5 formas de usar a nota do Enem para transformar seu futuro

nota do enem

Muitos estudantes enxergam o Enem como um grande desafio que marca o final de um ciclo importante: o ensino médio. Mas, para quem pensa em ingressar na faculdade, essa prova significa muito mais do que uma forma de testar os conhecimentos adquiridos durante a vida escolar!

Seja para estudar em uma instituição pública ou em uma particular, a verdade é que o Enem pode ser um grande aliado, pois é uma das maiores portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Pensando nisso, neste artigo, nós vamos explicar como você pode usar a nota do exame para começar sua graduação.

O que é o Enem e como ele funciona

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova criada em 1998 e aplicada anualmente em todo o território brasileiro. Na época, o intuito era avaliar a qualidade do ensino no país, mas, ao longo dos anos, o exame passou por mudanças e se tornou um dos mais conhecidos pelos estudantes.

Atualmente, o Enem é aplicado em dois dias e apresenta duas partes: a etapa objetiva, que é dividida de acordo com as áreas do conhecimento e possui 180 questões; e uma redação dissertativa-argumentativa. Assim, os alunos demonstram todo o aprendizado que tiveram ao longo dos estudos e as habilidades desenvolvidas em sala de aula.

Por ser uma prova que aborda tudo que é estudado durante o ensino médio, o Enem se tornou uma das formas de continuar seus estudos graças ao surgimento de programas governamentais e iniciativas próprias das instituições de ensino, que passaram a utilizar a pontuação total ou parcial como pré-requisito para a entrada na graduação.

5 formas de usar a nota do Enem

Quer saber como você pode usar a sua nota a seu favor? Trouxemos 5 maneiras de fazer isso. Confira!

1. Ingressar em faculdades públicas e privadas sem vestibular

Se você ainda não decidiu onde estudar e não quer fazer vários vestibulares ao longo do ano, não precisa se desesperar. Hoje em dia, muitas faculdades disponibilizam uma opção que pode ser ideal para você: ingressar no curso dos seus sonhos usando apenas a sua nota no exame nacional. 

No caso das instituições públicas, isso pode ser feito por meio do Sisu, um sistema governamental que utiliza as suas médias de cada área do conhecimento da última edição do Enem para que você participe do processo seletivo das universidades federais e estaduais do Brasil.

No entanto, devido ao grande número de pessoas que se inscrevem, essa é uma das opções mais arriscadas, já que a disputa por vagas é mais acirrada. Dessa forma, há o risco de não conseguir entrar na graduação que você quer e, talvez, ter que participar de outras edições do Enem para tentar sua aprovação novamente.

Porém, existe uma solução muito mais simples: participar do processo seletivo das faculdades particulares. Inclusive, você pode utilizar sua nota do Enem na Anhanguera, que oferece a possibilidade de usar a sua média de exames feitos até três anos antes do momento em que pretende começar seu ensino superior.

Ou seja: ainda que você não tenha participado da prova no ano anterior, você tem a chance de conseguir a sua vaga com muito mais facilidade e estudar em uma das melhores faculdades do Brasil.

2. Concorrer a uma bolsa de estudos pelo Prouni

Ainda que você não tenha como pagar o valor total do seu curso, o Enem pode ajudar nisso por meio do Programa Universidade para Todos, um projeto feito especificamente para que pessoas de baixa renda tenham acesso à educação de qualidade.

Caso queira participar do Prouni, você precisa ter feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio, a sua média geral precisa ser a partir de 450 pontos, e a nota obtida na redação deve ser maior que zero!

Além disso, existem os critérios socioeconômicos: a renda familiar per capita deve ser de até um salário mínimo e meio, caso queira uma bolsa integral. Se a renda for de até três salários mínimos por pessoa, é possível conquistar uma bolsa parcial e pagar apenas metade da mensalidade.

Então, se você estiver dentro desses pré-requisitos, é essencial ficar atento para não perder os prazos de participação, pois o Prouni costuma acontecer duas vezes por ano, e a seleção dos bolsistas acontece de acordo com a nota. Isto é: quanto melhor seu desempenho, maiores serão suas chances!

3. Obter o financiamento estudantil do governo

Você sabia que é possível pagar apenas uma taxa da mensalidade enquanto estuda? Pode acreditar: o FIES é um programa do governo federal que realiza o financiamento do seu curso, permitindo que você pague as mensalidades somente após se formar. Se quiser participar, é importante ter feito a matrícula na faculdade e se envolver em todas as etapas de seleção para o financiamento.

4. Ganhar uma bolsa institucional em faculdades particulares

Quer ganhar uma bolsa no curso dos seus sonhos, mas não participou do Prouni? Não tem problema: existem faculdades que oferecem descontos ou bolsa mérito para estudantes que conseguem um bom desempenho no exame.

Por isso, é essencial que você se dedique durante os estudos para que a sua pontuação seja a melhor possível, certo? Aliás, fica a dica: a plataforma Trilha do Enem, que disponibiliza conteúdos para quem vai fazer a prova, pode ser a sua melhor amiga nessa jornada!

5. Conseguir o parcelamento das mensalidades pelo PEP

O Parcelamento Estudantil Privado, ou apenas “PEP”, é uma excelente oportunidade para quem não pode arcar com os custos de uma faculdade no momento, mas não conseguiu um financiamento estudantil pelo FIES e não quer adiar o sonho de ter seu diploma do ensino superior em mãos.

Essa forma de parcelamento não necessita de conta em banco e, além de permitir que você parcele até 70% do seu curso sem precisar pagar juros, tem outra vantagem: não há exigência de nota mínima no Enem. Assim, mesmo que o seu desempenho não tenha sido suficiente para o Prouni e o FIES, você pode participar do PEP!

Como você pôde ver, o Enem é muito mais que uma prova. Se você utilizá-lo a seu favor, ele permite dar o primeiro passo em direção ao futuro que sempre quis: a sua entrada no ensino superior. Portanto, não perca tempo! Comece desde já a se preparar para essa prova e analise qual das opções apresentadas é a melhor para você!

Você já sabia de todas essas possibilidades de utilizar a sua nota do Enem? Qual delas despertou seu interesse? Conte para nós deixando um comentário! Vamos adorar saber a sua opinião!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.