Pesquisar

Confira o guia completo da carreira em Publicidade e Propaganda

Você já pensou no quanto a Publicidade e Propaganda faz parte da sua vida? Afinal, quantas campanhas passam pelo seu dia a dia em redes sociais, sites, televisão e, até mesmo, nos seus trajetos?

Para quem gosta de se comunicar, é criativo e gosta de influenciar pessoas, vale a pena considerar a possibilidade de ingressar nessa área. Mas afinal, como é essa carreira?

Vem com a gente conhecer tudo sobre a área neste guia completo! Confira a seguir.

Conheça a carreira de Publicidade e Propaganda

A carreira em Publicidade e Propaganda é uma das mais dinâmicas e que mais incentivam a criatividade dos profissionais. Ela atua como um mediador entre empresas e consumidores, aumentando o desejo do público sobre um produto ou serviço.

Veja a seguir mais sobre essa área e conheça grandes nomes que poderão influenciá-lo em sua jornada!

O que é a área de Publicidade e Propaganda

A Publicidade e Propaganda é o campo voltado para divulgação de produtos e serviços, promovendo-os, por meio de anúncios e campanhas publicitárias. A ideia é conseguir chamar a atenção do público-alvo e influenciar suas decisões de consumo.

Por isso, essa é uma área que está dentro do campo da Comunicação Social. Portanto, pode ser que você veja, inclusive, opções de formação com esse nome e a habilitação em Publicidade e Propaganda.

Os profissionais dessa área trabalham com a combinação entre estratégias de comunicação e planejamento estratégico. Além disso, também trabalham com pesquisas para entender o comportamento dos consumidores e criar posicionamentos de marca que sejam inesquecíveis para o público.

Como você pode perceber, esse é um campo versátil, que abrange muitas funções! Estão entre as principais delas:

  • Branding: cria a “cara” da marca, desde a sua concepção à gestão e, também, mudanças que podem ser feitas ao longo do tempo;
  • Marketing digital: realiza a divulgação de marcas, produtos e serviços no ambiente online;
  • Design gráfico: cria peças em imagens ou em vídeo que chamem a atenção do cliente. Pode, também, atuar em conjunto com o especialista em branding para criar a imagem da marca;
  • Profissional de mídia: gerencia os espaços em que as campanhas aparecerão (rádio, jornal, televisão, meios digitais).

Conheça grandes nomes da área de Publicidade

A história da Publicidade e Propaganda é marcada por grandes nomes, que influenciaram e mudaram completamente a área, como David Ogilvy, Washington Olivetto, Philip Kotler, entre outros.

Conhecer mais sobre as histórias e as influências deles ajuda você a se inspirar em sua carreira. Vamos ver mais sobre os mais influentes a seguir!

David Ogilvy

David Ogilvy é o fundador da agência Ogilvy & Mather, uma das mais importantes do mundo. Ele é considerado o “pai da publicidade” e revolucionou a forma como os anúncios são produzidos.

Isso porque ele introduziu a importância de realizar pesquisas para entender como o público-alvo se comporta, o que ele espera das campanhas e dos produtos e, assim, conseguir criar mensagens que realmente fossem persuasivas e memoráveis. 

celular com tela da empresa Ogilvy com imagens de clientes em computador ao fundo
A agência Ogilvy & Mather é uma das mais importantes do mundo

Inclusive, seu livro “Confissões de um publicitário” é considerado referência até hoje! Então, se quer começar a mergulhar nessa área, vale a pena lê-lo.

Nizan Guanaes

Nizan Guanaes é um dos co-fundadores do grupo ABC, considerado um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina, que foi vendido em 2015 para o Grupo Omnicom, na maior transação do mercado publicitário no Brasil.

É uma referência no mercado publicitário, já tendo sido considerado pelo Financial Times, em 2010, como um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo. Suas campanhas já receberam o Leão de Ouro, no Festival de Cannes, o mais importante da área.

Uma de suas campanhas, feita para a Folha de São Paulo em 1987, inclusive, é considerada um case de sucesso, sendo estudado nas faculdades e já concorreu a comercial do século.

Outra campanha de sucesso, idealizada pelo profissional, foi a dos mamíferos da Parmalat, que marcou gerações.

Washington Olivetto

Washington Olivetto é um dos publicitários mais premiados em todo o mundo, inclusive, com diversos Leões de Ouro, no Festival de Cannes. Muitas de suas campanhas são memoráveis e, também, são cases de sucesso, tais como:

Inclusive, a campanha idealizada por Nizan Guanaes, que concorreu a comercial do século, foi dirigida por Washington Olivetto. Ou seja, ela tem o DNA de dois gigantes dessa área!

Philip Kotler

Philip Kotler é conhecido como o “pai do marketing moderno”. Apesar dele não ser um profissional dessa área, especificamente, suas teorias do marketing possuem um forte impacto sobre as estratégias da área.

Suas obras sobre marketing são leitura obrigatória durante o curso, trazendo as principais tendências e discussões sobre a área. Então, vale a pena dar uma lida nas obras do especialista para começar a se familiarizar com a área!

Jean-Marie Dru

Jean-Marie Dru é o criador do conceito de “disruption”, que revolucionou a forma como as marcas pensam em inovação e publicidade. Ele é o líder a frente da TBWA, considerada uma das agências mais criativas do mundo.

Neil Patel

Neil Patel é considerado uma das maiores autoridades em Marketing Digital. Seu primeiro site foi criado aos 16 anos e seu primeiro cliente teve um aumento de mais de 25 milhões de dólares com as estratégias do especialista.

Principais prêmios da área de Publicidade e Propaganda

Os prêmios de Cannes, Clio Awards, Effie Awards e o Prêmio ABAP estão entre os principais da área de Publicidade e Propaganda. Esse tipo de evento celebra a inovação, criatividade e impacto das campanhas publicitárias e incentivam os novatos na área.

Vamos conhecer mais sobre cada um deles a seguir.

Cannes Lions Festival

É considerado o “Oscar da publicidade”, reunindo os melhores profissionais do mundo para celebrar a excelência e criatividade na área. Ganhar um Leão de Ouro nesse festival é um marco na carreira, destacando-o em todo o mundo.

trofeu de leão de Cannes
Ganhar um Leão de Ouro é um marco na carreira publicitária

Clio Awards

O Clio Awards é um dos prêmios mais respeitados do setor. Os prêmios são concedidos a partir de avaliação feita por um painel internacional de profissionais da área. As campanhas vencedoras frequentemente estabelecem novos padrões na indústria publicitária.

Effie Awards

O Effie Awards tem como diferencial a possibilidade de reconhecer não só a criatividade das campanhas, mas, também, a sua eficácia. Por isso, ele também premia aquelas que conseguiram resultados diferenciados para os clientes.

Como está o mercado para Publicidade e Propaganda

A área de Publicidade e Propaganda tem um mercado vibrante, fortalecido, especialmente, com as novas potencialidades de espaços para trabalhar ações, a partir das campanhas digitais. É, também, um setor em constante evolução, tanto no Brasil, quanto globalmente.

O mercado atual apresenta vários desafios, muitos deles ligados com a transição acelerada para o digital e o surgimento de novas tecnologias (como a Inteligência Artificial). Ao mesmo tempo, essas inovações também abrem espaço para explorar ainda mais a criatividade.

Vamos entender melhor como está o mercado atual e quais são as tendências futuras a seguir!

Mercado atual

O mercado de Publicidade e Propaganda sofreu diversas mudanças com o avanço das mídias digitais e os processos de transformação digital. Por isso, as agências de publicidade tradicionais estão passando por um verdadeiro processo de reinvenção.

Elas buscam cada vez mais incorporar estratégias mais digitais, com campanhas que utilizam ferramentas como Google Ads e Facebook Ads para fazer a segmentação de público e maior personalização de mensagens.

Além disso, temos um crescimento no uso de influenciadores digitais e marketing de influência, que tem se tornado uma estratégia crucial para marcas que querem se conectar diretamente com seu público.

As agências estão investindo cada vez mais em campanhas deste tipo, especialmente no YouTube e TikTok. Nesses espaços, a comunicação direta com os consumidores é mais eficaz.

Outra tendência atual é a pulverização do mercado. As grandes agências, como o WPP Group, Ogilvy & Mather, África, MCcCann, entre outras, continuam dominando o mercado, sendo responsáveis por grandes contas.

Porém, muitas agências independentes e empresas menores estão se especializando em campanhas específicas e inovadoras, e conseguindo se destacar em um mercado altamente competitivo.

A publicidade continua sendo uma área altamente rentável. Para ter ideia, a publicidade digital no Brasil cresceu 8% em 2023, em comparação com 2022, alcançando a marca de R$ 35 bilhões. O crescimento acumulado desde 2020 é de 47,6%. 

Tendências futuras

Para o futuro da Publicidade e Propaganda, teremos um papel ainda mais central das tecnologias no cerne das campanhas, potencializando ainda mais as possibilidades criativas e, também, de personalização.

A análise de dados é uma importante aliada para criação de campanhas personalizadas. Com o uso do big data, as empresas conseguirão criar anúncios ainda mais personalizados para cada consumidor, utilizando dados comportamentais e preferências pessoais.

mulher olhando tela cheia de vídeos chamativos
A big data pode gerar anúncios mais personalizados

Assim, as campanhas conseguem chegar a quem realmente interessa e com um timing cada vez mais perfeito. Se você se surpreende com a precisão de alguns anúncios ao navegar em suas redes sociais, pode esperar que isso ficará ainda mais forte nos próximos anos.

As ciências cognitivas começam, também, a ganhar mais espaço nas estratégias na área. O neuromarketing deve ter um papel importante para entender melhor como os consumidores reagem emocionalmente a diferentes estímulos, pensando em como criar campanhas mais marcantes e eficazes.

Por isso, os profissionais que dominarem a análise de dados terão uma vantagem significativa no mercado. Então, não deixe de estudar isso ao fazer sua formação, ok?

Além disso, temos a chegada da Inteligência Artificial, que amplia ainda mais as possibilidades de ação nesse campo. Um case emblemático foi a campanha da Volkswagen em 2023.

Para a campanha, a agência responsável (AlmapBBDO) “reviveu” em imagens a cantora Elis Regina, já falecida, para cantar a música “Como nossos pais” junto com sua filha, Maria Rita.

Além disso, a IA também ajudará a automatizar a compra de anúncios em tempo real, além de fazer uma distribuição de anúncios otimizada, com a escolha dos melhores canais para divulgação.

Podemos esperar um aumento considerável no uso dessa tecnologia nessa área, que proporcionará um impacto sem precedentes nas atividades do setor.

Entender a Inteligência Artificial é entender a evolução da publicidade porque a publicidade é o meio de conectividade entre marcas e pessoas.

Eduardo Godoy, vice-presidente do Cenp.

Por fim, com um público cada vez mais exigente, a publicidade consciente e sustentável também será uma demanda constante nos próximos anos. Cada vez mais os consumidores querem que suas marcas promovam valores como sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e transparência.

Assim, as campanhas que abordem essas questões de forma genuína e autêntica estarão mais alinhadas com as expectativas do público. Além disso, as campanhas precisam, desde já, ser mais inclusivas, refletindo diferentes culturas, etnias, gêneros e identidades. 

Os principais cargos em Publicidade e Propaganda

A carreira em Publicidade e Propaganda é versátil, com diversas possibilidades de cargos para pessoas com diferentes perfis, como as artísticas (roteiristas, criadores de storyboard, designers gráficos, editores de vídeo), as que gostam de imagem (fotografia), texto (redação), entre outros.

Confira a seguir mais detalhes sobre as principais funções que você poderá exercer segundo o setor (público, privado ou, até mesmo, para quem deseja empreender).

A Publicidade e Propaganda no setor privado

O setor privado é o principal que absorve os profissionais de Publicidade e Propaganda. Geralmente, os profissionais são contratados pelas agências de publicidade e marketing ou, então, para trabalharem internamente nas empresas.

Há diversas possibilidades de cargos, portanto, vamos trazer as principais delas a seguir. 

Diretor de criação

Esse é um cargo de liderança, responsável por gerenciar a equipe criativa que desenvolve as campanhas publicitárias. Alguns dos grandes nomes da área, como David Ogilvy e Washington Olivetto atuaram nessa área e foram responsáveis por campanhas icônicas nessa função.

diretora criativa conversando com equipe
O diretor é responsável por gerenciar a equipe criativa

O trabalho envolve supervisionar desde o desenvolvimento de conceitos a, até mesmo, execução visual e textual das peças publicitárias. É um cargo de alta responsabilidade, já que problemas nas campanhas podem prejudicar fortemente a imagem de uma empresa.

Diretor de mídia

O diretor de mídia é um profissional que está relacionado com a distribuição das campanhas publicitárias em diferentes mídias. Ele define quais serão aquelas que receberão as peças, bem como também coordena o orçamento e a compra desses espaços.

Redator publicitário

O redator publicitário é um profissional especializado em escrita, que elabora os textos que serão utilizados nas campanhas, desde slogans a roteiros de comerciais. Por isso, precisa ser uma pessoa capaz de conversar com diferentes públicos no dia a dia. Além disso, deve ser capaz de construir mensagens impactantes e persuasivas.

Designer gráfico

O designer gráfico é o profissional responsável pela concepção de imagem de uma campanha ou da marca. Ele deve saber comunicar a identidade da marca (definido pelas estratégias de branding) e utilizar as principais técnicas para conseguir atrair o público.

Esse é um profissional que está sempre em contato constante com outros profissionais, pois seu trabalho influencia e é influenciado por eles. Por exemplo, ele conversa bastante com profissionais de mídias sociais, mídia, branding, entre outros.

A Publicidade e Propaganda no setor público

O setor público, em geral, não trabalha com profissionais atuando, especificamente, com Publicidade e Propaganda. Ou seja, raramente veem-se públicos voltados para quem possui graduação nessa área.

Porém, isso não significa que os entes públicos não tenham profissionais responsáveis por comunicação. Porém, geralmente, as vagas são destinadas com os formados em Comunicação Social, que contempla conhecimentos, também, de comunicação institucional e assessoria de comunicação.

Contudo, alguns profissionais podem ser chamados, por exemplo, para assumirem cargos em Secretarias de Comunicação e Ministério da Comunicação, como um cargo de livre indicação. Por isso, fazer um bom nome no mercado pode abrir portas para atuar nessa função no setor público.

A Publicidade e Propaganda para quem é empreendedor

A Publicidade e Propaganda é uma das áreas mais favoráveis para quem deseja empreender e ter o seu próprio negócio. Os profissionais podem trabalhar de forma autônoma, como eugênicas ou, então, abrir sua própria agência de publicidade.

Vamos conhecer mais sobre cada uma das possibilidades a seguir!

Abrir a própria agência de publicidade

Muitos publicitários empreendedores abrem suas próprias agências e atuam com uma carteira de clientes variada. Exemplos famosos, como o de Nizan Guanaes, mostram que empreender na publicidade pode abrir muitas portas para o sucesso no futuro.

Para isso, é importante contar com times que exerçam cada uma das funções na área. Então, faça bons contatos com potenciais sócios. Você pode criar a próxima agência que ganhará o Leão de Ouro em Cannes, já pensou nisso?

profissionais de publicidade conversando em reunião
Quem quer empreender pode abrir sua própria agência

Atuar como freelancer 

Para quem gosta de flexibilidade e participar de diversos projetos, é possível construir uma carreira como freelancer na área de Publicidade e Propaganda. Isso permite ter maior autonomia no seu dia a dia, além de diversificar clientes.

Consultoria

Profissionais mais experientes no mercado podem atuar como consultores. Eles realizam avaliações e diagnósticos e oferecem sugestões de melhorias para empresas e, até mesmo, algumas agências.

Salários e benefícios

O salário médio na carreira de Publicidade e Propaganda varia conforme o cargo exercido e o nível da função. Além da remuneração, também podem receber benefícios, que ajudam a complementar os ganhos.

Para ter uma maior dimensão desses pontos, separamos a seguir os valores recebidos nas principais carreiras da área. Confira a seguir:

  • Redator publicitário: R$ 3.511*;
  • Designer gráfico: R$ 2.870*;
  • Social Media: R$ 2.592 *;
  • Fotógrafo publicitário: R$ 2.628,94*;
  • Diretor de arte: R$ 4.733*;
  • Diretor de criação: R$ 9.167*;
  • Gerente de mídia: R$ 11.971*.

Além do salário, o profissional também pode contar com diversos benefícios, caso seja contratado com carteira assinada (ou seja, via CLT):

  • Vale-alimentação e vale-refeição;
  • Vale-transporte ou auxílio de custo para transporte;
  • Auxílio-cultura;
  • Plano de saúde ou seguro-saúde;
  • Benefícios para prática de atividades físicas;
  • Descontos em cursos, entre outros.

Já para quem trabalhará como freelancer ou, então, com contratação como Pessoa Jurídica (PJ), poderá não ter esses benefícios. Contudo, em média, recebem um valor mais alto do que os contratados via CLT. 

Então, é preciso considerar o que é mais importante para você, para decidir qual modalidade de contratação é mais vantajosa. 

* Fontes: sites Glassdoor e Salario. Os valores podem mudar ao longo do tempo e, também, conforme a região escolhida.

Cultura e rotina da carreira

A carreira em Publicidade e Propaganda é dinâmica e incentiva a criatividade todos os dias. Dificilmente as atividades caem na rotina, com uma busca constante por inovação e bons resultados. Ao mesmo tempo, também é uma profissão com alta pressão.

Vem com a gente e vamos conhecer mais detalhes do dia a dia destes profissionais!

Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho em Publicidade e Propaganda pode variar bastante. Muitas agências possuem um esquema tradicional e mais rígido de trabalho, enquanto outras possuem um clima mais informal e descontraído.

O dia a dia envolve o incentivo constante à inovação, com espaços abertos que facilitam a comunicação entre os times de criação, mídia, planejamento e atendimento ao cliente. 

Ao mesmo tempo, também é uma área que lida com prazos apertados e vários projetos acontecendo ao mesmo tempo. Por isso, é preciso ter uma excelente capacidade de organização e resiliência, para saber trabalhar sob pressão.

Outro ponto é que o trabalho coletivo é necessário nessa área. Por exemplo, os times de criação constantemente fazem reuniões para fazerem brainstormings coletivos, pensando em como desenvolver novas ideias para campanhas publicitárias.

equipe reunida planejando
O trabalho coletivo é essencial na área de Publicidade

Rotina criativa

A rotina na Publicidade exige sair da zona de conforto e sempre trazer estratégias criativas para marcas e produto e que, ao mesmo tempo, estejam alinhadas com a identidade do cliente.

Muitas vezes, isso pode se tornar uma pressão, com alto nível de exigência para que as novas criações rompam com ideias anteriores. Por isso, os profissionais precisam buscar sempre formas de estimular a criatividade para suas atividades profissionais.

Trabalho com dados e resultados

A Publicidade e Propaganda trabalha com criatividade, mas, também, com performance. Por isso, os profissionais precisam saber lidar com análises de dados e demonstrar os resultados de campanhas.

Com o avanço do marketing digital, a necessidade de trabalhar com dados tornou-se uma questão estratégica. Isso permite a personalização de campanhas com base em informações precisas sobre o comportamento dos consumidores.

Mas, além disso, também é preciso demonstrar para os gestores e para os clientes que as ideias estão trazendo os resultados esperados. Por isso, os profissionais precisam saber analisar métricas de desempenho, tais como:

  • Taxas de conversão;
  • Audiência;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Custo por clique;
  • Custo por compra;
  • Alcance das campanhas.

A habilidade de interpretar esses dados e tomar decisões baseadas em insights tornou-se essencial nesse ambiente. Profissionais que dominam essas competências terão um diferencial importante no mercado. 

Colaboração e trabalho em equipe

A área de Publicidade e Propaganda depende da colaboração e sinergia entre diversos departamentos, como criação, mídia, planejamento e atendimento ao cliente. Isso é essencial para garantir que a campanha atenda aos objetivos de marketing da marca e impacte o público.

Por isso, é fundamental saber se comunicar bem, de forma clara e objetiva, além de ter uma perspectiva empática com seus colegas de trabalho. Afinal, a colaboração entre todos será responsável por criar campanhas inesquecíveis.

As lideranças, também, precisam saber lidar com gerenciamento de conflitos, o que pode ocorrer em ambientes com alta pressão. Afinal, o bom clima interno será responsável, também, pelo sucesso

Sindicatos e associações profissionais

O setor de Publicidade e Propaganda possui suas próprias associações profissionais, responsáveis por regular a área e proteger o livre exercício da profissão. Além disso, os sindicatos também oferecem suporte aos profissionais, defendendo o interesse da categoria.

Vamos conhecer mais sobre essas instituições a seguir!

Sindicatos

Os sindicatos voltados para profissionais de Publicidade e Propaganda auxiliam a garantir a proteção da atividade dos profissionais. Eles oferecem apoio jurídico para quem possui algum tipo de problema com os contratantes, além de outros benefícios.

Também são responsáveis por estabelecer negociações com os contratantes, melhorar as condições de trabalho, bem como fazem cursos de capacitação, que ajudam os profissionais a melhorarem suas práticas no mercado.

Conar (Conselho Nacional Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária)

O Conar (Conselho Nacional Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária) é a agência responsável por fazer a autorregulação da área de Publicidade e Propaganda. Ou seja, ele traz as diretrizes do que é autorizado e o que é proibido fazer pelas agências ou profissionais independentes.

menino de costas vendo tv com tela borrada
O Conar regula a Publicidade no Brasil

Ele fiscaliza as questões éticas da profissão, identificando peças que podem não estar de acordo com os princípios do mercado brasileiro. A agência não tem o poder de determinar censuras ou remoção de peças.

Porém, de modo geral, os profissionais respeitam as diretrizes do Conar, para manter a área fortalecida. Ele, também, produz o Código Brasileiro de Publicidade, um guia de boas práticas que todos os profissionais do setor devem seguir.

ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade)

A ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) é uma das principais organizações que representam o setor publicitário no Brasil. Ela representa as principais agências do país e ajuda a promover o desenvolvimento sustentável deste mercado.

Além disso, também busca fomentar a liberdade de expressão comercial e fortalecer o relacionamento das agências com seus clientes. Outra forma de fortalecimento do mercado é, também, com a realização de cursos, workshops e pesquisas que fornecem dados importantes do setor. 

Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda)

A Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) é outra entidade importante no setor de Publicidade e Propaganda. Ela também é voltada para representar os interesses das agências do país e também promove eventos, cursos e incentiva o relacionamento entre empresas e agências em todo o país.

Associação Brasileira de Marketing (ABMN)

A Associação Brasileira de Marketing (ABMN) é direcionada para os profissionais que atuam no campo da Publicidade e Propaganda e, também, Marketing. Por isso, ela auxilia nesse fortalecimento dos publicitários por meio de eventos e treinamentos para essa área. 

Ela também realiza estudos e pesquisas sobre o comportamento do consumidor e o mercado de Marketing, oferecendo insights valiosos. 

Clube de Criação de São Paulo (CCSP)

O Clube de Criação de São Paulo (CCSP) é uma associação dedicada a valorizar a criatividade e a inovação na publicidade brasileira. Foi criado para apoiar e promover os profissionais dessa área.

Inclusive, o CCSP é responsável por uma das premiações mais importantes do Brasil: o Festival do Clube de Criação, que reconhece o trabalho de diretores de arte, redatores e designers gráficos e diretores de criação. 

O clube também oferece programas de mentoria, workshops e encontros que incentivam a troca de experiências e o crescimento dos jovens talentos da publicidade.

Regulamentações e ética profissional

Por ser uma área com grande influência social e econômica, a Publicidade e Propaganda é regida por um conjunto de regulamentações e códigos de ética. A ideia é que eles proporcionem práticas justas, responsáveis e transparentes.

As regras se aplicam tanto para as agências quanto também, para os profissionais. Isso é fundamental, por exemplo, para evitar propagandas enganosas e que possam lesar o consumidor.

homem fazendo propaganda com caixa amarela
Os códigos de ética ajudam a evitar propagandas enganosas

Confira mais sobre esses pontos a seguir!

Regulamentações da Publicidade no Brasil

A publicidade no Brasil é regulamentada por várias normas e instituições que fiscalizam as práticas do setor e garantem que os anúncios sigam diretrizes éticas. 

Veja a seguir mais sobre as principais delas.

Código de Defesa do Consumidor (CDC)

A publicidade no Brasil deve respeitar as diretrizes estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a propaganda enganosa ou abusiva. O CDC também protege os direitos dos consumidores e impõe penalidades para quem descumpre essas normas. 

Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária)

O Conar é o órgão de autorregulamentação da Publicidade no Brasil. Ele segue o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

Esse é um conjunto de normas e princípios que orientam a produção de campanhas no país, estabelecendo quais são as diretrizes sobre os conteúdos das campanhas e limites éticos que precisam ser respeitados. 

Os anúncios que são considerados ofensivos, enganosos ou prejudiciais, podem ser denunciados ao Conar, que possui uma comissão para julgar esses casos e determinar sanções.

Regulamentações específicas para o público infantil

 A publicidade direcionada ao público infantil é cercada de regulamentações mais rigorosas no Brasil. Existem várias leis e normas que proíbem a veiculação de propagandas que utilizem crianças de forma manipulativa ou abusiva, a fim de protegê-las de práticas publicitárias predatórias.

Ética Profissional em Publicidade

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, elaborado pelo Conar, também estabelece as normas éticas que orientam o comportamento de publicitários e agências. 

Isso é fundamental, pois as campanhas precisam ser criadas de forma responsável, considerando tanto o interesse dos anunciantes quanto, também, o impacto que as ações podem ter sobre a sociedade e os consumidores.

Alguns de seus princípios são:

  • Veracidade e transparência: a publicidade não deve prometer algo que o produto ou serviço não possa cumprir. Isso inclui ser honesto sobre as características, preço e condições de uso de um produto;
  • Responsabilidade social: a responsabilidade social é um pilar importante da ética publicitária. Campanhas que promovem valores positivos e respeitam a diversidade cultural, social e racial são altamente incentivadas, enquanto campanhas que reforçam estereótipos ou promovem comportamentos prejudiciais são desencorajadas;
  • Respeito ao público infantil: o Conar e o CDC estabelecem normas rigorosas para a veiculação de anúncios destinados a esse público, impondo limites claros sobre como os produtos podem ser promovidos às crianças e proibindo o uso de apelos emocionais que possam manipulá-las.
  • Princípios de não-discriminação: a ética na publicidade proíbe o uso de elementos discriminatórios em campanhas, seja ela de gênero, raça, etnia, orientação sexual, religião ou classe social. Anúncios que desrespeitem esses princípios podem ser denunciados ao Conar, que pode solicitar sua retirada do ar.
  • Respeito à concorrência: as campanhas publicitárias devem respeitar os concorrentes e não utilizar técnicas de marketing desleais, como a difamação de produtos concorrentes ou a utilização de dados falsos para prejudicar uma marca rival. 
duas mãos opostas puxando corda em cabo de guerra
Faz parte da ética na Publicidade respeitar os concorrentes

Desafios e perspectivas futuras

O setor de Publicidade e Propaganda está em constante evolução, impactado por inovações tecnológicas, mudanças no comportamento do consumidor e novas formas de comunicação. Essa dinâmica proporciona diversos desafios para a área.

Vamos conhecer mais sobre eles a seguir!

Adaptação às tecnologias e inovações

O avanço das tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial, Big Data e automação no campo da publicidade transformou radicalmente como as campanhas publicitárias são criadas e entregues ao público. Além disso, a análise de dados se tornou central para verificar os desempenhos das campanhas.

Por isso, um grande desafio para os próximos anos é entender e dominar essas ferramentas para otimizar suas campanhas e ter ações mais criativas. 

Outro ponto é que a personalização torna-se cada vez mais central nesse campo, exigindo que os publicitários saibam utilizar as ferramentas de automação para essa área a seu favor, segmentando ainda mais o público e entregando campanhas melhor direcionadas para o público-alvo.

O futuro com IA e automação 

Nos próximos anos, espera-se que a automação e a Inteligência Artificial desempenhem um papel ainda maior na publicidade. Ferramentas que criam anúncios automaticamente com base em preferências de usuários, otimizam campanhas em tempo real e oferecem insights detalhados já estão no mercado, mas tendem a se expandir. 

Os publicitários que não tiverem medo de utilizar essas ferramentas estarão em uma forte vantagem competitiva em comparação com seus concorrentes. Por isso, invista desde já em formações e experimentações com essas ferramentas. 

Mudança no comportamento do consumidor

Os consumidores atuais estão mais conectados e informados do que nunca, o que é o campo dos sonhos e pesadelos para muitos publicitários. Isso porque o público pode ter acesso a mais campanhas, mas, ao mesmo tempo, se torna mais exigente.

Por isso, cada vez mais eles exigem que as marcas sejam mais transparentes, autênticas e alinhadas com seus valores. Isso coloca uma pressão maior sobre as campanhas publicitárias, que precisam se destacar em meio a uma concorrência acirrada e se comunicar de forma direta e honesta.

Ética no uso de dados

A demanda por publicidade personalizada tende a crescer, com o uso de dados comportamentais sendo cada vez mais utilizado e com análises mais refinadas. Contudo, o debate ético sobre o uso deles também tem crescido consideravelmente.

Por isso, as marcas – e os publicitários que trabalham para elas – precisam equilibrar personalização com uso ético dos dados, bem como também acompanhar as legislações vigentes sobre o assunto.

Por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a principal vigente nessa área no Brasil exige que todo dado precise ser consentido para ser armazenado, tratado e analisado. Também restringe a forma como os dados sensíveis são utilizados.

Nesse contexto, aqueles que conseguirem criar campanhas personalizadas, mas que também respeitem a privacidade dos consumidores, estarão em uma posição de vantagem no futuro.

teclado preto com tecla lgpd
A LGPD garante a proteção aos dados das pessoas

A revolução digital e o Marketing de Influência

A revolução digital trouxe uma forte transformação no consumo de mídia, com um maior tempo dos consumidores em plataformas de mídias sociais, como Instagram, TikTok e YouTube. Nesse contexto, o Marketing de Influência ganhou muita força no mercado.

Contudo, esse é um mercado que tem apresentado alguns pontos de saturação, com o público questionando as comunicações dos influenciadores. Cada vez mais, tem se tornado necessário uma promoção de produtos mais transparente, ética, orgânica e autêntica.

A tendência é que essa área continue a crescer nos próximos anos, mas será necessário que os publicitários reconfigurem suas estratégias, para não perderem a atenção do público.

Como ingressar na carreira de Publicidade e Propaganda

Para ingressar na carreira de Publicidade e Propaganda, o futuro profissional precisa investir em três pontos fundamentais: uma boa formação, networking e ter um bom portfólio e currículo.

Vamos trazer mais detalhes sobre cada um desses pontos a seguir!

Preparação para o mercado de trabalho

O primeiro passo para se preparar para o mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda é investir em uma boa formação, realizada em uma instituição de qualidade. O curso é o bacharelado na área.

O bacharelado em Publicidade e Propaganda proporciona uma formação completa, com conhecimento em, praticamente, todas as áreas do campo. Você terá disciplinas que ensinarão sobre:

  • Direção de arte;
  • Campanhas online;
  • Análise de dados;
  • Redação;
  • Comunicação em diferentes mídias;
  • Redação para diferentes mídias, entre outros.

Por essa ser uma área que está se expandindo cada vez mais, há uma grande variedade de cursos disponíveis. Escolher a melhor instituição para sua formação será fundamental.

Muitos empregadores analisam quais são as formações dos candidatos, escolhendo aqueles que se formaram em faculdades ou universidades que tenham alta qualidade. Então, o que observar para fazer a melhor escolha e arrasar na sua entrada no mercado de trabalho?

Os principais pontos são:

Estratégias de busca de emprego e networking

A área de Publicidade e Propaganda é uma das que mais depende de um excelente networking para conseguir as melhores oportunidades. Por ser um mercado muito disputado, conhecer profissionais experientes pode fazer a diferença para conquistar boas vagas nas melhores agências.

Mas, como conseguir construir essa rede de contatos? Participar dos principais eventos, como simpósios, congressos, eventos, workshops, feiras, entre outros.

pessoas em feira em imagem borrada
Feiras e eventos ajudam a construir uma rede de contatos

Nesses espaços, muitos profissionais altamente experientes no mercado estão presentes, seja para palestras, ou para conhecer o que está em alta no mercado. Aproveite esses momentos para fazer contato com eles e demonstrar seu interesse em estar na área. Além disso, muitos recrutadores utilizam esses espaços para encontrar novos talentos. 

Mas, e se você não está próximo a um grande centro e não consegue participar desses eventos, como conseguir se destacar? Seja um bom publicitário de si mesmo e utilize a internet a seu favor!

As redes sociais, especialmente aquelas voltadas para relações profissionais (como o LinkedIn) podem ser espaços para criar esses laços. Identifique quem são os principais nomes da área e interaja com eles nas publicações.

Lembre-se, também, de alimentar o seu próprio perfil com conteúdos que gerem bons debates e diálogos. Com isso, seu engajamento sobe e será visto por outros experts da área.

Essas redes também ajudam a visualizar oportunidades de emprego nas suas áreas de interesse. Lembre-se, também, de buscar vagas em outros sites especializados, como o Vagas, Gupy, Catho, entre outros.

Preparando um portfólio ou CV destacado

A Publicidade e Propaganda é uma das áreas em que o portfólio tem maior peso na hora de ser escolhido para uma vaga. Muitos recrutadores analisam a capacidade criativa e habilidades importantes a partir das suas experiências anteriores.

Mas, como montar um portfólio se você ainda não trabalhou na área? Aproveite os trabalhos das disciplinas na sua graduação para isso. Escolha os melhores, que estejam alinhados com a vaga que está buscando.

Já caso tenha feito estágio, peça autorização para seu supervisor para utilizar o trabalho em seu documento pessoal. Em geral, as empresas autorizam isso sem maiores problemas.

Outras dicas essenciais para um portfólio de sucesso, que encantará seus recrutadores, são:

  • Sempre atualize o portfólio. Os contratantes querem ver trabalhos recentes;
  • Faça uma curadoria e escolha aqueles que, realmente, destacam suas habilidades;
  • Dentro do possível, deixe claro quais foram os resultados alcançados com aquele trabalho. Trazer dados pode ajudar a reforçar o sucesso da sua campanha;
  • Faça um portfólio para cada vaga que for tentar. Isso ajudará a ter um melhor alinhamento com aquela oportunidade específica.

O currículo também tem a sua importância e deve estar sempre atualizado e adaptado para aquela vaga específica. Além disso, é importante que ele ressalte sua experiência e a sua formação, incluindo tanto o bacharelado quanto cursos livres que tenha realizado.

Formação necessária para Publicidade e Propaganda

O mercado de Publicidade e Propaganda é competitivo e, portanto, é preciso ter a melhor formação para se destacar dos concorrentes nas melhores vagas. O bacharelado nessa área abre portas, junto com cursos de pós-graduação. 

Confira a seguir mais detalhes sobre cada um desses passos e planeje já sua formação!

Formação requerida

Em geral, as vagas na área exigem, como formação mínima, o bacharelado em Publicidade e Propaganda. Porém, a pós-graduação e cursos livres ajudam, também, a se destacar no mercado.

mulher em escritório mexendo em computador
Uma pós-graduação pode ajudar a se destacar no mercado

Confira mais detalhes sobre as formações exigidas pelos melhores empregadores da área.

Bacharelado em Publicidade e Propaganda

O Bacharelado em Publicidade e Propaganda é um curso de nível superior na área, com formação com, em média, 4 anos de duração (8 semestres). Ao longo do curso, o estudante mergulha nos mais diferentes campos da área, conhecendo mais sobre diferentes funções, tais como:

  • Design;
  • Mídia;
  • Produção e edição de vídeo;
  • Redação;
  • Análise de performance;
  • Análise de métricas, entre outros.

Para você entender melhor a dinâmica do curso, confira a seguir algumas das principais disciplinas que terá em sua grade:

  • Comunicação e discurso;
  • Legislação e ética na comunicação;
  • Teoria da Comunicação;
  • Comunicação de Marketing em meios digitais;
  • Criação publicitária;
  • Fotografia aplicada à Publicidade e Propaganda;
  • Gestão de projetos e eventos;
  • Gestão e Planejamento de Mídia;
  • Marketing Estratégico;
  • Pesquisa em Comunicação e comportamento do consumidor;
  • Psicologia da Comunicação;
  • Direção de arte;
  • Gerenciamento de Marcas;
  • Ilustração Digital.

Além das disciplinas, você poderá ter a oportunidade de ingressar em um estágio. Esse será o momento de colocar em prática tudo que aprendeu ao longo da sua formação e ter experiência com as rotinas em uma agência.

Aproveite bastante esse momento para fazer uma boa rede de contatos, pois isso poderá ajudá-lo no futuro. Também, muitas empresas decidem contratar os estagiários, dependendo do seu resultado ao longo dessa trajetória. Então, vale a pena investir em ter a melhor experiência possível nesse momento, não é mesmo?

Especialização nas áreas correlatas

A especialização ajuda o profissional a mergulhar ainda mais no campo da Publicidade e Propaganda no qual ele deseja trabalhar. Como essa é uma área ampla, os cursos de pós-graduação auxiliam em um melhor direcionamento nesse quesito.

Por essa ser uma área muito forte no mercado, há diversas opções de pós-graduação para quem deseja atualizar-se e fortalecer seu nome. Estão entre as principais delas:

Mestrado e doutorado

O mestrado e doutorado é uma forma de aumentar a sua qualificação e, ainda, desenvolver as habilidades para se tornar um pesquisador. Ambas as titulações são voltadas para quem deseja trabalhar na área acadêmica no futuro ou, então, destacar-se no mercado.

O mestrado é responsável por desenvolver a capacidade de desenvolver sua própria pesquisa. Já no doutorado, você deverá criar e elaborar sua própria tese.

Se você gosta da área de Publicidade e Propaganda e sonha em poder dar aula em uma faculdade ou universidade no futuro, investir nessa formação será fundamental para abrir portas no futuro.

Cursos livres

Os cursos livres são possibilidades de formação de curta duração (poucas horas ou dias), em que o estudante aprende algum ponto específico da área de Publicidade e Propaganda. Eles são úteis para ajudar os profissionais a se atualizarem com as principais demandas do mercado.

moça estudando em biblioteca com computador
Os cursos livres ajudam você a se atualizar

Além disso, tê-los em seu currículo ajuda a destacá-lo em processos seletivos e, assim, sair a frente de concorrentes. Isso demonstra não só o seu conhecimento, mas, também, que compreende a importância de manter-se atualizado no mercado.

Principais áreas de estudo e habilidades necessárias

Os profissionais de Publicidade e Propaganda precisam desenvolver conhecimentos ligados diretamente com suas funções e, ao mesmo tempo, habilidades comportamentais (soft skills) que ajudam a tornar-se um melhor profissional para o mercado.

Por exemplo, um redator publicitário precisa estudar sobre:

  • Escrita criativa;
  • Escrita publicitária;
  • Técnicas de persuasão;
  • Storytelling;
  • Estrutura do texto conforme o meio (redes sociais, blog, roteiro para podcast, roteiro para vídeo).

Ao mesmo tempo, também precisa ter algumas habilidades essenciais do universo da Publicidade e Propaganda, tais como:

  • Saber trabalhar em equipe;
  • Boa comunicação;
  • Ser criativo e disruptivo o tempo todo;
  • Saber comunicar-se com diferentes públicos;
  • Ter empatia para entender o que o público deseja daquela marca ou empresa;
  • Saber organizar seu tempo e gerenciar múltiplos projetos;
  • Inteligência emocional para lidar com cenários de alta pressão.

Por isso, invista em formações que ajudem a desenvolver tanto as hard skills (competências técnicas da área) quanto soft skills (habilidades comportamentais que serão importantes para todas as funções).

Certificações específicas

Algumas áreas de Publicidade e Propaganda possuem certificações que ajudam, também, a impulsionar o currículo, demonstrando o conhecimento devidamente testado por avaliação, pela empresa ou agência certificadora.

Por exemplo, para os publicitários que trabalham na intersecção com o marketing, as certificações Hubspot auxiliam a atualizar-se com as melhores práticas do mercado. 

Estão entre outras certificações que são destaque na área:

Veja também: no Papo Reto, conheça as principais áreas em Marketing Digital!

Play video Play video

Dê o primeiro passo para a carreira em Publicidade e Propaganda com a Anhanguera!

Agora que você conhece tudo sobre a carreira em Publicidade e Propaganda, que tal iniciar sua jornada? Com o bacharelado da Anhanguera, você vai longe nessa área.

Aprenda com os melhores profissionais, com experiência no mercado e, também, na docência. Conte com uma grade curricular atualizada, preparando-o para os desafios do momento e destacando-se dos seus concorrentes.

Não perca tempo: faça sua inscrição no bacharelado em Publicidade e Propaganda!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Banner "Pod Universitário" o novo podcast da Anhanguera.