Engenharia Civil em 2020: o que esperar dessa área?

engenhariacivilem2020oqueesperardessaarea

Conhecer as tendências da Engenharia Civil em 2020 é uma forma de se preparar para o futuro. A partir daí, você pode ter certeza se essa realmente é a sua vocação e buscar uma qualificação adequada.

O mercado da Engenharia já sofre os impactos das mudanças tecnológicas. Além disso, a sustentabilidade se tornou um tema central, tanto em relação aos empreendimentos prontos como ao uso de materiais e métodos de obra.

Então, se você pensa em fazer vestibular em Engenharia Civil ou ingressar no curso via Enem, continue a leitura para ver as tendências e saber o que esperar dessa área no ano de 2020.

Por que investir na faculdade de Engenharia Civil em 2020?

Os números mostram a retomada dos empregos. De janeiro a outubro de 2019, o saldo (admissões – demissões) foi de 124.559 na Construção Civil, conforme dados do Ministério do Trabalho. Isso indica um crescimento na demanda no segmento, que beneficia, entre outros profissionais, os engenheiros civis.

A tendência, portanto, é de um setor aquecido. Para citar duas avaliações técnicas, em seu relatório mais recente, a consultoria ManpowerGroup demonstra uma expectativa de aumento de 8% nos empregos; já a Robert Half, no guia salarial de 2020, inicia sua análise sobre o setor de Engenharia falando em manutenção da curva de crescimento.

Outro ponto importante é que, com os leilões de aeroportos, portos e rodovias, o governo federal prevê grandes investimentos em infraestrutura. Em 2020, segundo anúncio recente, a estimativa é de 101 bilhões destinados para o setor.

Nesse sentido, o momento é de retomada do mercado para a Engenharia Civil, que sofreu com a crise de 2014 após ter alcançado seu auge em 2012. Logo, é uma chance de você realizar uma formação de nível superior e aproveitar as oportunidades.

Como estamos no início do restabelecimento do setor, ao buscar a faculdade de Engenharia Civil em 2020, já nos últimos períodos, você encontrará um mercado muito mais aquecido e em plena execução dos investimentos, tendo boas oportunidades de carreira.

Como é a formação de Engenheiro Civil?

A Engenharia Civil é um setor marcado por fazer o uso prático dos conhecimentos de Ciências Exatas, como Matemática, Física e Química. Isto é, em geral, seu conhecimento não é usado para fazer descobertas científicas ou produzir teses acadêmicas, mas para criar coisas no mundo real, como edifícios, pontes, rodovias, instalações hidráulicas, etc.

Nos primeiros semestres do curso aqui na Anhanguera, existe a preocupação de fornecer os instrumentos da profissão, por exemplo, com aulas de Cálculo, Álgebra, Física e Química. E esses fundamentos são gradualmente aprofundados ao longo da formação.

Também é uma tendência buscar a contextualização da matéria, incorporando disciplinas sobre a legislação aplicável, ética, mercado profissional e, principalmente, sobre o uso da tecnologia. Nesse último ponto, destaca-se a plataforma BIM.

A modelagem da informação da construção (Building Information Modeling) é fundamental para os projetos de Engenharia Civil, porque permite reunir toda gestão da obra em uma maquete. Por exemplo, além de desenhar uma versão virtual do edifício em 3D, o engenheiro pode listar materiais, simular o uso de energia, orientar os demais profissionais, tudo em um arquivo centralizado.

Já nas etapas mais avançadas do Bacharelado, as matérias se tornam mais específicas, abordando serviços e projetos na área de Construção Civil. É quando se estuda mais a fundo hidráulica, materiais, instalações elétricas, mecânica dos solos, etc.

Por fim, vale ressaltar que o curso requer também o estágio obrigatório. Ademais, durante toda a graduação, é importante contar laboratórios preparados para testes e transformação da teoria em prática.

Como é a carreira em Engenharia Civil?

O segmento tem uma empregabilidade bastante diversificada. É possível atuar em empresas de Construção Civil, imobiliárias, secretarias de infraestrutura, escritórios de projetos, operadoras logísticas e diversos outros contratantes públicos e privados.

Também é comum que os profissionais exerçam funções atípicas, ou seja, de outras áreas. É o caso, por exemplo, dos programas de trainee do mercado financeiro, que frequentemente autorizam o ingresso de engenheiros para formar novos líderes.

Outro destaque é o ingresso no mercado durante a faculdade. É comum o engenheiro ser efetivado no estágio ou encontrar um vaga de emprego nos últimos períodos.

Não à toa, na Anhanguera, incentivamos esse relacionamento entre empresa e aluno, por meio do Canal Conecta — um portal de empregabilidade com ofertas de vagas e conteúdos educativos.

Quais são as tendências da Engenharia Civil em 2020?

Ao lado do aquecimento das oportunidades no setor, existem tendências relacionadas à inovação e à tecnologia. A maioria delas já vem de outros anos, e a novidade é que devem se tornar ainda mais fortes em 2020. Veja quatro exemplos!

Preocupação com a sustentabilidade

A conciliação entre o desenvolvimento e a preservação é uma das principais pautas da atualidade. Na Engenharia Civil, a discussão ocorre em diferentes níveis, porque, além do consumo de materiais e energia durante a obra, é preciso que o edifício, casa, loja etc. entregue possa ser usado de maneira sustentável.

Revolução tecnológica

A transformação digital é uma tendência que afeta tanto o trabalho do engenheiro como a obra finalizada. De um lado, os profissionais usam softwares para conceber os projetos, e já é possível aplicar máquinas à Construção Civil para automatizar etapas. De outro, os clientes esperam edifícios e construções que aproveitem a tecnologia disponível.

Novos materiais

As tendências tecnológicas e de sustentabilidade modificam também os processos de produção de materiais. A lista de exemplos vai longe — de tijolos de material reciclável, passando por painéis solares, até hastes de fibra de carbono. O objetivo é buscar melhores condições de flexibilidade, resistência, eficiência energética, estética, custo-benefício etc.

Conhecimento técnico

As habilidades técnicas precisaram acompanhar as mudanças do setor, principalmente em relação à integração a tecnologia. Além disso, cada vez mais as competências são complementadas por comportamentos e atitudes, como empreendedorismo, capacidade de resolver problemas, flexibilidade, trabalho em equipe e liderança.

Como acompanhar essas transformações?

Se você se identifica com a área e quer seguir a carreira, é importante buscar uma faculdade alinhada com o mercado profissional. Isto é, a qualificação oferecida precisar considerar as necessidades do futuro, em termos de competências técnicas e comportamentais.

Aqui na Anhanguera, oferecemos uma graduação em Engenharia Civil que foi pensada para atender às expectativas dos melhores empregadores, além de contar com um excelente custo-benefício e opção de curso a distância semipresencial.

Nela, você construirá os pilares da atuação profissional, não apenas em relação às matérias de exatas e específicas da Engenharia, mas também à contextualização dos assuntos, abordando temas como crescimento profissional, ética, cultura e meio ambiente.

Outra característica é o investimento em infraestrutura. Você terá acesso aos melhores mecanismos para aliar teoria e prática, bem como aos softwares utilizados pelos empregadores. Logo, em conjunto com demais oportunidades, você sairá um profissional pronto para ocupar uma boa posição no mercado.

Confira no vídeo abaixo mais detalhes do curso de Engenharia Civil na Anhanguera:

Confira algumas das unidades da Anhanguera em que há disponibilidade do curso de Engenharia Civil em 2020:

Sendo assim, agora que você já conhece as principais características da Engenharia Civil em 2020, aproveite o momento de retomada do crescimento para se qualificar e estar preparado para as oportunidades de um futuro próximo.

Para conhecer o curso, entre em contato para tirar todas as dúvidas e preste o seu vestibular em Engenharia Civil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.