7 dicas para montar um perfil conquistador no LinkedIn 

mão segurando o celular com perfil do linkedin

Com as empresas cada vez mais presentes na internet, ter um perfil no LinkedIn para fortalecer a imagem profissional, criar conexões e ser visto pelo mercado tornou-se uma estratégia indispensável. Afinal de contas, estamos falando da maior rede social voltada para o universo corporativo na atualidade, com cerca de 575 milhões de usuários espalhados pelo mundo.

Qualquer profissional pode usufruir das vantagens que o LinkedIn agrega à carreira, desde os mais experientes até os que estão dando seus primeiros passos no mercado.

No entanto, muito mais que apenas criar uma conta na plataforma, é fundamental saber usá-la de modo adequado e a seu favor. Continue a leitura do post e confira as dicas que reunimos. Elas incluem:

  • escolher imagens adequadas;
  • explicitar suas habilidades;
  • caprichar no resumo;
  • detalhar sua trajetória educacional;
  • personalizar a URL do seu perfil;
  • interagir;
  • mostrar sua visão por meio de artigos.

Por que utilizar o LinkedIn?

Como explicamos, o LinkedIn é uma rede social focada no mundo dos negócios. Por meio dela, o usuário cria o seu perfil — que funcionará como um currículo virtual —, lista suas experiências e habilidades, conecta-se com outros profissionais, compartilha conteúdos interessantes, é visto pelas empresas e até mesmo envia candidaturas para vagas e processos seletivos.

Interessante, não é mesmo? Mas se esses motivos não forem o suficiente, reunimos abaixo outros dados que comprovam a importância de ter perfil no LinkedIn e alimentar a sua presença na plataforma. Veja:

Como criar um perfil LinkedIn de destaque?

Bom, agora que você entende por que é importante criar perfil no LinkedIn, chegou a hora de aprender a elaborar um currículo criativo na plataforma, despertando a atenção de empresas, recrutadores e demais usuários.

Inclusive, se você é aluno da Anhanguera e aproveita os benefícios do Canal Conecta — nossa plataforma exclusiva que reúne inúmeras vagas de emprego e de estágio —, com certeza vai se sair à frente da concorrência com um perfil no LinkedIn bem construído. Siga nossas dicas a seguir.

1. Escolha imagens adequadas

É fato que ter uma foto de perfil nas redes sociais faz com que a sua página receba um número maior de visitas, e isso também se aplica ao LinkedIn. No entanto, aqui, é preciso considerar um fator muito importante: a escolha da imagem adequada. Tenha em mente que a plataforma é de âmbito profissional, portanto, todo o bom senso se faz necessário.

O ideal é selecionar a foto com bastante atenção, pensando na imagem profissional que você deseja passar para o mercado. Para isso, dê preferência às fotografias nas quais você esteja sozinho — ou seja, deixe os retratos divertidos com amigos, familiares e pets para outras redes sociais — e vestido adequadamente.

2. Explicite suas habilidades

Uma das funcionalidades do LinkedIn é permitir que o usuário liste suas principais competências e habilidades profissionais, da mesma forma que faria em um currículo comum. Tendo em vista que os recrutadores estão de olho nos perfis cadastrados na rede, é essencial redobrar a atenção nessa parte, deixando sua página completa e atrativa.

Além disso, trata-se de uma ótima forma de começar a trabalhar o seu marketing pessoal, já que as pessoas que você tem adicionadas na plataforma podem comentar e até deixar depoimentos comprovando as habilidades listadas. Caso tenha certificações, é também possível inserir o link para elas direto no site. No entanto, muita atenção: nada de inserir informações falsas, ok?

3. Capriche no resumo

Ao editar o perfil no LinkedIn, você deverá preencher o campo “resumo”, descrevendo-se brevemente em 2 mil caracteres. Nesta sessão, após apresentar-se (nome, idade, localização e profissão), aproveite para descrever seus interesses profissionais, motivações e falar um pouco sobre a área de atuação desejada. Ao final, deixe suas informações de contato.

4. Detalhe sua trajetória educacional

Se você ainda se questiona se vale a pena fazer faculdade ou não, saiba que ter um diploma de nível superior no currículo deixou há tempos de ser apenas um diferencial — tornando-se até mesmo exigência para grande parte das oportunidades. Uma prática bastante comum por parte das empresas no LinkedIn, inclusive, é buscar por candidatos que estudaram ou estudam nas instituições de ensino que lhe interessam.

Sendo assim, ao dar esse importante passo para a sua trajetória profissional, lembre-se de buscar por uma faculdade de qualidade, reconhecida pelo mercado e que foque o sucesso do aluno. No LinkedIn, liste sua trajetória educacional de forma detalhada e busque adicionar as pessoas que passaram por ela.

5. Personalize a URL do seu perfil

Personalizar a URL do seu perfil é uma forma de tornar o seu perfil mais fácil de ser encontrado pelos outros usuários, deixando o endereço mais “limpo” (ou seja, sem aquela quantidade imensa de números e letras no link da sua página). Mas não se preocupe, trata-se de algo bem simples de fazer — e você não precisa ser nenhum mestre da informática!

Siga os passos abaixo:

  • acesse a sua conta no LinkedIn;
  • clique em “perfil”;
  • em seguida, clique em “editar perfil”;
  • insira a URL desejada, com seu nome e sobrenome, por exemplo.

6. Interaja

Um dos principais objetivos do LinkedIn é justamente promover interações entre os usuários, interligando-os e facilitando a criação de conexões profissionais. Para ter um perfil de sucesso, selecione bem as pessoas que você deseja adicionar à sua rede e, mais importante ainda, mantenha o contato com elas, deixando comentários em suas publicações etc.

Para potencializar a sua interação na plataforma, faça parte de grupos relacionados aos seus interesses profissionais, participando de debates saudáveis e construtivos. Além disso, siga os perfis de empresas e de profissionais de referência no seu segmento — afinal, nada impede que o seu perfil acabe chamando a atenção dessas marcas e pessoas.

7. Mostre sua visão por meio de artigos

Para ganhar relevância e facilitar a prática do networking, é essencial manter o seu perfil no LinkedIn sempre bem atualizado. Para isso, compartilhe publicações relevantes ou até mesmo crie seu próprio conteúdo — uma excelente maneira de mostrar a sua visão e, ao mesmo tempo, criar autoridade em determinado assunto. Lembre-se, contudo, de caprichar no português e evitar abordar aqueles temas que costumam causar polêmicas, combinado?

Colocando nossas dicas em prática, você tem as informações necessárias para montar um perfil LinkedIn de destaque e usar a plataforma da melhor forma possível, seja para fazer networking, seja para atrair as vagas mais alinhadas aos seus objetivos. Por fim, lembre-se de que é indicado criar sua conta na plataforma ainda na faculdade — ampliando suas chances de já sair do nível superior com ótimas oportunidades em vista.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite que está aqui, confira também nosso artigo sobre capacitação profissional e saiba como estar preparado para o mercado de trabalho! Quem sabe você não encontra mais dicas que podem ser úteis para o seu perfil no LinkedIn?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content