Quantos anos dura a faculdade de Engenharia Civil?

Antes de começar um curso, é comum as pessoas se questionarem quanto ao tempo de duração — até porque vão precisar de dedicação e de compromisso para chegar ao tão sonhado diploma. Para quem quer fazer uma graduação nas Ciências Exatas isso não é diferente, e muitos se perguntam: quantos anos dura a faculdade de Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil tem como objetivo formar engenheiros preparados para atuar em diferentes ramos, principalmente naqueles ligados às obras. As disciplinas são separadas em eixos e em áreas de atuação. Por isso, você vai sair da faculdade pronto para trabalhar em construção civil, hidráulica e saneamento, sistemas estruturais e geotecnia, transportes e demais áreas da profissão.

Uma carreira de sucesso na Engenharia Civil começa com a escolha de uma faculdade realmente interessada em formar profissionais completos. Por isso, na Anhanguera, as inovações tecnológicas e a atualização são primordiais para que a demanda no mercado seja atendida.

Quer saber mais? Continue a leitura e veja como tudo isso se entrelaça no dia a dia da profissão. Boa leitura! 😃

Quantos anos dura a faculdade de Engenharia Civil?

faculdade de Engenharia Civil dura 5 anos em média, o que equivale a 10 semestres. Esse período é dividido em diferentes eixos, abordando desde a base teórica e prática até o futuro no mercado de trabalho. São 3.600 horas para chegar até o diploma desse Bacharelado, com ofertas em duas modalidades de ensino — presencial e semipresencial.

Ao entender tudo sobre Engenharia Civil, você vai perceber que essas horas são essenciais para uma formação completa. Estamos falando de uma profissão muito ampla, com possibilidades de trabalho em vários setores, como o industrial, empresas de construção e cargos públicos.

Os números são a base para todos os tipos de empresa, porém, uma diferença forte da Engenharia Civil em relação às outras é o direcionamento além do técnico, com aulas de gestão.

Na Aula Destaque, exclusiva de nossos alunos, você pode ver que estamos de olho no que acontece no mundo do trabalho. Por isso, especialistas em gestão falam sobre suas trajetórias e ensinamentos, uma ótima inspiração para todos nós! 🤩

Quais os conteúdos vistos no curso de Engenharia Civil?

A grade curricular do curso de Engenharia Civil reflete a amplitude de opções de atuação para o profissional. Por isso, separamos os principais conteúdos vistos na faculdade, confira! 📕

Administração e Economia para engenheiros

Para quem pensa que os cursos de Engenharia só têm números e contas, essa pode ser uma surpresa. Isso porque muitos profissionais da área são bons gestores, então, uma disciplina voltada à função é mais que necessária.

Cálculo

As disciplinas de cálculo costumam ser muito temidas pelos estudantes; porém, com o apoio de professores qualificados e dos tutores EAD, você vai ver que não é tão difícil assim lidar com essas matérias.

Estruturas

A abordagem das estruturas compreende vários materiais, como o concreto, a madeira e o metal. Na Anhanguera, essas matérias fazem parte do eixo Preparando para o Futuro, no qual tratamos da prática — essencial para a rotina no mercado de trabalho.

Outros dois eixos também fazem parte da grade curricular aqui da Anhanguera: Bases para Engenharia e Formando o Engenheiro. A ideia é que essa tríade trace uma formação completa e de qualidade.

Vejamos outras disciplinas dentro de cada eixo:

  • Bases para Engenharia: Algoritmos e Lógica de Programação, Desenho Técnico, Engenharia e Profissão, Fenômenos de Transporte, Física Geral e Experimental, entre outras;
  • Preparando para o Futuro: Estradas, Fundações, Gestão e Saneamento Ambiental, Instalações Elétricas, Pontes e Grandes Estruturas etc.;
  • Formando o Engenheiro: Desenhos Auxiliados por Computador, Elementos de Mineralogia e Geologia, Probabilidade e Estatística, entre outras.

Como você deve ter percebido, a familiaridade com as Ciências Exatas pode facilitar o entendimento de várias matérias, porém, não se preocupe: você pode criar essa conexão durante a faculdade.

Outras habilidades desenvolvidas ou aprimoradas são: raciocínio lógico, organização, capacidade de ver o todo de um projeto, criatividade e concentração.

É muito difícil o curso de Engenharia Civil?

Se tem dúvidas se o curso de Engenharia Civil é difícil, saiba que é importante levar em conta alguns pontos. Ao longo da graduação, você vai se deparar com determinadas tecnologias que fazem parte da rotina dos profissionais, como os programas computacionais voltados à elaboração de desenhos e de orçamentos.

A responsabilidade social é um desafio enfrentado pelo ramo. Isso porque todos os projetos provocam impactos na sociedade. Além disso, é essencial ter consciência de que muitas vidas estão envolvidas nas etapas de um empreendimento, o que aumenta a responsabilidade. Outro desafio se dá em relação às mudanças do mercado de trabalho, principalmente por ser considerada uma carreira do futuro.

Assim, se atualizar de modo constante deve ser importante para quem deseja se destacar na profissão, e a ideia de “difícil” precisa levar em conta todos esses pontos. Além disso, lembre-se sempre que você não estará sozinho na jornada acadêmica e profissional.

Está com dificuldades em disciplinas ou nas aulas práticas? Os professores e tutores estão aí para isso! Está com receio do mercado de trabalho? Estude sempre, use muito a monitoria, participe de workshops, seminários e cursos livres oferecidos pela faculdade.

Quais são os grandes desafios dos estudantes de Engenharia Civil?

Após a aprovação no vestibular de Engenharia Civil, ingressar na faculdade é uma responsabilidade que deve ser encarada como tal. Do contrário, você corre risco de perder 5 anos da vida sem aprender algo que possa ser relevante para o seu futuro profissional.

Para ajudar você a vencer essa etapa, vamos explicar os grandes desafios enfrentados pelos estudantes de Engenharia Civil. Veja!

Medo da crise

Sabemos que, nos últimos tempos, houve uma desaceleração da economia. O que, antes, era um mercado aquecido, principalmente para a Engenharia, com oportunidades em diversos locais, se transformou em uma luta por oportunidades.

Mas caso esse seja o seu talento, não se deixe abater! Profissionais responsáveis e competentes sempre encontram espaço e são bem cotados no mercado de trabalho. Portanto, é importante se esforçar desde o começo para investir em uma boa formação.

Vontade de desistir no meio do caminho

Esse fenômeno acontece bastante nos cursos de exatas. As turmas começam cheias e se formam poucos estudantes. Às vezes, isso ocorre porque se descobre que a graduação escolhida não era bem o que se imaginava.

Por essa razão, é fundamental conhecer o curso antes de escolhê-lo. Não se deixe levar pela pressão da família ou pelo mercado de trabalho. Nem sempre o que parece dar um bom retorno financeiro vai trazer realização profissional.

Nesse caso, é importante manter os pés no chão, tirar dúvidas com os professores, formar grupos com colegas e ser frequente nas monitorias. O importante é não ter medo de superar os seus limites.

A partir de qual período é possível fazer estágio?

Na área da Engenharia, o recomendado é que você comece a procurar um estágio não obrigatório entre o 3.º e o 4.º semestre de graduação. Isso se dá porque a atuação no ramo requer conhecimentos básicos em técnicas para a criação de projetos estruturais e, para isso, os alunos devem avançar alguns períodos do curso antes de entrar no mercado de trabalho.

Nesse caso, o estágio não obrigatório não faz parte da carga horária da graduação, mas é muito importante para o seu aprendizado, podendo ser remunerado ou não. Esse tipo de estágio é considerado uma atividade curricular, o que possibilita aos estudantes desenvolver habilidades e ampliar conhecimentos na situação real.

Além disso, você deve cursar o estágio obrigatório, que está disponível no 8.º semestre. Ao encerrar, é necessário fazer um relatório final para a instituição de ensino. Nesse caso, pode haver algum tipo de remuneração ou não, dependendo da relação trabalhista acordada com a corporação ou da faculdade que concede o estágio.

Como ter sucesso no mercado de Engenharia Civil?

Para ter sucesso no mercado de trabalho, é preciso conhecer bem as possibilidades, além de buscar especializações para ampliar o ramo de atuação. Veja detalhes:

  • crie redes de contatos ainda na faculdade: os docentes, assim como os colegas, são as suas principais pontes para o mercado de trabalho;
  • amplie seu currículo com especializações: quanto mais estudamos, maiores os leques de conhecimento e as oportunidades de atuação;
  • busque um curso reconhecido no mercado: aqui na Anhanguera, além do reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), o que é indispensável, temos preocupação com o suporte para nosso estudante.

Não à toa, temos a parceria com o Canal Conecta, que é um portal de empregabilidade, que disponibiliza vagas de estágio e de emprego exclusivas para nossos alunos. Já imaginou terminar o curso e ter uma gama de opções para trabalhar? Isso é possível quando você entende que a escolha de uma faculdade vai além do custo e da localização, por exemplo.

Pensa que acabou por aí? Veja outras dicas práticas de como ter sucesso no mercado de Engenharia Civil!

Fique de olho na sustentabilidade

A matriz curricular de Engenharia Civil abrange matérias e campos diversificados, que vão de Transporte a Ciências Exatas, passando por Topografia, Solo e Geotecnia. Esse último conjunto de temas é muito importante por tratar de sustentabilidade, conceito que deve estar na ponta da língua de todo engenheiro civil.

Isso porque os profissionais precisam se capacitar para estudar as melhores maneiras de criar saneamento e tornar construções seguras, equilibrando custos e aspectos ambientais. Portanto, saber mais sobre o assunto é importante para ser um destaque como engenheiro civil e se alinhar às demandas do mercado.

Acompanhe as tendências do mercado

Os engenheiros civis podem atuar em várias frentes e trabalhar em diferentes mercados. Isso abrange desde a construção civil até a gestão de finanças e de pessoas. Contudo, independentemente da área escolhida, algo é certo: é necessário acompanhar as tendências do mercado.

Manter-se atualizado com o que existe de novo não só na Engenharia Civil como, também, em ramos dos Recursos Humanos, Marketing e Economia é um passo essencial para se tornar um engenheiro de sucesso.

Para isso, não deixe de estar por dentro das novidades do Brasil, ler publicações de referência da área e acompanhar o noticiário.

Invista em networking

Em um mercado tão competitivo, não basta apenas ter muitos conhecimentos. É importante, também, conhecer as pessoas certas para ter acesso às melhores oportunidades profissionais.

Para isso, é necessário investir em networking desde sempre. Ainda na graduação, é possível trocar experiências com colegas, tutores e professores. Além de investir em conversas sobre a Engenharia Civil, aborde assuntos sobre projetos desenvolvidos em sala de aula e vagas disponíveis.

Foque tecnologia e inovação

Se você quer se destacar na carreira de Engenharia Civil, saiba que também é necessário focar inovação e tecnologia mesmo que ainda esteja na faculdade. Ficar por dentro sobre o que o mercado está praticando e as ferramentas mais utilizadas pelos profissionais fazem a diferença para se destacar.

Nesse caso, conheça opções de softwares mais usados. O recomendado é já começar a manipular esses programas mesmo que ainda não atue no mercado de trabalho.

Aqui na Anhanguera, os alunos podem experimentar programas como Fluidsim, CorelDraw e AutoCad ainda na graduação, em laboratórios exclusivos, tendo acesso a uma excelente base tecnológica. Isso é válido para as duas modalidades de ensino oferecidas — presencial e semipresencial —, que consiste em um formato a distância, com atividades presenciais.

A média salarial para Engenharia Civil é de R$ 7.541,88*, sendo um valor consideravelmente bom, sobretudo em relação a outras profissões no Brasil. Isso acontece por conta de vários fatores. 🤑

Um deles é a responsabilidade desse engenheiro, que constrói moradias, rodovias, pontes, viadutos e outras obras pensando na mobilidade e no bem-estar social.

Como a Anhanguera pode ajudar?

Os diferenciais da Anhanguera vão além da infraestrutura, pois entendemos as diferentes realidades de nossos alunos. Por isso, oferecemos o curso de Engenharia semipresencial, em que você vai de 1 a 3 vezes por semana à faculdade, economizando com o transporte e podendo estudar de casa.

Ao saber quantos anos dura a faculdade de Engenharia Civil, dá para se organizar e conseguir se dedicar ao máximo para obter o diploma dentro desses 5 anos. Lembrando que esse tempo pode ser estendido caso necessário. O mais importante, para nós, é que você saia com o diploma em mãos e com as portas do mercado abertas para uma carreira promissora e de sucesso.

O que está esperando para começar a sua graduação em Engenharia Civil? Não perca mais tempo: inscreva-se na Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 59

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados