BI e Análise de dados: Tudo sobre essa graduação

Homem analisando dados

BI (Business Intelligence) é uma área voltada para gestão de informação, estruturação e análise de dados, com foco na tomada de decisões estratégicas. 

Durante a graduação em BI, também chamada de Inteligência de Mercado, os estudantes exploram técnicas avançadas de análise de dados, aprendem a transformar grandes conjuntos de informações em insights acionáveis e dominam ferramentas de BI essenciais. 

Se você tem familiaridade ou interesse em assuntos como Big Data, Analytics, Estatísticas ou Ciência de Dados, e quer saber mais detalhes sobre a faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados, esse post é pra você. 

Boa leitura!

Como é o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados? 

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados traz disciplinas como Matemática Básica, Estatística e Probabilidade, e também Data Mining (Mineração de Dados), Data Storytelling e Modelagem de Dados. 

Ao final do curso, você será capaz de: 

  • Usar de técnicas de mineração de dados;
  • Criar dashboards para monitoramento de indicadores-chave;
  • Gerar relatórios mostrando padrões e insights;
  • Conhecer, determinar e usar os dados que são taticamente relevantes.
Gráficos em computador
Gerar relatórios de padrões faz parte da rotina de quem se forma no curso

Quais os tipos de Graduação em Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

A graduação em Inteligência de Mercado e Análise de Dados é oferecida pelas instituições de ensino no tipo Tecnológico.

Tecnólogo em Inteligência de Mercado e Análise de Dados

O Tecnólogo em Inteligência de Mercado e Análise de Dados possui foco na prática e na segmentação do conhecimento. 

O curso é dividido em 5 semestres, e, por ser um curso mais objetivo, as aulas são dinâmicas e organizadas para te ajudar a adquirir repertório de forma rápida, sem abrir mão da qualidade. 

Cursos de nível superior nesse formato normalmente são caracterizados pelo menor tempo de duração, e em praticamente metade do tempo de um bacharelado, você se forma e já pode começar a atuar na área.

Bacharelado em Inteligência de Mercado e Análise de Dados

Não existe curso de Bacharelado em Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Graduações do tipo bacharelado possuem um currículo mais abrangente, que oferece uma visão generalista e ampla, com formação teórica e matérias que cobrem diversas possibilidades dentro de uma mesma área.

Nesse caso, se você está buscando um bacharelado que se conecte ao campo de Business Intelligence ou Tecnologia da Informação, cursos como Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, ou até mesmo, Economia ou Administração, são excelentes opções.

Estudantes em aula de computação
Sistemas de Informação é um curso que se aproxima de Inteligência de Mercado

Licenciatura em Inteligência de Mercado e Análise de Dados

Para Inteligência de Mercado e Análise de Dados não existe um curso de licenciatura. Para os profissionais que desejam dar aula, as opções mais indicadas são buscar uma pós-graduação para especialização e uma formação pedagógica.

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é bom? 

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é uma escolha excepcional para o público universitário que busca se destacar na era da informação. 

Essa graduação te ajuda a desenvolver habilidades essenciais em um mercado de trabalho cada vez mais orientado por dados, gerando oportunidades de explorar conceitos avançados de Business Intelligence, mineração de dados e modelagem estatística. 

A análise de mercado te permite ainda compreender profundamente as nuances do comportamento do consumidor antecipando mudanças no cenário empresarial a partir de predição de tendências. 

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é aprovado no MEC?

A graduação em Inteligência de Mercado e Análise de Dados é sim aprovada pelo MEC. Ser aprovado pelo Ministério da Educação é requisito essencial para o seu diploma ser respeitado no mercado de trabalho.

É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do seu diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores.

Quando você estiver em dúvida sobre aprovação de um curso, em poucos passos é possível consultar se o mesmo é reconhecido pelo MEC e se a instituição de ensino que você pretende escolher também tem autorização para oferecê-lo.

Alunos com diploma em formatura
A aprovação no MEC garante a validade do diploma

Aprovação do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados no Mercado 

A aprovação do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados no mercado tem sido cada vez mais positiva. 

A demanda da sociedade por tecnologia e inovação é crescente, e a quantidade de dados que precisam ser coletados, tratados e analisados também tem aumentado exponencialmente nas empresas. Por isso, o mercado de trabalho para quem cursa Inteligência de Mercado e Análise de Dados se mantém aquecido. 

De acordo com o estudo sobre o Mercado Brasileiro de Software, desenvolvido pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e a IDC (International Data Corporation), e publicado no portal da CNN Brasil, o setor brasileiro de TI atingiu um investimento de R$ 238,2 bilhões em 2022, se considerados os mercados de software, serviços, hardware e também as exportações do segmento. 

Isso prova o quanto o setor de BI é importante para as empresas, ajudando a reduzir custos, aumentar receitas, melhorar a satisfação dos clientes e colaboradores, inovar e se adaptar às mudanças do mercado.

Qual o perfil ideal do aluno de Inteligência de Mercado e Análise de Dados? 

O perfil ideal do aluno de Gestão de Produto envolve uma combinação de características como o gosto por dados e tecnologia e o interesse por Python, SQL e R (Linguagem de Programação). 

Além disso, ter afinidade com Matemática, Estatística, Tecnologia e o idioma inglês, farão grande diferença. 

Também é importante ser detalhista, ter bom raciocínio crítico, curiosidade e equilíbrio entre técnica e pensamento estratégico.

Jovem fazendo aula de inglês pelo tablet
Saber inglês pode fazer diferença para quem se forma em Inteligência de Mercado

Personalidade do aluno da área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados

Os alunos na área de Inteligência de Mercado e Análise de Dados geralmente possuem características específicas de personalidade, como por exemplo: 

  • Habilidade de Resolução de Problemas: Diante de desafios complexos, os alunos de Inteligência de Mercado são capazes de aplicar suas habilidades analíticas para desenvolver soluções eficazes. Eles veem os problemas como oportunidades para aplicar suas habilidades de resolução de problemas. 
  • Orientação para Resultados: Profissionais nessa área muitas vezes são impulsionados por resultados. Eles se esforçam para traduzir dados em ações concretas que impulsionam o sucesso organizacional. 
  • Habilidade de Comunicação: A capacidade de comunicar de forma clara e eficaz é crucial. Profissionais em inteligência de mercado precisam apresentar insights de maneira acessível para públicos diversos, incluindo aqueles sem um background técnico. 
  • Pensamento Crítico: A capacidade de questionar, avaliar e interpretar informações é crucial. Os estudantes desenvolvem um pensamento crítico afiado para analisar dados de maneira objetiva e fundamentada. 
  • Adaptabilidade: Dada a natureza em constante evolução da tecnologia e das práticas de análise de dados, a adaptabilidade é uma qualidade-chave. Alunos estão dispostos a aprender continuamente e a se adaptar às mudanças no cenário tecnológico. 
  • Colaboração e Trabalho em Equipe: Dada a natureza interdisciplinar da inteligência de mercado, a capacidade de colaborar efetivamente com profissionais de diversas áreas é crucial. Isso envolve trabalhar e liderar equipes para alcançar objetivos comuns. 
Jovens profissionais analisando computadores em escritório
Saber trabalhar em equipe e resolver problemas é essencial

Rotina de estudos para quem estuda Inteligência de Mercado e Análise de Dados


A rotina de estudos durante o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados pode variar de acordo com a grade das matérias de cada semestre e é totalmente focada no exercício profissional. 

A duração do curso superior de tecnologia é mais curta do que o Bacharelado. Isso permite que a grade curricular seja enxuta, com uma abordagem mais específica, voltada diretamente para a realidade do mercado de trabalho. 

Em pouco mais de 2 anos você terá o diploma em mãos e estará preparado para iniciar a carreira. E na opção EAD, a rotina de estudos será ainda mais tranquila. Essa modalidade te permite assistir as aulas de acordo com sua disponibilidade de horários, podendo conciliar os estudos com o trabalho e lazer de forma equilibrada. 

E para concluir a faculdade, verifique com a instituição de ensino escolhida se será necessário apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para cursos tecnólogos, a entrega do TCC pode ser optativa, ficando a cargo da instituição exigir ou não essa avaliação para conclusão do curso.

Moça estudando à noite com fone de ouvido
A rotina de estudos no curso EAD pode se ajustar aos seus horários

Quais as modalidades de estudo para Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

A graduação de Inteligência de Mercado e Análise de Dados é oferecida na modalidade EAD. Entenda mais sobre essa modalidade:

Curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD

A graduação em Inteligência de Mercado e Análise de Dados EAD é 100% online. Essa modalidade de ensino oferece mais flexibilidade para o aluno, que pode estudar quando puder e onde quiser.

As aulas são ensinadas por meio de Disciplinas Interativas em um Ambiente Virtual de Aprendizado, com o apoio de material didático digital. A interação com os colegas pode ser feita por meio de fóruns interativos e o suporte virtual é contínuo. 

Durante esse período, o aluno não precisa comparecer à faculdade para assistir às aulas, realizar atividades ou entregar trabalhos. A presença do aluno pode ser necessária apenas para a realização de provas semestrais,

O diploma dessa modalidade, assim como os cursos presenciais, tem a mesma validade. Inclusive, estudar a distância ajuda o aluno a adquirir novas habilidades digitais, que serão necessárias durante a jornada universitária.

Curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados no modelo Semi Presencial

A faculdade semipresencial é feita de forma híbrida. A maioria das aulas são online, com a necessidade de se dirigir até a faculdade algumas vezes para realização de aulas práticas.

O curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados normalmente não é disponibilizado nessa modalidade, mas sempre consulte as opções disponíveis na instituição de ensino escolhida antes de se matricular.

Curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados Presencial

No curso presencial o aluno comparece diariamente na universidade, acompanha as aulas em sala de aula, participa das atividades complementares e tem contato direto com professores e colegas.

Os horários das turmas são fixos e os valores das mensalidades são maiores devido aos custos das instalações físicas. E as disciplinas são teóricas e práticas de acordo com as Diretrizes curriculares para Inteligência de Mercado e Análise de Dados estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Lembrando que, assim como na modalidade semipresencial, esse curso tecnológico não é oferecido na modalidade presencial. Por isso, sempre consulte as opções disponíveis antes de realizar a matricula.

Professor dando aula de programação com projeção em tela
No curso presencial, as aulas são na faculdade

Qual a duração e as matérias do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados? 

A faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados tem duração de 5 semestres, ou seja, 2 anos e meio, distribuídos em uma carga horária de 2.100 horas. 

As matérias do curso respeitam currículo de Inteligência de Mercado e Análise de Dados conforme diretrizes educacionais e são organizadas da seguinte forma:

1º semestre (300h)

  • ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA;
  • LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO;
  • LÓGICA E MATEMÁTICA COMPUTACIONAL;
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS PARA DADOS;
  • SOCIEDADE BRASILEIRA E CIDADANIA.

2º semestre (550h)

  • ARQUITETURA DE DADOS;
  • BANCOS DE DADOS EM NUVEM;
  • ESTRUTURA DE DADOS;
  • MODELAGEM DE DADOS;
  • PROJETO DE EXTENSÃO I – INTELIGÊNCIA DE;
  • MERCADO E ANÁLISE DE DADOS;
  • SEGURANÇA DE DADOS.

3º semestre (300h)

  • ENGENHARIA DE DADOS;
  • FUNDAMENTOS DE MACHINE LEARNING;
  • PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PARA ANÁLISE DE DADOS;
  • PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE BANCO DE DADOS;
  • PROJETO DE SOFTWARE.

4º semestre (550h)

  • ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS;
  • BANCOS DE DADOS NÃO RELACIONAIS DATA MINING;
  • MONITORAMENTO E INDICADORES;
  • PROJETO DE EXTENSÃO II – INTELIGÊNCIA DE MERCADO E ANÁLISE DE DADOS;
  • REPOSITÓRIO DE DADOS – OPTATIVA.

5º semestre (400h)

  • ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS;
  • DESENVOLVIMENTO E MONITORAMENTO DE DASHBOARDS;
  • GOVERNANÇA DE DADOS;
  • VISUALIZAÇÃO DE DADOS E STORYTELLING;
  • WEB ANALYTICS;
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES. 
Símbolos de cibersegurança em notebook
“Segurança de Dados” é uma das disciplinas do curso

Quais as possibilidades de especialização em Inteligência de Mercado e Análise de Dados? 

Existem muitas possibilidades de especialização em Inteligência de Mercado e Análise de Dados, e algumas das principais especializações incluem: 

  • Big Data Analytics: Concentra-se na análise, interpretação e processamento de dados em grandes volumes, geralmente utilizando tecnologias como Tableau, Hadoop e Apache Spark. Os profissionais aprendem a lidar com volumes massivos de dados para extrair insights significativos. 
  • Data Science: Aborda a interseção entre estatística, programação e conhecimento de negócios para resolver problemas complexos. Os especialistas em Data Science utilizam algoritmos e modelos avançados de Predição Analítica, para prever tendências e comportamentos. 
  • Inteligência Artificial e Machine Learning: Enfoca o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para análise preditiva e automação de processos de decisão. Profissionais aprendem a implementar soluções de inteligência artificial em contextos de negócios. 
  • Visualização de Dados: Concentra-se na habilidade de comunicar dados complexos de maneira visualmente compreensível. Profissionais aprendem a criar visualização de informação de maneira eficaz para transmitir insights de forma clara.
  • Business Analytics: Foca na aplicação de técnicas avançadas de análise de dados e inteligência empresarial para informar decisões de negócios. Isso inclui Modelos Preditivos, Analytics Avançados, Otimização, Análise Estatística, Análise Quantitativa, análise de risco e outras abordagens analíticas avançadas.
  • Cloud Computing e Segurança de Dados: A computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação via internet. Esses serviços podem ser servidores, e-commerce, sistemas de gestão como CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning), armazenamento de dados, entre outros, facilitando a segurança e a gestão de dados. 
  • IoT (Internet das Coisas): empresas de diferentes segmentos têm se apoiado à Transformação Digital para criar e vender produtos responsivos, interativos e integrados, que geram dados instantâneos, permitindo análises mais rápidas e inteligentes para otimização e melhoria na experiência do usuário. 

Importante ressaltar que a competitividade faz parte do mundo do trabalho, e isso exige dos profissionais diferenciais para se destacar. 

Cada especialização, como essas citadas até aqui, oferece oportunidades únicas, permitindo que os profissionais da área escolham caminhos que se alinhem às suas habilidades e aos seus objetivos de carreira.

Homem clicando em símbolo IOT
A Internet das Coisas é um dos segmentos em que você pode trabalhar

Quais as principais áreas para recém-formados em Inteligência de Mercado e Análise de Dados? 

São muitas as áreas para recém-formados em Inteligência de Mercado e Análise de Dados: 

  • Data Mining;
  • Modelagem;
  • Agrupamento e classificação de grandes volumes de dados (Big Data);
  • Pesquisa;
  • Docência. 

E essas áreas estão espalhadas nas mais diversas instituições: 

  • Startups;
  • Bancos e organizações para soluções financeiras;
  • Portais e provedores de conteúdo;
  • Comércio;
  • E-commerce;
  • Empresas de Consultoria;
  • Instituições de ensino;
  • Indústrias;
  • Hospitais;
  • Órgãos Públicos;
  • Institutos de pesquisa.
Mulher e homem analisando arquivo em computador em escritório
Quando você se forma pode trabalhar em startups

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

As faculdades públicas e privadas possuem particularidades, e cabe à você considerar essas características para tomar a melhor decisão na hora de estudar.

A escolha entre uma faculdade pública ou privada depende de vários fatores, como custo, qualidade acadêmica, recursos disponíveis e preferências pessoais.

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, o que torna o ingresso a uma instituição privada mais simples.

Em contrapartida, faculdades públicas geralmente são mais acessíveis financeiramente e oferecem recursos amplos, enquanto faculdades privadas podem ter programas especializados e redes de ex-alunos fortes.

Nos dois casos é possível encontrar instituições de qualidade, mas é importante lembrar que o comportamento do estudante durante a graduação é o que mais influencia na qualidade da formação.

Considere seu orçamento, os programas oferecidos, a reputação acadêmica e o ambiente de aprendizado ao tomar sua decisão. Ambas têm vantagens, então a escolha depende das suas necessidades e objetivos individuais.

Jovem garota desapontada segurando cofrinho e livros
É preciso considerar o custo e a qualidade acadêmica para saber em qual faculdade estudar

Faculdade Pública em Inteligência de Mercado e Análise de Dados

A faculdade pública em Inteligência de Mercado e Análise de Dados é gratuita, mas muito concorrida. E por ser um tipo de instituição financiada pelo governo, a ausência de mensalidades é um grande atrativo.

Dessa forma, podemos listar como principais pontos positivos para escolher uma instituição pública, além da ausência de mensalidades, a qualidade acadêmica composta por professores de renome, o que aumenta o reconhecimento e valorização no mercado de trabalho.

Já como pontos negativos, além da alta concorrência, é muito comum que instituições públicas sejam mais burocráticas e tenham uma infraestrutura de menor qualidade. O que faz com que novas metodologias de ensino, como os cursos EAD, não sejam inseridas em suas grades curriculares com tanta facilidade.

Faculdade Privada para Inteligência de Mercado e Análise de Dados

A faculdade privada para Inteligência de Mercado e Análise de Dados pode oferecer muitas vantagens como: infraestrutura moderna, programas acadêmicos especializados, grade de horários flexíveis, turmas possivelmente menores, acesso a uma rede de ex-alunos robusta e uma abordagem mais personalizada para o ensino.

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição.

No entanto, é importante que o aluno procure por instituições que atendam às necessidades e metas de carreira. Por isso, é essencial pesquisar cuidadosamente as opções considerando fatores como reputação da faculdade, recursos oferecidos e oportunidades de estágio.

Jovem em sala de aula analisando computador
A faculdade privada tem infraestrutura e programas especializados

Quanto custa a faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

A mensalidade do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados vai variar de acordo com alguns parâmetros que são muito importantes para a tomada de decisão, como modalidade do curso e qualidade da instituição de ensino.

Na Anhanguera, por exemplo, o aluno pode cursar Inteligência de Mercado e Análise de Dados na modalidade EAD, que conta com uma infraestrutura digital de ponta e formas de ingresso facilitadas, onde o valor pago pelo aluno pode diminuir com os programas de bolsa de estudo ou opções de descontos na mensalidade.

Confira o valor das mensalidades na página do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados no site.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos para a Faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Existem alguns tipos de Bolsa de Estudo para a faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

Caso você ainda se sinta receoso devido aos valores das mensalidades, fique tranquilo. Na Anhanguera existem muitas opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios que ajudam o aluno a pagar a faculdade e se tornar um profissional em Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

Diversas opções oferecidas não necessitam da nota do Enem, e mesmo que o aluno não tenha feito o exame, ainda é possível pagar menos na mensalidade.

Mulher fazendo contas na mesa da sala
É possível conseguir bolsas ou convênios para estudar

Como entrar em Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Existem várias maneiras de se matricular no curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Confira abaixo como garantir sua vaga.

Enem

Para ingressar no curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados utilizando a nota do Enem é bem simples. Os estudantes que apresentarem a nota do Enem não precisam prestar o vestibular.

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, e é uma prova realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC (Ministério da Educação).

As notas do exame podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas, a partir de programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou como substituto do vestibular em universidades privadas que adotam essa modalidade de seleção.

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Basta verificar como usar a nota do Enem seguindo as regras exigidas pelas instituições de ensino, como período de aplicação da prova e pontuação mínima.

Lembrando que quanto maior a nota obtida no Enem, maiores são as chances de conseguir uma Bolsa de Estudos, seja ela integral ou parcial.

Se o aluno se enquadrar nos requisitos, na hora de se inscrever para o curso é só selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula. 

Sisu

Você também pode usar o Sisu para entrar no curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do Sisu, onde os interessados podem verificar as regras gerais do programa, e acessar as instituições e cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever.

Celular com aplicativo do Sisu na mão de pessoa
O Sisu é uma forma de entrada na faculdade

Vestibular para Inteligência de Mercado e Análise de Dados

Para prestar vestibular para Inteligência de Mercado e Análise de Dados, você precisa se direcionar até a universidade de sua escolha ou fazer a inscrição de maneira online pelo próprio portal da instituição. 

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Aqui na Anhanguera, por exemplo, o vestibular para Inteligência de Mercado e Análise de Dados acontece da seguinte forma: 

Vestibular presencial

O vestibular para Inteligência de Mercado e Análise de Dados no modelo tradicional consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer polo da universidade. 

O teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa e você terá 2 horas para concluí-la. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior. 

Vestibular online

A prova para o vestibular online Inteligência de Mercado e Análise de Dados tem o formato similar a opção presencial, com a diferença que ocorre de maneira 100% online e você tem apenas 1 hora para concluir a prova. Outra informação essencial sobre o teste é que o candidato tem somente 5 chances para finalizá-lo. 

Portanto, confira com cuidado a conexão com a internet antes de iniciar o teste. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados.

Jovem estudando com notebook na biblioteca
No vestibular online, você pode fazer a prova em uma hora e ter cinco chances para finalizar

Quais as exigências para se formar em Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

As exigências para se formar em Inteligência de Mercado e Análise de Dados podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC e etc. 

Estágio Obrigatório para Inteligência de Mercado e Análise de Dados

O estágio obrigatório é uma atividade prática realizada pelos alunos durante alguns cursos de graduação. Para o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados, é necessário verificar antes com a instituição escolhida se há ou não a obrigatoriedade em fazer o estágio. 

Normalmente, para graduação Tecnológica, o estágio não é obrigatório, mas fazê-lo durante a faculdade pode gerar vários benefícios como: ganho de experiência, autoconhecimento profissional e ampliação de networking. 

Grupo de jovens em empresa de programação
O estágio pode ser obrigatório para você se formar

Enade para Inteligência de Mercado e Análise de Dados

Para os alunos concluintes do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados que fizerem parte de uma turma contemplada para o exame, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC de Inteligência de Mercado e Análise de Dados

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência muito comum durante os cursos de graduação, embora não seja uma etapa obrigatória em todas as instituições, ou em cursos tecnológicos. Dessa forma, fica a cargo da instituição de ensino exigir ou não essa avaliação para emitir o certificado de conclusão do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados.

O objetivo do TCC é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante a faculdade. É uma avaliação final que os estudantes passam para receber o diploma. Ele é exigido nos últimos anos da faculdade, e o resultado do trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, apresentado para uma banca de avaliadores.

No geral, a dica para o aluno é escolher um tema ou uma linha de pesquisa que mais goste, tornando mais prazeroso o desenvolvimento do TCC. Além disso, é muito importante ler ou ter contato com trabalhos parecidos para se preparar melhor, e é claro, escolher um bom professor orientador para ajudar com referências bibliográficas e indicar o melhor caminho para o seu projeto.

Jovem garota apresentando trabalho de tcc em faculdade
No TCC, o aluno cria um projeto com seus conhecimentos práticos e teóricos

Vale a pena se formar em Inteligência de Mercado e Análise de Dados? 

Se formar em Inteligência de Mercado e Análise de Dados é um ótimo caminho para quem deseja fazer parte de um campo essencial na gestão e crescimento de empresas e setores.

Uma empresa inteligente é uma empresa que possui dados organizados e uma estrutura de análise que permite prever tendências, tomar decisões assertivas e medir os resultados. 

“Se você não pode medir, não pode gerenciar”

Peter Drucker 

Além disso, o nível de exigência dos consumidores está cada vez mais alto. E sem as informações corretas para atender suas necessidades, a chance de crescimento e manutenção desses clientes são reduzidas drasticamente, abrindo espaço para concorrência e novos entrantes. 

Essa realidade do mercado mostra o quanto vale a pena se formar em Inteligência de Mercado e Análise de Dados, e a demanda crescente por profissionais desta área torna essa graduação um investimento estratégico em sua carreira. 

Ao concluir o curso, você estará capacitado não apenas a compreender os dados, mas também a traduzi-los em insights estratégicos, comunicando eficazmente suas descobertas para influenciar decisões e impulsionar o sucesso empresarial. 

O ensino superior é sem dúvida o primeiro passo para você se tornar um profissional de sucesso nessa área.

Salário para formados em Inteligência de Mercado e Análise de Dados

A alta demanda por profissionais em Inteligência de Mercado e Análise de Dados reflete também em boas remunerações. No entanto, esses valores podem variar conforme o tempo de experiência, nível de especialização, atividade profissional e localidade de trabalho. 

Veja quanto ganha em média alguns dos principais cargos para profissionais formados nessa área: 

  • Analista de Dados: R$3.094,00*;
  • Analista de BI: R$4.525,00*;
  • Coordenador de BI: R$9.535,00*. 

*Fonte: Vagas.com, sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados

Durante a graduação em Inteligência de Mercado e Análise de Dados é possível procurar por estágios e fazer networking, com grande possibilidade de começar a trabalhar na área logo após a formação, gerando rápido retorno sobre o investimento feito na faculdade. 

Lembrando que por ser um curso tecnológico, o tempo para conclusão do curso é quase metade de um bacharelado, o que acelera ainda mais a entrada no mercado de trabalho. 

E para aqueles que arregaçarem as mangas e buscarem certificações adicionais ou especialização em áreas específicas, as chances de retorno e crescimento são ainda maiores. Pois à medida que o profissional ganha experiência e busca por educação continuada em Inteligência de Mercado e Análise de Dados, seu salário pode aumentar significativamente, acompanhando a progressão de sua carreira.

Confira também: descubra como é o curso de Ciência de Dados!

Play video

Por que cursar Inteligência de Mercado e Análise de Dados?

Agora que você já sabe tudo sobre a faculdade de Inteligência de Mercado e Análise de Dados, o próximo passo é escolher uma instituição que te dê condições de se formar e construir uma carreira de sucesso.

No curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados da Anhanguera, você desenvolverá todas as competências necessárias para se destacar no mercado.

E em pouco mais de 2 anos, em uma graduação 100% online, e com diversas opções de bolsas e descontos, você contará com um ensino de excelência e infraestrutura de ponta, com todo suporte necessário para se formar sem dor de cabeça.

Não perca tempo. Inscreva-se no vestibular Anhanguera agora mesmo e realize o sonho da faculdade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!