Profissional de Estética e Cosmética: conheça o perfil

Você sabia que o Brasil é o 4.º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do planeta?¹ Sim! Somente no período 2020-2021, foram movimentados nada menos que US$ 23.738 bilhões. Não é à toa que o profissional de Estética e Cosmética vem ganhando cada vez mais espaço.

Graças ao crescimento exponencial, o mercado da beleza gera todos os anos cerca de 5,6 milhões de oportunidades de trabalho, entre empregos diretos e indiretos. Com um consumo tão alto de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, além das inovações em cuidados com a saúde e beleza, o resultado não poderia ser outro: entre 2014 e 2019, houve um salto de 72 mil para mais de 480 mil profissionais no setor!

Se você tem interesse em seguir carreira na área de Estética e Cosmética, pode ter certeza de que o mercado é promissor. Então, confira aqui qual é o perfil desse profissional e veja se suas habilidades e qualidades pessoais estão de acordo!

Qual é o perfil ideal para um profissional de Estética e Cosmética?

O profissional de Estética e Cosmética tem um perfil bastante flexível, já que pode trabalhar em diferentes nichos de mercado. Talvez o mais conhecido seja a realização de procedimentos estéticos, que incluem tratamento e estética capilar, embelezamento pessoal, estética facial, corporal e prestação de consultoria de beleza.

Esse profissional tem um importante papel na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Ele auxilia não apenas a se sentirem bem com melhorar da vitalidade e aparência de sua pele, unhas, cabelo e curvas corporais, mas também ao possibilitar que quem tenha sofrido algum trauma físico, com marcas e cicatrizes, volte a se sentir belo e feliz.

E, como mencionamos, o mercado da beleza está em crescimento vertiginoso há alguns anos, reflexo da mudança cultural na relação com a beleza e o cuidado pessoal de homens e mulheres. 

Logo, por ser uma área em que há sempre novidades em produtos, equipamentos, procedimentos e técnicas, o profissional de Estética e Cosmética precisa ter em seu perfil como forte característica a inovação. Isso significa estar antenado às tendências e às atualizações da área, inclusive dando-se um espaço para estudar e renovar seu conhecimento.

YouTube video

Quais características são consideradas essenciais?

Agora, vamos mostrar a você algumas características pessoais do profissional de Estética e Cosmética que fazem total diferença para o desempenho na carreira.

Habilidades manuais

Quando um profissional de Estética e Cosmética opta pela área de atendimento, sem dúvida, deverá ter habilidades técnicas e manuais. Isso porque muitos dos procedimentos estéticos envolvem a realização de movimentos precisos e coordenação fina.

Seja para fazer uma massagem ou pintar e cortar cabelos, seja para “pilotar” algum equipamento, a destreza das mãos e dedos ajuda o profissional a fazer movimentos calculados e coordenados ao manipular objetos até muito pequenos, como tesouras, pincéis e agulhas.

Percepção intuitiva

A aparência de uma pessoa diz muito sobre sua autoestima, motivo pelo qual tanta gente procura serviços da Cosmetologia. Nesse sentido, somar o conhecimento à intuição auxilia que você escolha os melhores procedimentos para cada um de seus clientes. 

Com uma percepção intuitiva aguçada, o profissional de Estética e Cosmética pode dar vida aos desejos dos clientes e até observar questões importantes sobre hábitos e posturas que prejudicam a saúde e o bem-estar, bem como patologias. 

É o exemplo de homens e mulheres que sofrem de alopécia ― distúrbio que gera a perda de cabelo. Com uma boa percepção intuitiva, será possível escolher procedimentos que diminuam os danos físicos e psicológicos dessa condição.

Busca por novos conhecimentos

Como dissemos, um profissional de Estética e Cosmética não pode ficar parado no tempo.

Com tendências se modificando a todo momento, chegada de novas tecnologias e mais inovação, demonstrar-se conhecedor das novidades do mercado torna o profissional apreciado pelo seu público. Isso muda a relação com clientes e aumenta a respeitabilidade no mercado.

Capacidade de se adaptar

Na esteira da inovação está a capacidade de se adaptar. Assim, incorporar mudanças e tendências em seu trabalho é parte da rotina, seja quanto ao estilo estético-cosmético, seja com a renovação de técnicas, equipamentos e procedimentos. Logo, a adaptabilidade é o que vai tornar seu trabalho singular diante da concorrência

Boa comunicação

Cada cliente tem uma história relacionada ao seu corpo e sua aparência. Nesse sentido, ser um bom ouvinte para compreender quais são os problemas e desejos da pessoa que procurou seus serviços despertará nela a confiança em você.

Tente se conectar com seus clientes ouvindo suas ideias e conversando durante a consulta. Por meio das conversas, você quebra o gelo de um atendimento, conhece melhor esse cliente e entende o que realmente faz sentido para seu ideal de beleza e bem-estar.

Ainda, boas habilidades de comunicação são uma ferramenta de marketing fundamental quando o assunto é vender seu trabalho. Ao saber se comunicar bem, você conseguirá demonstrar autoridade sobre o que faz.

Por que esse perfil faz tanta diferença?

Profissionais de destaque no mercado da Estética e Cosmética são aqueles que desenvolvem diferenciais para vencer a concorrência. Se, de um lado, seu foco é o cliente final, do outro, há uma indústria gigante que não para de crescer e de oferecer oportunidades ao nível nacional e internacional.

Com isso, as qualidades pessoais e habilidades que acabamos de citar fazem total diferença para começar a construir uma carreira sólida na área. Porém, se ainda não conquistou plenamente todas elas, mantenha a calma, pois uma faculdade de Estética e Cosmética de alto nível vai trazer isso e muito mais à sua profissão.

Então, se deseja enveredar para essa carreira, ou se já atua de alguma maneira, a formação acadêmica vai ser o seu trampolim para o sucesso.

A graduação em Estética e Cosmética é um curso tecnólogo com duração de 3 anos, durante os quais você aprenderá as principais habilidades para lidar com procedimentos, produtos e equipamentos. 

A grade curricular também contempla disciplinas da área da Biologia e Saúde (Anatomia, Biologia, Bioquímica, Fisiologia etc.), além de matérias voltadas ao psiquismo e ao bem-estar. Um curso completo!

Gradue-se em Estética e Cosmética na Anhanguera!

O curso de Estética e Cosmética da Anhanguera é um dos mais modernos no Brasil. Acontece nas modalidades presencial e híbrido, com toda a infraestrutura e suporte para você adquirir a melhor formação acadêmica!

Seja um profissional de Estética e Cosmética de respeito! Encontre o campus da Anhanguera mais perto de você e inscreva-se já no vestibular online!

1. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.