Engenharia EAD vale a pena? Confira as informações sobre os cursos

engenharia ead

O engenheiro é um profissional de extrema necessidade para o desenvolvimento –– na construção civil, nas áreas mecânicas, na indústria, nas tecnologias, entre tantos segmentos. Não é à toa que ganham salários bastante atrativos. Basta ver a lista de remunerações disponíveis no CAGED1, com profissionais que ganham R$ 20 mil por mês.

Para alcançar as boas vagas do setor, é preciso passar pelo ensino superior e desenvolver as principais competências exigidas pelo mercado. Isso significa dedicar alguns anos de estudo a um curso de Engenharia. A boa notícia é que existem maneiras de otimizar esse período, tendo uma formação completa.

Tendo isso em mente, existe Engenharia EAD para facilitar a rotina de estudos? Vale a pena escolher essa modalidade de ensino para a sua formação? Já adiantamos que a resposta para ambas as perguntas é sim! Entenda melhor neste conteúdo!

Por que vale a pena fazer EAD para Engenharia?

Para responder a esta pergunta, vale entender como funciona a Engenharia EAD na faculdade. Assim como a modalidade presencial, é uma formação que dura, em média, 5 anos, devido à extensa grade curricular. Ao longo da graduação, o estudante passa pelas mesmas matérias, com aprendizado de igual valor para sua carreira.

Isso significa que ele terá os benefícios de fazer EAD sem que sua formação seja prejudicada de alguma forma. É possível estudar com mais flexibilidade, ter mais controle sobre a agenda, conciliar seus principais compromissos e encontrar as mesmas chances no mercado de trabalho de Engenharia.

Pense em alguém que deseja saber tudo sobre Engenharia Civil para se formar. Se tem que trabalhar para pagar a faculdade, um curso EAD é o que essa pessoa precisa, concorda? Assim, só comparece ao campus quando necessário e pode estudar nos momentos mais adequados de seu dia.

Por fim, ainda vale lembrar que o curso de Engenharia EAD é mais barato que o presencial. Mas isso não tem relação alguma com a qualidade, como vimos. O motivo é simples: como as faculdades aproveitam a estrutura física para gravar as aulas e até os professores que integram o corpo docente, há uma redução de custos –– que se converte em mensalidades mais em conta para os estudantes. Legal, não acha?

Qual é a diferença entre estudar Engenharia no semipresencial e no EAD?

O EAD é dividido em duas modalidades: a semipresencial e a 100% online. Enquanto a primeira pede uma presença de 1 a 3 dias na semana para as atividades presenciais, a segunda permite ao estudante se dedicar somente pela internet. Neste último caso, ele só comparece à faculdade para realizar provas do semestre.

De fato, os cursos 100% online são ainda mais flexíveis para conciliar jornadas de trabalho e estudo. Mas áreas que exigem maior experiência prática antes do ingresso no mercado precisam de um tempo na faculdade para a graduação. Exatamente por isso, as Engenharias são oferecidas no semipresencial.

Quais Engenharias podem ser cursadas EAD?

O curso de Engenharia semipresencial é uma boa aposta para você que deseja se graduar com flexibilidade, mas sem perder a qualidade. Veja algumas opções que podem ser feitas aqui na Anhanguera nessa modalidade de EAD:

  • Engenharia Civil –– aprenda o necessário para projetar e dar vida a infraestruturas e construções de diferentes tipos, com foco no bem-estar da sociedade e na preservação ambiental;
  • Engenharia de Produção –– entenda tudo sobre a produção de bens e serviços para otimizar os processos e extrair o melhor deles;
  • Engenharia Elétrica –– prepare-se para projetar sistemas de transmissão, geração e distribuição de energia elétrica, entre outras atribuições;
  • Engenharia Mecânica –– desenvolva suas habilidades para produção, planejamento e manutenção de equipamentos mecânicos, térmicos e hidráulicos.

Por que o profissional formado no EAD tem sido cada vez mais procurado?

O mercado está em constante evolução, principalmente por conta da renovação das tecnologias. Isso exige profissionais capazes de se adaptar a diferentes cenários, prontos para acompanhar as tendências e enfrentar os desafios. E já pensou no quanto um estudante do EAD está acostumado a isso?

Durante a graduação, ele aprimora e desenvolve habilidades comportamentais que garantem bastante vantagem competitiva no mercado. Podemos listar a autonomia, automotivação, resiliência, organização, entre tantas outras. São essas e outras competências que o preparam para essa transformação constante nas empresas.

Os empregadores sabem disso, tornando o perfil profissional do aluno EAD mais vantajoso aos processos seletivos. Quando você alia essa vantagem com uma instituição de qualidade no currículo, chega ainda mais perto de conquistar uma boa oportunidade de trabalho.

Com novas vagas de trabalho home office, até mesmo para a Engenharia, um estudante do EAD já está preparado para lidar com os desafios desse modelo. Consegue se comunicar com eficácia, mesmo a distância, e manter um ritmo de atuação favorável para o desenvolvimento em equipe.

Por isso, se está em dúvidas de qual Engenharia fazer por conta de oportunidades no mercado, saiba que terá espaço em qualquer uma delas!

Vale reforçar que todas essas habilidades e benefícios se ampliam quando você escolhe uma faculdade de excelência. Aqui na Anhanguera, seu futuro como engenheiro de sucesso é garantido. Veja os diferenciais que você encontra ao estudar conosco:

Escolha a sua Engenharia EAD e trilhe um futuro de sucesso!

A partir de agora, você sabe que fazer Engenharia EAD vale a pena e até agrega valor à sua formação. Isso se reflete em boas oportunidades no mercado, com cargos atrativos e salários bem acima da média brasileira. Se ainda não escolheu a faculdade parceira na sua jornada de qualificação, opte por aquela que oferece apoio personalizado do início ao fim da faculdade.

Ainda está em dúvidas sobre qual curso escolher? Então, baixe agora mesmo o Guia das Engenharias e saiba as que estão em alta no mercado!

1 CAGED

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados