Plano de carreira: monte o seu e impulsione seu futuro!

plano de carreira

Um plano de carreira é um documento elaborado, por uma empresa ou pela própria pessoa, contendo metas a serem conquistadas. Ele tem o objetivo de promover o crescimento profissional e guiar suas escolhas, para que você atinja o máximo de sucesso — claro, levando em conta suas preferências, habilidades e realidade.

Com a sua trajetória definida, é possível ter mais foco, reduzir a ansiedade e tomar decisões mais promissoras. Assim, os objetivos são atingidos com maior sucesso, ainda que tenhamos uma rotina louca e corrida, sem muito tempo, devido ao fato de trabalhar e estudar.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=2eeb6a29-3d39-446b-93db-de259129ea15]

Mas você sabe como fazer um plano de carreira? Bem, de modo geral, você precisa:

  • descobrir seus objetivos;
  • encontrar a capacitação necessária;
  • organizar as metas;
  • pesquisar quais empresas combinam com seus objetivos;
  • encontrar bons mestres;
  • ter uma rede de contatos;
  • conhecer-se bem.

Continue nas próximas linhas e compreenda melhor cada passo!

Entenda seus objetivos a curto e a longo prazo

Primeiro, faça uma avaliação pessoal sobre suas qualidades, valores, talentos, preferências e pontos a serem melhorados. Também, defina objetivos para curto e longo prazos, refletindo onde e como você gostaria de estar daqui 1, 3, 5, 10 anos. A partir disso, estabeleça o que deverá ser feito para que consiga cumprir com suas propostas.

Suponhamos que um dos seus objetivos seja trabalhar em uma multinacional. Assim, para conseguir chegar lá, também será preciso definir outras metas que demandarão menos tempo, como:

  • inscrever-se em um vestibular ou no Enem;
  • estudar a matéria da prova;
  • conseguir uma boa nota para passar;
  • dedicar-se ao curso correspondente, assistindo a todas as aulas;
  • conseguir o diploma de graduação;
  • fazer estágios, para criar um ótimo currículo.

Com esse delineamento, seus desejos ficarão mais fáceis de serem conquistados. Dessa forma, separe um tempo, concentre-se nos seus pensamentos e defina alguns propósitos.

Compreenda a capacitação necessária

Um plano de carreira envolve estudos, trabalho, dedicação. A partir do ponto no qual você se encontra, até àquele onde você quer chegar, é necessário compreender qual a capacitação profissional necessária. Tudo deve estar claro na sua mente: tipo de trabalho, cargo, salário.

Depois dessa definição, pesquise qual tipo de conhecimento e quais habilidades são essenciais para chegar lá. Saber isso ajudará você a entender qual graduação ou quais cursos fazer durante o caminho.

Também não deixe de pesquisar sobre boas instituições que podem facilitar sua direção. Aqui na Anhanguera, temos diversos cursos disponíveis, de graduação e pós, inclusive no modo 100% online. Assim, você tem a possibilidade de estudar de onde estiver, reduzir custos e ter flexibilidade, sem abrir mão da qualidade.

Trace milestones a serem cumpridos

A concepção de milestones vem da unidade de medida “milhas”. A ideia é utilizar marcos que o ajudem a medir e avaliar o alcance de seus objetivos. Uma forma de fazer isso é dividir o tempo total em prazos menores, definindo também metas pequenas. Por exemplo, se em 10 anos você almeja estar no cargo “x”, ganhando “y”, determine em quais lugares você precisaria estar e quanto precisaria ganhar em um intervalo de 1, 2, 3, 5 anos.

Uma sugestão para facilitar a visualização é desenhar isso tudo em um diagrama, colocando os respectivos passos e tempo entre eles. Você verá que a produtividade para alcançar cada objetivo será maior.

Entenda em qual empresa você poderá ter sucesso

Para chegarmos ao alvo, precisamos de conhecimentos teóricos e práticos, certo? Com relação ao teórico, já mencionamos sobre a capacitação e uma faculdade que ofereça o apoio necessário. Com a parte prática, é necessário estabelecer empresas que possam conceder boas experiências, seja em estágio, seja com carteira assinada.

Para isso, busque informações com pessoas que já estão aonde você quer chegar. Analise, nos sites de emprego, os requisitos pedidos para cada cargo. Pesquise sobre os estabelecimentos, a fim de entender valores, estratégias, cultura.

Quer um exemplo? Você pode pesquisar, na internet, anúncios sobre a função ou o tipo de trabalho almejado. Compare as informações entre várias empresas e avalie os pontos em comum.

Vamos supor que você queira trabalhar no cargo de psicólogo em um RH. Após, algumas buscas, você chega à conclusão de que é necessário ter conhecimento da rotina sobre recrutamento e seleção, além de saber aplicar diversos testes específicos.

Nesse momento, contar com uma faculdade que pode ajudá-lo a conquistar o emprego desejado é ainda melhor, não é mesmo? É por isso que a Anhanguera pensa em seus alunos e disponibiliza o canal Conecta, a fim de que tenham acesso às empresas credenciadas e de qualidade garantida!

Com essas informações em mãos, fica mais fácil traçar possíveis lugares para trabalhar, que darão esse know how para você chegar lá.

Encontre mentores que possam ajudar

Ao longo da caminhada, é interessante que tenhamos mentores ou profissionais nas quais possamos nos inspirar. Podem ser profissionais que já estejam na jornada há anos e deem dicas do que fizeram para alcançar o triunfo. Outra ideia é ler biografias de pessoas que venceram, depois de terem passado por batalhas e dificuldades. Vá atrás de cases de sucesso. Enfim, não faltam bons exemplos de pessoas que conquistaram grandes resultados, cujas histórias nos entusiasmam e nos dão coragem para seguir em frente.

Use o network a seu favor

Redes de contatos são importantes para quaisquer profissionais. Quando pessoas conhecem nossos talentos e confiam em nós, fica mais fácil conquistar objetivos. Já ouviu aquele pensamento que ninguém atinge o sucesso sozinho? Durante a estrada, precisamos contar com o apoio de familiares, amigos, conhecidos, professores.

Ir a eventos, como workshops, é uma ótima forma de conhecer outras pessoas com os mesmos interesses e ampliar as oportunidades. Outra ideia é usar o LinkedIn a seu favor. Essa rede social é feita especialmente para conectar profissionais de áreas afins, divulgar conteúdos relacionados à profissão e fazer-se mais conhecido em um campo de saber.

Peça feedbacks

Por fim, outro passo importante no plano de carreira é descobrir a visão de outras pessoas sobre você. Muitas vezes, nossa forma de agir pode nos levar a sermos mal interpretados, ainda que não seja nossa intenção. Sabendo como os outros nos veem e como percebem nossos defeitos e qualidades, podemos focar em buscar melhorias pontuais e importantes ao nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Sendo assim, peça feedbacks a pessoas relevantes, como professores, amigos da faculdade, colegas de trabalho, chefe, clientes etc. Analise se, nos relatos, há características que se repetem. Mas, claro, esteja preparado para escutar suas falhas e veja-as como uma oportunidade para se aprimorar.

Com essas dicas, você já pode traçar cada passo do seu plano de carreira, a fim de atingir os objetivos com mais facilidade e desfrutar de uma vida de mais sucesso. Não se esqueça, também, de ficar atento às mudanças tecnológicas, pois elas influenciam determinadas exigências de cada carreira, está bem?

Se você gostou de saber mais sobre o assunto, então, com certeza, você também se interessará por nosso guia prático para equilibrar trabalho e estudos. Venha conferir!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados