Descubra o preço da faculdade de Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil é um dos mais valorizados pelo mercado de trabalho. Afinal, o profissional formado na área é capacitado para projetar, construir e gerir qualquer tipo de obra complexa, desde estradas até pontes, aeroportos e barragens. Dessa forma, caso você se interesse pela graduação, poderá trabalhar tanto para o setor público quanto para grandes empreiteiras e construtoras.

No entanto, muitos dos que vão entrar na faculdade se preocupam com um aspecto importante: o preço do curso de Engenharia Civil. Afinal, a mensalidade costuma ser mais alta em algumas instituições, tendo em vista a complexidade do curso e a estrutura que ele demanda.

Pensando nisso, separamos para você esclarecimentos sobre o custo da mensalidade e outros valores envolvidos no curso de Engenharia Civil. Não deixe de conferir o conteúdo e aproveitar as dicas que preparamos! ✍🏽

Qual é o preço da faculdade de Engenharia Civil?

É importante deixar claro que o valor do curso de Engenharia Civil pode variar bastante em função de alguns fatores. Por exemplo, a região e a cidade em que você pretende se formar, a instituição de ensino (IE) escolhida, o turno e o campus. A concorrência pelas vagas em algumas unidades também faz com que o preço oscile.

Há instituições com valor mais acessível — caso da Anhanguera. 🔝Você pode conferir valores atualizados na página de inscrição da Anhanguera, combinado?

YouTube video

Por que a graduação tem esse valor?

A mensalidade de Engenharia Civil engloba os diversos custos que a faculdade tem para garantir uma boa formação ao aluno. Isso porque, diferentemente de outros cursos mais teóricos, como Direito e Letras, a grade curricular de Engenharia Civil conta com disciplinas que exigem aplicação prática do conhecimento.

Por exemplo, o estudo sobre a estrutura e o comportamento de cada material (madeira, concreto, aço etc.) demanda do aluno o conhecimento da química aplicada ou da física experimental com professores altamente capacitados.

Assim, diante da complexidade dos conteúdos e da estrutura necessária para que o aluno cumpra a carga horária com sucesso, os custos da graduação podem ser um pouco maiores em relação a demais cursos.

Quais são os outros custos envolvidos?

Para que você entre na faculdade tendo noção de todos os investimentos que precisará fazer para tirar o diploma, elencamos alguns custos envolvidos no curso de Engenharia Civil além da mensalidade. Confira!

Materiais didáticos

O material didático, além da mensalidade, constitui um dos maiores custos na faculdade. Mesmo com uma biblioteca à disposição, será importante investir em algumas obras para consulta ou suporte ao longo do curso.

Nos gastos também se incluem cadernos, calculadora científica🔢 , escalímetro, esquadros e outros materiais para as aulas práticas 📐📏, além de fotocópias eventualmente exigidas pelo professor.

👷 Qual área da Engenharia Civil mais combina comigo? Responda o nosso quiz e confira o resultado com a gente!

Softwares

Outro gasto que você pode ter na faculdade é com softwares, já que o trabalho dos profissionais da Engenharia atualmente é exercido por meio deles.

Sendo assim, os professores buscam introduzir nas aulas as tecnologias aliadas que auxiliam na gestão de projetos a partir de desenhos 2D ou 3D. Nesse sentido, podem ser requisitados, por exemplo, softwares baseados na plataforma BIM.

A boa notícia é que, aqui na Anhanguera, nossos alunos têm acesso gratuito nos laboratórios aos principais softwares da área. Assim, já economizam nessa parte.

Transporte e alimentação

Transporte e alimentação também são custos importantes que você deve considerar ao colocar no papel o preço do curso de Engenharia Civil. Afinal, especialmente se você optar pela modalidade presencial, o deslocamento será diário.

Em alguns casos, a alimentação também precisará entrar no orçamento. Por esse motivo, vale a pena procurar unidades próximas à sua residência ou que sejam facilmente acessadas por transporte. 🚌

Como é possível reduzir os custos com a faculdade?

Como você deve ter percebido, embora existam faculdades com preço acessível, há alguns custos envolvidos na graduação. Assim, embora o estágio em Engenharia Civil ajude a cobrir alguns deles, vale a pena ver as formas de conseguir valores mais acessíveis. Confira!

Pesquise por bolsas

As bolsas podem ajudar muito na redução dos custos com a faculdade. Nesse sentido, existem várias opções de abono na mensalidade de Engenharia Civil em faculdades privadas. Por exemplo, na Anhanguera, alunos com dificuldades financeiras podem solicitar a Bolsa Incentivo.

Verifique as opções de descontos

Além das bolsas, existem alternativas de desconto para amenizar o preço do curso de Engenharia Civil. Você pode conseguir pela própria unidade de ensino, observando os requisitos de participação para ter o benefício.

Um deles é o Amigo Vale-Prêmio. Ele funciona da seguinte forma: a cada amigo que indicar para estudar na Anhanguera, você recebe um desconto exclusivo, não é demais? 😎Lembrando que, nesse caso, o colega indicado também terá benefícios.

Considere os financiamentos

Se você está preocupado por não saber quanto custa ou não conseguir pagar o curso de Engenharia Civil, também considere os financiamentos. Dependendo do seu caso e do tipo de financiamento, você terá a possibilidade de quitar as mensalidades depois de se formar.

Outra opção é pagar uma parte enquanto estuda e a restante depois da colação. Para pedir o benefício, entretanto, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter uma renda familiar até certo valor.

Opte por modalidades EAD

Outra dica é considerar a modalidade EAD. O Ensino a Distância ganha força a cada ano no Brasil, em diversas instituições. No caso das Engenharias, os cursos costumam ser semipresenciais.

Nessa modalidade, o aluno não precisa se deslocar até a faculdade todos os dias, tendo aulas mais teóricas e materiais didáticos à sua disposição via ambiente digital 👩🏽‍💻e aulas presenciais em laboratórios na unidade de ensino 🏫, por exemplo. Por esse motivo, diversos custos são reduzidos, o que faz com que a mensalidade seja mais acessível.

Considere faculdades do interior

Por último, considere estudar em faculdades do interior. Como você já deve saber, as capitais costumam ter maior número de candidatos, o que aumenta a competição pelas vagas. Além disso, pela proximidade a grandes empresas ou polos industriais, o valor da graduação costuma ser mais elevado.

Sendo assim, vale a pena conferir o preço de faculdades particulares em cidades próximas e com menor número de habitantes.

Como encontrar uma faculdade mais barata de Engenharia Civil?

Como visto, o preço de Engenharia Civil varia conforme diferentes fatores, como a localidade, o modelo de ensino e, especialmente, a instituição que oferece o curso. Nesse caso, existem algumas dicas que podem ajudar a descobrir e selecionar uma opção mais em conta. Por exemplo, pesquise por materiais comparativos.

Atualmente, há vários sites, portais, blogs etc. que publicam artigos, infográficos, e-books e outros materiais com comparações dos mais variados temas, incluindo o preço de Engenharia Civil em diferentes instituições. Ao fazer essa busca, lembre de observar a data das postagens para se certificar de que os valores estão atualizados.

Na dúvida, cheque depois os preços nos sites ou entre em contato com as instituições que oferecem o curso. Outra dica é ter atenção aos períodos promocionais, quando as faculdades reduzem os preços dos cursos ou realizam outras ofertas. Por exemplo, na Black Friday.

De qualquer modo, lembre que é preciso correlacionar três fatores ao buscar a graduação de Engenharia Civil: preço, qualidade do ensino e mercado de trabalho. Não basta apenas procurar a opção mais barata sem avaliar o custo-benefício dela e o potencial de valor que ela pode agregar à sua carreira e aos seus objetivos, combinado? ✌🏽

Quanto tempo demora para se formar em Engenharia Civil?

Em média, uma faculdade de Engenharia Civil tem duração de 5 anos ou 10 semestres. Em relação à carga horária, normalmente o curso conta com 3.600 horas.

Nesse tempo, você terá uma base teórica e prática em relação a aspectos técnicos, além de acompanhar conteúdos de gestão. Também poderá ver tendências e potenciais novas práticas para o futuro do mercado de trabalho. 🚀

Como se organizar financeiramente para pagar a faculdade?

No início deste artigo, você viu dois aspectos financeiros ligados à Engenharia Civil: preço e custos envolvidos no curso. Para lidar com ambos, escolher uma graduação mais em conta e aplicar dicas que ajudam a reduzir seus custos são úteis. Mas nem sempre só isso resolve, especialmente se você não estiver em uma situação econômica tão favorável assim.

Nesse caso, orientações de organização financeira podem ajudar você a juntar um bom dinheiro para começar a sua faculdade e conseguir mantê-la ao longo dos anos. Adiante, separamos algumas dessas dicas. Confira!

Escolha um instrumento para organização financeira

Para começar, você precisa ter algum meio de organizar as contas e as suas receitas. Normalmente, utilizam-se planilhas, cadernos ou aplicativos para isso.📝

Ao utilizar um desses instrumentos, você terá maior controle sobre os seus gastos. Hoje em dia, alguns aplicativos contam com funcionalidades avançadas que, dentre outras funções, permitem facilitar a visualização de informações, categorizar gastos e obter estatísticas do seu comportamento financeiro.

No entanto, só eles não podem fazer muita coisa se você não tiver disciplina em registrar gastos e acompanhar de perto para onde está indo o dinheiro. Aliás, se você tiver constância no registro de entradas e saídas de dinheiro, uma simples planilha bem estruturada já se torna útil para organizar as finanças. Até mesmo, um bloco de notas.

Categorize os gastos

É importante classificar os seus gastos para identificar que contas são necessárias, essenciais ou supérfluas. A partir disso, poderá eliminar desperdícios e economizar um bom valor para ajudar a custear a graduação de Engenharia Civil.

Alguns gastos considerados “mínimos” no dia a dia, como lanches🥪 e viagens frequentes em aplicativos de transporte 🚗, podem se tornar consideráveis ao final do mês. Por isso, avalie o que pode ser reduzido ou substituído para conseguir economizar.

Ao comprar materiais para o curso, veja se é possível adquirir opções usadas, inclusive, de veteranos ou de pessoas que já se formaram. Dessa forma, dá para gastar bem menos e, quando não precisar mais deles, experimente vendê-los para ingressantes no curso.

Reserve um valor para diferentes gastos relacionados à faculdade

Como apontado, não basta considerar só o preço do curso de Engenharia Civil, pois há outros gastos indiretos que precisam ser observados. Por exemplo, o valor necessário para transporte, alimentação e materiais didáticos. Também considere:

  • custos com palestras, workshops, congressos e outros eventos acadêmicos;
  • atualizações monetárias que possam acometer a mensalidade, as taxas de rematrícula e outras tarifas do curso. Afinal, com o passar dos anos, é bem provável que haja correções inflacionárias e de outros tipos no preço de Engenharia Civil;
  • custos com energia elétrica e uma boa conexão à web, 💻caso faça a graduação na modalidade EAD ou semipresencial. Inclua um valor extra para Internet móvel para utilizá-la em caso de eventuais problemas com a rede principal.

Acompanhe bolsas, convênios e opções de redução de custos

Anteriormente, você viu algumas opções para diminuir o preço de Engenharia Civil, isto é, o que você pagará, de fato, no final do mês. Isso incluiu bolsas, descontos e financiamentos. Nesse caso, lembre-se de acompanhar periodicamente essas opções, pois elas podem mudar e novas alternativas surgirem.

Isso acontece porque as instituições de ensino revisam e atualizam periodicamente as suas estratégias comerciais, passando a oferecer novos benefícios e descontos. Além disso, programas podem ser retomados e, inclusive, há ações contínuas às quais você poderá aderir.

Um exemplo comum são os programas de indicação de novos alunos. Neles, é comum que você receba um desconto ou bônus a cada colega, amigo, familiar etc. que recomendar para o curso e que, de fato, se matricular. Inclusive, seu indicado também poderá receber benefícios, como redução nas mensalidades.🤩

Caso esteja procurando emprego, verifique se as empresas desejadas têm convênio com a faculdade em que quer cursar Engenharia Civil. É uma forma de filtrar as organizações, a fim de mandar currículo e tentar uma vaga de trabalho nelas para, posteriormente, aproveitar o desconto no curso.

Mas se você já trabalha em uma empresa que não tem convênio, tente sugerir isso para a diretoria, especialmente se houver colegas que também querem fazer Engenharia Civil.

Se você já é formado em outro curso e pretende fazer uma nova faculdade, também poderá obter benefícios. Aqui, na Anhanguera, quem deseja fazer uma segunda graduação pode conseguir desconto! Aliás, se a sua formação anterior foi em uma área correlacionada à Engenharia Civil, tente eliminar matérias para, assim, reduzir o custo que teria com elas.🔝

Conseguir bolsa, desconto ou outro benefício durante o curso poderá ajudar a organizar as suas finanças, sobretudo se estiver passando por apertos. Portanto, mesmo que você não tenha conseguido nenhum desconto inicialmente, fique de olho nos programas que podem ser utilizados ou aproveitados por quem já é aluno.

Apesar do preço de Engenharia Civil, terminar esse curso abre grandes portas no mercado de trabalho. Atualmente, a renda média de um profissional da área gira em torno de R$ 7.541,88*. 🤑Por outro lado, para que você tenha um bom retorno financeiro e garanta o ingresso em bons cargos, é importante contar com uma faculdade de qualidade, seja na graduação, seja nas especializações em Engenharia Civil.

Pronto para fazer Engenharia Civil na Anhanguera?

Na Anhanguera, você terá contato com um corpo docente qualificado e um sistema de ensino interativo e dinâmico que prepara você para o mercado de trabalho. Isso sem contar o suporte personalizado em todas as etapas da formação acadêmica.

E aí? Curtiu as dicas? Agora que você já sabe como reduzir os custos da faculdade, não deixe de se inscrever para o vestibular da Anhanguera!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 61

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.