Fundada há mais de 60 anos em Pernambuco, um dos grandes diferenciais da Queiroz Galvão é a atuação em diversas áreas da Construção Civil, desde do setor imobiliário até grandes obras de infraestrutura e de engenharia ambiental.

A Queiroz Galvão na verdade é um grupo, que abrange diversas empresas para cada um desses setores. Isso mostra que é possível encaixar seu perfil profissional em diversos segmentos, aumentando as chances de conseguir uma vaga.

Mas, para se destacar, é importante ter uma boa formação, em uma faculdade reconhecida pelo mercado, mostrar o comprometimento tido nas aulas e, claro, querer sempre aprender. Além de adquirir conhecimentos em muitas áreas, o profissional ainda pode construir uma carreira de sucesso na empresa. Ou seja, nada a perder!

Saint-Gobain

A empresa está presente no ramo imobiliário, de construção civil, de infraestrutura e ainda produz materiais para reforma e construção. Ou seja, o profissional que trabalhar na Saint-Gobain pode ter contato com, literalmente, todas as áreas e detalhes da Engenharia Civil.

Por ser tão abrangente, a empresa não para de crescer e, por isso, é um local em que engenheiros constroem carreira e podem se especializar em alguns dos setores com os quais a empresa trabalha.

Um grande diferencial para conseguir uma vaga na empresa é ter um conhecimento amplo, porém aprofundado, de todas as áreas da Construção Civil.

Isso faz com que o funcionário se relacione com qualquer área e realize as tarefas propostas com mais facilidade. Por isso, vale a pena se esforçar para aprender de verdade as disciplinas que causam alguma dificuldade durante o estudo.

Tigre

O grande diferencial da empresa é a atuação em mais de 20 países, com fábricas em 24 lugares do mundo. Ou seja, o profissional tem grandes chances de atuar com Engenharia Civil internacionalmente. A Tigre é uma das líderes mundiais na produção de plástico para materiais de construção.

Segundo a própria empresa, há mais de 6 mil funcionários trabalhando atualmente. Isso mostra a grande empregabilidade do setor e aumenta as chances de um profissional da Engenharia conseguir vaga por lá.

Como a empresa não trabalha diretamente com Construção Civil, aqueles engenheiros civis que preferem a parte de estudo de materiais e suas aplicações podem ter muito destaque nessa empresa.

Vale lembrar que, para trabalhar em qualquer grande empresa, saber falar inglês é algo que soma pontos ao seu currículo. No caso da Tigre, com tantas conexões fora do país, torna-se algo essencial.

MPD Engenharia

A MPD atua com diversos tipos de construção: residenciais, comerciais, industriais, de saúde, de lazer… Ela é responsável por diversos empreendimentos e, por isso, está sempre em crescimento, além de ofertar vagas de diversos setores.

Para conseguir uma vaga em uma empresa como a MPD, é importante conhecer um pouco de todos esses setores da construção, mas se destacar mostrando conhecimento e experiência mais específicos. Por exemplo, fazer projetos para hospitais pode não agradar a todos os engenheiros, mas é uma área extremamente importante. Use essa brecha a seu favor!

Pormade Portas

Diferentemente das empresas de Engenharia Civil citadas até agora, a Pormade não trabalha diretamente com edificações nem com a fabricação de materiais de construção. Como o nome sugere, ela fabrica portas, rodapés e acessórios.

O diferencial é que seus produtos são inovadores, e a empresa diz em seu próprio site que valoriza muito o pensamento “fora da caixa”.

Engenheiros que preferem trabalhar de forma indireta com a Construção Civil podem se beneficiar de um emprego na empresa, já que o nicho é bastante específico e pode afugentar concorrentes.

Mas, claro, é preciso mostrar seus pontos fortes: ter pensamento inovador, criatividade e ser um bom solucionador de problemas é altamente indicado. Por isso, exercite essas habilidades ainda durante a faculdade para ter mais sucesso na hora de buscar uma vaga nessa ou em outras empresas!

Como garantir as melhores vagas

Como foi possível notar, há fatores importantes na hora de conseguir vagas em empresa de Engenharia Civil, principalmente nas grandes e mais conhecidas:

  • ter estudado em uma boa faculdade, reconhecida no mercado;
  • buscar se especializar e continuar estudando;
  • possuir conhecimentos de inglês a partir do nível intermediário;
  • ter conhecimento em softwares da área, como o DEV C++;
  • ter interesse em aprender as diferentes áreas de atuação de um engenheiro civil.

Essas são características importantes para qualquer momento da carreira, inclusive para quem ainda está na faculdade e quer encontrar um estágio em empresas de Engenharia Civil.

Além disso, outro detalhe do qual muitos esquecem, mas que faz toda a diferença, é o contato. Além de sempre fazer um bom networking, é possível saber informações das novidades e vagas de outras maneiras.

É o caso do Canal Conecta, uma plataforma que faz a conexão entre o estudante com empresas. Ele é exclusivo dos alunos aqui da Anhanguera, sendo um diferencial que a instituição oferece para inserir seus alunos no mercado de trabalho.

Além de a Anhanguera ser uma faculdade reconhecida e oferecer aos seus alunos o acesso ao Canal Conecta, o curso de Engenharia Civil da instituição também ganha destaque, já que é bastante amplo e diversificado. O profissional formado sai capacitado para conseguir uma vaga em qualquer uma das grandes empresas que citamos neste artigo. Também oferecemos o curso na modalidade de ensino semipresencial (além da presencial), para que você possa adaptar a graduação à sua rotina da maneira mais conveniente possível.

Então, não perca tempo e inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.