O que é preciso para se tornar um trainee de Engenharia Civil?

trainee engenharia civil

Já pensou em passar por vários setores de uma empresa e aprender com diferentes profissionais em uma mesma experiência profissional? Pois saiba que esses são os maiores benefícios do trainee. Diferentemente do estágio, em que o estudante é treinado apenas para funções mais básicas, nesse caso, o foco é preparar para a liderança.

Na Engenharia Civil, especialmente, esse tipo de vaga é bastante atrativo para os estudantes que estão se formando ou acabaram de concluir a graduação. Para ter uma ideia, o salário médio para o engenheiro trainee é de R$ 4.245

Quer conquistar vagas de trainee de Engenharia Civil em 2020? Então, confira as dicas que listamos neste post:

  • estar cursando ou ser recém-formado na área;
  • ser dedicado e ter foco em resultados;
  • ter acesso às vagas com prioridade de inscrição;
  • ter experiência prévia em estágios de Engenharia Civil;
  • usar o networking a seu favor;
  • aprofundar os estudos em outros idiomas;
  • preparar-se bem para os processos seletivos.

Boa leitura!

Estar cursando ou ser recém-formado em Engenharia Civil

As empresas estão em busca de profissionais qualificados, mesmo que não tenham terminado a graduação. É por isso que, para se tornar um trainee de Engenharia Civil, é preciso ter o apoio acadêmico de uma faculdade com boa avaliação do Ministério da Educação (MEC). Isso significa que sua formação é garantida e proporcionará excelentes oportunidades de trabalho.

Para isso, você pode buscar um curso de Engenharia Civil em faculdades particulares. As melhores contam com programas de bolsas, benefícios e convênios, além de várias formas de ingresso. Tudo isso facilita ainda mais o seu planejamento financeiro para concluir a formação.

Quer uma boa notícia? O curso de Engenharia Civil da Anhanguera conta com tudo isso e mais. Temos professores qualificados, com experiência de mercado, uma infraestrutura completa para diferentes tipos de graduação e acompanhamento contínuo de nossos estudantes.

Ser dedicado e ter foco em resultados

Seja qual for a vaga pretendida no mercado de trabalho, é preciso se dedicar e ter foco em resultados. Dessa forma, você se torna um profissional estratégico e indispensável na empresa — o que pode levar a uma contratação efetiva em um futuro bem próximo.

Para isso, pense sempre com proatividade em vez de esperar que seus líderes peçam alguma tarefa. Observe como os colaboradores trabalham e, se tiver dúvidas, não hesite em perguntar aos seus colegas. Essas experiências não apenas contribuem para a aquisição de habilidades técnicas, mas também favorecem seu crescimento pessoal.

Ter acesso às vagas com prioridade de inscrição

Vagas em Engenharia Civil, principalmente as de trainee, costumam ser bastante concorridas. Os estudantes e recém-formados querem sua oportunidade no mercado e, para isso, dão o seu melhor para conquistá-las. Por isso, ter prioridade de inscrição nesses casos coloca você na frente e em uma excelente posição. “Mas como?”, você pode se perguntar.

Aqui na Anhanguera, você não precisa se preocupar. Com o nosso portal exclusivo de empregabilidade, o Canal Conecta, é possível conferir as vagas de Engenharia Civil em primeira mão. Os estudantes estão bem mais próximos dos empregadores e podem se candidatar para trainees em diversas empresas.

Ter experiência prévia em estágios

Seja um engenheiro civil ou arquiteto, a experiência soma bastante à carreira do profissional. O melhor de tudo é que dá para construir essa base ainda na faculdade, por meio dos estágios. Com essa oportunidade adicionada no currículo, as suas chances de conquistar uma vaga de trainee se ampliam.

Como vimos, os estágios têm foco diferente das vagas de trainee. No entanto, não deixam de ser essenciais para:

  • ganhar vivência na área;
  • saber se portar nas empresas em relação a horários, atribuição de funções e convivência com os colegas;
  • desenvolver as habilidades comportamentais, chamadas de soft skills.

Usar o networking a seu favor

Ter uma rede de contatos eficiente, por si só, já é uma grande vantagem quando você está em busca de uma vaga. Afinal, quando esses profissionais conhecem o seu perfil e o seu nível de atuação, podem recomendá-lo diante de oportunidades que encontrarem. Para construir um networking, a graduação é essencial — palestras, workshops, feiras e outros eventos da área também ajudam.

Sabe outro local em que você pode fazer networking? Nas redes sociais! Portanto, monte um perfil no LinkedIn com informações atualizadas, como se estivesse fazendo um currículo digital. Quem é estudante das áreas de Exatas da Anhanguera conta com certificações renomadas para colocar no currículo, como da Huawei ICT Academy.

O próximo passo é publicar conteúdos interessantes sobre métodos de estudo, tendências da Engenharia e assim por diante. Lembre-se de fazer textos autorais e, quando utilizar palavras de outras pessoas, dar os devidos créditos. É interessante também interagir com outros profissionais, comentando suas publicações e trocando experiências.

Aprofundar os estudos em outro idioma

Já notou que muitos estudos importantes sobre algumas áreas não têm tradução para o português ou levam tempo demais para chegar por aqui? Pois bem. Quando você não sabe nem se virar com a leitura no inglês ou em outro idioma, isso significa que a concorrência está em vantagem.

Além disso, há programas de trainee de Engenharia Civil em diversas multinacionais. Naturalmente, essas empresas esperam que seus colaboradores saibam se comunicar bem em outras línguas. Algumas delas, inclusive, colocam essa habilidade como requisito para a seleção de talentos. E você não quer ficar de fora, certo? Então, invista nesses conhecimentos!

Preparar-se bem para os processos seletivos

As dicas anteriores foram bem direcionadas a uma preparação bem anterior à conquista de um trainee de Engenharia Civil, certo? Você pode seguir todas elas com muito afinco e, assim, estará a uma etapa do seu objetivo: os processos seletivos. Para esse tipo de vaga, tenha em mente que eles são bastante rigorosos.

Algumas empresas fazem esse processo anualmente, enquanto outras optam por abrir vagas de trainee duas vezes ao ano, uma por semestre. Após a inscrição que você faz no site institucional, passa pelo teste de nivelamento online, que já é de caráter eliminatório — inclusive, já aqui os recrutadores tentam conhecer o seu nível de inglês!

Em seguida, caso o candidato seja aprovado, ele vai para a dinâmica de grupo online ou presencial. A ideia dessa fase é entender como a pessoa trabalha em equipe. As duas últimas etapas são o painel de negócios, que coloca o profissional diante de um problema a ser resolvido, e a entrevista com o gestor da área.

Vimos que conseguir uma vaga de trainee de Engenharia Civil depende de alguns passos, certo? Principalmente quando você estuda na Anhanguera, seu caminho até a oportunidade profissional dos seus sonhos é encurtada, graças aos benefícios disponíveis para nossos alunos. Por isso, não deixe de conferir as nossas ofertas!

Venha ser aluno da Anhanguera! É só entrar em contato conosco, que nossos consultores estão à disposição para solucionar dúvidas sobre o curso e o vestibular.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.