Qual é a nota mínima no Enem para entrar em uma faculdade?

mulher acessando no celular nota do enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou a porta de entrada para instituições públicas de ensino superior de todo o país, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Porém, a concorrência é muito acirrada, e é preciso se preparar bastante para as provas.

Mesmo com as dificuldades, o resultado desse exame é uma das estratégias mais utilizadas para tentar uma vaga na graduação na rede pública, mas você sabia que também pode usar a nota do Enem para entrar na faculdade privada?

[hubspot type=cta portal=8726768 id=160d3054-7c77-4306-b6af-70b9f217762a]

Neste post, vamos tirar suas dúvidas sobre a nota mínima do Enem necessária para garantir vaga na faculdade particular e, o mais interessante, como conseguir bolsas e descontos ao se sair bem nessa prova!

Afinal, qual é a nota mínima pra ser aprovado no Enem?

Como se trata de um exame — e não de um processo seletivo —, não podemos falar em aprovação no Enem. Entretanto, as notas dessa prova são utilizadas como parte de processos seletivos. Algumas faculdades adotam o resultado do Enem no seu vestibular.

Para isso, preste atenção aos pré-requisitos da prova do Enem em cada programa do governo (bolsas ou financiamento) e em cada faculdade em que for fazer vestibular usando essa nota.

Dito isso, o correto é falarmos sobre a nota mínima do Enem para ser aprovado na faculdade (e não para ser aprovado no Enem), certo? E isso vai variar de uma instituição para outra, pois cada uma pode adotar seus próprios critérios de seleção. É preciso ficar atento à nota de corte para saber quantos pontos são necessários para conquistar sua vaga, ok?

Qual é a nota mínima para entrar na faculdade com o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) exige pontuação mínima de 450 pontos nas provas objetivas e pelo menos 1 ponto na redação (ou seja, a prova não pode ter sido zerada). Um ponto importante é que os dois critérios têm que ter sido cumpridos na mesma edição do Enem, certo?

Imagine que você zerou a redação em 2018 e fez mais de 600 pontos nas outras provas. Aí, em 2019, teve nota 640 na produção de texto, mas foi pior nas questões de múltipla escolha. Não dá para concorrer ao FIES com a nota de redação de 2019 e das provas fechadas de 2018!

Atente também à nota de corte do FIES no curso desejado. Quanto maior a concorrência, mais elevada é essa nota mínima. Em outras palavras, alcançar essa nota não significa que sua vaga esteja garantida!

Qual é a nota para participar do Prouni?

Já para participar do Prouni, que é o Programa Universidade para Todos, a concorrência é ainda maior — pois se trata de uma bolsa de estudos, e o aluno não tem que pagar nada depois de se formar, como acontece com o FIES.

A nota mínima na redação do Enem segue sendo maior que zero, assim como a das objetivas, 450 pontos. A diferença é que a nota de corte nas faculdades que aceitam Prouni é muito mais elevada.

A nota de corte máxima para o Prouni em Engenharia Civil, por exemplo, foi 736,80 no Enem 2019. Já no FIES, 733.

Existe nota mínima para entrar em uma faculdade particular?

Aqui na Anhanguera, seu desempenho no Enem é válido como o vestibular. É preciso ter feito as provas a partir de 2010 e ter tirado pelo menos 200 pontos em cada uma das provas, incluindo a de Redação.

Se você se enquadra nesses critérios, basta assinalar a opção “Usar a nota do Enem” na página de inscrição online. Informe também em que ano concluiu o ensino médio e forneça o resultado do Enem.

Sem precisar fazer outra prova, você já estará participando do processo seletivo. Caso seja aprovado, siga para a matrícula — também realizada de forma digital. Se o desempenho no Enem não for suficiente para conseguir uma vaga no curso de seu interesse, é possível fazer uma redação online, nos moldes do sistema do Enem, e tentar ingressar por esse caminho.

Como usar a nota do Enem para conseguir bolsas e descontos?

A nota máxima no Enem você já sabe: 1.000 pontos. Com a TRI (Teoria de Resposta ao Item), método utilizado na correção das provas objetivas, é difícil alcançar esse total, mas na redação há quem consiga! Por isso, foque o máximo e não o mínimo. Com pontuações mais altas, você consegue mais vantagens ao usar a nota do Enem para entrar na graduação!

Na Anhanguera, temos descontos para quem paga pontualmente as mensalidades, para quem indica um amigo e até para quem está no primeiro período do curso. Estudar com bolsa de 100% na faculdade também é possível: se sua nota do Enem for acima de 901 pontos, pode estudar de graça!

Mas quem tem notas menores no resultado do Enem não precisa ficar desapontado. Se é o seu caso, você também pode se beneficiar dessa bolsa. Veja como funciona o sistema de pontuação e o desconto referente nas mensalidades:

  • até 600 pontos: 10%;
  • de 601 a 750 pontos: 20%;
  • de 751 a 900 pontos: 80%.

Chegar a fazer um curso de graduação pode ser considerado um divisor de águas na vida de qualquer pessoa. Essa é uma fase marcada por aprendizado aprofundado, início de amizades levadas para sempre e oportunidade de seguir uma carreira fazendo o que gosta e sendo bem remunerado por isso.

Então, agora que você sabe qual é a nota mínima do Enem para passar na faculdade, o que está esperando para tornar realidade esse cenário de entrada na graduação? Permita-se refletir sobre dar esse passo e, optando por usar a nota do Enem ou por fazer o vestibular Anhanguera, garanta sua vaga na área de que mais gosta.

Escolher corretamente a instituição de ensino é fundamental para que todos os benefícios de iniciar a carreira acompanhem você ao longo da trajetória. É preciso que ela tenha excelente qualidade, corpo docente especializado e infraestrutura adequada. Por isso, nossa sugestão é que você continue a jornada de conhecimento com a próxima leitura e entenda como escolher a faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 246

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados