7 vantagens de cursar Engenharia Civil em faculdades privadas

alunos de engenharia civil

É verdade que os cursos superiores oferecidos pelas instituições públicas são muito cobiçados, principalmente em algumas áreas, como Engenharia e Medicina. Para não precisar disputar uma vaga com centenas de candidatos, você pode fazer Engenharia Civil em faculdades privadas.

Elas são muito valorizadas no mercado de trabalho e, aqui na Anhanguera, a metodologia de ensino é atualizada. Sendo assim, você terá uma formação de qualidade e encontrará excelentes oportunidades no mercado de trabalho para trilhar uma carreira de sucesso.

Existem diversas vantagens de fazer um curso de Engenharia Civil em instituições particulares. Neste artigo, nós listamos algumas delas e diferenciais atrativos para que você não tenha dúvidas. Continue lendo e veja como uma faculdade privada pode ajudar você a se formar como engenheiro sem dificuldades, concorrência ou imprevistos!

1. Grade curricular atualizada

As faculdades particulares são empresas como outras de qualquer ramo de atuação. Afinal, apesar de serem comprometidas com a formação de profissionais competentes, elas dependem de recursos privados para sobreviverem ao mercado.

Justamente por isso, essas instituições preocupam-se com a qualidade dos serviços oferecidos. Dessa forma, apresentam um diferencial mais atrativo para os alunos, o que pode ser percebido em sua grade curricular, que se mantém sempre muito bem atualizada.

Ao mesmo tempo em que isso traz destaque para a faculdade no mercado, favorece a formação do aluno, oferecendo um ensino de maior qualidade. Ele estará sempre estudando o que há de novo, em contato com tendências e técnicas mais modernas. Assim, tem um preparo superior para o mercado de trabalho.

Considerando que o setor de Construção Civil vem passando por inovações constantes, em especial na incorporação da tecnologia em seus processos, uma grade curricular atualizada é fundamental para que os novos graduados estejam a par de todas essas novidades.

2. Melhor infraestrutura

Entre as diversas características de faculdades particulares, essa é uma daquelas que faz essas instituições serem tão atrativas. Isso porque apenas teoria em livros não é suficiente: o estudante de uma faculdade de Engenharia Civil precisa ter uma ótima infraestrutura para complementar a sua formação.

Como esse tipo de faculdade tem os seus recursos provenientes das mensalidades dos cursos, esses valores são convertidos em investimentos que beneficiam os próprios estudantes. Não há necessidade de aguardar verbas, apenas realizar uma gestão estratégica e inteligente visando um ensino de qualidade.

Como infraestrutura, compreende-se:

  • prédios da faculdade;
  • boa disposição de salas;
  • ambientes diversificados;
  • laboratórios;
  • computadores;
  • softwares;
  • biblioteca;
  • outros espaços para estudo e interação entre os estudantes e deles com os professores.

3. Possibilidade de estagiar em empresas de Construção Civil

Ao optar por fazer Engenharia Civil em faculdade privada, você também terá acesso a oportunidades de vagas de estágio. Esses momentos são fundamentais para que você vivencie a área e coloque em prática aquilo que aprendeu na teoria em sala de aula.

O diferencial é que as instituições privadas oferecem a possibilidade de fazer estágio em empresas de Construção Civil, pois costumam firmar parcerias com essas organizações. Assim, você pode ficar de olho nos avisos e também cadastrar o seu currículo no Banco de Talentos.

Considere que uma construtora é um dos melhores ambientes para você fazer o seu estágio, já que permite o contato com profissionais experientes e atuantes no mercado. Desse modo, será um diferencial de peso para o seu currículo, garantindo formação muito mais completa.

4. Foco em empregabilidade

Os resultados alcançados pelos alunos que fazem Engenharia em faculdade particular é o que atesta a qualidade do ensino dessas instituições. As boas oportunidades conquistadas por eles no mercado de trabalho mostram que o diploma ofertado realmente tem um grande peso e garante uma carreira de sucesso.

É por isso que o ensino dessas instituições é de qualidade, uma vez que o foco delas é garantir a empregabilidade dos formandos. Portanto, preocupam-se em oferecer diversas oportunidades para que eles se coloquem no mercado de trabalho. Esse é o caso, por exemplo, de fazer parcerias com empresas privadas.

Aqui na Anhanguera, existem também outras iniciativas, como o canal Conecta, um portal que faz a conexão entre empresas e candidatos a vagas de estágio e de emprego. Para os nossos alunos, o cadastro do perfil e do currículo é gratuito nessa plataforma. Ela faz o cruzamento de informações para que os empregadores consigam encontrar o candidato ideal, oferecendo chances de conseguir uma oportunidade.

Geralmente, as instituições públicas não disponibilizam esse tipo de suporte para os alunos. Por isso, eles podem encontrar uma dificuldade maior para conseguir um emprego.

5. Professores atuantes no mercado de trabalho

Considere que os professores que atuam em instituições particulares são funcionários como em qualquer outra empresa. Portanto, para ocuparem aquela vaga, precisam atestar competência e experiência. Além disso, devem realizar um excelente trabalho, atendendo as expectativas dos alunos e da faculdade.

Sendo assim, há um certo rigor sobre quem atuará no corpo docente da faculdade de Engenharia Civil privada. Então, fazendo um curso como esse, você terá a oportunidade de estudar com professores atuantes no mercado de trabalho e, por isso, atualizados com aquilo que há de novo.

Além de compartilharem com você um conhecimento mais amplo e modernizado, existe, ainda, a possibilidade de fazer networking com esses profissionais. Você pode encontrar boas oportunidades até mesmo em sala de aula, começando a construir a sua rede de contatos.

6. Facilidade de acesso ao curso

Conforme citamos, os cursos oferecidos em faculdades públicas apresentam uma concorrência muito alta, o que dificulta o ingresso no ensino superior. Mas esse é um obstáculo que não existe nas instituições particulares.

O acesso ao curso de Engenharia Civil em faculdades privadas é bem mais fácil. Primeiro porque, em alguns casos, você pode usar a sua nota do Enem como forma de ingresso. Segundo, porque você não estará sujeito à nota de corte do Sisu.

Além disso, as faculdades particulares geralmente contam com diversas unidades espalhadas em uma determinada região ou mesmo em todo o Brasil. Por isso, você não precisa se mudar para fazer a sua graduação, nem realizar longos trajetos todos os dias.

7. Previsibilidade para se formar

Outra grande vantagem de optar pela Engenharia Civil em faculdades privadas é que você tem total previsibilidade de quando finalizará o seu curso. Afinal, nessas instituições, não ficará sujeito a períodos de greve, que provocam atrasos nos semestres.

As instituições particulares têm um compromisso com o tempo de seus alunos. Portanto, você pode fazer planos muito mais concretos para depois que se formar, além de não precisar perder períodos de férias para fazer a reposição de aulas.

Em resumo, a vantagem da Engenharia Civil em faculdades privadas é você ter acesso a um ensino de qualidade sem dificuldades, além de:

  • contar com uma ótima infraestrutura;
  • ter professores atualizados e competentes;
  • estudar uma grade curricular rica e atualizada;
  • não estar suscetível a greves;
  • dispor de ótimas oportunidades no mercado de trabalho;
  • encontrar facilidade para iniciar o curso.

Por isso, se você está pensando em fazer Engenharia Civil em 2020 ou nos próximos anos, considere uma instituição particular. Como você viu, o curso de Engenharia Civil em faculdades privadas permite uma excelente formação, um currículo de peso e boas oportunidades para iniciar no mercado de trabalho, alcançando sucesso em sua carreira.

Conheça o curso de Engenharia Civil da Anhanguera. Entre em contato conosco para saber como ingressar e conferir os nossos diferenciais, facilidades e vantagens!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.