Empreendedorismo e Novos Negócios: existe graduação na área?

Empreendedorismo e Novos Negócios

Com o desejo de ter uma empresa, trabalhar com o que se gosta e escrever o próprio futuro, muitos brasileiros se questionam sobre o mesmo assunto: será que existe um curso de Empreendedorismo e Novos Negócios?

Afinal, uma graduação focada nessa área seria um excelente investimento por permitir que você conquiste a vivência acadêmica e um título de nível superior, conheça os modelos de organizações existentes e ainda fique a par das particularidades do mercado brasileiro para que você saiba quando e como entrar no segmento desejado.

Ou seja, bastante coisa! Pensando nisso, resolvemos não só confirmar que, sim, há faculdade de Empreendedorismo e Novos Negócios, mas também contar, neste post, como funciona a graduação e quais os diferenciais dela. Acompanhe e saiba mais!

O que se aprende no curso de Empreendedorismo e Novos Negócios?

O curso de Empreendedorismo e Novos Negócios explora e discute diversos aspectos importantes do trabalho do empreendedor, como marketing, cultura de investimento, competitividade local e nacional, organização financeira, noções tributárias e contábeis, nichos de consumidores, realidade socioeconômica e política do país e por aí vai.

Entre as disciplinas que contribuem para esse aprendizado, estão a de Gestão de Indicadores, a de Pesquisa e Inteligência de Marketing, a de Análise De Investimentos e Fontes de Financiamento e a de Comunicação de Marketing em Meios Digitais. Quer saber mais detalhes sobre elas? Pois então contamos para você!

Em Gestão de Indicadores, por exemplo, você é apresentado à dinâmica das métricas de performance que devem ser usadas no seu negócio. Já em Pesquisa e Inteligência de Marketing, você estuda como montar um planejamento de mercado considerando as diferentes variáveis que existem, como público, hábitos de consumo, marcas concorrentes, praça de venda etc.

Em Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento, há uma imersão nos recursos que você precisa ter para garantir a saúde financeira de uma organização e garantir que o lucro cubra as despesas internas. Por fim, Comunicação de Marketing em Meios Digitais explora as ações de publicidade na internet, a gestão de mídias sociais, a abertura de e-commerces e muito mais.

Qual é o tipo de habilitação da graduação Empreendedorismo e Novos Negócios?

Para entrar no mercado de trabalho, você passa por uma habilitação tecnológica. Diferentemente de um Bacharelado e uma Licenciatura, esse formato de graduação centra o seu aprendizado em uma demanda específica da sociedade, capacitando para desenvolver os recursos e as competências necessárias para atuar nela.

É por essa razão que o curso tem um projeto pedagógico mais moderno, que estimula o aperfeiçoamento de habilidades técnicas e conta com um sistema de ensino mais vivencial. Isso porque é essencial entender de forma multidisciplinar a área estudada.

Qual é a duração do curso de Empreendedorismo e Novos Negócios?

A faculdade de Empreendedorismo e Novos Negócios tem duração média de quatro semestres. Ou seja, em pouco tempo, você recebe o seu título de tecnólogo e tem a possibilidade de iniciar a abertura do seu negócio, ganhar experiência em empresas já existentes ou investir em uma pós-graduação.

Afinal, uma formação continuada, como uma especialização ou um MBA, ajuda a desenvolver novas competências gerenciais e permite se aprofundar ainda mais em temáticas organizacionais e do mercado — como vendas digitais, comércio sustentável, design thinking, atendimento ao cliente, desenvolvimento de pessoas etc.

Qual é o perfil do estudante de Empreendedorismo e Novos Negócios?

Os estudantes de empreendedorismo, geralmente, têm características que compartilham em comum, como proatividade, liderança, criatividade, visão de futuro, diplomacia e resiliência. Elas são essenciais para desenvolverem as capacidades necessárias para atuarem em um mercado tão competitivo e em constante mudança como o nacional.

A proatividade tem a ver com o empenho e o engajamento que você dedica aos seus objetivos a fim de concretizá-los, enquanto a diplomacia é um aspecto indispensável para ser um bom negociador.

A liderança, por sua vez, é importante porque, ao gerir uma organização, você terá que comandar com eficiência e precisão os funcionários. Do contrário, o negócio pode desmoronar de dentro para fora.

A visão de futuro e a criatividade estão relacionadas com a capacidade de ter ideias e pensar em soluções que podem inovar o mercado, colocar o negócio como pioneiro no ramo e, é claro, trazer o sucesso e o prestígio para o seu trabalho.

Por último, a resiliência é crucial porque o empreendedor precisa lidar, ao longo da carreira, com muitas adversidades. Logo, é preciso se manter firme para superá-las e, acima de tudo, não desistir ou abrir mão daquilo pelo qual lutou.

Como é o curso de Empreendedorismo e Novos Negócios?

O curso tecnólogo de Empreendedorismo e Novos Negócios é encontrado na modalidade a distância. Isso significa que você tem mais flexibilidade, praticidade e poder de decisão quanto à rotina de estudos e atividades acadêmicas que se encaixam na sua realidade e, acima de tudo, nas suas necessidades.

Porém, não acaba aí. Quando você é aluno da Anhanguera, também é possível contar com outros benefícios que fazem toda a diferença na sua graduação. Um bom exemplo disso é a Aula Destaque — com profissionais reconhecidos e atuantes no meio empreendedor.

Há ainda a Avaliação Continuada — que considera não só as notas das provas, mas o engajamento e o desempenho que você teve nas aulas e demais atividades do curso —, e o Canal Conecta — uma plataforma inovadora que ajuda a acompanhar a oferta de vagas de estágio e emprego no seu campo de formação.

É hora de se tornar um grande empreendedor!

Como dito ao longo do post, a graduação em Empreendedorismo e Novos Negócios é uma capacitação rápida, funcional e, acima de tudo, alinhada com a realidade do mercado.

Tudo isso para que você, que deseja montar um empreendimento, saiba planejar estrategicamente a sua empresa de acordo com as novas demandas dos consumidores, o papel atual da internet no comércio, o estado da economia nacional, os modelos de inovação e de gestão organizacional e muito mais. Resumindo: é uma faculdade que tem muito a oferecer para o seu futuro e a realização dos seus objetivos!

Ficou interessado no curso e quer iniciá-lo quanto antes? Então, veja como se inscrever no nosso vestibular e ter a tão sonhada aprovação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content