Faculdade de História: Tudo sobre esse curso

Faculdade de História

É a partir da faculdade de História que o aluno consegue se unir a outros historiadores para pensar, conservar e ensinar a memória do mundo e da nossa civilização. 

Se você também deseja fazer parte desse campo e gostaria de saber mais informações sobre o curso superior de História e quais são as possibilidades de atuação, separamos todas as informações para você neste artigo. 

Confira os detalhes e veja porque História pode ser a formação ideal para você!

Como é o curso de História?

O curso de História tem 4 anos de duração, com carga horária total de 3.200 horas. Essa graduação pode ser feita nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância. Basta analisar a sua rotina e escolher a opção que melhor se encaixa.

No decorrer do curso, o acadêmico tem a possibilidade de conhecer os acontecimentos relevantes do passado, explorando os aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos dos fatos regionais, nacionais e mundiais.

O aluno que ingressar na faculdade de História, terá disciplinas sobre a História do Brasil, História Americana, da Europa, África, Ásia e etc. Além de História Antiga, Idade Média, História Moderna e História Contemporânea. E para aqueles que escolherem licenciatura, também terão matérias ligadas à educação como Didática e Pedagogia.

Depois de formado, o aluno será capaz de dominar as linhas gerais do processo histórico, investigar e interpretar escrupulosamente os eventos, transmitir esse conhecimento e estimular o pensamento crítico, com sólida fundamentação teórica e prática.

Pessoa analisando livro antigo com lupa
Com o curso de História, a pessoa é capaz de traçar o percurso histórico, investigá-lo e analisá-lo com pensamento crítico

Quais os tipos de Graduação em História?

A graduação em História é oferecida pelas instituições de ensino no tipo Bacharelado e Licenciatura.

Bacharelado em História

O Bacharelado em História é um tipo de graduação que traz uma formação mais generalista. Enquanto a Licenciatura é focada no ensino, os bacharéis poderão atuar em diversas áreas da carreira escolhida.

O bacharel poderá atuar como professor em instituições de ensino superior (faculdades) mas não em escolas. Mas para poder lecionar, ele precisará passar por uma especialização que o aprimore para as particularidades do ensino.

Licenciatura em História

O curso de Licenciatura em História confere ao aluno o título de Licenciado, que o habilita a atuar no campo do ensino. Em outras palavras, se o aluno deseja se tornar professor de uma determinada matéria, ele deve optar por realizar a Licenciatura.

Entender as principais diferenças entre os tipos de graduação em História, ajuda o aluno a decidir qual das opções (Bacharelado ou Licenciatura) ele deve escolher antes de se matricular.

Professora dando aula em museu para crianças
A licenciatura é a modalidade de curso que permite ao formando dar aulas em escolas e faculdades

Tecnólogo em História

Atualmente não existe Tecnólogo em História. Nesse formato, os cursos possuem uma grade curricular mais específica e direcionada a preparar rapidamente o profissional para ingressar no mercado de trabalho.

Por isso, nos cursos tecnológicos, não encontramos matérias generalistas, e sim aulas mais práticas focadas na área de atuação à qual o curso pertence. 

E para graduações como o curso de História, principalmente para aqueles que desejam lecionar, a grade curricular é repleta de disciplinas teóricas, o que exige maior tempo de estudo.

O curso de História é bom?

O curso de História tem como finalidade desenvolver profissionais aptos a disseminar o conhecimento histórico e incentivar o raciocínio crítico, com segura comprovação teórica e prática.

A graduação em História forma profissionais de conduta criativa, reflexiva, ética e crítica frente ao mundo e a sociedade, com os métodos didáticos para guiar os alunos do ensino fundamental e médio.

Além da área educacional, o historiador também tem a possibilidade de trabalhar na área de preservação do patrimônio histórico da humanidade e em empresas que envolvem essa área.

Profissionais em museu com equipamentos
Quem se forma em História pode trabalhar com projetos de preservação

O curso de História é aprovado no MEC? 

A graduação em História é, sim, aprovada pelo MEC, mas é fundamental consultar se a instituição de ensino que você quer escolher tem autorização para oferecer esse curso.

Ser aprovado pelo MEC é requisito essencial para o seu diploma no curso de História ser respeitado no mercado de trabalho. É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores. 

Aprovação do curso de História no Mercado

O curso de História tem grande aprovação no mercado devido a sua importância no entendimento da sociedade sobre fatos passados e seu impacto no presente e futuro. 

O curso de História forma profissionais aptos a ensinar disciplinas no ensino médio e fundamental, sempre com um olhar crítico e analítico para fatores sociais e políticos. Ou ainda, atuar em institutos de pesquisa públicos e privados, além de projetos educacionais em empresas. 

A importância do que se aborda durante o curso valoriza ainda mais essa área, demandando profissionais de alta qualidade e compromisso com as teorias e contextos estudados. 

No entanto, a percepção do mercado em relação a qualquer curso pode variar dependendo de diversos fatores, como a qualidade da instituição de ensino, as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes e as demandas específicas de cada setor.

Qual o perfil ideal do aluno de História?

O perfil ideal do aluno de História se dá a partir da necessidade de analisar e interpretar os acontecimentos do passado de forma crítica, avaliando seu impacto no presente e no futuro.

Só dessa forma, o campo da História poderá continuar estudando as ações humanas ao longo do tempo, resgatando a memória da humanidade e contribuindo com as transformações da sociedade.

Personalidade do aluno da área de História

A área de História se destina a pessoas com forte senso crítico e capacidade analítica. Concentração, organização, imparcialidade e liderança também são qualidades relevantes.

O gosto pela leitura, interpretação de textos e discussão com os colegas de turma também pode ajudar a construir o bom desempenho nas matérias.

Na atuação do historiador, a curiosidade serve como ferramenta de trabalho para ir a fundo em acervos, museus, bibliotecas e institutos de pesquisa.

O estudante desenvolve também a habilidade de analisar o mundo com base em fundamentos teóricos, filosóficos e científicos.

Também é esperado dos historiadores licenciados paciência, empatia, e boa capacidade didática e pedagógica para atuar em sala de aula, pois o processo de ensino e aprendizado é diferente para cada aluno e requer tempo e dedicação.

Jovem mulher com mão em gaveta de arquivo em biblioteca
O estudante de História deve gostar de leitura e ter disposição para fazer investigações completas

Rotina de estudos para quem estuda História

A rotina de estudos durante o curso de História pode variar de acordo com a grade das matérias de cada semestre e com a modalidade das aulas (presencial, semipresencial ou EAD). 

É importante que o aluno durante o curso saiba gerenciar bem o seu tempo, para administrar os compromissos acadêmicos e pessoais no calendário. 

A grade curricular do curso prevê a articulação entre a teoria e a prática. O objetivo é possibilitar a aplicação dos conceitos teóricos das disciplinas, com a vivência de situações inerentes ao campo profissional, que contribuem para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para atuar na profissão. 

Outro detalhe importante é que a avaliação do desempenho acadêmico do aluno vai muito além dos bons resultados nas provas. A frequência nas aulas e o aproveitamento das diversas atividades são fatores que também compõem a nota final. Trata-se de um processo progressivo e amplo. 

Para se formar, o estudante precisa ainda fazer o estágio obrigatório, se envolvendo com algum tipo de atividade no mercado de trabalho pelo tempo mínimo exigido pela faculdade. 

E para finalizar, precisa também apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizando um projeto que vai atestar as habilidades adquiridas durante o curso.

Moça anotando dados em calendário feito em agenda
Ter uma boa organização é essencial para administrar os estudos e a vida pessoal

Quais as modalidades de estudo para História?

O curso de História pode ser encontrado em três modalidades de ensino: EAD, semipresencial e presencial. Confira as diferenças entre elas:

Curso de História EAD

A graduação em História EAD é 100% online e o aluno não precisa se deslocar até a faculdade.

Com o progresso da tecnologia e a criação de plataformas digitais de aprendizagem, tornou-se possível que faculdades credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação) oferecessem novas modalidades de ensino, e a modalidade EAD virou realidade também para a faculdade de História.

Entre as principais vantagens do EAD estão:

Flexibilidade para estudar

O ensino a distância é perfeito para pessoas cuja rotina conta com muitas tarefas, sejam elas no trabalho ou em casa.

As aulas disponíveis na plataforma online possibilitam ao aluno navegar pelos conteúdos a qualquer momento, de onde estiver. Basta ter conexão com a internet.

Menor custo

Como a estrutura é oferecida de maneira online, os custos da Instituição são baixos, permitindo que o valor das mensalidades também seja inferior, sobretudo comparado ao do ensino presencial.

Qualidade de ensino

O curso de História na modalidade EAD ou híbrido exige mais adaptação e preparação da parte dos professores, por ser necessário adequar as formas de ensinar e permitir que os acadêmicos aprendam com qualidade nesse formato.

Dessa maneira, o docente desenvolve o material das aulas pensando na possibilidade de fóruns e chats de discussão, leituras complementares online, vídeo aulas, atividades avaliativas e trabalhos em grupo por meio de plataformas digitais, sempre de forma atualizada e adequada às demandas do mercado de trabalho.

Além dos materiais, os alunos também podem contar com o atendimento de tutores e professores para tirar dúvidas sobre os conteúdos.

Acesso ilimitado ao conteúdo

O aluno que estuda a distância pode assistir às aulas quantas vezes quiser. Afinal de contas, elas estão disponíveis o tempo todo no ambiente digital. Além disso, o acadêmico pode acessar a biblioteca online e conteúdos disponibilizados pelos professores.

Aluno estudando com computador em biblioteca de faculdade
O curso EAD permite acesso a uma grande variedade de conteúdos

Curso de História no modelo Semi Presencial

A faculdade de História semipresencial é feita de forma híbrida, misturando aulas presenciais e a distância.

Essa modalidade passou a ser possível devido à evolução tecnológica que permitiu aos alunos assistirem aulas online, assim como na modalidade EAD.

Em ambas as modalidades, as disciplinas teóricas ocorrem por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. A principal diferença acontece em relação às aulas práticas ou laboratoriais, que na modalidade semipresencial acontecem presencialmente em ambientes específicos, possibilitando ao aluno usufruir também de alguns benefícios que uma graduação presencial oferece.

Curso de História Presencial

No curso de História presencial o aluno acompanha as aulas em sala de aula, tendo contato direto com professores e colegas.

Os horários das turmas são fixos, os valores das mensalidades são maiores devido aos custos das instalações físicas e há disciplinas teóricas e práticas conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Professora explicando painel de guerra para alunos
No curso presencial, os alunos têm contato direto com os colegas e com os professores

Qual a duração e as matérias do curso de História?

A faculdade de História tem duração de 8 semestres, ou seja, 4 anos. A carga horária total da graduação é de 3.200 horas, divididas entre disciplinas práticas e teóricas, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso e estágios curriculares. Porém, esse tempo pode mudar de acordo com situações específicas. 

Se o aluno reprovar em alguma disciplina e tiver que refazê-la, ou fizer o trancamento de matrícula em algum momento, o período para conclusão da formação aumenta. Por isso, tenha atenção a esses fatores ao longo da graduação. 

Outro fator que impacta na duração da Faculdade de História é se o aluno já tiver concluído uma graduação superior em algum outro curso da área. Nesse caso é possível fazer uma análise curricular dispensando disciplinas que já tenham sido cursadas pelo aluno. 

As matérias do curso de história são distribuídas da seguinte forma:

1º semestre (300h)

  • Educação e Diversidade;
  • Educação Inclusiva;
  • Inovação Educacional;
  • Libras – Língua Brasileira de Sinais
  • Sociedade Brasileira e Cidadania.

2º semestre (300h)

  • Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas;
  • Fundamentos da Educação;
  • Pensamento Científico;
  • Práticas Educativas em Espaços Não Escolares – Optativa;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem.

3º semestre (380h)

  • Didática – Planejamento e Avaliação;
  • História Antiga;
  • História Medieval;
  • Historiografia;
  • Metodologia do Ensino da História;
  • Prática Pedagógica – Identidade Docente.

4º semestre (300h)

  • Educação e Tecnologias;
  • História da África;
  • História do Brasil Colonial;
  • História Moderna I;
  • Teorias da História.

5º semestre (540h)

  • História da América;
  • História do Brasil Imperial;
  • História Moderna II;
  • Prática Pedagógica BNCC e a Arte de Educar;
  • Projeto de Extensão I – História;
  • Estágio Curricular Obrigatório I.

6º semestre (410h)

  • História Contemporânea: do Século XVIII ao XIX;
  • História do Brasil República I;
  • Patrimônio, Museus e Arquivos;
  • Prática Pedagógica História – Anos Finais do Ensino Fundamental;
  • Estágio Curricular Obrigatório II.

7º semestre (530h)

  • História Contemporânea: do Século XX ao XXI;
  • História do Brasil República II;
  • Prática Pedagógica Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Itinerários Formativos;
  • Projeto de Extensão II – História;
  • Estágio Curricular Obrigatório III.

8º semestre (440h)

  • Atividades Complementares – Projeto de Extensão III – História;
  • Gestão Educacional;
  • Prática Pedagógica – Gestão de Aprendizagem;
  • Profissionalização Docente – Optativa;
  • Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Atividades Complementares.
Mulher fazendo sinais de libras
Libras é uma das disciplinas que a grade de História pode ter

Quais as possibilidades de especialização em História?

Em História existem muitas possibilidades de especialização. A competitividade faz parte do mundo do trabalho, e isso exige dos profissionais diferenciais para se destacar.

Cada especialização oferece oportunidades únicas, permitindo que os profissionais escolham caminhos que se alinhem aos seus objetivos de carreira.

Abaixo listamos algumas das principais áreas de especialização em História. Essas áreas de especialização não são excludentes, e é comum que muitos historiadores explorem interseções entre diferentes áreas para obter uma compreensão mais abrangente do passado.

História Antiga

Em História Antiga o profissional irá se especializar em civilizações antigas como Egito, Grécia, Roma e outras culturas pré-clássicas.

O historiador especialista nessa área se dedica a estudar as origens da civilização, a formação de instituições sociais e políticas, além de explorar aspectos culturais e religiosos.

História Medieval

Em História Medieval o profissional se aprofunda na história da Idade Média. Um especialista nesta área estuda temas como o feudalismo, as Cruzadas, arquitetura gótica, o surgimento das universidades, a influência da Igreja Católica e os desenvolvimentos culturais desse período.

Ruínas de castelo medieval
Em História Medieval, temas como Feudalismo e Cruzadas são estudados

História Moderna

A História Moderna abrange os períodos após o Renascimento, incluindo a Revolução Industrial, Revoluções Francesa e Americana, expansão colonial, formação de nações e Estados modernos, além das Guerras Mundiais e os desdobramentos do pós-guerra.

História da Arte e Cultura

Um especialista na História da Arte e Cultura estuda a evolução das expressões artísticas, desde a arte rupestre até as formas contemporâneas. Isso inclui estilos artísticos, movimentos culturais, influências entre arte e sociedade, e a interpretação de obras de arte.

História Social

Já em História Social, o historiador especialista nessa área analisa a evolução do cotidiano das pessoas ao longo do tempo. Ele estuda questões como estrutura familiar, relações de classe, papéis de gênero e interações sociais.

Quais as principais áreas para recém-formados em História? 

Para os recém-formados em História, existem várias áreas de atuação promissoras, com excelentes oportunidades de emprego e salários. 

É comum que muitos pensem que o profissional formado em História se limite apenas a dar aulas. Porém, a formação engloba diferentes conhecimentos, que ampliam o leque de possibilidades para esses profissionais. 

O Historiador pode trabalhar tanto na área de educação quanto na preservação do patrimônio histórico da humanidade. 

Veja abaixo algumas das áreas que os recém-formados em História podem exercer as suas atividades: 

  • Docência de ensino fundamental e médio;
  • Produção de conteúdo didático;
  • Consultoria em produções educativas para TV ou Internet;
  • Implementação de projetos educacionais.
Professor lendo livro em escritório
Docência e consultoria são possibilidades de atuação em História

No entanto, o campo é amplo e existem muitas outras áreas para atuar: 

  • Pesquisa acadêmica;
  • Implementação, desenvolvimento e coordenação de projetos de valorização, resgate e preservação do patrimônio histórico;
  • Curadoria em museus e bibliotecas;
  • Consultoria para iniciativa pública e privada;
  • Escritor para jornais e revistas especializadas;
  • Supervisão de acervos e preservação de patrimônio;
  • Turismo;
  • Memória empresarial;
  • Consultoria para peças de teatro, filmes, documentários e novelas de época.

E são muitas as instituições que necessitam desses profissionais: 

  • Instituições de Ensino Públicas e Privadas;
  • Cursinhos preparatórios para vestibular e concursos;
  • Instituições de ensino profissionalizante;
  • ONGs;
  • Mídia e Editoras;
  • Museus;
  • Emissoras de TV;
  • Agências de Turismo.
Frente do Museu do Ipiranga
Os museus são um dos tipos de instituição que precisam de historiadores

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

As faculdades públicas e privadas possuem particularidades, e cabe ao aluno considerar essas características para tomar a melhor decisão na hora de estudar.

A escolha entre uma faculdade pública ou privada depende de vários fatores, como custo, qualidade acadêmica, recursos disponíveis e preferências pessoais. 

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, tornando o ingresso a uma instituição privada mais simples. 

Em contrapartida, faculdades públicas geralmente são mais acessíveis financeiramente e oferecem recursos amplos, enquanto faculdades privadas podem ter programas especializados e redes de ex-alunos fortes.

Nos dois casos é possível encontrar instituições de qualidade, mas é importante lembrar que o comportamento do estudante durante a graduação é o que mais influencia na qualidade da formação.

Considere seu orçamento, os programas oferecidos, a reputação acadêmica e o ambiente de aprendizado ao tomar sua decisão. Ambas têm vantagens, então a escolha depende das suas necessidades e objetivos individuais.

Faculdade Pública em História

A faculdade pública para História é gratuita, mas muito concorrida. E por ser um tipo de instituição financiada pelo governo, a ausência de mensalidades é um grande atrativo. 

Dessa forma, podemos listar como principais pontos positivos para escolher uma instituição pública, além da ausência de mensalidades, a qualidade acadêmica composta por professores de renome, o que aumenta o reconhecimento e valorização no mercado de trabalho. 

Já como pontos negativos, além da alta concorrência, é muito comum que instituições públicas sejam mais burocráticas e tenham uma infraestrutura de menor qualidade, o que faz com que novas metodologias de ensino, como os cursos EAD, não sejam inseridas em suas grades curriculares com tanta facilidade.

Faculdade Privada para História

A faculdade privada para História pode oferecer muitas vantagens como: infraestrutura moderna, programas acadêmicos especializados, grade de horários flexíveis, turmas possivelmente menores, acesso a uma rede de ex-alunos robusta e uma abordagem mais personalizada para o ensino.

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição. 

No entanto, é importante que o aluno procure por instituições que atendam às necessidades e metas de carreira. Por isso, é essencial pesquisar cuidadosamente as opções considerando fatores como reputação da faculdade, recursos oferecidos e oportunidades de estágio.

Sala de aula de faculdade com alunos fazendo atividade
A faculdade privada pode oferecer infraestrutura moderna e programas especializados

Quanto custa a faculdade em História?

A mensalidade do curso de História varia de acordo com alguns parâmetros que são muito importantes para a tomada de decisão, como modalidade do curso e qualidade da instituição de ensino.

Na Anhanguera, por exemplo, o aluno pode cursar História nas modalidades semipresencial ou a distância, e ainda conta com uma infraestrutura de ponta e formas de ingresso facilitadas, onde o valor pago pelo aluno pode diminuir com os programas de bolsa de estudo ou opções de descontos na mensalidade.

Confira o valor das mensalidades na página do curso de História no site.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos para Faculdade de História?

Existem alguns tipos de Bolsa de Estudo para a faculdade de História. Caso você ainda se sinta receoso devido aos valores das mensalidades, fique tranquilo. Na Anhanguera existem muitas opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios que ajudam o aluno a pagar a faculdade e se tornar um bacharel em História.

Diversas opções oferecidas não necessitam da nota do Enem, e mesmo que o aluno não tenha feito o exame, ainda é possível pagar menos na mensalidade.

Confira algumas alternativas de bolsas de estudo para História na Anhanguera:

Bolsa de incentivo: para novatos que confirmarem dificuldades financeiras;

Bolsa de primeiro semestre: desconto de 20% nas mensalidades do primeiro semestre;

Bolsa servidores públicos e militares: desconto de até 30% para esses profissionais ou para o cônjuge ou filhos de até 24 anos;

Bolsa transferência: alunos provenientes de outras instituições recebem desconto de 60% até o final da graduação presencial. Já na modalidade a distância a redução é de 30% do incentivo;

Matrícula antecipada: quem optar por antecipar o valor da matrícula no momento do vestibular não paga a taxa deste processo seletivo;

Desconto pontualidade: concedido para alunos da modalidade EAD que pagarem a mensalidade até o 5° dia útil do mês;

Prêmios: quem indica um amigo, ganha um desconto na mensalidade como prêmio se o indicado se matricular na Anhanguera.

Estudantes caminhando em entrada de faculdade
Na Anhanguera, é possível ganhar desconto indicando um amigo

Como entrar em História?

Existem várias maneiras de se matricular no curso de História. Confira abaixo como garantir sua vaga.

Enem

Para ingressar no curso de História utilizando a nota do Enem é bem simples. Os estudantes que apresentarem a nota do Enem não precisam prestar o vestibular.

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, onde as notas podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas que adotam essa modalidade de seleção. 

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Para isso é preciso ter efetuado a prova a partir de 2010 e ter uma pontuação superior a 200 pontos na redação e em conhecimentos. Quanto maior a nota obtida no Enem, maior o percentual de desconto.

Se o aluno se enquadrar nesses requisitos, na hora de se inscrever para o curso, ele só precisa selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula. 

Consulte as condições da Bolsa Enem, cursos elegíveis, disponibilidade e valor da mensalidade no FALE CONOSCO em nosso site, ou na secretaria da unidade Anhanguera de seu interesse!

Celular com página do MEC e tela do Enem ao fundo
É possível ingressar na faculdade com o Enem tirando acima de 200 pontos

Sisu

Você também pode usar o Sisu para o curso de História.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes da última edição do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do Sisu, onde os interessados podem acessar as instituições e os cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever. 

Conforme as regras do programa, o estudante pode escolher até duas opções de curso por ordem de preferência, assim como instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência. 

É possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições, mas fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições. 

Vestibular para História

Para prestar vestibular para História, o candidato precisa se direcionar até a universidade de sua escolha ou fazer a inscrição de maneira online pelo próprio portal da instituição. 

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Aqui na Anhanguera, por exemplo, o vestibular para História acontece da seguinte forma: 

Vestibular presencial

O vestibular para História no modelo tradicional consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer polo da universidade. Para realizá-la, é preciso se inscrever pelo site da Anhanguera. 

O teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa e você terá 2 horas para concluí-la. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior. 

Jovem garota pensando enquanto faz teste
Outra forma de ingresso em História é fazer o vestibular presencial

Vestibular online

O vestibular online para História tem o mesmo formato da opção presencial, com a diferença que ocorre de maneira 100% online e você tem apenas 1 hora para concluir a prova. Outra informação essencial sobre o teste é que o candidato tem somente 5 chances para finalizá-lo. 

Portanto, confira com cuidado a conexão com a internet antes de iniciar o processo seletivo. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados.

Quais as exigências para se formar em História?

As exigências para se formar em História podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC, etc. 

Estágio Obrigatório para História

O estágio obrigatório para História é uma atividade acadêmica complementar que ocorre fora do ambiente da Universidade, e deve ser realizado a partir do quinto semestre.

Essa é uma excelente oportunidade para colocar em prática alguns dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

O estágio é geralmente supervisionado e pode abranger diversas áreas. Os alunos podem optar por estágios em museus, bibliotecas, instituições culturais ou até mesmo em organizações de pesquisa histórica. 

Já os alunos que optam pela Licenciatura, são direcionados às escolas de ensino fundamental e médio, onde têm a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar e observar aulas ministradas por professores experientes.

Eles são expostos a diferentes níveis de ensino, turmas e escolas, o que permite adaptar suas abordagens a diferentes contextos educacionais. 

A supervisão durante o estágio é feita por um orientador que fica responsável por fornecer feedback e avaliação sobre o desempenho do aluno. É uma ótima forma de ganhar experiência profissional e estabelecer conexões na área.

Moça pegando livro de prateleira da biblioteca
O estágio de História pode ser realizado em museus e bibliotecas

Enade para História

Para os alunos concluintes do curso de História que fizerem parte de uma turma contemplada para o exame, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC de História

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de História é desenvolvido no último ano da faculdade. Com auxílio de um professor orientador, o aluno escolhe um tema relacionado a história e educação e realiza uma pesquisa aprofundada sobre o assunto.

O objetivo é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante o curso. É no TCC de História que o aluno demonstra a capacidade de conduzir pesquisas, analisar fontes históricas, aplicar teorias e se comunicar de forma acadêmica.

O resultado desse trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, também é necessário ser apresentado para uma banca de avaliadores.

Jovem estudando com notebook e pilha de papéis
No TCC, o aluno escolhe um tema a ser investigado e apresentado

Vale a pena se formar em História?

Se formar em história é o melhor caminho para quem busca preservar o patrimônio social, cultural e histórico da humanidade. Em uma reflexão sobre a vida, o filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella faz a seguinte definição:

“O sentido da vida é uma construção histórica, social e cultural. O sentido da vida não é o mesmo para todos, não é o mesmo o tempo todo, nem em todos os lugares, nem do mesmo modo”.

A partir dessa definição, é possível entender o quanto refletir sobre a história e todo seu contexto, pode nos ajudar a compreender com mais clareza nosso presente, assim como nos preparar para nosso futuro.

Logo, aqueles que aceitarem o desafio de se tornarem historiadores e professores, encontrarão não apenas uma nobre área de trabalho, mas também um grande propósito em preservar e compartilhar a memória sobre o mundo à nossa volta.

Salário para formados em História 

O salário de um profissional formado em História pode variar conforme o campo de atuação. 

Veja a média do salário de alguns dos principais cargos para profissionais formados nessa área: 

  • Historiador: R$3.915,05*
  • Pesquisador em Ciências Sociais e Humanas: R$4.579,94*
  • Professor de História Ensino Fundamental: R$3.293,46*
  • Professor de História Ensino Médio: R$4.570,36*

*Fonte: salário.com, sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de História

Durante a graduação de História é possível estagiar, fazer networking e aperfeiçoar a prática profissional, com grande possibilidade de começar a trabalhar na área logo após a formação, gerando rápido retorno sobre o investimento feito na faculdade. 

E para aqueles que arregaçarem as mangas e buscarem especialização, as chances de retorno e crescimento são ainda maiores.

Confira também: saiba mais sobre a carreira de historiador!

Por que cursar História?

Se você chegou até aqui neste post, cursar a faculdade de História provavelmente já se tornou sua prioridade.

Conforme mostramos ao longo do texto, essa área é repleta de possibilidades, e para poder ter sucesso na carreira, não há dúvida que o primeiro passo é ingressar na faculdade de História.

Na Anhanguera, a graduação em História tem duração de 4 anos e pode ser feita a Distância (EAD) ou semipresencial nos mais diversos polos espalhados pelo país, onde você pode obter a melhor estrutura de uma rede particular de ensino.

Com corpo docente experiente e conectado com o mercado, e uma infraestrutura de ponta, na Anhanguera você conta com diversas opções de bolsas de estudo, formas de ingresso facilitadas e programas de incentivo para entrar no mercado.

Inscreva-se no nosso vestibular online! Estude na Anhanguera para ter acesso a um ensino de excelência, modalidades flexíveis e mensalidades que cabem no seu bolso!

Venha estudar História com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados