Será que vale a pena morar perto da faculdade?

seraquevaleapenamorarpertodafaculdade

Morar perto da faculdade é uma alternativa que pode favorecer significativamente o seu cotidiano. Até porque, quem tem muitos compromissos sabe o quão difícil às vezes fica conseguir conciliar trabalho e estudo e alcançar resultados positivos em ambas as atividades.

Saiba que esse momento pode ser interessante também para poupar dinheiro e ter menos custos de alimentação e transporte. Mas um dos fatores que mais é levado em consideração quando se toma essa decisão é a possibilidade de ter mais tempo para descansar.

Continue a leitura e confira, a seguir, os motivos para decidir morar perto da faculdade e, ainda, quais são as opções disponíveis para quem está considerando essa escolha. Boa leitura!

Por que morar perto da faculdade?

Geralmente, a rotina agitada e corrida de quem trabalha e estuda pode ser bastante desgastante, tanto em um aspecto físico quanto mental. Dessa forma, tomar a decisão de morar perto da faculdade pode ser uma opção vantajosa para que a pessoa consiga ter mais momentos de descanso e lazer, sem renunciar a outras obrigações.

E é claro que morar mais próximo do local de estudo também proporciona uma maior economia na faculdade. Isso porque você deixa de gastar com meios de transporte e deslocamento e ainda pode se dar o conforto de fazer as suas refeições em casa.

Além disso, ainda é possível aproveitar alguns minutinhos a mais para dormir. Isso mesmo! A rotina pode acabar deixando-o mais cansado — e ter uma boa noite de sono pode fazer toda a diferença para obter mais ânimo e força de vontade, sobretudo no momento de ir para a faculdade. Tudo isso representa, portanto, ótimos motivos para quem ainda está confuso sobre essa interessante alternativa.

Quais são as vantagens de se mudar?

Trabalhar, estudar e ter vida social parece uma realidade impossível para você? Pois saiba que é totalmente possível atingir esse patamar quando se mora perto da faculdade. Afinal, você acaba ganhando mais tempo para se dedicar a outras atividades nos períodos em que estiver fora de sala de aula, o que favorece a otimização do seu tempo e representa mais disposição para que você consiga cumprir com os outros compromissos.

Ainda não está convencido? Uma pesquisa feita por especialistas e integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), consultados pela Agência Brasil, mostrou que usar o transporte público ruim e cheio pode causar grandes níveis de estresse, impactando negativamente a sua vida. Afinal, ficar em pé durante horas, depois de trabalhar o dia todo, ainda gastando até mais de R$4 por passagem, não é mesmo?

Além desses fatores, separamos, a seguir, outras vantagens dessa escolha para que você se convença de que a opção é, de fato, motivadora para escapar da rotina agitada.

Facilidade na locomoção

O transporte e seus problemas, como trânsito excessivo e, muitas vezes, imprevisível, faz com que muitos estudantes percam aulas ou não consigam chegar a tempo na faculdade. Assim, morando mais perto não será necessário se preocupar, por exemplo, com qual será o tempo necessário para se deslocar até a instituição de ensino ou saber detalhadamente a disponibilidade dos meios de transporte na região.

Redução de custos

Além da notável economia de custos em relação ao transporte e alimentação, os imóveis ao redor das faculdades costumam ser mais em conta, justamente para atender a um público mais jovem. Assim, existem uma série de opções, desde repúblicas até apartamentos individuais ou compactos o suficiente para atender com conforto uma pequena família, por exemplo.

Otimização do tempo

Outro aspecto que geralmente tem um grande peso na decisão de morar perto da faculdade é a possibilidade de ter mais tempo para fazer outras atividades que não estejam relacionadas aos estudos. Com isso, você pode se dedicar a algum outro projeto ou, até mesmo, a mais momentos de lazer, favorecendo, sobretudo, a melhoria da sua qualidade de vida.

Diminuição do cansaço da rotina

Quem mora longe e passa longos períodos se deslocando de casa para o trabalho e para a faculdade sabe bem como o cansaço pode atrapalhar a rotina. Assim, quanto mais perto do local de estudos, maior a chance de ter mais disposição e dar o melhor de si em todas as suas atividades e compromissos. Tudo isso contribui para sua saúde física e mental e, também, para o aumento significativo do bem-estar pessoal.

O que pode ser feito para escolher a melhor moradia?

Devido a alguns programas de incentivo aos estudos, como o FIES e o Prouni, cada vez mais pessoas estão se mudando de cidade ou região para buscar por novas oportunidades, o que inclui a realidade de morar perto da faculdade. Mas para isso, é importante contar com uma faculdade que ofereça essas oportunidades, o que é o caso da Anhanguera.

Como isso pode representar também um momento desafiador, principalmente em relação à escolha da moradia, é preciso considerar certos fatores. Alguns deles são:

  • sua disponibilidade financeira;
  • o tempo de deslocamento até a instituição de ensino;
  • se o imóvel possibilita facilidades mais econômicas, sem que o seu orçamento seja prejudicado.

No caso, o ideal é que o valor do aluguel não comprometa mais do que um terço da sua renda mensal.

Caso não seja possível arcar com tudo sozinho, você também pode desenvolver uma organização financeira e buscar opções mais viáveis — como repúblicas, pensões, quartos individuais, apartamentos, flats, entre outros. Para a grande maioria das pessoas, a alternativa é interessante e pode transmitir até mais segurança do que morar sozinho.

Porém, caso você tenha uma família e precisa encontrar uma moradia próxima e acessível da instituição, saiba que também é possível encontrar imóveis confortáveis e valorizados que atendam às suas necessidades. Nesse sentido, avalie bem a região e verifique, por exemplo, se o local costuma ser barulhento ou se oferece uma boa infraestrutura, como mercados, restaurantes e hospitais próximos.

No mais, é fundamental planejar cada passo dessa fase para que você possa aproveitar todas as vantagens que uma moradia próxima da instituição de ensino pode proporcionar para o seu bem-estar e conforto. Uma boa dica é fazer um levantamento detalhado de todos os seus custos e optar por um imóvel que seja adequado para o seu orçamento.

Viu só como morar mais perto da faculdade oferece uma série de vantagens para o seu cotidiano? Lembre-se de que essa importante decisão também traz consigo mudanças desafiadoras para a sua vida, e é preciso contar com uma dose extra de responsabilidade para conseguir trabalhar e estudar. Portanto, não deixe de considerar as nossas dicas para ter sucesso em ambas as atividades!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e conheça 6 dicas valiosas para escolher uma faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados