Faculdade de Matemática: Saiba tudo sobre essa graduação

A faculdade de matemática é mais do que cálculos e equações. Durante esse curso, o aluno se aprofundará na linguagem universal que impulsiona a inovação em diversas áreas, desde a ciência e tecnologia até a economia. 

E para aqueles que buscam a formação acadêmica, essa área oferece grandes oportunidades de carreira. 

Se você se interessou pelo assunto, neste guia, iremos te ajudar a desvendar os segredos e a descobrir o verdadeiro potencial por trás dessa graduação. 

Como é o curso de Licenciatura em Matemática? 

A Licenciatura em Matemática é um dos cursos mais desafiadores e recompensadores. Este curso não apenas aprofunda o entendimento da matéria, mas também prepara os alunos para se tornarem professores qualificados e inspiradores. 

A formação adquirida nesta graduação não só abre portas para diversas oportunidades de carreira, como também permite que os graduados desempenhem um papel fundamental na promoção da alfabetização matemática e no desenvolvimento de futuros talentos na área. 

Durante toda a jornada acadêmica, o aluno encontrará um conteúdo matemático rico, que começa com uma base sólida em conceitos fundamentais, como álgebra, cálculo, geometria e estatística, e avança para tópicos mais avançados, como estruturar algébricas e geometria espacial.

Além disso, essa faculdade não apenas aprimora o conhecimento matemático, mas também desenvolve habilidades críticas, como resolução de problemas, raciocínio lógico e pensamento analítico. 

E por se tratar de uma graduação do tipo Licenciatura, uma parte significativa do curso é direcionada para o desenvolvimento de habilidades que ajudarão o futuro licenciado a ensinar Matemática de forma eficaz. Isso inclui o desenvolvimento de estratégias de ensino, o uso de tecnologia educacional e a criação de materiais didáticos atraentes. 

Menina fazendo exercícios de matemática
Quem faz o curso pode trabalhar com a alfabetização matemática

Quais os tipos de Graduação em Matemática?

A graduação em Matemática é oferecida pelas instituições de ensino no tipo Licenciatura e Bacharelado.

Licenciatura em Matemática

O curso de Licenciatura em Matemática confere ao aluno o título de Licenciado, que o habilita a atuar no campo do ensino. Em outras palavras, se o aluno deseja se tornar professor de matemática seja para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, ou até mesmo para atuar em pesquisas acadêmicas na área, a Licenciatura é o melhor caminho.

Bacharelado em Matemática

O Bacharelado em Matemática é um tipo de graduação que traz uma formação mais generalista e não habilita o profissional a lecionar. Enquanto a Licenciatura é focada no ensino, os bacharéis poderão atuar em diversas áreas como pesquisa, finanças e estatística, tanto no setor público como no privado.

Para o bacharel que deseja atuar como docente qualificado, é necessário um curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior, exige-se que o profissional tenha um curso de especialização.

Homem digitando em laptop e vendo dados estatísticos
Estatística é uma das áreas em que a pessoa que fez bacharel pode atuar

Tecnólogo em Matemática

Não existe Tecnólogo em Matemática. Os cursos do tipo tecnólogo são dedicados a preparar profissionais que querem atuar em alguma área específica e que buscam se formar em menor tempo para acelerar seu ingresso no mercado de trabalho.

O curso de Licenciatura em Matemática é bom?

Sim, o curso de Licenciatura em Matemática é bom. Ele oferece uma sólida formação acadêmica, prepara os estudantes para se tornarem professores qualificados e proporciona boas perspectivas de carreira. 

A escolha por uma carreira acadêmica não é uma decisão fácil, e a qualidade do curso de graduação desempenha um papel fundamental nessa escolha. Por isso, mesmo identificando uma alta demanda por professores de matemática, a reputação da instituição escolhida para o Ensino Superior pode se tornar um grande diferencial no início da carreira profissional. 

O curso de Licenciatura em Matemática é aprovado no MEC?

A Licenciatura em Matemática é uma graduação reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Sempre que houver dúvida sobre algum curso e sua aprovação no Ministério da Educação, é possível consultar se a instituição de ensino que o aluno quer escolher tem autorização para oferecer esse curso. Dessa forma, não haverá o risco de se formar em uma instituição ou curso que não tenha validade no mercado.

Afinal, ter o credenciamento da Faculdade de Matemática pelo MEC é requisito essencial para que o diploma desse curso superior seja respeitado e aceito. É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores.

Aprovação do curso de Licenciatura em Matemática no Mercado 

O curso de Licenciatura em Matemática é altamente valorizado no mercado de trabalho, devido à sua capacidade de formar professores, desenvolver habilidades analíticas e de resolução de problemas.

E já há algum tempo, a demanda por profissionais capacitados nessa área tem aumentado, principalmente pelo cenário não tão positivo sobre o nível de conhecimento dos alunos do ensino fundamental e médio.

Segundo último relatório atualizado em 2018* do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), disponível no portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 68,1% dos estudantes brasileiros avaliados em matemática, ficaram abaixo do nível 2, considerado básico pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que é a organização responsável pelo Pisa.

Em 2019, uma matéria publicada no G1 sobre essa mesma avaliação, ressaltou o impacto desse resultado:

“Dois terços dos brasileiros de 15 anos sabem menos que o básico de matemática”.

Esses dados provam o quanto as escolas brasileiras precisam e têm buscado por professores de alto nível formados em Licenciatura em Matemática, que podem, no decorrer da carreira, encontrar oportunidades em diversas áreas, incluindo ensino, desenvolvimento de materiais didáticos, consultoria e pesquisa.

*até o término da edição dessa postagem, o relatório do Pisa de 2022 ainda não havia sido publicado.

Moça resolvendo problema matemático em lousa branca
O nível de conhecimento em Matemática no Brasil não é bom, por isso os professores são essenciais

Qual o perfil ideal do aluno de Licenciatura em Matemática?

O perfil ideal do aluno de Licenciatura em Matemática abrange uma combinação de características e habilidades como gostar de ensinar e ter familiaridade com cálculos e lógica. 

Além disso, é imprescindível o interesse por solucionar problemas complexos e saber se comunicar com objetividade e clareza. 

Todas essas habilidades são fundamentais para prosperar nesse curso e na futura carreira de ensino de Matemática.

Moça sorrindo para colega em frente a quadro branco
Quem faz matemática deve ter familiaridade com cálculos e lógica

Personalidade do aluno da área de Licenciatura em Matemática

A personalidade do aluno de Licenciatura em Matemática é caracterizada principalmente pela paixão por números, pela paciência, empatia e pelo desejo em compartilhar esse conhecimento com as futuras gerações. 

Ensinar Matemática pode ser desafiador, mas é essa paixão e entusiasmo que irão ajudar os futuros professores a se destacarem no mundo da educação. 

Outros traços de personalidades importantes para os alunos dessa área são: 

  • Persistência e Dedicação para enfrentar obstáculos e trabalhar na busca por soluções;
  • Raciocínio Lógico para identificar padrões, conexões e relações matemáticas;
  • Tranquilidade e clareza para se comunicar de maneira eficaz, objetiva e acessível;
  • Flexibilidade e Criatividade para adaptar suas abordagens de ensino e atender às necessidades dos alunos. 
Moça estudando com livro
Persistência e dedicação são características de quem estuda Matemática

Rotina de estudos para quem estuda Licenciatura em Matemática

A rotina de estudos durante a Licenciatura em Matemática pode variar de acordo com a grade das matérias de cada semestre e com a modalidade das aulas (presencial, semipresencial ou EAD). 

Esse curso é desafiador e exige uma rotina de estudos organizada e eficiente para um desempenho acadêmico sólido. Por isso, é importante que o aluno saiba gerenciar bem o seu tempo, para administrar os compromissos acadêmicos e pessoais no calendário. 

A grade curricular do curso prevê a articulação entre a teoria e a prática. O objetivo é possibilitar a aplicação dos conceitos teóricos das disciplinas, com a vivência de situações inerentes ao campo profissional, que contribuem para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para atuar na profissão. 

Outro detalhe importante é que a avaliação do desempenho acadêmico do aluno vai muito além dos bons resultados nas provas. A frequência nas aulas e o aproveitamento das diversas atividades são fatores que também compõem a nota final. Trata-se de um processo progressivo e amplo. 

Para se formar, o estudante precisa ainda fazer o estágio obrigatório, se envolvendo com algum tipo de atividade no seu futuro campo de atuação, pelo tempo mínimo exigido pela faculdade. 

E para finalizar, precisa também apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizando um projeto que vai atestar as habilidades adquiridas durante o curso.

Professor dando aula de matemática em colégio
O estágio obrigatório e as aulas teóricas fazem parte da rotina de estudos

Quais as modalidades de estudo para Licenciatura em Matemática?

A graduação de Licenciatura em Matemática pode ser encontrada nas modalidades EAD, semipresencial e presencial:

Curso de Licenciatura em Matemática EAD

A Licenciatura em Matemática EAD é 100% online. Essa modalidade de ensino oferece mais flexibilidade para o aluno, que pode estudar quando puder e onde quiser. 

As aulas são ensinadas por meio de Disciplinas Interativas em um Ambiente Virtual de Aprendizado, com o apoio de material didático digital. A interação com os colegas pode ser feita por meio de fóruns interativos e o suporte virtual é contínuo. 

Durante esse período, o aluno não precisa comparecer à faculdade para assistir às aulas, realizar atividades ou entregar trabalhos. A presença do aluno pode ser necessária apenas para a realização de provas semestrais,

O diploma dessa modalidade, assim como os cursos presenciais, tem a mesma validade. Inclusive, estudar a distância ajuda o aluno a adquirir novas habilidades digitais, que serão necessárias durante a jornada universitária.

Curso de Licenciatura em Matemática no modelo Semi Presencial

A faculdade de Licenciatura em Matemática semipresencial é feita de forma híbrida, misturando aulas presenciais e a distância.

Essa modalidade passou a ser possível devido a evolução tecnológica que permitiu aos alunos assistirem aulas online, assim como na modalidade EAD.

Em ambas as modalidades, as disciplinas teóricas ocorrem por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. A principal diferença acontece em relação às aulas práticas ou laboratoriais, que na modalidade semipresencial acontecem presencialmente em ambientes específicos, possibilitando ao aluno usufruir também de alguns benefícios que uma graduação presencial oferece.

Curso de Licenciatura em Matemática Presencial

No curso presencial de Licenciatura em Matemática o aluno acompanha as aulas em sala de aula, tendo contato direto com professores e colegas.

Os horários das turmas são fixos, os valores das mensalidades são maiores devido aos custos das instalações físicas e há disciplinas teóricas e práticas de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Rapaz estudando sozinho em sala
No curso presencial, o aluno estuda com seus colegas em salas de aula tradicionais

Qual a duração e as matérias do curso de Licenciatura em Matemática?

A Licenciatura em Matemática tem duração de 8 semestres, ou seja, 4 anos, distribuídos em uma carga horária de 3.840 horas. 

As matérias do curso respeitam o currículo de Matemática conforme diretrizes educacionais, e são organizadas da seguinte forma:

1º semestre (240h)

  • EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE;
  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO;
  • OPTATIVA I;
  • ELEMENTOS DA MATEMÁTICA I.

2º semestre (300h)

  • GEOMETRIA PLANA;
  • ELEMENTOS DA MATEMÁTICA II;
  • OPTATIVA II;
  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO;
  • FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS PÚBLICAS.

3º semestre (500h)

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA;
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM;
  • HISTÓRIA DA MATEMÁTICA;
  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL;
  • PRÁTICAS DE ENSINO APLICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA;
  • MATEMÁTICA APLICADA AS CIÊNCIAS;
  • RECURSOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA;
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM.

4º semestre (320h)

  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II;
  • FUNDAMENTOS DE FÍSICA;
  • DIDÁTICA PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO;
  • INOVAÇÃO EDUCACIONAL;
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA BNCC E A ARTE DE EDUCAR.

5º semestre (580h)

  • PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA;
  • METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA;
  • SOCIEDADE BRASILEIRA E CIDADANIA;
  • ALGEBRA LINEAR E VETORIAL;
  • PROJETO DE EXTENSÃO I MATEMÁTICA;
  • ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I;
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA IDENTIDADE DOCENTE;
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA MATEMÁTICA -ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

6º semestre (690h)

  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;
  • EST.CUR.MATEMÁTICA I-ENSINO FUNDAMENTAL II;
  • CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III;
  • CÁLCULO NUMÉRICO;
  • GEOMETRIA ANALÍTICA;
  • PENSAMENTO CIENTÍFICO
  • EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS E SÉRIES;
  • ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II;
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA-MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS-ITINERÁRIOS FORMATIVOS.

7º semestre (730h)

  • GESTÃO EDUCACIONAL;
  • EST.CUR.MATEMÁTICA II-ENSINO MEDIO;
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO;
  • ANÁLISE MATEMÁTICA;
  • ESTRUTURAS ALGÉBRICAS;
  • GEOMETRIA ESPACIAL;
  • PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES;
  • PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE;
  • ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III;
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES-PROJETO DE EXTENSÃO II-MATEMÁTICA.

8º semestre (480h)

  • MATEMÁTICA FINANCEIRA;
  • EST.CUR.MATEMÁTICA IV-GESTÃO EDUCACIONAL;
  • LIBRAS-LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS;
  • EST.CUR.MATEMÁTICA III-ENSINO FUND. II,MÉDIO,DEMAIS MODALIDADES DE EDUC.;
  • OPTATIVA III;
  • OPTATIVA IV;
  • OPTATIVA V.
Menino escrevendo a lápis em folha
“PRÁTICAS DE ENSINO APLICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA” é uma das disciplinas do curso

Quais as possibilidades de especialização em Matemática?

Em Licenciatura em Matemática existem muitas possibilidades de especialização. Cada especialização oferece oportunidades únicas, permitindo que os profissionais escolham caminhos que se alinhem aos seus objetivos de carreira.

Abaixo listamos algumas das principais áreas de especialização para Licenciados em Matemática:

Álgebra: Especialistas em Álgebra concentram-se no estudo de estruturas algébricas, equações e sistemas de equações. Eles podem trabalhar em pesquisa, ensino ou indústrias que exigem conhecimentos em álgebra abstrata. 

Geometria: A Geometria envolve o estudo de formas, figuras e espaços. Especialistas em Geometria podem pesquisar em áreas como geometria diferencial, geometria projetiva e geometria algébrica. 

Estatística: A Estatística é a ciência de coletar, analisar e interpretar dados. Os estatísticos podem trabalhar em pesquisa, análise de dados em várias indústrias, pesquisa de mercado e setor financeiro. 

Educação Matemática: Especialistas em Educação Matemática se concentram no desenvolvimento de Metodologias pedagógicas, Pesquisa em educação e na melhoria do currículo matemático.

Régua e caneta ao lado de calculadora em cima de papel
Álgebra e Geometria são áreas de especialização em Matemática

Quais as principais áreas para recém-formados em Licenciatura em Matemática? 

Recém-formados em Licenciatura em Matemática possuem uma variedade de áreas para iniciar suas carreiras. Algumas das principais opções incluem:

  • Docência: a carreira mais procurada pelos licenciados em Matemática é o ensino. Eles podem se tornar professores em escolas de ensino fundamental e médio, transmitindo seu conhecimento a novas gerações.
  • Produção de conteúdo didático: trabalhar no desenvolvimento de livros, publicações acadêmicas de Matemática, jogos educacionais, recursos online e materiais de ensino é uma opção para aqueles interessados em melhorar o ensino de Matemática.
  • Tutoria: oferecer serviços de tutoria, também chamado reforço escolar, para estudantes que precisam de apoio adicional em Matemática. Essa é uma forma de garantir o ensino individualizado e complementar aos alunos.
  • Consultoria Educacional: trabalhar como consultor educacional, auxiliando escolas na melhoria do currículo e práticas de ensino, ou até mesmo em produções educativas para TV ou Internet.
  • Pesquisa em Educação Matemática: envolver-se em pesquisa acadêmica para melhorar os métodos de ensino e aprendizagem da Matemática.

E para atuar em alguma dessas áreas, o indivíduo com qualificação profissional em Matemática pode trabalhar em vários tipos de instituições, como: 

  • Instituições de Ensino Públicas e Privadas;
  • Cursinhos preparatórios para vestibular e concursos;
  • Instituições de ensino profissionalizante;
  • ONGs;
  • Mídia e Editoras.

Essas são algumas das principais áreas em que recém-formados em Licenciatura em Matemática podem iniciar suas carreiras. A escolha dependerá dos interesses individuais e das oportunidades disponíveis, mas a versatilidade dessa formação oferece uma ampla gama de opções no mercado de trabalho.

Professora e alunos em frente a prédio
Trabalhar em ONGs é uma possibilidade de atuação para quem faz o curso

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

As faculdades públicas e privadas possuem particularidades, e cabe ao aluno considerar essas características para tomar a melhor decisão na hora de estudar.

A escolha entre uma faculdade pública ou privada depende de vários fatores, como custo, qualidade acadêmica, recursos disponíveis e preferências pessoais. 

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, o que torna o ingresso a uma instituição privada mais simples. 

Em contrapartida, faculdades públicas geralmente são mais acessíveis financeiramente e oferecem recursos amplos, enquanto faculdades privadas podem ter programas especializados e redes de ex-alunos fortes.

Nos dois casos é possível encontrar instituições de qualidade, mas é importante lembrar que o comportamento do estudante durante a graduação é o que mais influencia na qualidade da formação.

Considere seu orçamento, os programas oferecidos, a reputação acadêmica e o ambiente de aprendizado ao tomar sua decisão. Ambas têm vantagens, então a escolha depende das suas necessidades e objetivos individuais.

Faculdade Pública para Licenciatura em Matemática

A faculdade pública para Licenciatura em Matemática é gratuita, mas muito concorrida. E por ser um tipo de instituição financiada pelo governo, a ausência de mensalidades é um grande atrativo.

Dessa forma, podemos listar como principais pontos positivos para escolher uma instituição pública, além da ausência de mensalidades, a qualidade acadêmica composta por professores de renome, o que aumenta o reconhecimento e valorização no mercado de trabalho.

Já como pontos negativos, além da alta concorrência, é muito comum que instituições públicas sejam mais burocráticas e tenham uma infraestrutura de menor qualidade, o que faz com que novas metodologias de ensino, como os cursos EAD, não sejam inseridas em suas grades curriculares com tanta facilidade.

Faculdade Privada para Licenciatura em Matemática

A faculdade privada para Licenciatura em Matemática pode oferecer muitas vantagens como: infraestrutura moderna, programas acadêmicos especializados, grade de horários flexíveis, turmas possivelmente menores, acesso a uma rede de ex-alunos robusta e uma abordagem mais personalizada para o ensino.

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição. 

No entanto, é importante que o aluno procure por instituições que, além de serem reconhecidas pelo MEC, atendam às necessidades e metas de carreira. Por isso, é essencial pesquisar cuidadosamente as opções considerando fatores como reputação da faculdade, recursos oferecidos e oportunidades de estágio.

Aula em auditório de universidade
A faculdade privada tem horários flexíveis e pode oferecer programas acadêmicos especializados

Quanto custa a faculdade de Licenciatura em Matemática?

A mensalidade do curso de Licenciatura em Matemática vai variar de acordo com alguns parâmetros que são muito importantes para a tomada de decisão, como modalidade do curso e qualidade da instituição de ensino.

Na Anhanguera, por exemplo, o aluno pode cursar Licenciatura em Matemática na modalidade EAD ou Semipresencial (Híbrida), que conta com uma infraestrutura digital de ponta e formas de ingresso facilitadas, onde o valor pago pelo aluno pode diminuir com os programas de bolsa de estudo ou opções de descontos na mensalidade.

Confira o valor das mensalidades na página do curso de Licenciatura em Matemática no site.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos para a Faculdade de Licenciatura em Matemática?

Existem alguns tipos de Bolsa de Estudo para a faculdade de Licenciatura em Matemática. Caso você ainda se sinta em dúvida sobre o curso devido os valores das mensalidades, fique tranquilo. Na Anhanguera existem muitas opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios que ajudam o aluno a pagar a faculdade e se tornar um profissional em Matemática.

Diversas opções oferecidas não necessitam da nota do Enem. Sendo assim, mesmo para os alunos que não tenham feito o Exame, ainda é possível encontrar opções para pagar menos na mensalidade.

Sinal de 100% escrito em giz em quadro negro
Existem vários tipos de bolsas que você pode tentar para ter desconto na mensalidade

Como entrar em Licenciatura em Matemática?

O ingresso na faculdade de Licenciatura em Matemática pode ocorrer de várias maneiras. Confira abaixo como garantir sua vaga.

Enem

Para ingressar no curso de Licenciatura em Matemática utilizando a nota do Enem é bem simples. Os estudantes que apresentarem a nota do Enem não precisam prestar o vestibular.

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, onde as notas podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas que adotam essa modalidade de seleção. 

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Para isso é preciso ter efetuado a prova a partir de 2010 e ter uma pontuação superior a 200 pontos na redação e em conhecimentos. Quanto maior a nota obtida no Enem, maior o percentual de desconto.

Se o aluno se enquadrar nesses requisitos, na hora de se inscrever para o curso, ele só precisa selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula. 

Consulte as condições da Bolsa Enem, cursos elegíveis, disponibilidade e valor da mensalidade no FALE CONOSCO em nosso site, ou na secretaria da unidade Anhanguera de seu interesse!

Sisu

Você também pode usar o Sisu para o curso de Licenciatura em Matemática.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes da última edição do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do Sisu, onde os interessados podem acessar as instituições e os cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever. 

Conforme as regras do programa, o estudante pode escolher até duas opções de curso por ordem de preferência, assim como instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência. 

É possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições, mas fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições. 

Vestibular para Licenciatura em Matemática

Para prestar vestibular para Licenciatura em Matemática, o candidato precisa se direcionar até a universidade de sua escolha ou fazer a inscrição de maneira online pelo próprio portal da instituição. 

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Aqui na Anhanguera, por exemplo, o vestibular para Licenciatura em Matemática acontece da seguinte forma: 

Vestibular presencial

O vestibular para Licenciatura em Matemática no modelo tradicional consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer polo da universidade. Para realizá-la, é preciso se inscrever pelo site da Anhanguera

O teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa e você terá 2 horas para concluí-la. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior. 

Vestibular online

O vestibular online para Licenciatura em Matemática tem o formato similar a opção presencial, com a diferença que ocorre de maneira 100% online e você tem apenas 1 hora para concluir a prova. Outra informação essencial sobre o teste é que o candidato tem somente 5 chances para finalizá-lo. 

Portanto, confira com cuidado a conexão com a internet antes de iniciar o processo seletivo. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados.

Moça mordendo lápis diante de computador
O vestibular online é uma opção para quem quer entrar na faculdade

Quais as exigências para se formar no curso de Licenciatura em Matemática?

As exigências para se formar no curso de Licenciatura em Matemática podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC e etc. 

Estágio Obrigatório para Licenciatura em Matemática

O estágio obrigatório para Licenciatura em Matemática é uma atividade acadêmica complementar que ocorre fora do ambiente da Universidade, e deve ser realizado a partir do quinto semestre.

Essa é uma excelente oportunidade para colocar em prática alguns dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. O estágio geralmente é supervisionado e pode abranger diversas áreas. 

Alunos que optam por cursar Licenciatura, normalmente são direcionados às escolas de ensino fundamental e médio, onde têm a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar e observar aulas ministradas por professores experientes. 

Eles são expostos a diferentes níveis de ensino, turmas e escolas, o que permite adaptar suas abordagens a diferentes contextos educacionais. 

A supervisão durante o estágio é feita por um orientador que fica responsável por fornecer feedback e avaliação sobre o desempenho do aluno. É uma ótima forma de ganhar experiência profissional e estabelecer conexões dentro da área

Moça apontando para fórmula matemática em quadro negro
O estágio obrigatório é uma ótima forma de ganhar experiência

Enade para Licenciatura em Matemática

Para os alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática que fizerem parte de uma turma contemplada para o exame, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC de Licenciatura em Matemática

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a Licenciatura em Matemática é desenvolvido no último ano da faculdade. Com auxílio de um professor orientador, o aluno escolhe um tema específico e realiza uma pesquisa aprofundada sobre o assunto.

O objetivo é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante o curso. O resultado desse trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, também é necessário ser apresentado para uma banca de avaliadores.

Mulher digitando em computador ao lado de livro aberto
É necessário elaborar um TCC para concluir o curso

Vale a pena se formar no curso de Licenciatura em Matemática?

Existem uma série de razões que provam o quanto vale a pena se formar no curso de Licenciatura em Matemática. Podemos citar: 

Demanda por Professores de Matemática: a educação é uma área fundamental na sociedade. Se tornando um Licenciado, você terá a oportunidade de fazer a diferença na vida dos estudantes, ajudando-os a superar desafios na compreensão da Matemática. 

Realização Pessoal: a Licenciatura em Matemática lhe oferece a oportunidade de explorar e compartilhar sua paixão, o que pode ser incrivelmente gratificante.

Versatilidade Profissional: uma licenciatura em Matemática abre portas para uma variedade de carreiras, não apenas no ensino, mas também em pesquisa, desenvolvimento de materiais didáticos, consultoria, finanças, tecnologia, estatística e muito mais. As habilidades matemáticas são valorizadas em muitos setores. 

Contribuição para a Sociedade: como professor de Matemática, você estará contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e intelectual de estudantes, impactando a próxima geração de matemáticos, cientistas, engenheiros, pensadores críticos, além da contribuição direta para o progresso da sociedade. 

É importante considerar que o ensino é uma profissão que exige paciência, habilidades de comunicação, adaptabilidade e compromisso com o aprendizado contínuo. A escolha de carreira deve estar alinhada com suas paixões e interesses pessoais. 

Professor dando aula para crianças em sala de aula
O curso de Matemática permite diferentes realizações, como contribuir para a sociedade

Salário para formados em Licenciatura em Matemática

O salário de um profissional licenciado em Matemática pode variar conforme o campo de atuação.

Veja quanto ganha em média alguns dos principais cargos para profissionais formados nessa área:

  • Professor de Matemática do Ensino Fundamental: R$3.576,30*;
  • Professor de Matemática no Ensino Médio: R$4.255,83*;
  • Professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental): R$3.576,30*;
  • Pesquisador em Matemática: R$12.177,68*.

*Fonte: salário.com, sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de Licenciatura em Matemática 

Durante a Licenciatura em Matemática é possível estagiar, fazer networking e aperfeiçoar a prática profissional, com grande possibilidade de começar a trabalhar na área logo após a formação, gerando rápido retorno sobre o investimento feito na faculdade.

E para aqueles que arregaçarem as mangas e buscarem especialização, as chances de retorno e crescimento são ainda maiores.

Confira também: saiba sobre o curso de Matemática na Anhanguera!

Por que cursar Licenciatura em Matemática?

Se você tem paixão pela Matemática e pelo ensino, e quer causar um impacto significativo na educação e na sociedade, a Licenciatura em Matemática é sua melhor escolha.

E agora que você já sabe tudo sobre essa faculdade, o próximo passo é escolher uma instituição que te dê condições de se formar e construir uma carreira de sucesso na área da educação.

Na Anhanguera, a Licenciatura em Matemática tem duração de 4 anos e pode ser feita a Distância (EAD) ou semipresencial, nos mais diversos polos espalhados pelo país, onde você pode obter a melhor estrutura de uma rede particular de ensino.

Com corpo docente experiente e conectado com o mercado, e uma infraestrutura de ponta, na Anhanguera você conta ainda com diversas opções de bolsas de estudo e formas de ingresso facilitadas.

Inscreva-se no nosso vestibular online! Estude na Anhanguera para ter acesso a um ensino de excelência, modalidades flexíveis e mensalidades que cabem no seu bolso!

Venha se tornar um Licenciado em Matemática com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados