5 vantagens de fazer faculdade em Santa Bárbara d’Oeste

estudante de faculdade

Fazer um curso superior é o melhor caminho para conseguir um bom emprego e melhorar a qualidade de vida: disso ninguém duvida. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que as melhores oportunidades aparecem para quem tem níveis mais altos de escolaridade.

E se você que mora na região de Campinas está pensando em iniciar essa jornada e conquistar seu diploma de graduação, vamos mostrar 5 vantagens para escolher uma faculdade em Santa Bárbara!

Passando pela Rodovia dos Bandeirantes, a cidade fica distante a apenas 137 km de São Paulo e a 51 km de Campinas. Embora esses dois municípios sejam locais de grande desenvolvimento e tenham ótimas instituições de ensino, não é necessário sair de Santa Bárbara para receber uma formação de qualidade — nem um bom emprego.

Então, não deixe para depois o início da sua nova vida! Continue a leitura deste post e comece agora mesmo a planejar seu plano de carreira!

Vantagens de fazer faculdade em Santa Bárbara d’Oeste

Em Santa Bárbara d’Oeste, município que tem quase 200 mil habitantes, a educação desde o ensino fundamental é prioridade. São mais de 94% de pessoas alfabetizadas, índice bem alto para os níveis do país.

Além disso, há uma diversidade cultural rara, com presença de norte-americanos vindos do sul dos EUA, italianos e imigrantes de outros países. Muitos chegaram ainda no século XIX, para ajudar no desenvolvimento da agricultura na região (e no Brasil, pois muitas técnicas foram utilizadas pela primeira vez aqui).

Falando em agricultura, a cidade não recebeu o apelido de Pérola Açucareira à toa: a Usina Santa Bárbara, que hoje integra a Furlan, é grande produtora de açúcar e, hoje em dia, de etanol também.

Quer ver as vantagens para estudar em Santa Bárbara, essa cidade pioneira?

1. Custo-benefício para a moradia

Morar em uma cidade como Santa Bárbara significa gastar menos do que em outras localidades próximas a Campinas, como Paulínia, Holambra e Piracicaba. Por ser de porte médio e priorizar um desenvolvimento sustentável, o município consegue oferecer qualidade de vida a quem chega aqui para estudar.

O estudante encontra repúblicas, quitinetes e todo um aparato para morar perto da faculdade. Se não conseguir isso, a cidade também oferece formas fáceis, seguras e confortáveis de locomoção. Veja no próximo tópico!

2. Mobilidade urbana

Santa Bárbara é colada com Americana, e muitos estudantes vêm fazer a faculdade aqui. Há muita oferta de linhas de ônibus, e todos os veículos contam com acessibilidade, além de tecnologia de biometria facial, sistema de integração e bilhetagem eletrônica.

Não quer pegar ônibus? Vá pela novíssima ciclovia que foi construída sobre os trilhos abandonados da Fepasa.

Se você estiver fora de Santa Bárbara, é fácil chegar pelas rodovias. Ah, a cidade também está bem perto do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Por isso, o acesso às principais cidades do país é bem tranquilo.

3. Oportunidades do mercado

Alta empregabilidade. É essa expressão que todo mundo quer ouvir quando se pensa em uma região para estudar e trabalhar. Em Santa Bárbara d’Oeste, você vai encontrar boas oportunidades de mercado na região; afinal de contas, estamos a um passo do maior centro cultural e industrial do Brasil.

Mas não é necessário contar só com SP. Existem indústrias no município barbarense, além de comércio bem-estabelecido. A indústria açucareira, que já citamos, é a de maior destaque, com ênfase na faculdade de Agronomia.

Mas também tem outras indústrias que absorvem a mão de obra vinda das engenharias e demais cursos:

  • plástica;
  • química;
  • metalúrgica;
  • têxtil.

4. Diversidade de faculdades

Escolher entre faculdade pública ou particular já é uma decisão difícil. Mas lembre-se de que há opções de bolsas e financiamentos estudantis, tanto do governo, como FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade para Todos) quanto das próprias faculdades.

Em Santa Bárbara, há duas instituições de ensino superior. Uma delas é a Anhanguera, com a maior variedade de cursos. Veja a seguir!

5. Variedade de cursos

Na Unidade Santa Bárbara d’Oeste, temos mais de 20 cursos disponíveis, em 3 modalidades de ensino diferentes. Veja a forma de estudar que mais atende ao que você procura:

  • presencial: é a graduação mais tradicional, em que o aluno vai todos os dias à faculdade e assiste às aulas presenciais;
  • semipresencial: a ida à unidade varia de uma a três vezes por semana. Essa regularidade é informada antes da inscrição, no momento em que o candidato faz a escolha do curso;
  • a distância (100% online): o estudante comparece à instituição algumas vezes durante o semestre, para encontros e avaliações.

Principais cursos disponíveis

Então, vamos começar a pensar na carreira que você deseja seguir? Separamos os cursos com mais demanda de empregos na cidade, todos oferecidos pela Anhanguera.

Ciências Agrárias

Ciências Biológicas e da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Engenharias

Em qualquer tipo de graduação que você escolher, seja a distância, seja presencial, o mercado de trabalho é promissor para quem obtém o diferencial que é o diploma do curso superior.

Os diferenciais da faculdade Anhanguera

Uma das melhores faculdades privadas do Brasil tem duas unidades na cidade:

  • Distrito Industrial II;
  • Vila Ferrarezi.

Além de infraestrutura de ponta, com acessibilidade, a Anhanguera conta com os seguintes diferenciais:

  • apoio personalizado;
  • sistema de ensino inovador e eficiente;
  • tutoria presencial para cursos EAD;
  • Avaliação Continuada: todas as atividades do aluno são valorizadas;
  • Canal Conecta: portal exclusivo de estágios e empregos.
  • possibilidade de realizar o vestibular online.

Santa Bárbara é uma cidade de porte médio, em alto desenvolvimento e que preza pela sustentabilidade e pela qualidade de vida da população. Estudar na cidade pode ser uma vantagem para sua carreira, seja para seguir na profissão aqui mesmo ou em outros municípios.

Conte com a Anhanguera para fazer sua faculdade em Santa Bárbara d’Oeste! Inscreva-se e participe do vestibular online para garantir sua vaga ainda neste ano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados