Licenciatura em Artes: será que vale a pena?

Licenciatura em Artes

Van Gogh, Picasso, Monet, Michelangelo e Tarsila do Amaral: será que você saberia identificar as obras de cada um desses artistas? Bem, se você se interessa pela Licenciatura em Artes, é possível que considere legal esse tipo de conhecimento, ainda que não saiba fazer essa diferenciação, certo?

Um curso de Artes Visuais é para quem valoriza a expressão por meio de formas e cores. Assim, costuma chamar a atenção de pessoas mais cults, criativas e apreciadoras daquilo que desperta sensações e gera beleza.

Mas você já parou para pensar se vale a pena mesmo fazer uma Licenciatura em Artes? Afinal, quais as vantagens do curso? Confira a seguir!

São várias possibilidades de atuação

Antes de tudo, é importante esclarecer o que é Licenciatura em Artes! De forma geral, a modalidade Licenciatura se refere aos cursos voltados à área acadêmica, ou seja, ao exercício de lecionar e atuar na educação.

No entanto, saiba que, apesar de essa ser a proposta da modalidade, as opções no mercado de trabalho são extensas. Por exemplo, dá para ser professor de Artes em creche e pré-escola. Assim, o profissional trabalha com crianças pequenas, o que envolve atividades lúdicas e de estímulo ao desenvolvimento infantil. Pinturas com dedo, massinha, argila e colagens são bons exemplos nesse sentido.

Também, é possível trabalhar com adolescentes e adultos, tanto por meio de aulas teóricas, como as do ensino médio ou com aulas práticas, para quem tem interesse em fazer um curso de desenho.

A atuação em Artes Visuais ainda possibilita trabalhar dentro de museus, espaços culturais, animação, fotografia, design, preservação e restauração de obras de arte e criação de apostilas didáticas.

Outra oportunidade que tem crescido bastante é a de arteterapia: uma técnica que ajuda pessoas a lidar com os estados emocionais. Ela não chega a curar uma depressão, no entanto, se fizer parte do combo psicoterapia + medicação, pode proporcionar resultados mais rápidos.

O curso tem um ótimo custo-benefício

Você consegue encontrar bons cursos no mercado e por valores em conta. É uma chance de ter a sua primeira ou mesmo a segunda graduação. Isso faz com que o investimento na graduação em Artes Visuais tenha um ótimo custo-benefício. Isso, claro, se você souber encontrar faculdades que sejam reconhecidas pelo ensino de qualidade e, ao mesmo tempo, tenham mensalidades econômicas. A Anhanguera é assim, viu?

O conhecimento técnico servirá para vários âmbitos

Ainda que você não pretenda atuar diretamente nessa área, estudar Artes também se torna vantajoso, já que o conhecido adquirido pode ser usado em outros âmbitos. Por exemplo, ao unir Artes e Tecnologia, dá para trabalhar com games, um setor que aflora no mercado e é um dos que abrange as profissões do futuro.

Sem contar que o fato de ter uma graduação de nível superior possibilita fazer uma pós-graduação, te ajudando a crescer mais rapidamente, criar um currículo incrível e conquistar boas oportunidades na carreira.

Você pode se formar rapidamente caso faça como segunda graduação

Além do mais, uma Licenciatura em Artes também pode ser concluída de forma rápida, caso você já tenha outra Licenciatura. Principalmente se você souber escolher entre as melhores faculdades de Artes Visuais, que valorizem todo o seu caminho de formação.

A Anhanguera conta com vários benefícios para quem procura a segunda graduação! Além de você ter facilidade para ingressar no curso, por não precisar de vestibular, é possível aproveitar algumas das matérias já cursadas. Assim, em vez de 8 semestres, dá para terminar o curso em apenas 2 anos, dependendo da sua primeira graduação.

Sem contar que é possível conseguir bons descontos na mensalidade. Irresistível, não é mesmo? Para isso, basta apresentar documentos comprobatórios à instituição, que fará a análise de cada caso.

Dá para se formar sem precisar sair de casa

E que tal poder pegar seu diploma de nível superior sem o custo de locomoção e, ainda, podendo assistir às aulas exatamente no momento em que você quiser?

O EAD cresceu e já é tão realidade na maioria das faculdades determinados cursos só são ofertados dessa forma. Inclusive, existem estudantes que dão preferência por instituições que já tenham experiência em aulas a distância, pois, além da flexibilidade, há a confiança.

Você adquire habilidades comportamentais e conhecimentos culturais

Para completar tudo sobre o curso de Artes Visuais, ele ainda desenvolve habilidades bastante requisitadas no mercado de trabalho. A criatividade e a sensibilidade são bons exemplos nesse sentido. Pessoas que estudam de forma profunda Artes também adquirem uma nova percepção do mundo, facilidade para o senso crítico, além de trabalharem a inteligência emocional.

Conhecimentos culturais e da História da Arte também são importantes. Quem entende as diferenças entre os estilos de obras — renascentista, impressionista, moderna, art noveau, por exemplo — é considerado inteligente. Além disso, fica bem mais interessante visitar museus, olhar pinturas e esculturas, e saber interpretá-las, não acha?

Dá para aproveitar as oportunidades da internet

Já percebeu que hoje em dia as redes sociais possibilitam conhecer pessoas interessantes e que disponibilizam conteúdos ricos? Se você prestar atenção, verá que são profissionais de diversos ramos: psicólogos, fisioterapeutas, designers, psiquiatras. Há uma porção de gente capaz de ensinar muitas coisas por meio de ferramentas interativas.

Assim, ser um artista visual também proporciona essa oportunidade. Dá para abrir um perfil do Instagram, por exemplo, postar bons conteúdos e atrair pessoas interessadas em Artes. A partir disso, você adquire autoridade da área. Além do reconhecimento, ainda pode criar cursos livres e vender de forma exponencial.

Claro que tudo isso não acontece de uma hora para outra. Serão alguns anos de investimento. Porém, em algum momento, você colhe os frutos!

Agora é com você!

Enfim, você viu que uma Licenciatura em Artes proporciona diversas vantagens, por isso, já sabe a resposta: claro que vale a pena fazer o curso! No entanto, tenha em mente que todos esses ganhos só valem se você realmente escolher uma boa faculdade, viu! É por isso que a Anhanguera se mostra como ótima opção, já que conta com graduações de qualidade e é reconhecida no mercado educacional.

Gostou de ficar por dentro dos benefícios de fazer uma Licenciatura em Artes? Então, faça já sua inscrição no vestibular online e comece agora a construir um futuro mais promissor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 45

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados