Como trabalhar com Marketing Digital? Veja 9 passos

profissionais de marketing

Já passou pela sua cabeça como trabalhar com Marketing Digital? O mundo da internet é tão grande, com tantos recursos e possibilidades, que um profissional especializado nessa área pode atuar em diversos segmentos, não é mesmo? Produção de conteúdo, gestão de e-commerce, redes sociais, analista de marketing digital e muito mais.

De fato, são tantas oportunidades que fica difícil dizer qual delas é a mais interessante. Mas, apesar de diferentes, todas exigem conhecimentos e habilidades parecidas.

Neste post, vamos explicar como trabalhar com Marketing Digital e ter sucesso no mercado. Gostou da ideia? Então, leia nossas dicas agora mesmo:

Conheça bem o mundo digital

Como já citamos, existem muitas oportunidades de atuação no mundo digital. Algumas delas complementam-se, inclusive, e dominá-las pode fazer com que você seja um profissional diferenciado.

É o caso do produtor de conteúdo que também domina a técnica de otimização para os mecanismos de busca, conhecida por sua sigla em inglês, SEO (Search Engine Optimization).

Ou seja, o profissional de marketing digital produz textos para blogs e depois aplica estratégias para que ele alcance as primeiras posições nas pesquisas do Google, por exemplo. Isso vai garantir mais cliques na página e, portanto, mais negócios à empresa.

Dessa forma, conhecer o mundo digital, suas ferramentas, estratégias, canais e outras informações permite que você escolha com quais delas deseja trabalhar e ter mais retorno financeiro.

Acompanhe as tendências

Todo mundo que deseja saber como trabalhar na área de Marketing deve ter uma certeza: o mercado inova e muda muito rapidamente. Por isso, acompanhar as tendências é quase uma questão de sobrevivência.

Afinal, se você utiliza ferramentas ou estratégias ultrapassadas, pode comprometer o resultado da sua ação de marketing. É importante lembrar que as tendências apontam aquilo mais relevante para o mercado e os consumidores.

Soluções como a automação de marketing, que personaliza e distribui conteúdos, e o mobile marketing, um formato adaptado de ações de marketing para dispositivos móveis, são dois ótimos exemplos de tendências do mercado. Inclusive, eles justificam a projeção de crescimento de 12% nos investimentos em Marketing Digital até 2021.

Desenvolva seu pensamento analítico

Como já citado, as tendências de Marketing Digital apontam para o que vai ser mais eficiente na atração de mais clientes, certo? Nesse contexto, o uso e a análise de dados é essencial.

Assim, muitas vagas de Marketing Digital exigem que seus candidatos tenham um pensamento analítico bem-desenvolvido. Afinal de contas, os softwares produzem relatórios completos e detalhados, mas, para tomar decisões e criar ações eficientes, é preciso ser um profissional que consiga ter boas ideias a partir dessa análise de dados.

Construa sua presença digital

Outro ponto fundamental é a presença digital do profissional. Se ele quer atuar nesse mercado, precisa tornar-se conhecido por ele e ter seus trabalhos publicados como forma de propaganda, não é mesmo?

Por isso, é fundamental criar uma presença digital que esteja alinhada à imagem profissional que você deseja transmitir e, principalmente, nos canais de contato que seu público-alvo mais frequenta.

Se a ideia é tornar-se um produtor de conteúdos digitais em formato de vídeo, é preciso divulgar seus trabalhos em redes sociais como Instagram, YouTube e Facebook de forma criativa e profissional — especialmente em grupos que tenham interesse nesse tipo de publicação.

Turbine seu currículo

Se o Marketing está em constante evolução, fica claro que seu currículo também deve estar recorrentemente sendo atualizado, certo? Por isso, avalie quais qualificações e habilidades são importantes para sua área e busque formas de aprimorar seus conhecimentos.

Fazer um curso de Marketing Digital é um grande diferencial, assim como buscar certificações do setor que têm grande importância ao mercado, como algumas oferecidas gratuitamente por empresas referências da área ou até mesmo o Google. Ah, um bom nível de inglês vai fazer a diferença, viu?

Faça networking

Trabalhar com Marketing Digital não significa que todos os seus contatos serão online. Se você atuar na área comercial de uma agência de Marketing ou Publicidade, possivelmente vai visitar clientes importantes e com demandas especiais para serem negociadas.

Também podemos considerar os eventos do setor, como palestras e workshops, que sempre trazem novidades e são frequentados pelos profissionais de referência do mercado.

Conhecê-los pode ser uma oportunidade de aprendizado e, claro, de parcerias de negócios ou futuras indicações de clientes. Isso vale tanto para grandes empresas quanto para profissionais que atuam de forma independente, a exemplo de freelancers e de consultores.

Crie um portfólio

O Marketing Digital envolve muita estratégia e criatividade. Por isso, a maneira mais simples de demonstrar suas habilidades é oferecendo exemplos de projetos desenvolvidos.

O portfólio pode ser feito na internet em blogs ou nas redes sociais, como o LinkedIn, mas também de forma física, em documentos apresentados ao potencial cliente numa eventual negociação ou entrevista de emprego. Aliás, existem muitas ofertas de vagas fixas na área. Sendo aluno aqui da Anhanguera, você pode conferi-las no Canal Conecta, nossa plataforma exclusiva com vagas de emprego e de estágio.

É importante criar um portfólio que mostre sua versatilidade como profissional, descrevendo as ferramentas que domina ou qual estilo é a sua especialidade. Também é importante que ele seja direcionado ao público que deseja atrair.

Continue estudando para se adaptar às mudanças

Na atualidade, o termo resiliência ficou muito comum, não é mesmo? Ele descreve a habilidade de as pessoas se adaptarem rapidamente às mudanças. No mundo do Marketing Digital, essas transformações acontecem com uma frequência ainda maior; por isso, o profissional deve estar sempre preparado para elas.

Uma dessas formas é continuar investindo em cursos como a faculdade de Marketing Digital e em conhecimentos da área, acompanhar notícias do setor, conversar com outros profissionais no mercado etc. Isso vai fazer com que você identifique as novas tendências do mercado e antecipe-se a elas.

Você também pode fazer uma segunda graduação, especialização ou cursos livres de ferramentas de marketing. É o caso de soluções utilizadas para automatizar o envio de e-mail marketing e que precisam de uma programação detalhada a fim de determinar o público-alvo e outros detalhes da ação.

Intensifique seu poder criativo

Um profissional da área de Marketing Digital precisa ser criativo. Não somente para criar propagandas e publicidades, mas para enxergar as necessidades do mercado e desenvolver soluções inovadoras a elas.

O Marketing também lida com questões de ordem administrativa. Uma empresa que esteja perdendo vendas, por exemplo, pode recorrer às ideias criativas do profissional de marketing para resolver seu problema.

Se quiser intensificar seu poder criativo, vale criar um projeto pessoal, acompanhar profissionais de referência no mercado, fazer especializações na área e testar atividades que exigem a utilização da criatividade, como fazer teatro, escrever histórias, pintar, cantar e qualquer outra forma de arte.

Você também pode avaliar se seu perfil está alinhado com a carreira na área de Marketing Digital. Veja como funciona o curso EAD na Anhanguera:

Saber como trabalhar com Marketing Digital e investir em uma graduação nessa área está totalmente alinhado com as necessidades do mercado. Negócios e profissionais estão migrando para esse canal e precisam de orientações para terem bons resultados a partir dele.

A Anhanguera oferece um curso Tecnólogo de Marketing Digital que traz todos os conhecimentos para capacitar um profissional que deseja atuar na área. Acesse agora mesmo nosso site e saiba mais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.