Pensando em fazer faculdade em Matão? Leia este texto

estudante de faculdade

Você já pensou em fazer faculdade em Matão? A pacata cidade com pouco mais de 82 mil habitantes fica na região central do estado de São Paulo, a meia hora de Araraquara e uma hora e meia de São José do Rio Preto. O município é referência em desenvolvimento, e sua economia concentra-se principalmente no agronegócio ― produção de suprimentos agrícolas, açúcar, processamento de suco, alimentos ―, além da metalurgia, varejo e serviços.

Há, pelo menos, 6 instituições de ensino superior em Matão, com destaque para a Faculdade Anhanguera, formando todos os anos novos profissionais que atuam não só na cidade, mas também em diversos outros pontos do país e no exterior.

Ainda, os investimentos que o governo local vem fazendo historicamente, somados à parceria com as principais empresas da cidade, têm ajudado a atrair cada vez mais pessoas. Para você ter uma ideia, dos 6,1 mil postos de trabalho com carteira assinada criados em 2019 na região de Araraquara, 1,1 mil foram abertos em Matão.

Com tudo isso, não tenha dúvidas de que estudar na cidade pode ser uma excelente escolha. Quer saber a razão? Leia este post.

Quais são as vantagens de investir em uma faculdade em Matão?

Vamos começar contando a você alguns dos motivos pelos quais o ensino superior em Matão é destaque.

Desenvolvimento de habilidades

As melhores faculdades em Matão são aquelas antenadas com as demandas do mundo atual e com as expectativas do mercado de trabalho para os próximos anos. Então, a metodologia de ensino precisa colocar o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem. Assim, ele consegue desenvolver habilidades essenciais para se destacar profissionalmente.

No caso da Anhanguera ― Unidade Matão, isso é visto na própria infraestrutura da faculdade. Para incentivar a prática dos conhecimentos, os mais de 1.700 alunos contam com recursos digitais, acesso à internet em todo o campus e modernos laboratórios para áreas como Engenharia e Saúde. Além disso, o portal do aluno permite que os estudantes acompanhem seu rendimento e tenham acesso a inúmeros materiais de estudo.

Mas como o relacionamento humano é fundamental na educação, professores preparados e atuantes em suas carreiras movimentam essa estrutura com um projeto pedagógico forte.

Valorização profissional

Você sabia que a valorização profissional não se limita a benefícios e a premiações dentro de uma empresa? Pois bem, fazer com que um aluno se forme na faculdade e receba seu diploma com confiança exige várias ações da instituição.

Ao estudar em Matão, saiba que as melhores instituições são preocupadas em realizar parcerias com empresas e o poder público para que seus alunos realizem programas de estágio e participem de projetos que incentivam uma formação sólida. Dessa forma, eles têm mais condições de valorizar o currículo e conseguir um bom emprego!

Diferencial competitivo no mercado de trabalho

Por falar em currículo, saiba que empregabilidade é definida por diferenciais competitivos, capazes de atender às demandas do mercado de trabalho. Para um profissional recém-formado, estar à frente da concorrência é fundamental.

Então, você deve aproveitar as experiências que as faculdades em Matão oferecem, a fim de aumentar o peso do seu currículo. Fique de olho nos projetos-piloto, nas ações sociais, nas incubadoras de empresas etc.; enfim, em tudo que a instituição oferece para aumentar seus conhecimentos. Aqui na Anhanguera, nossos alunos contam com o Canal Conecta, site exclusivo com diversas vagas de emprego e estágio.

Como fazer o vestibular em Matão?

Agora é hora de entender como você pode prestar o vestibular em Matão. Na Anhanguera são oferecidos cursos presenciais e a distância (modalidade EAD) e existem diferentes formas de ingressos. O processo seletivo consiste nas opções a seguir.

Vestibular tradicional

Algumas faculdades seguem o modelo tradicional e contam com datas para a realização das provas de vestibular. Esses exames acontecem, geralmente, no meio e no final do ano, em caráter presencial. Mas, caso você não consiga estar presente no dia, verifique a opção de agendar as provas.

Vestibular online

O vestibular online é uma forma bem interessante de entrar na faculdade. Ela é muito utilizada para vários cursos da Anhanguera ― especialmente os totalmente a distância. Você escolhe o curso e a unidade mais próxima de você, faz as provas em casa e, caso tenha a aprovação, já pode ser matricular e começar a estudar.

Nota do Enem

A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma alternativa ao vestibular tradicional. Na Anhanguera, basta ir até a secretaria da unidade Matão, apresentar seus documentos e uma cópia da relação de pontos do Enem. Conforme seu desempenho, você pode escolher um dos cursos de graduação e se matricular.

Transferência de curso

Se você já estuda em outra instituição, é possível realizar a transferência externa. Para isso, deve fazer o pedido presencialmente e levar a relação de documentos solicitados. Há um detalhe importante para quem muda para a Anhanguera: alunos transferidos de outras faculdades têm direito a 50% de desconto nas mensalidades dos cursos presenciais e 20% nos cursos EAD* até a conclusão.

Segunda graduação

Você já tem um diploma de graduação? Então, na Anhanguera, não precisa fazer vestibular. Basta apresentar os documentos solicitados, incluindo o diploma do curso anterior, e fazer a matrícula na segunda graduação.

Quais documentos são necessários para se matricular na Anhanguera?

Para facilitar a vida, caso decida fazer matrícula na Anhanguera, deixamos aqui embaixo a relação de documentos necessária. Confira:

  • Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio (entregues presencialmente);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • CPF;
  • RG (menores de 18 anos precisam apresentar o RG e o CPF do responsável).

Quais são os cursos mais procurados na região?

Em razão das oportunidades de trabalho encontradas na região, alguns dos cursos mais procurados atualmente são os seguintes:

Fazer faculdade em Matão pode ser um grande facilitador para você alcançar uma carreira de sucesso. Mas, para falar sobre as vantagens de frequentar o ensino superior na cidade, seria impossível deixarmos de falar da qualidade da faculdade Anhanguera e tudo o que ela oferece. Afinal de contas, integramos o maior grupo educacional do país e estamos presentes na vida matonense desde 2003, formando gerações de profissionais altamente capacitados.

Então, não perca tempo e aceite nosso convite: inscreva-se já no vestibular da Anhanguera e comece sua mudança de vida ainda este ano. Dá tempo!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados