O mercado de trabalho para formados em EAD é promissor?

profissionais ead no mercado de trabalho

Quem escolhe fazer uma faculdade a distância, geralmente prefere essa modalidade de ensino em função da flexibilidade que ela oferece — o que é, de fato, bastante válido para aqueles que precisam conciliar trabalho e estudo, por exemplo. Mas, ao mesmo tempo, os alunos têm a preocupação sobre como é o mercado de trabalho para quem se forma na modalidade EAD.

Existe a dúvida se realmente há boas oportunidades para quem concluiu um curso a distância, se o diploma é bem aceito no mercado e se será possível construir uma carreira de sucesso com essa graduação. Para esclarecer esses e outros pontos, preparamos este artigo!

[hubspot type=cta portal=8726768 id=88859da9-6c47-43d9-8456-25513826b9c4]

Continue lendo, a fim de descobrir se o mercado de trabalho aceita bem os profissionais formados na modalidade EAD e a opção é a ideal para você conquistar o seu tão desejado diploma e se profissionalizar!

Por que o mercado aceita bem os formados em EAD?

Fazer uma faculdade a distância é a solução para quem não pode estar em sala de aula todos os dias cursando uma graduação presencialmente. Essa modalidade de ensino permite que o aluno tenha muito mais flexibilidade para estudar nos melhores horários para ele, ou seja, criando sua própria rotina de estudos de acordo com seus compromissos e deveres.

Por terem essa maior liberdade durante a graduação, algumas pessoas acabam ficando em dúvida sobre a aceitação do mercado de trabalho com relação aos cursos EAD. Apesar de eles serem oferecido há alguns anos, quem está para ingressar na faculdade pode ter certa insegurança.

A boa notícia é que a formação de um profissional em EAD não o prejudica de trilhar uma carreira de sucesso. O mercado tem uma boa aceitação para esse tipo de graduação, e é justamente por isso que cada vez mais cursos são ofertados nessa modalidade. Afinal, ela é prática e não prejudica em nada o futuro do aluno.

Você sabia que, para o mercado, o EAD é até mesmo bem atrativo? Isso porque os profissionais que se formam por essa modalidade de ensino desenvolvem habilidades e competências que são valorizadas pelos empregadores. Ao mesmo tempo, os conhecimentos adquiridos são iguais aos dos graduandos que fazem uma faculdade presencial.

Se você ainda está em dúvida sobre o que estamos falando, então veja a seguir alguns fatores que mostram por que o profissional EAD tem um grande futuro no mercado de trabalho.

O diploma é igual ao de cursos presenciais

O primeiro aspecto que você deve considerar é o fato de que o diploma dos graduados pela modalidade EAD não é diferente do que é ofertado nos cursos presenciais. Não existe nenhum tipo de observação ou qualquer informação que represente um alerta em relação a isso.

Sendo aluno EAD da Anhanguera, você pode cadastrar o seu currículo no canal Conecta e concorrer às melhores vagas de emprego nas melhores empresas do país — nesse caso, nenhuma distinção é feita entre você e outros candidatos com base na modalidade em que concluiu a graduação.

Há possibilidade de ingressar em pós-graduação

Uma vez que a graduação EAD não difere em nada daquela cursada no formato presencial, os graduados podem se especializar ainda mais, ingressando em uma pós-graduação. Assim, você se destaca no mercado.

Inclusive, você também pode cursar uma pós-graduação a distância. Ela ajuda a aprimorar os seus conhecimentos, tornando você um especialista em determinada área. Dessa forma, desenvolve maiores chances de alcançar o sucesso devido a um diferencial mais competitivo.

Os formados por EAD podem apresentar mais disciplina e organização

Para fazer uma faculdade online, é preciso que o estudante saiba que toda a responsabilidade estará sobre ele. Não haverá um professor para fazer cobranças, nem colegas para lembrar sobre atividades e trabalhos. Cabe ao próprio aluno organizar os seus horários para se dedicar ao curso, cumprindo todas as atividades.

Por isso, geralmente os profissionais formados por EAD apresentam mais disciplina e organização, uma vez que trabalham essas habilidades durante todo o seu curso. É interessante que isso também permite manter uma rotina de estudos produtiva, pois o graduando tem a liberdade de conduzir o curso segundo seus próprios métodos.

O perfil de alunos EAD geralmente é mais maduro e focado

Outro fator que garante boas oportunidades no mercado de trabalho para EAD é o perfil dos alunos que se formam nessa modalidade. Geralmente eles apresentam uma maturidade maior, justamente em função de terem a responsabilidade toda para si.

Além disso, costumam ser mais focados porque precisam desenvolver o hábito de estudarem sozinhos, tendo maior concentração e trabalhando o pensamento crítico. Tudo isso é muito valorizado pelos empregadores, pois são características de profissionais mais competentes.

Essa modalidade tem ótima grade curricular e ensino de qualidade

A grade curricular dos cursos oferecidos a distância é tão rica quanto aquela da modalidade presencial. Existe até mesmo a possibilidade de trabalhar conteúdos mais aprofundados, uma vez que não é preciso se limitar ao tempo em sala de aula para cumprir as disciplinas.

Nos cursos da Anhanguera, tudo fica disponível em uma plataforma online, com materiais em diferentes formatos, como textos, sugestões de artigos e vídeos. Além disso, o aluno pode participar de debates por meio de fóruns, tem contato com os tutores, faz avaliações, trabalhos e questionários. É um ensino de qualidade, que oferece todo o suporte que o estudante precisa.

Quem se forma por EAD pode ter mais facilidade com tecnologias

Conforme explicamos no item anterior, o conteúdo dos cursos a distância fica disponível em uma plataforma online. Por isso, o aluno precisa utilizar recursos tecnológicos para conduzir os seus estudos, inclusive, produzindo seus trabalhos e fazendo avaliações no meio virtual, através do AVA e do Portal do Aluno.

Dessa forma, ele se familiariza com as tecnologias, precisa dominar programas, aplicativos, entre outras ferramentas com as quais precisa lidar no dia a dia da profissão. Portanto, trabalha competências que serão fundamentais para ter um diferencial competitivo.

Porém, não basta apenas estudar a distância para ter boas oportunidades no mercado de trabalho EAD. É imprescindível escolher uma faculdade pioneira nessa modalidade para contar com uma excelente estrutura e o suporte que precisa para se formar. Além disso, deve se dedicar de verdade aos seus estudos, mantendo o comprometimento e a proatividade.

Gostou desse artigo? Então, confira outros temas interessantes e esclarecedores como esse. Curta nossa página no Facebook e acompanhe as nossas postagens!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados