Computação em nuvem: tudo que você precisa saber sobre o curso

computação em nuvem

A tecnologia oferece excelentes oportunidades para os profissionais que escolhem alguma de suas áreas, como é o caso da Cibersegurança, da Rede de Computadores, da Ciência de Dados e, é claro, da Computação em Nuvem. Você sabia que existe uma graduação com foco nesse segmento?

Essa faculdade de curta duração prepara os estudantes para fazer a gestão, o planejamento, a manutenção e a execução de serviços de Cloud Computing –– como também é chamada essa tecnologia.

Mas, então, por que escolher a graduação de Computação em Nuvem se existem tantas opções nesse mercado? O que se encontra nessa graduação e qual o perfil do profissional de destaque? É o que veremos a seguir. Confira!

O que é o curso de Computação em Nuvem?

A faculdade de Computação em Nuvem forma profissionais aptos a trabalharem com as plataformas e outras estruturas em nuvem. Entre as atribuições, estão: avaliar possibilidades, implementar projetos, fazer integrações e garantir a segurança desses ambientes de armazenamento.

Mesmo antes de ter o diploma em mãos, o estudante conseguirá desenvolver projetos tanto IaaS (Infrastructure as a Service) quanto em PaaS (Platform as a Service) e SaaS (Software as a Service). Também poderá coordenar migrações de serviços em nuvem com foco em estabilidade e segurança das informações salvas.

O profissional terá alta demanda no mercado, tendo em vista a importância das soluções de Cloud. Afinal, as empresas conseguem mais segurança e redução de custos para armazenamento de arquivos, backups, comunicação, entre outros usos.

O que vou aprender nessa graduação?

Para descobrir a área de atuação em tecnologia que mais combina com seu perfil, é importante conferir a grade curricular da faculdade. Afinal, esse será um de seus primeiros contatos com as técnicas de Cloud. Algumas instituições podem focar determinadas disciplinas, não atendendo às suas expectativas.

Na Anhanguera, fazem parte dessa grade as disciplinas como:

  • Administração de Sistemas Operacionais;
  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Arquitetura de Computação em Nuvem;
  • Arquitetura de Dados;
  • Arquitetura de Redes;
  • Bancos de Dados não Relacionais;
  • Gerenciamento e Projeto de Redes;
  • Governança Corporativa;
  • Infraestrutura Como Código;
  • Linguagem de Programação;
  • Lógica Computacional;
  • Modelos de Negócio e Gestão Financeira em Cloud;
  • Plataformas e Migração de Serviços em Nuvem;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Redes de Computadores;
  • Segurança Para Computação em Nuvem;
  • Sistemas Distribuídos;
  • Sistemas Operacionais;
  • Tecnologias Web Service.

Em quanto tempo me formo?

O formato do curso de Computação em Nuvem é Tecnólogo. Ou seja, você se forma em menos tempo, cerca de 2 anos e meio, e já pode ir em busca de oportunidades no mercado. Outra característica dessa graduação de nível superior é o foco na prática e na segmentação do conhecimento –– como vimos pelas disciplinas comumente ofertadas na grade.

Saiba que esse tempo é o suficiente para adquirir um repertório eficaz para a atuação profissional. Então, ao escolher a faculdade ideal, verifique essa possibilidade de graduação curta e otimize a sua formação!

Quais são as modalidades oferecidas?

O Tecnólogo é oferecido na modalidade de ensino a distância 100% online. Isso significa que você só comparece à faculdade para realizar as provas do semestre. É a opção ideal para quem deseja flexibilidade para os estudos, conciliando-os com o trabalho, os freelas, entre outros compromissos.

O EAD da Anhanguera é completo, não perdendo nada para o curso presencial. O diploma de ambas as modalidades é igualmente válido –– inclusive, estudar a distância até prova algumas de suas habilidades digitais adquiridas ao longo da jornada universitária.

Qual é o perfil do estudante de Computação em Nuvem?

Assim como em outras áreas da tecnologia, o profissional precisa do raciocínio lógico e da capacidade de resolução de problemas complexos. Isso porque sempre surgem novas demandas para atender os usuários. Orientação a serviços também faz toda a diferença para alcançar bons resultados nesse mercado.

Uma visão analítica e multidisciplinar pode auxiliar o profissional a encontrar soluções fora da caixa, mas dentro da regra de negócio. Mas é na adaptabilidade que ele se destaca. A depender do empregador, prioridades vão mudar a todo instante, novas propostas surgem de um dia para outros, e o especialista precisa encarar tudo como boas oportunidades.

Tudo isso é necessário para ter sucesso na área. Vale desenvolver essas características para chegar aos altos salários da área. Para você tem uma ideia, em 2019, a média anual para um profissional de Computação em Nuvem foi de U$ 115.889. Um especialista em Cloud, no Brasil, ganha R$ 9.368,00* por mês, com possibilidades de aumentar essa remuneração.

Vagas em grandes empresas, como a Amazon, chegam a pagar a média de R$ 15 mil* para profissionais desse ramo. As oportunidades estão nas companhias de diferentes segmentos, desde IBM e Google à Locaweb e Gerdau.

Por que estudar Computação em Nuvem na Anhanguera?

Se você buscava uma faculdade para dar início a uma carreira em tecnologia, temos a solução! Estude na Anhanguera! Aqui, nosso foco é tornar você o profissional do futuro, com destaques em seu currículo e conhecimento amplo para transformar as soluções de Cloud Computing no mercado –– da técnica às soft skills que as empresas tanto valorizam.

É que você aprende com profissionais renomados e experientes, tanto em sala de aula quanto em oportunidades exclusivas que ofertamos. É o caso das certificações com parceiros, como AWS Academy, AWS Educate, Huawei ICT Academy e CISCO Networking Academy.

Isso sem falar na oportunidade de encontrar o emprego ideal logo nos primeiros anos da graduação, com apoio do Canal Conecta. Nessa plataforma de empregabilidade, estão vagas exclusivas nas melhores empresas do país. Gostou? Ainda tem muito mais:

  • formas de ingresso facilitadas, incluindo o vestibular online;
  • possibilidades de bolsas de estudo e descontos na mensalidade;
  • Aula Destaque, que são encontros online e gratuitos com referências na área de gestão para potencializar o seu aprendizado;
  • Trilhas de Carreira, com atividades extracurriculares que aprimoram seus conhecimentos em tecnologia, marketing, inovação, idiomas e muitas outras áreas;

Venha estudar com a gente!

O curso de Computação em Nuvem da Anhanguera é a sua chance para adquirir todas as competências necessárias para se destacar no mercado. Com oportunidades promissoras em empresas de diferentes portes e segmentos, encontrar o emprego que é a sua cara não será difícil –– ainda mais se tiver no currículo os diferenciais que só nossos estudantes encontram.

Então, que tal se inscrever no vestibular da Anhanguera? Vamos construir seu futuro de sucesso com a gente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content