Como fazer uma segunda graduação com desconto?

estudante de segunda graduação

Sabia que quem já é formado pode fazer uma segunda graduação com desconto? Existem algumas facilidades que contemplam aqueles que já têm um diploma. São descontos, bolsas, benefícios e convênio para que você possa se especializar ainda mais e destacar-se no mercado de trabalho.

Ter um segundo diploma de ensino superior é uma boa alternativa para enriquecer o currículo e encontrar melhores oportunidades, tanto para um novo emprego como de promoção na empresa onde trabalha. Afinal, você terá um diferencial mais competitivo.

Gostou da ideia? Então, continue lendo e confira como conseguir desconto na segunda graduação para pagar menos pela nova formação. Você pode se especializar na sua área de atuação, agregar novos conhecimentos técnicos ou começar a explorar outros ramos para mudar de carreira!

Negocie diretamente com a faculdade

Para fazer a segunda graduação com desconto, você pode negociar diretamente com a faculdade onde tirou o primeiro diploma. Isso porque, como ex-aluno, é possível ter acesso a algumas facilidades para fazer um novo curso, seja Licenciatura, seja Bacharelado, seja Tecnólogo.

As instituições de ensino criam programas de incentivo próprios para que os ex-alunos deem continuidade aos estudos, especializando-se e aprofundando-se em sua área. Ou, quem sabe, fazendo uma mudança de carreira para encontrar melhores oportunidades ou atingir metas pessoais e profissionais.

Caso você queira fazer a segunda graduação em uma instituição diferente, também conseguirá alguns descontos interessantes. A abrangência ou o valor deles pode ser menor por você estar vindo de outra faculdade. Mas, mesmo assim, estará investindo menos, tornando o curso mais acessível.

Diminua as parcelas eliminando matérias já feitas

Outra forma de fazer uma segunda graduação com desconto é por meio da eliminação de matérias. Essa é uma prática muito comum entre aqueles que já são graduados, porque deixa o curso mais em conta e ainda reduz o tempo de duração. Alguns estudantes podem iniciar já no segundo semestre.

Isso é possível porque algumas disciplinas são cursadas em graduações diferentes, então, não é preciso cursar de novo, pois o graduado já tem esse conhecimento. É o que acontece com os cursos de Licenciatura, por exemplo. As matérias sobre didática ou educação podem ser eliminadas.

Também podemos eliminar aquelas sobre ética, sociedade, metodologia científica e outras com abordagem geral. Porém, é preciso comprovar junto à faculdade que você já cursou essas matérias por meio de um histórico oficial e ementas das disciplinas.

O processo pode ser mais simples ao fazer a segunda graduação na mesma faculdade, pela facilidade de acesso à grade do outro curso. Mas você tem essa vantagem em qualquer instituição.

Concorra a bolsas de estudo

Sabia que quem vai fazer uma segunda graduação também tem direito à bolsa de estudo? Ela oferece descontos muito variados, dependendo do tipo de programa ao qual você deseja aderir ou aquele em que se enquadra.

Existem diferentes tipos de bolsa de estudo, sendo que alguns são específicos para servidores públicos e militares; outras contemplam pessoas da mesma família. Existem, ainda, aqueles que atuam como incentivo para quem está com dificuldades financeiras ou tem uma renda mais baixa.

Enfim, são diversas opções que você negocia diretamente com a faculdade. Como são benefícios e programas internos, é preciso obter informações na instituição para conhecer os tipos de bolsa para segunda graduação disponibilizados, os critérios para participar, a existência de processo seletivo e a duração de cada tipo.

Verifique os descontos da faculdade

Além das bolsas de estudos, você pode ter um desconto na faculdade por meio de outros programas e parcerias. Cada instituição oferece benefícios diferentes, que podem contemplar grupos específicos de pessoas, também com uma abrangência variada, da mesma forma como acontece com as bolsas.

O desconto da segunda faculdade pode ser disponibilizado no primeiro semestre do curso, como um incentivo para o estudante que está com dificuldades financeiras. Ele também pode ser oferecido pela pontualidade no pagamento das mensalidades, por exemplo, e algumas instituições fazem convênios com empresas, como a Anhanguera!

Nesse último caso, o desconto nos cursos de graduação é disponibilizado aos colaboradores das empresas que têm parceria com a faculdade. É um incentivo para que os funcionários se especializem e, ao mesmo tempo, uma facilidade a quem quer fazer a segunda graduação com desconto.

Procure por financiamento privado

Os programas de financiamento estudantil do governo são bastante concorridos, por isso, pode ser difícil conseguir uma vaga por meio deles, já que as exigências são muitas. Uma alternativa para fazer a segunda graduação com desconto, nesse caso, são os financiamentos privados.

Você pode conferir com o seu banco se ele oferece essa facilidade aos clientes, mas não se esqueça de conferir as taxas de juros e outras exigências feitas pelas instituições financeiras. Quer uma dica para não fazer dívidas altas? Prefira o financiamento diretamente com a faculdade.

Existem algumas que também disponibilizam esse tipo de crédito estudantil para os matriculados. Negociar com elas é mais fácil do que com os bancos, há mais clareza no contrato e taxas menores, e nem sempre é preciso de fiador.

Aderindo ao PEP ao ingressar (1º semestre), por exemplo, você pode pagar a graduação com até 70%* de desconto, e o restante do valor é quitado somente depois de se formar, sem o acréscimo de taxas ou juros.

Outra vantagem do Parcelamento Estudantil Privado é que não há necessidade de passar por processo seletivo. Você não precisa fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou qualquer outra prova para participar, e também não há as temidas notas de corte.

Uma última vantagem é o fato de o aluno não precisar comprovar renda. Isso porque o PEP é um benefício disponibilizado para todos os alunos que se matriculam na Anhanguera.

Fazer uma nova graduação pode ajudar você a conquistar o diferencial de que precisa para ter mais sucesso em sua carreira. E ainda com a facilidade de fazer a segunda graduação com desconto, você se especializa sem que os estudos pesem no bolso. São várias alternativas, então, com certeza, uma delas é ideal para você. Sabe o que é melhor? Todas as possibilidades citadas neste artigo estão disponíveis aqui na Anhanguera!

Não perca a chance de se destacar no mercado de trabalho! Faça a inscrição no nosso vestibular e tenha mais uma graduação em seu currículo!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.