Engenharia Civil EAD: existe essa possibilidade?

engenharia civil ead

Se você tem interesse em projetar e em executar empreendimentos, como casas, prédios e outras construções, já deve ter se perguntado: dá para fazer o curso de Engenharia Civil EAD? Afinal, a tecnologia é uma grande aliada na educação, mas será que mesmo uma graduação mais prática dá para fazer a distância?

Para esclarecer essa dúvida, nós, da Anhanguera, reunimos informações importantes para você neste post. Descubra todas as vantagens e saiba como funciona a Engenharia Civil semipresencial!

Entenda como funciona a faculdade de Engenharia Civil EAD

É cada vez mais comum encontrarmos faculdades que dá para cursar online. De fato, essa modalidade cresceu muito nos últimos anos e tem atraído milhares de estudantes. Mas como fica com a Engenharia Civil? É possível aproveitar todas as facilidades de estudar pelo computador?

BANNER AQUI: EBOOK SOBRE EAD

Bom, vamos explicar: a boa notícia é que dá para fazer esse curso EAD. Parece estranho por conta das disciplinas mais práticas? É que a Engenharia Civil EAD entra na modalidade de ensino semipresencial, que é a modalidade a distância, com algumas atividades presenciais.

Ou seja, é um mix do modelo tradicional, em que você precisa ir até a faculdade, com o modelo de estudar 100% online.

Aqui na Anhanguera, você faz essa graduação e pode ficar tranquilo, pois a grade curricular do curso de Engenharia Civil tem a mesma qualidade da versão presencial.

Com isso, você sai preparado para todos os desafios do mercado de trabalho. Fica por dentro também das tendências da área, principalmente em relação às novas tecnologias do setor, como os softwares em Engenharia Civil, e em soluções sustentáveis nos projetos e na execução das obras.

Então, se você ainda tinha alguma dúvida sobre poder se formar como engenheiro civil estudando a distância, agora não precisa mais desconsiderar essa possibilidade. Ao contrário, se esse é o seu sonho, vale a pena pensar que o modelo semipresencial é capaz de oferecer vantagens!

Saiba as diferenças entre a Faculdade de Engenharia Civil presencial e a distância

Na teoria, todos sabem ou imaginam qual é a grande diferença entre os cursos presenciais e o EAD. Mesmo que você ainda não tenha passado pela experiência de estudar a distância, provavelmente conhece alguém que já fez isso ou sabe mais ou menos como funciona, certo?

A principal distinção é não ter que comparecer aos encontros físicos em sala de aula diariamente — ou melhor, todos os dias letivos. Embora a convivência presencial tenha os seus benefícios, a realidade atual é que muita gente não consegue cumprir essa rotina por diversos motivos, ou mesmo prefere aproveitar a comodidade oferecida pelas tecnologias.

No caso do modelo semipresencial, o cronograma de tarefas é dividido entre atividades virtuais e presenciais. Alguns encontros são marcados ao longo dos semestres e todo o resto pode ser realizado a distância, o que confere maior autonomia para os alunos.

A economia de tempo e dinheiro também é outro atrativo que entra para o rol de diferenças entre as duas modalidades. Ter que se deslocar para assistir às aulas com tanta frequência normalmente consome boa parte do tempo dos graduandos, sem contar que as mensalidades de um curso presencial tendem a ser mais caras pela estrutura que a instituição de ensino precisa manter.

O que precisa ficar claro é que as diferenças práticas não influenciam em nada na qualidade do ensino. Ao escolher uma boa faculdade, como a Anhanguera, o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos continua sendo o grande foco ainda que exista a distância física. Toda metodologia é pensada considerando as características do formato semipresencial, e os professores também são preparados para esse desafio.

Faculdade de Engenharia Civil semipresencial

É uma faculdade do tipo Bacharelado que tem duração de 5 anos (10 semestres). O objetivo é que você adquira conhecimentos e habilidades para planejar, projetar, construir e gerenciar diferentes tipos de obras (residenciais, comerciais, industriais, viárias, entre outros), sempre executando um trabalho com qualidade e segurança.

No semipresencial, você assiste às matérias teóricas do seu tablet, notebook ou smartphone, acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nessa plataforma, você acompanha todos os tópicos do curso e cronogramas e pode utilizar a biblioteca virtual. Consegue ainda se comunicar com os colegas do curso, tutores e professores.

Dessa forma, pode ditar seu ritmo, pois estuda nos horários que mais dão certo para você. Assim, faz a faculdade de Engenharia Civil sem comprometer sua rotina.

Já as matérias práticas, indispensáveis na formação de um engenheiro civil, ocorrem presencialmente, duas vezes por semana na faculdade. Na Anhanguera, você faz as atividades em nossos laboratórios bem-equipados para que aprenda todas as habilidades e se destaque na profissão.

Os encontros presenciais servem ainda para que você assista às aulas por videoconferência ao vivo com o professor, além de ser o momento para fazer as provas.

Na Engenharia Civil semipresencial, você precisa, além de fazer as disciplinas, cumprir o estágio obrigatório, uma etapa importante para conhecer o dia a dia da carreira e aprender com os profissionais que já estão no mercado.

Além disso, como estagiário, vai colocar em prática tudo o que aprendeu e tem a oportunidade de entender o que faz o engenheiro civil em diferentes processos, como:

  • realização de orçamentos;
  • supervisão de equipes;
  • análise de solo;
  • acompanhamento de obras, lidando com a questão de prazos e conhecendo imprevistos;
  • planejamento da parte hidráulica e elétrica;
  • escolha dos materiais;
  • realização de vistorias.

Faculdade de Engenharia Civil a distância

Você viu que uma das curiosidades sobre Engenharia Civil é justamente a possibilidade de fazer o curso EAD. Apesar de ainda ser uma novidade, já que a graduação tem uma bagagem mais prática, saiba que há muitas vantagens em escolher esse formato de ensino. Veja a seguir.

BANNER AQUI: ACADEMIA TECH

Reconhecimento do MEC

Importante destacar que, apesar de ser uma modalidade de ensino diferente da tradicional, a Engenharia Civil semipresencial garante um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como o curso presencial.

Aliás, no diploma nem aparece o formato de ensino, afinal, o que as empresas estão interessadas é no aluno ter tido uma formação de qualidade. Isso depende no cumprimento de algumas regras por parte da instituição de ensino e aqui na Anhanguera a validade do diploma é garantida!

Versatilidade para estudar

Além de ser um curso de qualidade, na Anhanguera, a opção do semipresencial permite versatilidade para estudar, já que a parte teórica você pode acompanhar de forma remota.

Com isso pode trabalhar e estudar ou, ainda, manter outros compromissos, já que não precisa estar diariamente na instituição de ensino. Fica muito mais fácil conciliar as tarefas da rotina quando existe essa flexibilidade.

Otimizar tempo hoje em dia é um privilégio, concorda? Esse é mais um motivo pelo qual as pessoas têm escolhido fazer cursos EAD e semipresenciais. Mesmo quem não tem tantos compromissos familiares ou profissionais gosta dessa praticidade!

Custo menor da graduação

Um benefício que não podemos deixar de comentar é que o preço do curso de Engenharia Civil EAD é mais baixo que um curso presencial. Na Anhanguera, trabalhamos com programas de bolsas e descontos para que você estude com mais tranquilidade.

Com mensalidades mais acessíveis e economia das despesas do dia a dia, essa é aquela forcinha para você conquistar seu sonho de ter o diploma de ensino superior.

Possibilidade de fazer networking

No semipresencial, apesar de aproveitar as facilidades de estudar online, você tem os encontros presenciais, uma oportunidade de ampliar sua rede de contatos profissional.

É que você vai conhecer e se aproximar de colegas e de professores, podendo trocar experiências e até receber indicações para uma entrevista de emprego que se encaixe em seu perfil.

Porém, não esqueça que manter o relacionamento com essas pessoas na plataforma virtual também é possível e fazer faculdade a distância não é desculpa para deixar de desenvolver seu networking.

Boas oportunidades de carreira

Ao se formar, você tem boas perspectivas profissionais, tanto no setor público como no privado, pois o mercado de Engenharia Civil é aquecido e é possível encontrar muitas opções de vagas. Podemos destacar diferentes espaços como:

  • construtoras e incorporadoras;
  • secretarias públicas de obras, departamentos de saneamento ou ainda de transportes;
  • setor de fiscalização, perícia ou geotecnia.

Quem tiver o perfil empreendedor pode ainda trabalhar como engenheiro civil autônomo, principalmente na parte de projetos ou realizando consultorias para empreendimentos. O desenvolvimento de habilidades de gestão e outras soft skills é uma ótima dica para quem pensa nessa possibilidade!

Desenvolvimento de habilidades digitais

Estudar uma parte das matérias por meio de uma plataforma digital vai permitir que você adquira habilidades digitais, ficando craque em lidar com diferentes programas. Isso vai valorizar o seu currículo e aumentar as suas chances de contratação, até porque essa é uma característica valorizada e requisitada no mercado de trabalho atualmente.

Conheça o AVA e o Portal do Aluno Anhanguera

Os cursos semipresenciais e EAD da Anhanguera só funcionam muito bem na prática pelo suporte que as ferramentas tecnológicas oferecem, além de todas as pessoas envolvidas no sistema.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem, nosso querido AVA, é um espaço de construção do conhecimento em que todos interagem com esse objetivo. Cada aluno tem acesso às suas informações acadêmicas, conteúdos de cada disciplina, materiais da biblioteca digital e também têm a chance de conversar com seus colegas, professores e tutores pela plataforma.

A impressão de que um curso a distância não oferece a oportunidade de conhecer e conviver com outras pessoas está errada, viu? Fóruns, chats e grupos de discussão ficam disponíveis para comunicação o tempo todo.

O AVA fica dentro do Portal do Aluno, que só pode ser acessado por quem tem usuário e senha cadastrados. Basta abrir o site de qualquer lugar com conexão à internet e inserir suas informações pessoais para ser redirecionado.

É literalmente como entrar em uma instituição de ensino virtual, inclusive com a chance de cumprir determinadas tarefas com muito mais facilidade do que no mundo físico. Por exemplo, com apenas alguns cliques você encontra informações ou conversa com seu tutor, sem qualquer esforço.

A Anhanguera te ajuda a realizar o sonho da faculdade

Depois de conhecer as principais facilidades do ensino a distância e a oportunidade de fazer sua graduação em Engenharia Civil, acredite que esse sonho está mais próximo do que você imagina! E nós podemos ajudar a realizá-lo. Aproveite para conhecer alguns dos maiores diferenciais de escolher um curso da Anhanguera.

Diferenciais da Anhanguera

Em primeiro lugar, temos a tradição da instituição, que tem de uma história de quase 30 anos no mercado da educação. Hoje, são várias unidades espalhadas pelo Brasil e aproximadamente 15 mil profissionais envolvidos na missão de promover o conhecimento.

Além disso, temos orgulho de ter desenvolvido um sistema de ensino que oferece apoio personalizado e prepara os alunos para os desafios do mercado de trabalho. Afinal, ter um diploma reconhecido no currículo é valioso, mas é importante também ter um bom desempenho e crescer na profissão escolhida.

A preocupação com o sucesso profissional dos nossos alunos é tanta que oferecemos ainda conteúdos complementares de desenvolvimento pessoal e profissional. Com as Trilhas de Carreira, cada pessoa escolhe quais habilidades quer desenvolver e garante formações (com certificado) que potencializam sua formação.

A Aula Destaque é outro benefício, conectando os aprendizes com profissionais renomados e que têm muitas experiências para compartilhar sobre áreas relevantes como Gestão, Saúde e Direito. Por fim, o acesso ao Canal Conecta permite que você encontre vagas de estágio e emprego com exclusividade em diversas empresas espalhadas por todo o país.

Viu só como diferenciais não faltam por aqui? Melhor ainda é saber que a Anhanguera segue as principais tendências e atualiza seus cursos constantemente, oferecendo inclusive a possibilidade de estudar a distância com a mesma qualidade do formato presencial. O que você está esperando?

Invista no seu futuro!

Fazer o curso de Engenharia Civil EAD é uma grande oportunidade de trilhar uma carreira de sucesso, já que a sociedade sempre precisa de profissionais capacitados atuando no mercado de trabalho. Então, conte com a gente para ter uma infraestrutura completa — tanto física quanto digital — e o contato com os melhores professores nessa jornada.

Quer aproveitar todas as vantagens que citamos até aqui? Não perca mais tempo e faça a sua inscrição para o nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados