Ciência Política: Saiba tudo sobre essa faculdade

faculdade de Ciência Política

Ao longo dos anos, a faculdade de Ciência Política tem se destacado como um campo de estudo essencial para aqueles que desejam compreender os processos políticos e a dinâmica das relações de poder. Ela é Ciência Política do Brasil que mistura ciências humanas e ciências sociais. Afinal, ela oferece uma visão ampla e crítica sobre as interações entre o Estado, instituições políticas e sociedade.

A faculdade de Ciência Política prepara os alunos para atuar em carreiras nas áreas da política, administração pública, jornalismo, organizações não governamentais e pesquisa acadêmica. Se interessou e quer saber mais detalhes sobre o que esse curso tem a oferecer? Continue lendo este artigo e decida se você quer ingressar na faculdade de Ciência Política!

Como é a faculdade de Ciência Política?

A faculdade de Ciência Política é uma área de estudo acadêmico que se dedica à compreensão dos sistemas políticos, processos governamentais e estruturas de poder. Por meio das disciplinas ofertadas, os estudantes adquirem conhecimentos aprofundados sobre teorias políticas, ideologias, relações internacionais, políticas públicas e análise de dados políticos. 

Na faculdade, os estudantes têm a oportunidade de explorar e analisar conceitos fundamentais, como democracia, autoritarismo, direitos humanos e justiça social, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades críticas de pensamento, análise e pesquisa em ciência Política. 

Bandeiras de vários países em cima de mesa com pessoas ao fundo
Uma das áreas estudadas em Ciências Políticas é a de Relações Internacionais

Quais os tipos de Graduação em Ciência Política?

A faculdade de Ciência Política é oferecida em dois tipos de graduação: o bacharelado e a licenciatura. Por mais que existam três tipos de graduação para alguns cursos, não é o caso para o curso de Ciência Política. Confira a seguir detalhes sobre os três tipos de graduação existentes e quais deles estão disponíveis para o curso de Ciência Política.

Bacharelado em Ciência Política

O Bacharelado em Ciência Política é a graduação mais comum, com quatro anos de duração, focada no estudo aprofundado da teoria política, análise de sistemas políticos, relações internacionais e políticas públicas. Os alunos adquirem uma boa compreensão dos princípios e conceitos fundamentais da Ciência Política, além de desenvolverem habilidades em pesquisa, análise de dados e pensamento crítico. 

Tecnólogo em Ciência Política

Não há um tipo de graduação específica para o curso de tecnólogo em Ciência Política. Há cursos relacionados que abordam temas similares e que podem ser do seu interesse, como, por exemplo: Tecnólogo em Gestão Pública, Tecnólogo em Gestão de Políticas Públicas e Tecnólogo em Relações Internacionais.

Licenciatura em Ciência Política

Existe licenciatura em Ciência Política, na qual é voltada para a formação de professores. Nesse curso, os estudantes recebem uma base teórica sólida em Ciência Política, mas também adquirem conhecimentos específicos em educação, pedagogia e didática. 

O objetivo é preparar os licenciados para lecionar Ciência Política em instituições de ensino, contribuindo para a formação política e cívica dos estudantes. Além disso, a Licenciatura em Ciência Política também pode abrir portas para atuação em educação política não formal, como em organizações não governamentais que promovem a educação cívica e a participação política dos cidadãos.

Globo terrestre em cima de livro aberto ao meio
A licenciatura permite que o cientista atue em funções da educação formal e informal

A faculdade de Ciência Política é boa?

Para saber se a faculdade de Ciência Política é boa, você precisa considerar a sua afinidade com a grade curricular do curso. Existem dois critérios que devem ser considerados, são eles: a aprovação do MEC (Ministério da Educação) e a aprovação do mercado de trabalho para essa área.

A faculdade de Ciência Política tem aprovação do MEC?

As faculdades de Ciência Política no Brasil são reconhecidas e aprovadas pelo MEC. Esse órgão é responsável pela regulamentação e fiscalização do ensino superior no país. Esse reconhecimento (consulte através do site do eMEC) é fundamental para assegurar que o curso atenda os padrões de qualidade exigidos, garantindo uma formação sólida, com um diploma válido e reconhecido em todo o Brasil.

Aprovação de Ciência Política no Mercado

A aprovação de Ciência Política no mercado pode variar dependendo de fatores como a reputação da instituição de ensino, a qualidade do curso, a formação acadêmica e as experiências práticas do estudante. Por isso, é muito importante buscar uma universidade que seja reconhecida e bem avaliada.

Sendo assim, os graduados em Ciência Política podem encontrar oportunidades de emprego em diversas áreas, como governo, administração pública, consultoria política, organizações não governamentais, institutos de pesquisa, jornalismo político, ensino e pesquisa acadêmica.

Político em evento com assessor
A consultoria política é uma das áreas de atuação que você pode seguir

Qual o perfil ideal de aluno de Ciência Política?

O perfil ideal de um aluno de Ciência Política até pode ser baseado na sua afinidade pelos temas, mas a verdade é que não existe um perfil ideal. No entanto, existem algumas características que podem apresentar uma personalidade que pode se dar melhor pelo curso, além de também fazer parte do perfil profissional dessa pessoa.

Personalidade do estudante de Ciência Política

Cada indivíduo tem suas características e habilidades que são únicas. Mas, não há dúvidas que algumas dessas qualidades podem fazer parte de uma personalidade que vai ser benéfica para os estudantes de Ciência Política. Confira a seguir algumas dessas características:

  • Interesse e curiosidade por assuntos políticos: Deve ter um interesse em entender e analisar os fenômenos políticos, assim como curiosidade sobre os sistemas políticos, processos eleitorais, teorias políticas e debates atuais.
  • Pensamento crítico: Um aluno de sucesso em Ciência Política deve ter habilidades de pensamento crítico para avaliar diferentes perspectivas, argumentar de forma fundamentada e desenvolver análises aprofundadas.
  • Boas habilidades de comunicação: Ser capaz de expressar ideias e argumentos de forma clara e coerente, tanto na escrita quanto na fala, é essencial em Ciência Política.
  • Capacidade de pesquisa: Ser capaz de encontrar e avaliar informações relevantes, usar fontes confiáveis e realizar análises empíricas é importante para um aluno de sucesso nessa área.
  • Abertura para perspectivas diversas: Um aluno de Ciência Política deve estar disposto a considerar diferentes visões políticas, culturais e sociais, além de estar aberto ao diálogo e ao debate construtivo.
Homem concentrado vendo algo no computador
Ter pensamento crítico e capacidade de pesquisar são características valorizadas em Ciências Políticas

Rotina de estudos para quem estuda Ciência Política

A rotina de um aluno de Ciência Política pode variar dependendo de fatores como a carga horária das disciplinas, o programa específico do curso da própria faculdade e as atividades extracurriculares envolvidas. De forma geral, a rotina de um aluno de Ciência Política pode se resumir nas seguintes atividades:

  • Os alunos de Ciência Política rotineiramente frequentam as aulas teóricas e práticas, se houver, e podem participar de seminários ou debates para discutir tópicos específicos com professores e colegas.
  • Os alunos dedicam tempo para ler e analisar materiais, já que a Ciência Política envolve uma quantidade significativa de leitura, além de revisar anotações e fazer resumos.
  • Esses alunos geralmente são solicitados a realizar pesquisas e trabalhos acadêmicos individuais ou em grupo.
  • Muitos estudantes de Ciência Política se envolvem em atividades extracurriculares relacionadas à área, como grupos de estudo, clubes de debate, organizações estudantis ou projetos de pesquisa.
  • Por fim, alguns alunos de Ciência Política conseguem realizar estágios em organizações governamentais, partidos políticos, ONGs ou outras instituições relevantes.
Mulher lendo jornal sentada no sofá
Ler e analisar diferentes tipos de materiais faz parte da rotina em Ciências Políticas

Quais as modalidades de estudo para Ciência Política?

As modalidades de estudo para Ciência Política podem variar de acordo com as instituições de ensino e seus respectivos programas. Geralmente, é possível encontrar apenas as modalidades presencial e EAD (Ensino a Distância). Leia a seguir mais detalhes sobre elas.

Dá para cursar Ciência Política EAD?

Atualmente, é possível cursar Ciência Política EAD graças aos avanços tecnológicos. A modalidade EAD oferece aulas e materiais online, através de plataformas virtuais. Os alunos têm flexibilidade para estudar no próprio ritmo, de acordo com seus horários e locais de preferência, acompanhando as atividades e interagindo com os professores e colegas de maneira remota.

Existe Ciência Política Presencial?

A modalidade presencial para o curso de Ciência Política é a mais tradicional e comum, onde as aulas ocorrem dentro das salas de aula, com a presença física dos alunos e dos professores. Nesse formato, os estudantes têm a oportunidade de interagir diretamente com os colegas e os professores, participar de debates e atividades em grupo.

Alunos debatendo em aula
Na modalidade presencial, é possível interagir com professores e promover debates com colegas

Tem Ciência Política Semipresencial?

Não há universidades que oferecem a modalidade semipresencial para o curso de Ciência Política. Essa modalidade tem o intuito de unir as duas outras modalidades oferecendo aulas remotas e alguns encontros presenciais.

Qual a duração e as matérias da faculdade de Ciência Política?

A duração média desse curso é de 4 anos, ou seja, 8 semestres. Caso tranque a faculdade, atrase a entrega do TCC ou seja reprovado em algumas matérias, saiba que poderá levar mais tempo para se formar. Confira a seguir as suas matérias e respectiva carga horária por semestre, com base no modelo de aulas da Anhanguera. 

1º semestre (300h)

  • Empreendedorismo e Inovação
  • Gestão de Indicadores
  • Planejamento Estratégico
  • Sistemas de Informação Gerencial
  • Sociedade Brasileira e Cidadania

2º semestre (300h)

  • Análise de Custos
  • Gestão do Conhecimento – Optativa
  • Legislação Empresarial Aplicada
  • Matemática Financeira
  • Métodos Quantitativos

3º semestre (440h)

  • Comunicação, Ciência e Tecnologia
  • Contabilidade Introdutória
  • Gestão da Inovação – Optativa
  • Modelos de Gestão
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário
  • Projeto de Extensão I – Ciências Econômicas

4º semestre (300h)

  • Capital de Giro e Análise Financeira
  • Economia Brasileira
  • Estatística Econômica
  • Evolução do Pensamento Econômico
  • Princípios de Economia

5º Semestre (440h)

  • Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento
  • Formação Econômica do Brasil
  • História Econômica Geral
  • Projeto de Extensão II – Ciências Econômicas
  • Técnicas de Pesquisa em Economia
  • Teorias do Desenvolvimento Econômico

6º Semestre (390h)

  • Econometria
  • Economia Monetária
  • Mercado de Capitais
  • Projetos Empresariais
  • Teoria Microeconômica – Mercados, Consumidor e Firma
  • Trabalho de Conclusão de Curso I

7º Semestre (470h)

  • Contabilidade Social e Ambiental
  • Economia Ambiental
  • Gestão de Projetos
  • Projeto de Extensão III – Ciências Econômicas
  • Teoria Macroeconômica – Principais Modelos, Oferta, Demanda e Crescimento
  • Trabalho de Conclusão De Curso II

8º semestre (360h)

  • Economia Do Agronegócio
  • Economia Industrial
  • Economia Internacional
  • Economia Política e do Setor Público
  • Relações Econômicas Internacionais
  • Atividades Complementares
Professor dando aula de matemática em faculdade
Economia brasileira e Estatística são áreas estudadas em Ciências Políticas

Quais as possibilidades de especialização em Ciência Política?

A Ciência Política oferece diversas possibilidades de especialização, permitindo que os estudantes aprofundem seus conhecimentos em áreas específicas de interesse dentro do campo. Algumas das possíveis especializações em Ciência Política incluem:

  • Política Comparada: Nessa especialização, os alunos concentram-se em comparar diferentes sistemas políticos, estruturas institucionais, processos eleitorais e políticas públicas em diferentes países ou regiões que influenciam a política nacional e internacional.
  • Teoria Política: Essa especialização se concentra nas teorias e conceitos fundamentais da Ciência Política. Eles analisam as principais teorias políticas e suas aplicações na compreensão dos fenômenos políticos atuais.
  • Relações Internacionais: Essa especialização aborda as relações entre os Estados, organizações internacionais, atores não estatais e as questões globais.
  • Políticas Públicas: Nessa especialização, os estudantes exploram os processos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Analisam as políticas em áreas como saúde, educação, meio ambiente, economia e segurança, avaliando seu impacto e efetividade.
  • Política e Sociedade: Essa especialização enfoca as interações entre política e sociedade. Os alunos investigam questões como participação política, movimentos sociais, desigualdade, gênero, raça, etnia e políticas de inclusão social.

Essas são apenas algumas das possibilidades de especialização em Ciência Política, e as opções podem variar de acordo com as instituições de ensino. É importante pesquisar e verificar quais especializações estão disponíveis nas faculdades para encontrar a área de estudo que mais se alinha aos interesses e objetivos de carreira.

Urna eletrônica com tela ligada com brasão da Justiça Eleitoral
Na área de Política Comparada, é possível estudar diferentes sistemas eleitorais

Quais as principais áreas para recém-formados?

Os recém-formados em Ciência Política têm diversas oportunidades de carreira em diferentes áreas, mas busque sempre pela área que você tenha mais afinidade e conhecimento. Algumas das principais áreas em que os graduados em Ciência Política podem atuar são:

  • Governo e Administração Pública: Os recém-formados podem iniciar como analista político e trabalhar em diferentes níveis do governo, desde órgãos municipais, ministérios, agências governamentais e até buscar a carreira de diplomata.
  • Organizações Não Governamentais (ONGs): Os recém-formados em Ciência Política podem trabalhar em ONGs que atuam em áreas como direitos humanos, desenvolvimento internacional, justiça social, meio ambiente, advocacy e políticas públicas.
  • Partidos Políticos e Campanhas Eleitorais: Os graduados podem trabalhar em partidos políticos, auxiliando na formulação de estratégias políticas, desenvolvendo campanhas eleitorais, fazendo análise de dados e trabalhando com comunicação política.
  • Pesquisa e Análise Política: Muitos recém-formados optam por seguir carreira acadêmica ou de pesquisa, trabalhando em institutos de pesquisa, think tanks, fundações ou universidades.
  • Jornalismo Político e Comunicação: Aqueles interessados em comunicação e mídia podem trabalhar como jornalistas políticos, repórteres, assessores de imprensa ou analistas políticos. Eles podem cobrir notícias políticas, escrever artigos de opinião, realizar entrevistas e analisar eventos políticos.
  • Ensino e Educação: Alguns recém-formados podem optar por seguir a carreira acadêmica e se tornar professores de Ciência Política em escolas de ensino médio ou em instituições de ensino superior.

Essas são apenas algumas das áreas em que os graduados em Ciência Política podem encontrar oportunidades de carreira. Afinal, as opções são variadas e dependem dos interesses individuais, das habilidades e das experiências dos recém-formados. 

Político discursando para pessoas em evento
Para recém-formados, a atuação com campanhas políticas e partidos é bastante interessante

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

A decisão de ingressar em uma faculdade pública ou privada de Ciência Política depende de vários fatores individuais, incluindo suas circunstâncias financeiras, preferências pessoais e oportunidades disponíveis. Não há dúvidas que ambas as opções têm vantagens e desvantagens a serem consideradas antes de uma tomada de decisão.

Faculdade Pública em Ciência Política

Algumas das vantagens em optar por uma faculdade pública em Ciência Política podem incluir os seguintes pontos:

  • Acesso a um corpo docente renomado e um diploma que terá um bom reconhecimento.
  • As faculdades públicas oferecem mensalidades mais baixas ou até mesmo gratuitas para estudantes nacionais, tornando a educação mais acessível.

No entanto, embora as universidades públicas ofereçam muitas vantagens, ainda existem algumas desvantagens que podem ser levadas em consideração:

  • Alta concorrência por vagas, diminuindo as suas chances de ingressar na universidade;
  • Pode haver uma burocracia maior nos processos administrativos, desde a matrícula até questões de serviços estudantis e obtenção de documentos.
  • Podem ocorrer restrições orçamentárias, afetando a disponibilidade de certos programas, equipamentos ou recursos adicionais.
  • Menor flexibilidade curricular no que diz respeito a escolha de matérias e turno de estudo.

Faculdade Privada para Ciência Política

Algumas das vantagens em optar por uma faculdade privada em Ciência Política podem incluir os seguintes pontos:

  • Oferecem mais opções em termos de horários e modalidades de ensino, como cursos noturnos ou programas online, adequados para estudantes que trabalham ou têm compromissos pessoais.
  • As faculdades privadas, especialmente as renomadas, podem fornecer um ambiente propício para networking e conexões com profissionais e líderes do setor, o que pode ser benéfico para futuras oportunidades de emprego.
  • Algumas delas podem ter uma abordagem mais voltada para a prática e aplicação dos conhecimentos, oferecendo oportunidades de estágios, projetos de pesquisa aplicada e parcerias com organizações externas.
  • As faculdades privadas não terão greves e paralisações que irão causar  atrasos no período total da sua formação.
Estudantes pesquisando em biblioteca
Na faculdade privada, você tem diversas oportunidades para fazer projetos de pesquisa e networking

Assim como as universidades públicas também encontram desvantagens, as faculdades privadas também. Alguns deles a considerar são:

  • Maior custo nas mensalidades;
  • Nem toda faculdade privada tem a mesma qualidade e boa reputação;
  • Menos diversidade social e cultural.

Quanto custa a graduação em Ciência Política?

A graduação em Ciência Política tem um custo que pode iniciar com mensalidades de R$ 150,00 e podem chegar a passar o valor de R$ 1.500,00 mensais. No entanto, é importante deixar claro que o valor do curso de Ciência política sempre vai depender de alguns fatores, como por exemplo:

  • Localização;
  • Reputação da universidade;
  • Modalidade de ensino;
  • Turno do estudo.

É importante destacar que existem instituições privadas com mensalidades mais acessíveis, assim como na Anhanguera! De qualquer forma, sempre pesquise instituições e compare os custos e benefícios oferecidos antes de tomar uma decisão. Além disso, não se esqueça também da possibilidade de conseguir bolsas de estudos!

Tem como conseguir bolsa de estudos em Ciência Política?

Sim, é possível conseguir bolsas de estudos para estudar Ciência Política, tanto em nível de graduação quanto em nível de pós-graduação. Existem diferentes fontes e programas que oferecem bolsas de estudos para estudantes interessados nessa área.

Aqui estão algumas opções para buscar bolsas de estudos em Ciência Política:

  • Programas governamentais: O governo oferece duas possibilidades de ingressar em uma universidade por meio de bolsa e financiamento, são elas: FIES (Fundo de Investimento de Ensino Superior) e o ProUni (Programa Universidade para Todos), cada um com pré-requisitos específicos.
  • Bolsas de estudos universitárias: Muitas universidades oferecem bolsas de estudos para estudantes com excelente desempenho acadêmico ou com necessidades financeiras. 
  • Organizações e fundações: Existem várias organizações e fundações que concedem bolsas de estudos. Pesquise por organizações relevantes e verifique se elas oferecem bolsas de estudos para estudantes de graduação em Ciência Política.
  • Bolsas de estudos internacionais: Há também programas de bolsas de estudos internacionais disponíveis para estudantes de Ciência Política que desejam estudar no exterior.

É importante pesquisar e estar atento aos prazos e requisitos para se candidatar a bolsas de estudos. Além disso, cada programa pode ter critérios específicos de seleção, por isso, verifique informações oficiais e entre em contato com elas para obter mais detalhes sobre os processos de candidatura e seleção para bolsas de estudos em Ciência Política.

Pessoa com celular com aplicativo do Fies
O Fies é um programa que facilita a entrada na faculdade

Como entrar em Ciência Política?

Para ingressar na faculdade de Ciência Política, existem diferentes formas de acesso no Brasil. As principais e mais conhecidas são por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e vestibulares comuns. Leia a seguir mais detalhes sobre cada uma dessas opções.

Enem

É possível entrar na faculdade de Ciencia Política usando sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Muitas instituições de ensino superior utilizam essa nota como critério de seleção para seus cursos, incluindo Ciência Política. Os estudantes devem se inscrever no Enem, realizar as provas e utilizar sua pontuação para se candidatarem às vagas disponíveis.

Sisu

O Sisu é um sistema informatizado do MEC que utiliza a nota do Enem como critério de seleção para ingresso em universidades públicas. Os estudantes podem se inscrever no Sisu e selecionar as opções de cursos de Ciência Política nas universidades participantes. Com base nas notas da prova nacional e nas vagas disponíveis, o sistema realiza a classificação e alocação dos candidatos.

Pessoa com celular com aplicativo do Sisu
Pelo Sisu, é possível usar a nota do Enem para fazer Ciências Políticas e vários outros cursos

Vestibular

Algumas instituições, tanto públicas quanto privadas, realizam vestibulares específicos para ingresso em seus cursos, incluindo Ciência Política. Esses vestibulares podem ser organizados pelas próprias universidades ou por instituições 

privadas. Os estudantes interessados devem acompanhar as datas de inscrição, conteúdo programático e critérios de seleção para cada vestibular.

Quais as exigências para se formar em Ciência Política?

As exigências para se formar em Ciência Política podem variar entre as instituições de ensino e os programas específicos. Além do cumprimento de todas as disciplinas, existem outras exigências que podem ser frequentemente encontradas nas faculdades.

Estágio Obrigatório em Ciência Política

Algumas instituições de ensino podem exigir um estágio obrigatório para os estudantes de Ciência Política, é facultativo da instituição de ensino. Afinal, o estágio proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em um ambiente prático. O objetivo é adquirir experiência profissional e aplicar conceitos aprendidos em sala de aula.

Enade para Ciência Política

A participação no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é obrigatória para os estudantes do ano selecionado, mas o seu desempenho não afeta a sua formação. O Enade é uma avaliação aplicada periodicamente pelo Inep no Brasil que avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas ao longo do curso. 

TCC de Ciência Política

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência comum para a conclusão do curso de Ciência Política. Trata-se de um projeto de pesquisa ou trabalho acadêmico no qual o aluno realiza uma investigação em profundidade sobre um tema específico dentro da área da Ciência Política. Geralmente é um trabalho escrito que é defendido perante uma banca examinadora.

Aluna fazendo apresentação de faculdade
O aluno deve apresentar um TCC para se graduar em Ciências Políticas

Vale a pena se formar em Ciência Política?

“O conhecimento político é o poder que transforma a realidade. Juntos, podemos construir um futuro mais justo e equitativo.”

Fundação Friedrich Ebert (FES)

Saber se vale a pena se formar em Ciência Política sempre vai ser algo muito pessoal. A decisão de se formar em Ciência Política pode ser pautada em alguns aspectos mais materiais, como, por exemplo: o investimento e o retorno financeiro. 

Esses dois fatores podem variar conforme o mercado de trabalho, a demanda por profissionais da área e as expectativas individuais de carreira. Vamos explorar um pouco mais sobre esses aspectos relevantes no momento da decisão de formar em Ciência Política.

Salário para formados em Ciência Política

O salário para formados em Ciência Política está com uma média de R$ 5.500,00 no Brasil, mas podem variar consideravelmente, dependendo do setor de atuação, do nível de experiência, da região geográfica e de outros fatores. Em geral, os salários iniciais podem ser modestos, mas sempre há oportunidades de progressão na carreira junto com as especializações do profissional.

Investimento X Retorno para Ciência Política

Em relação ao fator investimento X retorno, é importante considerar que a educação em Ciência Política é um investimento a longo prazo, não apenas em termos financeiros, mas também em conhecimento e desenvolvimento pessoal. O retorno pode ser avaliado não apenas em ganhos financeiros, mas também em oportunidades de carreira, impacto social e satisfação pessoal.

A disponibilidade de vagas e a demanda por profissionais da área podem variar em diferentes momentos e contextos. Por isso, é fundamental que os estudantes busquem experiências práticas, desenvolvam habilidades, construam uma rede de contatos e estejam atentos às oportunidades de estágio e trabalho durante a graduação. Dessa forma, o retorno pode vir mais rápido e pode ser mais satisfatório.

Veja também: saiba como concorrer à bolsa de até 100% na Anhanguera!

Por que cursar Ciência Política na Anhanguera?

Como vimos, a faculdade de Ciência Política é uma ótima opção para quem está em busca de uma carreira flexível e com boas oportunidades. Portanto, vale a pena investir no curso para se tornar um ótimo profissional!

Gostou de saber sobre o curso e quer estudar em uma faculdade renomada? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e garanta as melhores mensalidades em um curso reconhecido pelo MEC!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados