Auxiliar de Engenharia Civil: o que faz na prática?

auxiliar de engenharia civil

Para ter sucesso em uma profissão, o conhecimento aprofundado de algumas atribuições e responsabilidades é fundamental. O auxiliar de Engenharia Civil, por exemplo, é um profissional que atua em várias etapas nas construções.

Para trabalhar na área, é necessário ter o curso de Engenharia Civil, ou estar cursando a graduação. Isso acontece porque muitas das vagas disponíveis para estágio são para auxiliar de engenharia, o que já garante uma experiência valiosa para o futuro engenheiro.

Enfim, o que é um auxiliar de Engenharia Civil? Resumidamente, na prática, seu papel é apoiar na elaboração e fazer o acompanhamento dos projetos. Mas não é só isso! Quer saber mais? Neste post, vamos mostrar como funciona cada uma dessas atribuições. Boa leitura!

Acompanha a execução das obras

O auxiliar de Engenharia Civil acompanha de perto todas as etapas, identificando possíveis problemas nas obras e dando suporte ao engenheiro principal. Com o acompanhamento periódico, mais do que manter as tarefas em dia, ele também evita retrabalho, falhas e custos desnecessários.

Mesmo ainda no estágio na área de Engenharia Civil, o estudante já pode passar por algumas experiências, conhecendo a rotina da profissão. Quando já formado, um dos primeiros cargos de um engenheiro civil, geralmente, é de auxiliar. Por isso, essa é uma tarefa que deve ser feita com muita dedicação. O esforço pode resultar no desenvolvimento profissional, com maiores chances de ser promovido.

Nas visitas, o engenheiro supervisiona o andamento das construções para garantir que se cumpram as indicações do projeto. Além disso, ele deve verificar se os colaboradores têm dúvidas para orientá-los e conferir materiais, medições, entre outras questões relacionadas à execução correta das obras.

Faz medições e controla materiais

Ao levantar dados sobre o solo, por exemplo, o engenheiro precisa reconhecer as possibilidades para tal obra. Em seguida, ele deve indicar as melhores opções de materiais para que a construção seja feita com qualidade, sem perder de vista o custo-benefício.

Nesse sentido, os cálculos em Engenharia Civil são muito importantes para o trabalho do auxiliar, já que é ele quem vai fazer as medições e controlar as compras de materiais. Não à toa, na hora de investir no ensino superior, a escolha por uma instituição que preze pelo equilíbrio entre conhecimento teórico e prático vai colaborar muito com a sua carreira.

Como vimos, para atuar como auxiliar de engenharia, é necessário pelo menos estar cursando a graduação. Aqui na Anhanguera, garantimos qualidade, com professores reconhecidos em suas áreas de atuação. Além disso, para atender à demanda dos nossos alunos, o Bacharelado em Engenharia Civil é ofertado em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial — na qual você precisará ir até a faculdade de 1 a 3 vezes por semana.

Auxilia na gestão da mão de obra

Entre as curiosidades de Engenharia Civil está a sua divisão em subáreas, que possibilitam ao engenheiro uma atuação mais especializada e focada em suas áreas de interesse. Com uma formação completa, ele é capaz de trabalhar com saneamento, sustentabilidade, transporte, entre muitas alternativas, como a gestão da mão de obra.

Nessa função, uma característica importante é saber trabalhar em equipe e ter boa comunicação. Como esse profissional está acompanhando de perto todas as fases da construção, ele está apto a solicitar contratações ou a pedir a troca de colaboradores quando necessário. Ele também pode motivar as ações em busca de mais produtividade.

O uso de equipamentos de segurança individuais e coletivos também é garantido por esse profissional. Além de providenciar tais elementos, ele vai acompanhar a utilização correta.

Outras questões ligadas aos colaboradores são igualmente verificadas pelo auxiliar, que usa os conhecimentos de gestão aprendidos na faculdade para manter a mão de obra eficiente. Na Anhanguera, a Aula Destaque apresenta a experiência de gerenciamento de grandes nomes da área, aumentando essa gama de aprendizado dos nossos alunos.

Ajuda no relacionamento com empreiteiros

O mercado de trabalho na área de Engenharia Civil busca por profissionais que saibam muito da parte técnica, mas que também saibam lidar com as pessoas envolvidas em uma construção. O auxiliar de engenharia precisa manter contato com os empreiteiros para que todas as etapas da obra sejam cumpridas dentro do prazo e de acordo com os contratos.

Para evitar maiores transtornos, é interessante manter o contato mais próximo com um grupo confiável de empreiteiros. Assim, sempre que eles investirem em uma obra, vão lembrar da sua construtora. Nesse sentido, o trabalho do auxiliar é essencial, já que o bom relacionamento garante novos contratos e resultados positivos para todos os interessados.

Dá suporte na elaboração dos projetos

Durante a graduação de Engenharia Civil na Anhanguera, você vai compreender como o projeto é parte fundamental na profissão. As disciplinas voltadas à elaboração desses documentos vão desde o desenho de construção civil até matérias direcionadas às estratégias de gestão.

Mesmo que o auxiliar não seja o produtor direto de um projeto, seu auxílio na elaboração é indispensável, já que, para fazer o acompanhamento da obra, ele precisa conhecer todos os detalhes. Diante das tarefas designadas a esse profissional, a média salarial de R$ 1.807,56* é um valor inicial, para estágios e cargos de auxiliar, podendo crescer junto ao desenvolvimento da carreira.

Agora que você sabe o que faz um engenheiro civil, é importante reforçar que o mercado de trabalho demanda por profissionais completos. Eles precisam saber lidar com a prática para auxiliar com eficácia na construção de uma obra, desde a criação do projeto até o acompanhamento após a execução dele.

Venha para a Anhanguera!

Nós da Anhanguera nos preocupamos com o futuro de nossos alunos, por isso, nossa parceria com o Canal Conecta disponibiliza, entre outras oportunidades, vagas para auxiliar de Engenharia Civil. É interessante pensar na formação superior para estar mais bem posicionado nesse cenário, já que o auxiliar de Engenharia Civil, como vimos, precisa atuar em várias ramificações da área.

Gostou de conhecer um pouco mais do que faz um auxiliar na Engenharia Civil? O que está esperando para dar o primeiro passo para uma carreira de sucesso? Não perca mais tempo: inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content