Faculdade de Artes Visuais: Veja o quadro do curso para 2024

estudante de artes visuais

Você sabia que a faculdade de Artes Visuais é abrangente e possibilita seguir várias carreiras? É importante saber que ela forma profissionais para trabalhar com diferentes formas de arte e cultura, são elas: Artes Cênicas, Artes Plásticas e a própria Artes Visuais. Com esse curso, os estudantes desenvolvem sua própria identidade artística e estilo.

Verdade seja dita, quando nos interessamos por um curso, queremos buscar informações completas sobre a profissão, não é mesmo? Se você quer saber tudo sobre Artes Visuais, você está no lugar certo. Continue lendo este artigo e descubra o mundo que esse curso pode te oferecer!

Como é a faculdade de Artes Visuais?

A faculdade de Artes Visuais é um curso voltado para a formação de artistas e profissionais no campo das artes plásticas, visuais e cênicas. Já a estrutura do curso pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas geralmente inclui disciplinas teóricas, práticas e projetos artísticos.

Mas, de maneira geral, o objetivo principal deste curso é fazer com que os alunos desenvolvam habilidades artísticas, criativas e técnicas. Com isso, eles serão capazes de expressar seus pensamentos e habilidades visualmente por meio de diversas mídias e técnicas. 

Pessoa desenhando menina em tablet
Na faculdade de Artes Visuais, um dos objetivos é conseguir se expressar por meio de várias técnicas e mídias

Quais os tipos de Graduação em Artes Visuais?

A faculdade de Artes Visuais é oferecida nas mais variadas graduações, são elas: Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo. Ainda que uns sejam mais comuns do que outros, veja a seguir mais detalhes sobre cada tipo de graduação disponível para o curso de Artes Visuais.

Bacharelado em Artes Visuais

O bacharelado em Artes Visuais é o curso mais comum e abrangente na área, proporcionando uma formação mais ampla, abrangendo diversas técnicas, mídias e linguagens artísticas. 

Os estudantes têm a oportunidade de explorar pintura, desenho, escultura, fotografia, arte digital, entre outros. O curso inclui disciplinas teóricas, práticas e projetos artísticos, preparando os estudantes para desenvolver sua própria voz artística e compreender a história e a teoria da arte.

Pessoa fazendo vaso de cerâmica
Na modalidade de bacharelado, o estudante tem contato com diferentes técnicas artísticas

Tecnólogo em Artes Visuais

O tecnólogo em Artes Visuais é uma opção de curso mais curto e focado, que visa preparar profissionais para atuar em áreas específicas, como design gráfico, ilustração, animação, produção audiovisual, entre outras. O tecnólogo em Artes Visuais recebe uma formação mais técnica e prática, com ênfase no domínio de softwares e ferramentas utilizadas na criação de trabalhos visuais.

Licenciatura em Artes Visuais

Esse tipo de graduação é voltado para a formação de professores de Artes no ensino fundamental e médio. A licenciatura em Artes Visuais ensina a planejar e aplicar aulas de arte, adaptando os conteúdos ao público-alvo e desenvolvendo habilidades pedagógicas. Além das disciplinas de prática artística e teoria da arte, o curso inclui matérias ligadas à educação, didática e psicologia da aprendizagem.

Criança fazendo aula de arte com pedras e tintas
Na modalidade de licenciatura, o estudante aprende com disciplinas artísticas e ligadas à educação

A faculdade de Artes Visuais é boa?

Para falar se a faculdade de Artes Visuais é realmente boa, é preciso levar algumas considerações pessoais e factíveis para se obter essa resposta. Além do seu gosto pessoal, critérios como: aprovação do MEC (Ministério da Educação) e no mercado de trabalho são pontos muito importantes para saber se uma faculdade é boa.

A faculdade de Artes Visuais tem aprovação do MEC?

Na Anhanguera, por exemplo, a faculdade de Artes Visuais tem aprovação do MEC. Além disso, é extremamente importante que haja a verificação tanto da instituição de ensino quanto do curso em si, neste caso de Artes Visuais, possui reconhecimento do Ministério. 

A aprovação do MEC é um indicativo de que a faculdade atende aos padrões de qualidade estabelecidos pelo órgão governamental. Sendo assim, o MEC possui uma plataforma chamada e-MEC, que permite consultar a situação de reconhecimento de instituições de ensino e cursos. 

Aprovação de Artes Visuais no Mercado

A aprovação de profissionais em Artes Visuais no mercado de trabalho pode variar de acordo com diversos fatores, como a experiência, o portfólio, a qualidade do trabalho e as demandas do setor cultural em determinada região. Mas não há dúvidas que o mercado de Artes Visuais pode ser competitivo e desafiador.

Alguns profissionais podem encontrar trabalho em estúdios de design, agências de publicidade, editoras, museus, galerias de arte, escolas, ou mesmo trabalhando de forma independente como artistas visuais. O sucesso no mercado depende da combinação de talento artístico, dedicação, networking e adaptação às tendências e demandas do setor.

Homem mexendo em computador em agência criativa
Quem se forma em Artes Visuais pode trabalhar em agências de design e editoras

Qual o perfil ideal de aluno de Artes Visuais?

Não existe um perfil único ou ideal de aluno de Artes Visuais, pois esse campo é diversificado e acolhe diferentes tipos de pessoas com diversas características e interesses artísticos. No entanto, alguns traços comuns podem ser encontrados em estudantes que se destacam nessa área. 

Personalidade do estudante de Artes Visuais

Talvez você se identifique com algumas características mais comuns que fazem parte da personalidade dos estudantes dessa área. Aqui estão algumas características que podem ser consideradas vantajosas para quem deseja cursar a faculdade de Artes Visuais:

  • Criatividade: Ser criativo é essencial em Artes Visuais, pois os estudantes precisam explorar novas ideias, conceitos e formas de expressão artística.
  • Curiosidade e mente aberta: Um aluno de Artes Visuais deve estar disposto a explorar diferentes estilos e técnicas artísticas, assim como estar aberto a novas influências e perspectivas.
  • Capacidade de observação: Ser capaz de observar detalhes e capturar diferentes aspectos do mundo ao redor pode enriquecer o trabalho artístico.
  • Autoexpressão: A vontade de se expressar por meio da arte e de comunicar ideias, emoções e conceitos é fundamental.
  • Autocrítica construtiva: Estar disposto a avaliar seu próprio trabalho e aceitar feedback de professores e colegas é importante para o crescimento artístico.
  • Habilidade manual e coordenação motora: A destreza manual é valiosa em várias áreas das Artes Visuais, como pintura, desenho e escultura.
  • Interesse pela história da arte: Aprender sobre a história da arte é fundamental para entender o contexto em que a produção artística acontece e se inspirar em diferentes movimentos e artistas.

Nem todos os alunos precisam possuir todas as características desde o início. O ambiente de aprendizado e desenvolvimento, permite que os estudantes aprimorem suas habilidades e explorem suas potencialidades artísticas. Diversidade de perspectivas e experiências é bem-vinda na área das Artes Visuais, e cada aluno traz sua própria contribuição para o mundo da arte.

Homem desenhando olho humano em papel
Desenvolver a coordenação motora e as habilidades manuais é importante para quem estuda Artes Visuais

Rotina de estudos para quem estuda Artes Visuais

A rotina de estudos para um aluno de Artes Visuais vai variar de acordo com cada estudante, mas no geral vai envolver muita prática e estudos sobre a história da arte. Além das aulas teóricas, as atividades mais comuns na vida do estudante de Artes Visuais serão as seguintes:

  • Aulas práticas: As aulas práticas envolvem atividades artísticas como desenho, pintura, escultura, fotografia, arte digital, entre outras, onde os alunos desenvolvem habilidades e exploram diferentes técnicas.
  • Projetos artísticos: Os estudantes costumam realizar projetos artísticos individuais ou em grupo, baseados em temas específicos ou com a liberdade de escolher o que desejam explorar artisticamente.
  • Pesquisa e estudo independente: A pesquisa é uma parte importante do estudo em Artes Visuais. Os alunos podem se dedicar a aprender sobre artistas, movimentos artísticos, técnicas e outras fontes de inspiração.
  • Trabalho em estúdio: A maioria dos cursos de Artes Visuais requer que os estudantes passem tempo em estúdios de arte, onde podem realizar atividades práticas e trabalhar em seus projetos artísticos.
  • Participação em workshops e eventos culturais: Alguns estudantes optam por participar de workshops, palestras ou eventos culturais para expandir seus conhecimentos e se conectar com outros artistas.
  • Preparação de portfólio: Durante o curso, os estudantes começam a montar seu portfólio com seus melhores trabalhos, essencial para mostrar sua habilidade e estilo ao se candidatarem a empregos ou oportunidades.
Mulher tirando foto de donuts em estúdio de fotografia
Aulas práticas, como fotografia, fazem parte da rotina do estudante

Quais as modalidades de estudo para Artes Visuais?

A faculdade de Artes Visuais tem o privilégio de estar disponível nas três modalidades de ensino mais conhecidas: o Ensino à Distância (EAD), Presencial e Semipresencial. Porém, a disponibilidade para cada um dele vai depender da instituição de ensino escolhida, pois nem todas terão as três modalidades disponíveis.

Dá para cursar Artes Visuais EAD?

Sim, é possível cursar Artes Visuais na modalidade EAD. Nesse formato, os estudantes têm a flexibilidade de estudar de forma remota, acessando os conteúdos online, participando de aulas virtuais e enviando trabalhos por meio de plataformas digitais. 

É possível encontrar algumas instituições que oferecem cursos de Artes Visuais EAD com aulas gravadas, material de estudo, fóruns de discussão e outras ferramentas para promover o aprendizado à distância. Assim, facilita a rotina daqueles estudantes que precisam conciliar seus estudos com um emprego ou trabalho doméstico.

Existe graduação em Artes Visuais Presencial?

A modalidade presencial é a forma mais tradicional e comum de estudar Artes Visuais. Com essa modalidade os alunos frequentam as aulas, workshops e atividades práticas no campus da instituição de ensino. Essa modalidade proporciona maior interação com professores e colegas, além de acesso direto a recursos e infraestrutura, como estúdios de arte e laboratórios.

Tem curso de Artes Visuais Semipresencial?

A modalidade semipresencial também está disponível para curso de Artes Visuais, combinando elementos do ensino presencial e do EAD. Nessa modalidade, os alunos têm aulas presenciais em determinados dias ou períodos, mas também realizam atividades online em momentos específicos. Essa abordagem também oferece maior flexibilidade para quem precisa conciliar o estudo com outras responsabilidades, como trabalho ou família.

Mulher escrevendo em computador colocado em cima de mesa
Quando o curso é semipresencial, o estudante tem aulas presenciais e online

Qual a duração e as matérias da faculdade de Artes Visuais?

O curso de Artes Visuais tem uma média de duração de 3 a 4 anos. No entanto, essa faculdade pode ser feita em três modalidades diferentes e para cada uma delas a duração do curso pode ser diferente. Sendo assim, confira a seguir a grade de Artes Visuais com as matérias do bacharelado e respectiva carga horária por semestre, com base no modelo de aulas presenciais da Anhanguera. 

1º Semestre (240h)

  • Composicao Visual
  • Processo da Criatividade
  • Desenho de Observação
  • Optativa I

2º Semestre (240h)

  • Meios Vetoriais
  • Comunicação Visual
  • Fotografia Básica
  • Optativa II

3º Semestre (320h)

  • Desenho da Figura Humana
  • Direção de Arte
  • Estética e História Da Arte
  • Ilustração
  • Projeto De Extensão I – Artes Visuais

4º Semestre (300h)

  • Sociedade Brasileira e Cidadania
  • Pesquisa em Artes Visuais
  • Animação Digital
  • Semiótica
  • Ilustração Digital

5º Semestre (320h)

  • Fotografia Aplicada
  • Animação Digital II
  • Meios Vetoriais Avançado
  • Pensamento Científico
  • Projeto De Extensão II – Artes Visuais

6º Semestre (400h)

  • Linguagem e Expressão em Cinema, Vídeo, Radiofónicos e Televisivos
  • Mercado em Artes Visuais
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Arte e Cultura Brasileira
  • Multimídia
  • Modelagem Digital
  • Museu e Curadoria

7º Semestre (320h)

  • Arte Contemporânea
  • Poéticas, Tecnológicas e Multimídia
  • Projeto De Extensão III – Artes Visuais
  • Optativa III
  • Optativa IV
Pessoa desenhando figura humana em papel
Desenho da Figura Humana é uma das disciplinas no curso da Anhanguera

Quais as possibilidades de especialização em Artes Visuais?

As possibilidades de especialização em Artes Visuais são variadas e podem ser direcionadas para aprofundar conhecimentos em áreas específicas ou explorar novas técnicas e abordagens artísticas. Algumas das principais especializações em Artes Visuais incluem:

  • Pintura: Especialização em pintura pode envolver o estudo aprofundado de diferentes técnicas de pintura, como óleo, acrílico, aquarela, guache, entre outras. Os estudantes podem explorar estilos artísticos específicos ou desenvolver seu próprio estilo.
  • Escultura: A especialização em escultura permite que os estudantes trabalhem com materiais tridimensionais, como argila, gesso, pedra, madeira, metal, entre outros, para criar obras escultóricas.
  • Fotografia: A especialização em fotografia permite que os estudantes explorem diferentes técnicas fotográficas, como fotografia analógica, fotografia digital, fotografia de estúdio, fotojornalismo, entre outras abordagens.
  • Arte Digital: Especialização em Arte Digital concentra-se no uso de tecnologia e softwares para criar arte, incluindo design gráfico, animação, arte interativa, arte generativa e outras formas de mídia digital.
  • Conservação e Restauro: Essa especialização foca na preservação e restauração de obras de arte, aprendendo técnicas para manter a integridade e autenticidade de peças artísticas ao longo do tempo.
  • Arte Educação: A especialização em Arte Educação capacita profissionais para atuarem como professores de Artes no ensino fundamental e médio, desenvolvendo habilidades pedagógicas e metodologias de ensino específicas para a área de arte.
  • Curadoria e Gestão de Arte: Essa especialização aborda a curadoria de exposições e a gestão de galerias e espaços culturais, preparando os estudantes para trabalhar com curadoria de arte e organização de eventos culturais.

Essas são apenas algumas das muitas possibilidades de especialização em Artes Visuais. É importante pesquisar as opções oferecidas por diferentes instituições de ensino e considerar os próprios interesses e objetivos artísticos ao escolher uma especialização. 

Exposição de arte com fotografias
Gestão de galerias e de espaços culturais é uma das possibilidades de especialização em Artes Visuais

Quais as principais áreas para recém-formados?

Para recém-formados em Artes Visuais, existem várias áreas de atuação que podem ser exploradas, dependendo dos interesses e habilidades específicas de cada indivíduo. Algumas das principais áreas de atuação para recém-formados em Artes Visuais incluem:

  • Artista Visual Independente: Muitos recém-formados optam por seguir carreira como artistas visuais independentes, criando e exibindo suas obras em galerias de arte, feiras, exposições e outros eventos culturais. 
  • Designer Gráfico: A área de design gráfico oferece oportunidades para recém-formados aplicarem suas habilidades artísticas em projetos de identidade visual, criação de materiais gráficos, design editorial, publicidade e outras atividades relacionadas.
  • Ilustrador: Recém-formados podem trabalhar como ilustradores para livros, revistas, quadrinhos, jogos, animação, publicidade, entre outras mídias que demandam ilustrações.
  • Fotógrafo: A carreira de fotógrafo pode incluir trabalhos em estúdios, eventos, fotojornalismo, fotografia de moda, paisagens, retratos, entre outras áreas.
  • Professor de Artes: Recém-formados com formação em licenciatura podem seguir a carreira de professor de Artes no ensino fundamental e médio, compartilhando seus conhecimentos artísticos com estudantes.
Homem desenhando homem africano em tablet
Ser ilustrador é uma das possibilidades de carreira para quem se forma em Artes Visuais

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

Decidir qual é a melhor opção entre uma faculdade pública e privada de Artes Visuais pode ser algo muito pessoal. No entanto, não há dúvidas que cada uma tem as suas vantagens e desvantagens e devem ser consideradas na hora de tomar uma decisão.

Faculdade Pública em Artes Visuais

Em uma faculdade pública é possível encontrar:

  • Equipe de professores qualificada;
  • Boa reputação com o seu diploma;
  • Gratuidade no ensino ou mensalidades bem acessíveis;

Mas você também pode se deparar com aspectos negativo, como:

  • Infraestrutura prejudicada;
  • Greves e paralisações que vão atrasar a sua formação;
  • Maior concorrência para o seu ingresso;
  • Menor flexibilidade nos turnos e horários de aula.

Faculdade Privada para Artes Visuais

Já na faculdade privada você pode encontrar os seguintes aspectos positivos:

  • Infraestrutura de maior qualidade;
  • Bons professores;
  • Formação no tempo previsto;
  • Descontos e bolsa de estudos;
  • Maior flexibilidade e opção de turnos e horários;
  • Mais vagas disponíveis;

Mas você também pode encontrar aspectos não tão agradáveis para você, como:

  • Mensalidades maiores, a depender da instituição escolhida;
  • Ensino com qualidade duvidosa (pesquise bem).
Estudantes em aula de artes com materiais em cima da mesa
A faculdade privada tende a oferecer uma melhor infraestrutura para os alunos estudarem

Quanto custa a graduação em Artes Visuais?

É possível encontrar a graduação em Artes Visuais custando a partir de R$ 159,00 e chegando até mais de R$ 3.000,00. O valor das mensalidades da faculdade de Artes Visuais vão variar de acordo com a reputação da instituição de ensino escolhida, a modalidade e tipo da graduação. 

Tem como conseguir bolsa de estudos em Artes Visuais?

É possível conseguir bolsa de estudos e alguns descontos para estudar em uma faculdade de Artes Visuais. Se o seu desejo é estudar em uma universidade privada, mas as mensalidades não estão acessíveis para você e sua família, confira a seguir algumas formas de bolsas de estudos que existem.

  • Bolsas estudantis da faculdade: Muitas universidades oferecem bolsas de estudos para estudantes de Artes Visuais com base no mérito acadêmico, talento artístico ou necessidade financeira.
  • Bolsas de organizações culturais e artísticas: Algumas organizações culturais, fundações e entidades relacionadas às artes visuais também podem oferecer bolsas de estudos para estudantes promissores ou projetos específicos. Essas bolsas podem ser vinculadas a áreas de interesse específicas.
  • Bolsas governamentais: Em alguns países, o governo pode oferecer bolsas de estudos para estudantes de Artes Visuais como parte de programas de incentivo à educação e à cultura. Aqui no Brasil os mais conhecidos são: ProUni (Programa de Universidade para todos) e o FIES (Financiamento Estudantil).
  • Bolsas para pesquisa e intercâmbios: Algumas bolsas de estudos são específicas para apoiar projetos de pesquisa em Artes Visuais ou programas de intercâmbio acadêmico em instituições de outros países.
Garota em avião com céu ao fundo
Além de bolsas para estudar, também é possível conseguir bolsas de intercâmbio

Como entrar em Artes Visuais?

É possível ingressar na faculdade de Artes Visuais através de três formas, muito conhecidas, são elas: pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pela plataforma do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e pelos vestibulares mais tradicionais e específicos das instituições de ensino. Vamos explorar cada uma dessas formas de ingresso.

Enem

O Enem é uma das principais formas de ingresso em instituições de ensino superior no Brasil, públicas e privadas (mas não por meio do Sisu). Para cursar Artes Visuais por meio do Enem, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Realize a prova do Enem (a pontuação obtida será utilizada para seleção em universidades);
  • Após a divulgação das notas do ENEM, acesse o Sisu e verifique as instituições que oferecem o curso de Artes Visuais e suas respectivas vagas disponíveis;
  • Durante o período de inscrições do Sisu, escolha a opção de Artes Visuais na instituição desejada e aguarde o resultado da seleção.

Sisu

O Sisu é um sistema do MEC que utiliza a nota do Enem para ingresso em instituições públicas de ensino superior. O processo é bastante similar ao descrito acima, mas o Sisu centraliza a seleção em universidades públicas, incluindo cursos de Artes Visuais.

Vestibular

Algumas instituições de ensino ainda realizam vestibulares tradicionais, independentemente do Enem ou Sisu. Nesse caso:

  • Pesquise as universidades e faculdades que oferecem o curso de Artes Visuais e que realizam vestibulares tradicionais;
  • Fique atento aos prazos de inscrição e siga as orientações da instituição para participar do vestibular;
  • No dia do vestibular, faça as provas específicas de Artes Visuais;
  • Após a divulgação dos resultados, siga as instruções da instituição para efetuar a matrícula, caso seja aprovado.

Quais as exigências para se formar em Artes Visuais?

As exigências para se formar em Artes Visuais podem variar de acordo com a instituição de ensino e o tipo de curso escolhido (Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo). No entanto, algumas exigências comuns para a conclusão de um curso em Artes Visuais incluem:

  • Cumprimento e aprovação das disciplinas obrigatórias;
  • Participação em atividades práticas e projetos;
  • Frequência mínima e avaliações;
  • Apresentação de um trabalho de conclusão do curso (TCC).

Estágio Obrigatório em Artes Visuais

Para saber se o estágio é obrigatório em um curso específico de Artes Visuais, é fundamental consultar o projeto pedagógico do curso da instituição de interesse. Porém, em algumas modalidades, como a Licenciatura em Artes Visuais, pode ser exigida a realização de estágio supervisionado em escolas ou instituições culturais.

Independentemente da obrigatoriedade, realizar um estágio em Artes Visuais pode ser uma experiência valiosa, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos e a vivência em ambientes artísticos ou educacionais. Além disso, pode ser uma oportunidade de estabelecer contatos profissionais e enriquecer o portfólio.

Duas mulheres mexendo em computador e selecionando imagens
O estágio em Artes Visuais pode ser exigido, dependendo do tipo de curso

Enade para Artes Visuais

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é obrigatório também para os estudantes de graduação em Artes Visuais. O Enade é uma avaliação do MEC que visa avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso, além de avaliar o perfil dos estudantes e a qualidade dos cursos de graduação.

O Enade é aplicado periodicamente, geralmente a cada três anos, para diferentes áreas do conhecimento, incluindo as Artes Visuais. Todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação na área de Artes Visuais são obrigados a realizar o exame.

TCC de Artes Visuais

A obrigatoriedade do TCC em Artes Visuais pode variar de acordo com a instituição de ensino e a modalidade do curso. Em algumas faculdades de Artes Visuais, como Bacharelado e Licenciatura, os estudantes devem apresentar um TCC ou projeto final que demonstre suas habilidades artísticas e conhecimentos teóricos adquiridos.

Vale a pena se formar em Artes Visuais?

Decidir se vale a pena se formar em Artes Visuais é uma escolha pessoal que deve levar em consideração diversos fatores, incluindo paixão pela área, aptidões artísticas, objetivos de carreira e as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho. Porém, investigar alguns pontos como a remuneração e o investimento no curso também é muito importante.

Salário para formados em Artes Visuais

Os salários para formados em Artes Visuais ficam em uma média de R$ 3.000,00, mas podem variar amplamente, dependendo da especialização, experiência, região e tipo de emprego. Alguns artistas bem-sucedidos podem ter altos rendimentos, mas para outros, os ganhos podem ser mais modestos.

Investimento X Retorno para Artes Visuais

O investimento em um curso de Artes Visuais não é muito elevado, mas, além das mensalidades, também envolve materiais de arte, livros e outras despesas relacionadas. O retorno pode ser sentido tanto em termos pessoais, com o desenvolvimento artístico e cultural, como profissionais, com remuneração, oportunidades de carreira e satisfação com o trabalho realizado.

Confira também: no Papo Reto, veja 5 dicas para trabalhar com Design Gráfico!

Por que cursar Artes Visuais na Anhanguera?

“O propósito da arte é lavar a poeira da vida cotidiana de nossas almas.”

Pablo Picasso

Assim como Picasso, há quem acredite que a arte é a melhor amiga daqueles que buscam uma vida leve e com propósito. Faz sentido para você? Depois de tanta informação, com certeza você já tirou todas as suas dúvidas sobre a faculdade de Artes Visuais

Não perca tempo, e realize seu sonho de fazer essa faculdade na Anhanguera com mensalidades que cabem no seu bolso! Além do reconhecimento no MEC, a grade curricular da Anhanguera é ampla, permitindo a atuação em inúmeras áreas, contando com a prática que você precisa para arrasar na profissão. Se inscreva agora no vestibular e faça sua matrícula!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 88

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados