8 dicas para conseguir um estágio na área de Engenharia

alunos desenvolvendo estágio em engenharia

O estágio de Engenharia é um momento muito importante para quem está cursando essa graduação. Afinal, ele complementa o aprendizado obtido em sala de aula, permitindo ao graduando ver como se aplicam, na prática, as teorias que ele aprendeu, como funciona o ambiente de trabalho e os desafios enfrentados pelos profissionais.

Porém, você não pode se esquecer de que o estágio também vai constar em seu currículo. Por isso, é interessante que você procure pelas melhores vagas a fim de dar um pontapé certeiro e abrir excelentes portas na construção da sua carreira.

Não sabe por onde começar? Então, continue lendo este artigo e confira as dicas que listamos para você:

  • monte um currículo atrativo;
  • descubra as competências essenciais para o mercado;
  • faça cursos extracurriculares;
  • peça recomendação aos seus professores;
  • expanda sua rede de contatos;
  • faça sua inscrição em sites de estágio;
  • domine uma segunda língua;
  • mantenha-se atualizado.

Com elas, você vai conseguir uma boa oportunidade para estagiar em empresas de renome e sair na frente no mercado de trabalho!

1. Monte um currículo atrativo

Para que você tenha a oportunidade de ocupar as melhores vagas de estágio em Engenharia, precisa fazer com que o seu currículo seja atrativo. Desse modo, ele vai chamar a atenção das empresas e dos recrutadores, destacando-se entre os demais candidatos.

Sendo assim, uma das suas principais preocupações deve ser elaborar um bom currículo. Nesse caso, é importante criar uma estrutura adequada, mas também organizar corretamente as informações, bem como acrescentar as suas conquistas, cursos e habilidades.

Se você for enviar o seu currículo por e-mail ou cadastrá-lo em sites de vagas online, é interessante criar uma boa carta de apresentação. Ela faz um resumo de tudo aquilo que é interessante para o recrutador, despertando o interesse dele em ver o material enviado. Não se esqueça de que é preciso criar uma carta para cada vaga, pois ela deve ser específica.

2. Descubra as competências essenciais para o mercado

As aulas de laboratório na faculdade são um momento muito importante para que você cultive habilidades essenciais ao mercado de trabalho. No entanto, também será necessário conhecer as competências mais exigidas na área em que você deseja seguir.

Para trabalhar competências como visão inovadora, criatividade e resolução de problemas, você pode fazer pequenos cursos de capacitação que focam exatamente tais habilidades. Depois, acrescente-os ao currículo, bem como suas habilidades, e também à carta de apresentação, para torná-la mais atrativa.

3. Faça cursos extracurriculares

No item anterior, citamos os cursos como uma boa alternativa para você desenvolver habilidades e competências. Mas você também precisa deles para que o seu currículo tenha um diferencial.

Considere que não é suficiente apenas estar cursando a graduação em Engenharia para conseguir uma vaga de estágio. O ideal é que você tenha algo a mais, como um curso profissionalizante ou de idiomas. Assim, terá algo diferente para oferecer à empresa.

4. Peça recomendação aos seus professores

Outra opção para você entrar no mercado com o trainee ou estagiário em Engenharia é criando vínculos mais próximos com os seus professores. Considere que eles são profissionais da área e, por isso, podem ajudar a encontrar boas oportunidades.

Peça para que eles façam recomendações de forma direta a profissionais e empresas parceiras. Ou solicite uma carta de recomendação para anexar ao seu currículo, a fim de ter um material a mais e sair à frente dos outros candidatos.

Mas não se esqueça de que, para isso, é fundamental ser um aluno dedicado e que apresenta um bom desempenho. Afinal, os professores apenas farão a recomendação se você demonstrar real interesse em ser um profissional competente e responsável.

5. Expanda sua rede de contatos

Não conte apenas com os seus professores para atuar com Engenharia como estagiário. Você também precisa conhecer outros profissionais e estar em contato com empresas do ramo para que seu nome comece a ficar conhecido, e as pessoas se lembrem de você quando surgirem boas vagas.

Uma boa opção é estar presente em redes sociais como o LinkedIn, que faz a conexão entre empresas e profissionais. Também procure participar de eventos da área em que você deseja atuar. Se pretende, por exemplo, seguir como engenheiro ambiental, mecânico, químico ou civil, fique de olho em palestras, workshops e feiras da área.

6. Faça sua inscrição em sites de estágio

Além de manter contato com profissionais, conversar com seus professores e fazer visitas às empresas onde deseja obter uma vaga, é interessante fazer a sua inscrição em sites de estágio. O Canal Conecta é uma ótima opção, porque ele faz a conexão entre os candidatos e as empresas, disponibilizando oportunidades de acordo com o perfil de cada um.

Porém, é importante saber que esse é um benefício oferecido aos alunos da Anhanguera. Assim, apenas aqueles que estão matriculados nos cursos da faculdade podem participar do canal, desfrutando dessa e de outras oportunidades e programas exclusivos. O objetivo é sempre oferecer as melhores chances de adentrar o mercado de trabalho.

7. Domine uma segunda língua

As fronteiras estão cada vez mais próximas no mundo dos negócios. Sendo assim, atualmente, não é suficiente dominar apenas a língua materna. É muito importante que você aprenda um segundo idioma para que isso some como um diferencial atrativo.

O inglês e o espanhol são o básico, mas você também pode apostar em outros idiomas, como mandarim, italiano, francês ou alemão. Escolha aquele que desperta o seu interesse, mas que também seja aproveitável para a área na qual pretende seguir carreira.

8. Mantenha-se atualizado

Novidades surgem constantemente em todas as áreas de atuação, e você precisa estar a par de tudo isso para ter um currículo atrativo e se sair bem na hora da entrevista. Considere que a reciclagem de conhecimento e a atenção às inovações são fundamentais para compor um bom profissional.

Portanto, fique de olho no que vem acontecendo no mercado da Engenharia, mas também observe outras áreas, como Economia e Arquitetura, que estão diretamente relacionadas. Além disso, confira o que está acontecendo ao redor do mundo para ficar bem informado.

Você pode seguir por diferentes áreas encontrando oportunidades para Engenharia Civil, Mecânica, de Produção, da Computação, entre muitas outras. Por isso, o ideal é fazer um mapeamento das áreas mais promissoras, a fim de verificar qual delas está mais de acordo com o seu perfil. Assim, fica mais fácil direcionar melhor as suas buscas.

Não se esqueça de que o ideal é procurar por uma boa empresa ou escritório para fazer o seu estágio de Engenharia. Assim, começará muito bem a sua carreira, associando o seu nome a uma marca de peso no mercado, e ainda com a possibilidade de conquistar o seu primeiro emprego na área.

Ainda não sabe para qual área da Engenharia seguir? Confira aquelas que são as mais bem pagas para fazer aquilo de que gosta e, de quebra, ser bem remunerado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.