Como conseguir uma bolsa de estudos? Veja o que é necessário

como conseguir bolsa de estudos

Bolsas de estudo para o ensino superior são benefícios concedidos a estudantes que desejam fazer uma graduação, mas não podem arcar com o valor das mensalidades de uma faculdade particular. O desconto vale até que o estudante conclua a graduação. As normas para disputar uma bolsa variam de acordo com os programas de concessão do benefício.

Se você ainda não conhece todos os passos de como conseguir uma bolsa de estudo para faculdade, não vá embora sem ler as possibilidades que a gente separou aqui.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=a234f573-31b6-453b-8e0e-dc86aa494264]

Nós da Anhanguera explicamos quais são os critérios para conquistar esse benefício e os principais caminhos que você tem. Vai ficar de fora? Confira e tire suas dúvidas!

Faça o Enem

Você já deve ter ouvido falar que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o ensino superior, certo? O que você talvez ainda não saiba é que o resultado do Enem pode conceder uma bolsa integral em uma faculdade particular (100% da mensalidade).

Algumas faculdades permitem que o aluno use sua nota do Enem para substituir a prova do vestibular e disputar uma bolsa de até 100%. No geral, a regra para definir o desconto é esta: quanto maior é a nota, maior é o desconto na mensalidade.

É assim que funciona na Anhanguera e em outras faculdades que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Nosso futuro estudante precisa escolher a opção de usar a nota do Exame na inscrição online em vez de realizar a prova de vestibular online.

Pesquise as opções disponíveis na faculdade

Entenda como funciona o programa de bolsa de estudo da faculdade na qual você deseja entrar. A ideia é ficar por dentro dos prazos e dos critérios que precisam ser cumpridos para obter o benefício.

Sem esse cuidado prévio, você pode deixar passar o período de inscrição e, consequentemente, ficar sem a bolsa de estudo, ou então se esquecer de algum documento exigido pela faculdade.

Se a sua ideia é entrar na Anhanguera, conheça os tipos de bolsas de estudo que a gente oferece! É durante a inscrição online que você precisa solicitar a bolsa Enem. Mas, se já está na graduação e vai fazer uma transferência externa para uma das nossas unidades, pode conseguir uma bolsa de transferência.

Os alunos que se transferem para cursos presenciais da Anhanguera recebem uma bolsa de até 60% de desconto na mensalidade. Na transferência para cursos EAD, a bolsa oferecida é de até 30% de desconto (nos dois casos, o abatimento vale até o final do curso).

A Anhanguera não deixa na mão quem não se encaixa nos critérios para receber as bolsas! A gente oferece outras opções de desconto na mensalidade:

  • desconto para funcionários públicos e militares: abatimento na mensalidade para servidores públicos federais, municipais e estaduais, assim como seu cônjuge e/ou filho com até 24 anos;
  • desconto pontualidade: benefício concedido a alunos matriculados na modalidade EAD que pagam as mensalidades até o quinto dia útil do mês de vencimento e estão nos cursos participantes da oferta;
  • desconto na pré-matrícula: isenção na taxa de inscrição para os estudantes que se inscrevem no pré-vestibular da Anhanguera. Você não paga a taxa para realizar o vestibular e ainda garante uma vaga na turma e no curso que sempre quis.

Gostou das opções? Veja se você se encaixa nos critérios de desconto e se prepare já para se inscrever no vestibular. Na Anhanguera, você faz o vestibular agendado, com a possibilidade de escolher a melhor data e hora para fazer a avaliação.

Conheça os critérios das bolsas de estudos

Você conheceu as opções de desconto e se interessou por alguma delas, e agora? Veja quais são os critérios para receber o benefício!

Nem todos os estudantes estão aptos para receber uma bolsa de estudo, porque nem todos se enquadram nos critérios definidos pela faculdade.

Na Anhanguera, o candidato que solicita a bolsa Enem na inscrição online deve estar de acordo com dois critérios muito simples:

  • ter feito alguma edição do Enem desde 2010;
  • ter alcançado, pelo menos, 200 pontos na média geral das provas e na redação.

Se você tem uma nota do Enem válida, ótima notícia! Use-a no momento de se inscrever no vestibular online da Anhanguera.

No caso da bolsa por transferência externa, o estudante interessado deve fazer o processo presencialmente em uma das unidades da faculdade. Na ocasião, é preciso levar 5 documentos:

  • CPF;
  • RG;
  • histórico escolar oficial atualizado da faculdade de origem (expedido até 6 meses);
  • atestado de vínculo com a faculdade de origem;
  • ementas das disciplinas nas quais teve aprovação.

Com os documentos em mãos, o aluno só precisa comparecer a uma das unidades da Anhanguera.

Trace um planejamento para arcar com as mensalidades

Mesmo com bolsas ou descontos, os estudantes que fazem uma faculdade particular precisam de um planejamento financeiro. Isso porque muitos gastos costumam aparecer durante essa época e aumentam o risco de não pagar as mensalidades em dia.

Dentre as dicas de como economizar seu dinheiro, a reserva financeira é uma das mais importantes quando pensamos no pagamento das mensalidades. Com uma quantia reservada, dificilmente gastos inesperados vão deixar você inadimplente junto à faculdade.

Além disso, mantenha sempre o contato com a instituição! Apesar de todo o planejamento, imprevistos acontecem, não é? Em casos de atrasos na mensalidade, procure a secretaria ou o financeiro da faculdade para encontrar uma solução e regularizar sua situação.

Trabalhe em uma empresa que tenha parceria com faculdades

Os funcionários de empresas conveniadas com a Anhanguera recebem descontos nas mensalidades para os cursos de graduação e pós-graduação. O abatimento no valor da mensalidade pode se estender aos filhos ou cônjuges dos funcionários. Como vimos, no caso dos cursos de graduação, são considerados dependentes com, no máximo, 24 anos.

Além disso, o desconto pelo convênio é válido até o término da graduação ou uma possível desvinculação. A empresa incentiva seus funcionários a investirem na formação profissional, enquanto o estudante tem a chance de manter as mensalidades com maior tranquilidade. O desconto vale em todas as unidades da Anhanguera espalhadas pelo Brasil.

Mas se você ainda não conseguiu um emprego, a gente também vai ajudar com isso. Tornando-se aluno da Anhanguera, você tem acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal online que divulga vagas de emprego e de estágio em todo o país.

Bolsas, benefícios e convênios! É a sua chance de terminar a graduação trabalhando ou com ótimas chances de emprego.

Saiba mais!

Agora que você já sabe como conseguir uma bolsa de estudo, não perca mais tempo e comece a se planejar para obter esse benefício. Quanto antes você começar, melhor! Veja se você se encaixa nos critérios para as bolsas, tire suas dúvidas com a faculdade e fique de olho nos prazos, ok?

E se você vai precisar conciliar trabalho e estudo, a gente também separou um material para você. Baixe nosso guia com 6 dicas para organizar a rotina e equilibrar a faculdade com seu emprego!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados