Estágio em Engenharia Civil: como encontrar as melhores vagas?

moça vendo estágio em engenharia civil

Você está pensando sem ser engenheiro? Então, tenha em mente que será necessário procurar um estágio de Engenharia Civil para complementar a sua formação e ter um melhor preparo para o mercado de trabalho, valorizando o seu currículo.

Afinal, a Engenharia Civil é uma área que envolve muita prática. Sendo assim, é importante que você veja no dia a dia do profissional como é aplicada a teoria aprendida em sala de aula, a fim de conhecer os desafios e as responsabilidades dessa profissão.

O ideal é procurar pelas melhores vagas para que você tenha, de fato, um diferencial competitivo em relação aos demais. Mas, se você não sabe onde começar a procurar, não se preocupe. Continue lendo este artigo e veja nossas dicas para você conseguir um estágio de peso e iniciar bem a sua carreira!

Procure o banco de talentos da faculdade

As melhores faculdades fazem parcerias com empresas e instituições para que seus alunos tenham a oportunidade de encontrar boas vagas de estágio e de emprego. Sendo assim, um dos primeiros lugares onde você pode procurar é no Banco de Talentos da sua faculdade.

Seu currículo ficará cadastrado ali, mantendo-se à disposição das empresas que também estão cadastradas. Assim, no cruzamento de informações, você pode ser selecionado como um candidato ideal para uma das vagas disponibilizadas por essas organizações.

Por isso, é interessante que o seu currículo seja rico e tenha mais do que o curso de Engenharia Civil, contendo atrativos que façam com que você tenha um diferencial. Desse modo, terá maiores chances de ser recrutado pelas melhores empresas e, quem sabe, alcançar uma possível efetivação.

Monte um bom currículo

Conforme explicamos no item anterior, o seu currículo precisa ser atrativo para que ele chame a atenção dos recrutadores. Portanto, você não pode ficar restrito à sua graduação, mas deve ter outras experiências e conhecimentos que atestem a sua competência e seu preparo.

Lembre-se de que não basta ter muito conteúdo e não saber como organizar corretamente em seu currículo. A redação desse documento precisa ser bem feita e estar organizada para que as informações ali estejam claras e transmitam a mensagem que você pretende passar.

Outra dica importante é explorar todos os canais para fazer a divulgação do seu currículo. Além de entregá-lo pessoalmente, procure cadastrá-lo na internet por meio do Canal Conecta.

Essa plataforma, exclusiva dos alunos aqui da Anhanguera, tem parceria com diversas empresas e faz a conexão delas como os candidatos a vagas de emprego e de estágio. Com isso, você terá acesso às oportunidades que estão de acordo com o seu perfil para ter maiores chances de ser selecionado.

Faça networking com professores

Não se esqueça de que os seus professores são profissionais que atuam na Engenharia Civil ou em áreas afins. Por isso, têm uma boa influência e podem ajudar você a conseguir uma vaga de estágio na área. Por isso, eles precisam fazer parte da sua rede de contatos.

Aproxime-se do corpo docente do seu curso, faça amizades, apresente um bom desempenho e o interesse em aperfeiçoar os seus conhecimentos. Desse modo, você cativará a simpatia deles que, certamente, apoiarão um estudante que está se esforçando para ser um bom profissional.

Envie currículo para as construtoras próximas à sua cidade

Qual é o melhor lugar para encontrar vagas de Engenharia Civil para estágio se não nas empresas que trabalham diretamente com essa área? Assim, a sua oportunidade de iniciar a vivência prática do trabalho do engenheiro civil pode ser por meio de uma construtora.

Faça uma pesquisa sobre aquelas que atuam em sua cidade e nos municípios ao redor, para que você possa entrar em contato com elas, apresentar o seu currículo e tentar uma vaga. Mas não se esqueça de analisar a reputação dessas empresas.

Considere que algumas construtoras podem ter marcas negativas em sua imagem e, para você, que está em início de carreira, seria melhor ter o seu currículo associado a uma organização com credibilidade no mercado.

Descubra as competências mais valorizadas e desenvolva-as

Considere que as responsabilidades do engenheiro civil são muito expressivas, uma vez que qualquer pequeno erro que ele cometa pode colocar em risco um grande projeto. Com isso, traz prejuízos à construtora e ameaça a integridade das pessoas que desfrutariam daquele empreendimento.

Sendo assim, existem habilidades e competências muito valorizadas em um engenheiro civil. É importante que você saiba quais são elas e procure desenvolvê-las para ter o perfil ideal de um candidato à vaga de estágio em construtora ou em qualquer outro empreendimento da área.

Algumas habilidades ou aptidões profissionais importantes para quem atua nesse segmento são:

  • criatividade;
  • raciocínio lógico;
  • objetividade;
  • espírito de colaboração;
  • visão inovadora;
  • análise crítica;
  • ética.

Portanto, trabalhe esses aspectos em si mesmo, seja por meio do autoconhecimento profissional, seja por meio de cursos específicos — acrescentando-os, inclusive, em seu currículo.

Mantenha-se atualizado no Instagram

Não há como negar que as redes sociais são uma excelente ferramenta para quem deseja estar em contato com profissionais da sua área de atuação. Por isso, você pode encontrar boas oportunidades nesses espaços, sendo fundamental criar um perfil, e uma das melhores opções é o Instagram.

Ele tem ganhado cada vez mais adeptos e destaque entre as empresas. Então, coloque informações atrativas e capriche em suas postagens. Mas não ignore outras plataformas, como o LinkedIn e o Facebook, porque elas também podem ajudar você a criar uma excelente network.

Participe de processos seletivos de prefeituras e de outros órgãos públicos

Não são apenas as empresas privadas que oferecem vagas de estágio de Engenharia Civil. Fique atento aos editais públicos para participar dos processos seletivos de prefeituras e de outros órgãos, porque você pode ter excelentes oportunidades.

Essas informações são divulgadas em telejornais, jornais impressos e por meio da internet. Então, o ideal é que você fique atento a todos esses canais de comunicação. Também verifique constantemente sites e plataformas, além de acompanhar as redes sociais locais.

Vá a eventos do segmento

Procure informar-se sobre os eventos de Engenharia Civil em 2020 e, sempre que tiver a oportunidade, participe deles. Ali haverá uma grande concentração de profissionais e empresas da área, oferecendo a oportunidade de você estar no meio em que deseja seguir carreira.

Essa participação, muitas vezes, soma ao seu currículo como um diferencial. Além disso, estar presente possibilita conhecer pessoas, fazer contatos e construir uma ótima network. Dali podem surgir boas opções para adentrar ao mercado.

Você viu que é possível conseguir estágio de Engenharia Civil de diferentes formas, como:

  • em empresas privadas;
  • no Banco de Talentos da faculdade;
  • com o suporte de plataformas online;
  • contatando construtoras;
  • participando de processos seletivos;
  • sendo atuante nas redes sociais;
  • participando de eventos da área;
  • mantendo contato com profissionais.

Mas não se esqueça de que a faculdade onde você fará o seu curso também influencia bastante na hora de conseguir o estágio de Engenharia Civil. Portanto, escolha muito bem a instituição de ensino para que ela abra as melhores portas para você, com excelentes oportunidades de iniciar a sua carreira com o pé direito!

Que tal cursar Engenharia Civil em uma faculdade com amplo reconhecimento no mercado? Entre em contato conosco, porque nós podemos ajudar você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.