Entenda o que são vagas remanescentes do Prouni e FIES

entendaoquesaovagasremanescentesdoprouniefies

A graduação faz parte dos sonhos de muitos jovens e adultos do país, mas nem sempre é algo que caiba no orçamento da família. O Prouni e o FIES são os principais facilitadores da entrada dessas pessoas no ensino superior, mas o que muita gente não sabe, é que ambos oferecem vagas remanescentes após o processo regular.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=af292d21-8171-4362-a212-0014a18fac5b]

Se você quer conquistar um diploma em uma das principais faculdades do país, essa pode ser a oportunidade que estava esperando. Confira, neste artigo, o que são as vagas remanescentes do Prouni e do Fies e como fazer para preencher uma delas.

O processo de seleção do Prouni e do FIES

Antes de falar sobre as vagas remanescentes do FIES e do Prouni, é preciso esclarecer o funcionamento dos processos regulares de seleção de cada um desses dois programas. Sabemos que a nota do Enem na Anhanguera, assim como em várias outras faculdades, é um dos principais requisitos do processo seletivo. O mesmo ocorre com esses dois programas, como você pode conferir abaixo.

Prouni

O Prouni é um programa de bolsa de estudos para o ensino superior que beneficia estudantes do ensino público, professores do ensino básico da rede pública e famílias de renda inferior a 3 salários-mínimos por pessoa. Por meio dele, o estudante pode obter bolsas integrais ou parciais ao longo de toda a graduação.

O processo seletivo leva em consideração a nota obtida no Enem como classificatória, ou seja, quanto maior ela for, melhores são as chances de conseguir a bolsa no curso e instituição desejados. Existe um calendário bem definido, e o resultado depende muito mais do desempenho no exame do que de qualquer outro requisito.

FIES

O FIES é um programa de financiamento estudantil. Em outras palavras, ele é uma forma de empréstimo a juros mais baixos e com prazos mais longos para pagamento. Resumidamente, o estudante arca mensalmente com os juros e o seguro, e a amortização só começa após a conclusão do curso.

Os critérios de classificação e seleção são similares aos praticados no Prouni, mas, aqui, há duas modalidades de financiamento. A primeira é direcionada para pessoas com renda familiar de até 3 salários-mínimos per capita e a segunda com renda de até 5 salários-mínimos per capita.

O conceito de vagas remanescentes

As vagas remanescentes são aquelas que sobram depois do processo regular de seleção. Elas surgem quando os candidatos escolhidos em cada uma das etapas não preenchem aquela vaga, seja por desistência, seja por qualquer irregularidade na documentação entregue às instituições ou o não cumprimento de prazos.

Com tantas pessoas disputando uma bolsa ou um financiamento, é difícil imaginar que as vagas sobrem, mas, acredite, isso acontece todos os anos! O fato é que o MEC tem o interesse em oferecer todos benefícios disponíveis, por isso ele abre um novo processo seletivo, que tem requisitos mais brandos do que os anteriores.

Importância de acompanhar o cronograma do MEC

O processo de seleção para as vagas remanescentes do Prouni e do FIES conta com suas particularidades. A única forma de garantir a possibilidade de aproveitá-las é acompanhando o cronograma do MEC diariamente. Principalmente por causa dos pontos a seguir:

  • não existe uma data pré-definida para a disponibilização das vagas, visto que elas dependem do andamento do processo regular;
  • o preenchimento das vagas é feito por ordem de chamada, logo, quanto antes você reservar a sua, melhor;
  • a quantidade de vagas pode mudar ao longo do processo, pois novas desistências e irregularidades vão surgindo no decorrer do processo.

As vantagens de participar desses programas

Fazer um curso de Engenharia Civil ou curso de Administração, por exemplo, pode parecer caro dentro da realidade de muitas pessoas. Quem não tem uma renda mais alta, muitas vezes, não tem tempo para se dedicar tanto à preparação para conseguir uma tão concorrida vaga.

Tanto em relação ao FIES quanto em relação ao Prouni, vagas remanescentes significam uma oportunidade de ter uma capacitação profissional mais efetiva para o mercado de trabalho, estudando em faculdades reconhecidas pelo MEC.

A melhor parte é que os critérios de seleção são menos rigorosos. Qualquer edição do Enem a partir de 2010, não zerar a redação e ter uma maior do que 450 pontos já é suficiente para concorrer a uma vaga, e a nota não tem caráter classificatório. Contudo, vale destacar que os pré-requisitos socioeconômicos permanecem os mesmos.

Passo a passo para conseguir uma vaga remanescente

Veja como se candidatar para uma das vagas remanescentes do Prouni ou do Fies!

Monitorar o site do MEC diariamente

Como explicamos, as vagas remanescentes dependem do andamento dos processos regulares para serem disponibilizadas. Por isso, é fundamental acessar o site do MEC para se manter atualizado sobre a liberação e os prazos para inscrição. Se o seu foco for apenas um dos dois programas, o ideal é acessá-lo diretamente.

Preencher o cadastro logo que encontrar uma vaga compatível

Logo que as vagas forem liberadas, é hora buscar o curso desejado no portal. O primeiro passo é fazer o preenchimento dos seus próprios dados socioeconômicos e de seus familiares que residem com você — ressaltando que eles deverão ser comprovados posteriormente por documentos.

Em seguida, verifique os cursos e instituições com vagas disponíveis e escolha a faculdade que mais interessá-lo. A finalização dessa etapa garante uma reserva da vaga, que só será confirmada no passo seguinte.

Entregar toda a documentação solicitada dentro do prazo

O último passo é comparecer nos locais definidos para a entrega da documentação. Será necessário levar cópias de documentos e de comprovação de renda referentes a todas as pessoas informadas no cadastro. É imprescindível fazer isso dentro do prazo informado, já que essa é uma das principais causas do não preenchimento das vagas.

As opções remanescentes do Prouni e FIES são excelentes oportunidades para ingressar em uma instituição privada de ensino superior de qualidade sem afetar as finanças da família. Assim, a sua nota do Enem não fica perdida, e você pode, enfim, seguir a carreira profissional que sempre sonhou!

A Anhanguera abre as portas para todos os alunos que pretendem conquistar o FIES e o Prouni, oferecendo a você um diploma de graduação bastante rico e visado pelas grandes empresas do Brasil. Então, não deixe de acessar a página do vestibular Anhanguera e conferir tudo!

Gostou de aprender um pouco mais sobre bolsas e financiamentos estudantis? Temos um outro artigo que vai complementar seu conhecimento e que você também vai gostar. Veja como pagar a faculdade sem passar por dificuldades financeiras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados