Tipos de graduação: conheça todas as modalidades e escolha a melhor

tiposdegraduacaoconhecatodasasmodalidadeseescolhaamelhor

Um diploma de ensino superior abre muitas portas no mercado de trabalho. Se antigamente ser graduado era um diferencial no currículo, hoje, trata-se de uma exigência mínima para certos cargos. Por isso mesmo, ingressar na faculdade ou retornar ao ambiente acadêmico para mais uma qualificação é a escolha ideal para quem deseja crescer profissionalmente. No entanto, existem diferentes tipos de graduação — e é importante optar por aquele que mais atende às suas necessidades e objetivos.

Duração, foco da formação, tipo de diploma: esses são apenas alguns aspectos que diferenciam os modelos de graduação ofertadas no Brasil. Pensando em ajudá-lo a tomar a melhor decisão, preparamos este post com as informações que você precisa saber antes de prestar vestibular e fazer sua matrícula na faculdade. Vamos conferir?

Quais são os três tipos de graduação existentes no Brasil?

Logo no início do post, comentamos o quão importante é ter um diploma de nível superior nos dias de hoje. Ingressar em uma graduação é o primeiro passo para começar a trilhar uma carreira de sucesso, adquirindo o conhecimento necessário para atuar na área de interesse e potencializando oportunidades de crescimento.

Bom, mas quais são os tipos de graduação oferecidos pelas faculdades? Temos três opções:

  • Bacharelado;
  • Licenciatura;
  • Tecnólogo.

Abaixo, falaremos detalhadamente sobre cada modalidade de graduação, destacando suas particularidades. Acompanhe!

Bacharelado

O Bacharelado é o tipo de graduação mais tradicional no Brasil, correspondendo a aproximadamente 60% das matrículas no nível superior, de acordo com o Censo da Educação Superior em 2018. Em média, os cursos dessa modalidade têm a duração média de 4 a 6 anos e concedem uma ampla base teórica e prática para os estudantes.

Isso quer dizer que o aluno bacharel receberá os principais conhecimentos sobre a área de estudo, conhecendo de tudo um pouco, já que esse tipo de graduação costuma ser mais generalista. No entanto, nada impede que quem conclui o Bacharelado se especialize posteriormente em determinado campo por meio de especializações, pós e MBAs.

Alguns dos cursos bastante procurados de graduação Bacharelado são os de:

Licenciatura

A graduação Licenciatura tem algumas semelhanças com a de Bacharelado. A duração aproximada é a mesma (ou seja, de 4 a 6 anos) e a estrutura da grade curricular também capacita o aluno para exercer carreira na área de interesse. No entanto, o diferencial dessa modalidade é que os profissionais formados estarão aptos para atuar como professores e ministrar aulas na educação básica — ensino fundamental e médio.

Justamente por isso, o público-alvo das graduações do tipo Licenciatura é composto por pessoas que querem se tornar educadores. Para dar aulas em turmas do 6º ao 9º ano, o graduando precisa cursar Licenciatura em um campo específico do conhecimento, como História, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa etc.

Já aqueles que almejam atuar na educação infantil, bem como nos cinco primeiros anos do fundamental, o mais recomendado é escolher um curso de Pedagogia. Além disso, vale ressaltar que existem graduações oferecidas tanto na modalidade Bacharelado quanto na Licenciatura. Os principais diferenciais, nesses casos, serão o foco das disciplinas e o tipo de diploma.

Vamos tomar como exemplo a graduação em Química. No Bacharelado, o curso tem como foco preparar o aluno para atuar em indústrias, fazer pesquisas científicas etc. Já na Licenciatura, o objetivo é capacitar educadores para lecionarem essa disciplina nas escolas.

Tecnólogo

Os cursos Tecnólogos, ao contrário do que alguns ainda imaginam, são também de nível superior, assim como os outros tipos de graduação acima. No entanto, não confunda-os com as formações técnicas, que não têm o mesmo grau acadêmico, nem dão direito a um diploma, mas, sim, a um certificado.

O diferencial da modalidade Tecnólogo é o foco na prática, a fim de que os alunos obtenham conhecimentos específicos para atuar em áreas determinadas, como Empreendedorismo, Gestão de Recursos Humanos, Marketing Digital, Segurança Pública, Design de Moda etc. Sem falar na duração dos cursos, que é mais curta, como veremos logo abaixo.

Qual a diferença entre as modalidades?

Agora você já conhece os três tipos de graduação ofertados no Brasil, mas ainda pode ter ficado alguma dúvida sobre as principais diferenças entre eles. Por isso, acompanhe os comparativos abaixo e veja de que formas as modalidades mais se diferem!

Diploma

Ao final de cada modalidade, são conferidos os seguintes diplomas:

  • Bacharelado: diploma de bacharel;
  • Licenciatura: diploma de licenciado (ou seja, apto a dar aulas);
  • Tecnólogo: diploma de tecnólogo.

Vale ressaltar que todos os três têm a mesma validade e o mesmo peso no mercado. Tudo isso, independentemente da modalidade de ensino escolhida — presencial, a distância ou semipresencial.

Duração do curso

Por ter a duração de 2 a 3 anos, a graduação Tecnológica é ideal para quem deseja obter uma formação mais rápida e com abordagem voltada à área escolhida. Isso permite uma inserção mais rápida no mercado de trabalho.

Já as formações de Bacharelado e Licenciatura apresentam um tempo de conclusão maior, por outro lado, o estudante adquire conhecimentos mais amplos e que possibilitam a atuação em diferentes vertentes de carreira.

Tipo de aulas

As aulas dos cursos Tecnólogos são voltadas mais à prática, pois, com um tempo curto de duração, o objetivo é que os alunos saibam de fato aplicar o que viram em sala de aula no dia a dia da profissão. Na modalidade Bacharelado, a carga teórica é bastante presente, garantindo ao estudante um conhecimento mais generalizado sobre a área escolhida.

O mesmo acontece no caso da licenciatura. Contudo, na grade curricular desse tipo de graduação, também estão inseridas disciplinas que capacitam o aluno para se tornarem educadores, como Psicologia da Educação, Teorias da Aprendizagem etc.

Como escolher o melhor tipo de graduação?

Sabemos que escolher o tipo de graduação mais alinhado aos seus objetivos não é uma tarefa simples. Vários aspectos entram em jogo nesse momento, como as possibilidades de atuação, o intuito da formação, a modalidade em que os cursos são oferecidos (presencial, EAD ou semipresencial), entre outros. Por isso, é preciso fazer um exercício de autoconhecimento e pensar naquilo que mais faz sentido para a sua carreira.

Se tem o sonho de trabalhar no ambiente acadêmico, os cursos de Licenciatura são indicados. Caso queira uma formação generalizada e que dá a oportunidade de atuação em diferentes funções, o Bacharelado é ideal. Já se o foco é se capacitar profissionalmente para trabalhar em uma área específica, a modalidade Tecnólogo pode ser a mais recomendada.

Como foi possível perceber, Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo são três tipos de graduação distintos, cabendo a cada um optar pela modalidade que mais se encaixa às suas necessidades, expectativas e objetivos de carreira. Independentemente da sua escolha, lembre-se de que é fundamental buscar por uma faculdade séria, com boa nota no Ministério da Educação (MEC), corpo docente especializado e foco no sucesso do aluno, preparando-o para suprir as demandas do mercado e garantindo maior empregabilidade.

Você sabia que a Anhanguera oferece todas as opções de cursos citadas neste post? Assim, além de poder escolher aquele que mais tem a ver com o seu perfil, você conta com o auxílio de professores e tutores altamente qualificados para alcançar o seu diploma e manter a competitividade no mercado.

E é exatamente sobre a importância de um diploma de qualidade para sua vida profissional que falaremos na nossa próxima dica de leitura! Venha conferir!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.