Como é a faculdade de Agronomia na prática?

estudante de agronomia

Tem interesse em ingressar na faculdade de Agronomia, mas ainda não sabe como funciona o curso ou se essa é a profissão que mais combina com você? Primeiramente, é preciso entender que dúvidas como essas são comuns — afinal, estamos falando de uma decisão importante e que definirá o seu futuro pelos próximos anos.

Foi pensando nisso que, neste post, reunimos as principais informações que você precisa saber sobre o curso de Agronomia antes de prestar vestibular.

Ter esses dados em mãos não só ajudará a compreender a dinâmica de uma formação na área, como também a ter uma ideia do que esperar após a conclusão da graduação. Ficou interessado? Então, continue conosco e veja os seguintes tópicos:

A faculdade de Agronomia é do tipo Bacharelado

O Bacharelado é um tipo de formação de nível superior que confere ao graduado o título de bacharel na área escolhida. O objetivo dos cursos desse tipo é capacitar o profissional para atuar no mercado por meio de conhecimentos generalistas — de forma que ele saiba “de tudo um pouco” e esteja apto a trabalhar nos diferentes segmentos da profissão.

Como você pode perceber, o curso de Agronomia aqui da Anhanguera é ofertado em forma de Bacharelado. Assim, ao final da graduação, o aluno recebe o título de bacharel em Agronomia.

A duração média é de cinco anos

De forma geral, os cursos do tipo Bacharelado costumam durar de 3 a 6 anos. A faculdade de Agronomia está dentro dessa média, com duração de 5 anos. Ou seja, em 10 períodos, você terá o seu diploma de agrônomo em mãos.

É possível estudar no formato presencial ou semipresencial

Temos uma ótima notícia para quem quer fazer faculdade de Agronomia: hoje, é possível cursar a graduação tanto presencialmente quanto na modalidade semipresencial. Abaixo, falaremos como funcionam os dois formatos!

Curso de Agronomia presencial

Trata-se da modalidade de ensino mais tradicional, na qual o aluno deve frequentar a faculdade presencialmente para assistir às aulas, fazer as provas e cumprir com as demais atividades do curso. Por isso mesmo, é ideal para quem tem uma rotina mais flexível, com horários disponíveis para frequentar o ambiente acadêmico durante a semana.

Entre as vantagens de cursar Agronomia presencialmente estão o contato mais próximo com os professores e os colegas de sala, além da possibilidade de utilizar com mais frequência a infraestrutura da faculdade.

Curso de Agronomia semipresencial

Entendendo que nem todos têm tempo para conciliar um curso presencial com a rotina de trabalho ou outras atividades, as faculdades que se preocupam com o sucesso do aluno, caso da Anhanguera, passaram a oferecer a graduação em Agronomia semipresencial.

Esse é um modelo de ensino inovador e em alta, no qual o aluno comparece à instituição de ensino apenas uma vez na semana para assistir às aulas presenciais e/ou práticas. O resto da carga horária é cumprido online, por meio de uma plataforma virtual de aprendizado.

Dessa forma, o aluno consegue usufruir das vantagens do EAD, como flexibilidade, autonomia e liberdade para montar seus próprios horários, sem abrir mão das exclusividades do ensino presencial. Interessante, não?

Nos primeiros semestres, são desenvolvidas disciplinas básicas

Bom, chegou a hora de descobrir o que se estuda no curso de Agronomia. Essa certamente é uma curiosidade sua, não é? Nada mais natural, afinal, saber o que esperar ao longo da graduação é algo que ajuda a entender se a realidade condiz com suas expectativas.

Vale destacar que a faculdade de Agronomia é bastante interdisciplinar! Isso quer dizer que você estudará disciplinas variadas, que envolvem conhecimentos de Ciências Exatas e Ciências Biológicas, além de matérias de desenho técnico e até de informática.

Nos primeiros semestres, o foco está nas disciplinas básicas e mais generalistas, como:

  • bioquímica;
  • biologia;
  • química;
  • física;
  • cálculo;
  • economia;
  • desenho técnico, entre outras.

A partir do segundo ano, começam as atividades práticas

Quanto ao restante da grade curricular, espere disciplinas mais específicas ao exercício da profissão, que abordam conteúdos das áreas de agricultura, pecuária, ciência dos solos, fitotecnia, genética de plantas e animais etc.

Alguns exemplos de matérias vistas depois dos primeiros semestres são:

  • bovinocultura;
  • fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas;
  • física e conservação do solo e água;
  • controle de qualidade de produtos animais e vegetais;
  • fitotecnia: algodão e mandioca;
  • fitotecnia: arroz, feijão e trigo;
  • fitotecnia: soja e milho;
  • fruticultura;
  • máquinas e mecanização agrícola;
  • produção, tecnologia e armazenamento de sementes;
  • suinocultura e avicultura;
  • piscicultura etc.

Também é importante dizer que, a partir do segundo ano, o aluno passará a desenvolver atividades práticas. Frequentar ambientes como o laboratório da faculdade, fazendas experimentais e o campo no geral será parte da rotina do futuro agrônomo. Ficou animado!?

O aluno é capacitado para atuar em diversas áreas

Algo que você precisa saber sobre a faculdade de Agronomia é que ela é amplamente valorizada pelo mercado, tendo em vista que a contribuição do setor agrônomo para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro é significante. Por isso, o aluno formado depara-se com uma grande demanda de vagas e tem a vantagem de trilhar carreiras promissoras em áreas variadas.

Abaixo, listamos algumas das possibilidades de atuação na área da Agronomia. Veja:

  • administração de propriedade rurais — gerenciando atividades que vão desde o planejamento de compras até a administração de recursos materiais e humanos;
  • engenharia rural — projetando obras em propriedades e em unidades de produção, como montagem de sistemas de irrigação, nivelamento e manutenção do solo etc.;
  • zootecnia — controlando a produção de grãos e de pastagens usadas na agropecuária, planejando criações de animais, entre outras atividades;
  • fitotecnia — acompanhando o cultivo e a colheita de safras, aplicando técnicas de aumento de produtividade por meio de seleção de sementes, uso de adubos etc.;
  • melhoramento animal e vegetal — desenvolvendo pesquisas e aplicando técnicas que contribuem com a melhoria da produção;
  • defesa sanitária — combatendo e prevenindo pragas/doenças em produções rurais;
  • produção agroindustrial — gerenciando a industrialização de produtos agrícolas, atuando em pesquisas sobre tecnologias e produtos, entre outras possibilidades;
  • manejo ambiental — elaborando e aplicando estratégias que visam a preservação ambiental, a recuperação de terras degradadas, o reflorestamento etc.;
  • solo — cuidando da fertilidade dos solos e controlando suas propriedades físicas;
  • setor público — atuando em prefeituras, secretarias, ministérios e até mesmo em faculdades estaduais e federais diante da aprovação em um concurso para agrônomo.

O estágio supervisionado é obrigatório

Para concluir o curso de Agronomia e conquistar o tão sonhado diploma, é necessário passar pelo estágio supervisionado: prática obrigatória e que faz parte da carga horária da graduação. O aluno deve encarar a experiência como uma ótima oportunidade de colocar em ação tudo aquilo que aprendeu, enriquecendo o currículo e fazendo networking.

Importante destacar que, nessas horas, o apoio da faculdade faz toda a diferença. Aqui na Anhanguera, temos como diferencial o Canal Conecta, portal de vagas de emprego e de estágio exclusivo para os alunos da instituição. Assim, é muito mais fácil encontrar uma oportunidade interessante de trabalho, não concorda?

E então, conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre a faculdade de Agronomia? Com a sustentabilidade em pauta, o agrônomo é um profissional de grande demanda no mercado — ou seja, as suas chances de empregabilidade e de sucesso na carreira ao optar por essa graduação são definitivamente promissoras. Lembre-se, no entanto, de que, para isso, é fundamental ingressar em uma instituição de ensino de qualidade e credibilidade.

Sendo assim, que tal estudar Agronomia com a gente na Anhanguera? Faça agora mesmo a sua inscrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content