Pesquisar

Tudo sobre a carreira em Empreendedorismo e Novos Negócios

Muitas pessoas sonham em terem seu próprio negócio, seja pela independência financeira ou, até mesmo, pelo sonho de revolucionar uma área. Afinal, quem não gostaria de ser o próximo Steve Jobs ou Bill Gates, não é mesmo?

Por isso, para quem quer entrar na carreira de Empreendedorismo e Novos Negócios, é fundamental se preparar para enfrentar os desafios que encontrará no futuro. Então, mergulhe nos conhecimentos sobre essa jornada e chegar preparado na hora de abrir o seu próprio negócio.

Vem com a gente conhecer mais sobre todas as possibilidades na carreira em Empreendedorismo e Novos Negócios e confira se essa é uma área para você!

Conheça a carreira de Empreendedorismo e Novos Negócios?

A carreira em Empreendedorismo e Novos Negócios é dinâmica e repleta de desafios. Além disso, ela incentiva o perfil inovador, de quem desenvolve soluções de problemas de forma original. Ainda, ganhou ainda mais destaque com o crescimento das startups.

Esse é um campo que proporciona muitas realizações para quem deseja ser protagonista no mercado e busca criar projetos de sucesso. Para isso, é preciso desenvolver boas habilidades de gestão, criatividade e liderança. 

A seguir, vamos conhecer mais sobre o que é o empreendedorismo, porque ele está em alta e ver mais sobre os principais nomes que marcaram história nessa área!

O que é o empreendedorismo?

O empreendedorismo é um ramo no qual os profissionais identificam uma oportunidade de negócios e mobilizam recursos, além de desenvolverem planos para lançar e gerir uma nova empresa. Essas pessoas podem criar produtos ou serviços que atendam às necessidades de mercado de forma inovadora e eficiente.

Esse é um campo que proporciona muito destaque para quem é bem-sucedido. Essas pessoas geralmente são visionárias e possuem um perfil de liderança. Além disso, são marcados pela garra de transformar seus sonhos em realidades, muitas vezes revolucionando setores inteiros.

Ou seja, como você pode ver, não é apenas ter uma ideia. Mas é preciso, também, ter uma visão estratégica para planejar sua execução, testar sua viabilidade, assumir riscos calculados, entre outras questões. Além disso, é preciso ter uma boa capacidade de gestão.

Um conceito que está muito alinhado com essa área é o de inovação disruptiva. Os grandes nomes que se destacaram foram capazes de trazer ideias totalmente fora da caixa e torná-las viáveis, mesmo quando outras pessoas não acreditavam nelas.

Por que a área de empreendedorismo está tão em alta?

O empreendedorismo está em alta, especialmente, pelo impacto das novas tecnologias digitais e digitalização dos negócios. Além disso, as mudanças no comportamento do consumidor e a popularização da economia colaborativa e economia digital têm impulsionado o surgimento de novos negócios.

O Brasil vem passando um momento de crescimento no número de empresas abertas. Em 2023, foram abertas 3.868.687 empresas, 0,7% a mais em comparação com o ano anterior.

mulher confeiteira com bandeja de brigadeiros em praça
Novos negócios têm surgido no Brasil

Afinal, por que o empreendedorismo tem se tornado tão popular? Alguns dos principais motivos são:

  • Flexibilidade de carreira: um dos pontos-altos do empreendedorismo é a possibilidade de ter uma carreira mais flexível. Você não dependerá das decisões de outra pessoa para definir o seu futuro. Por exemplo, se desejar aumentar seus lucros, poderá tomar decisões que ajudam nisso, em vez de esperar por uma promoção ou aumento salarial;
  • Crescimento das startups: os modelos de startups vieram com tudo, especialmente, por serem um modelo ágil e inovador. Isso porque elas utilizam verba de investidores para viabilizar as atividades e o crescimento, tornando sua expansão ainda mais rápida. É um modelo que vem atraindo tanto jovens empreendedores quanto investidores interessados em capital de risco e venture capital;
  • Inovação disruptiva: as novas tecnologias têm auxiliado a impulsionar a inovação disruptiva. Cada vez mais vemos negócios que mudam completamente a forma como os mercados tradicionais operam. Alguns exemplos emblemáticos são o Uber e o Airbnb, que mostram como uma ideia inovadora pode revolucionar uma indústria inteira;
  • Novas formas de financiamento: além das modalidades de investimento por rodadas, que ocorrem nos modelos de startups, ações como o financiamento coletivo (crowdfunding) também estão ajudando a facilitar tanto a abertura quando manter a viabilidade de projetos;
  • Impacto das mídias sociais: com cada vez mais as rotinas dos empreendedores aparecendo nas redes sociais, esse tema se tornou mais popularizado. Com isso, pessoas que tinham interesse na área estão perdendo o medo de investir e buscando realizar o seu sonho de terem o próprio negócio.

Essas mudanças, em conjunto com um mercado globalizado e digitalizado, ajudam a trazer uma perspectiva positiva para o empreendedorismo. Por isso, se você tem interesse nessa área, esse é um grande momento para dar o primeiro passo nessa jornada!

Quais são os grandes nomes que fizeram história na área de Empreendedorismo e Novos Negócios?

Nomes como Steve Jobs, Bill Gates, Jack Ma, entre outros, estão marcados na história do campo do Empreendedorismo e Novos Negócios. Conhecer mais sobre eles pode ser, inclusive, uma forma de inspiração para a trajetória de quem deseja ter a própria empresa.

A seguir, vamos apresentar alguns dos principais nomes que se destacaram ao longo dos anos. Saber mais sobre eles pode apontar formas de seguir sua trajetória e se destacar! Confira a seguir.

Steve Jobs

Steve Jobs foi o cofundador da Apple, uma das maiores empresas do mundo. Ele deixou um legado importante, sendo um dos maiores símbolos de inovação tecnológica e, principalmente, como unir novidades com o foco em experiência do usuário.

Ele transformou a maneira como as pessoas se relacionam com dispositivos eletrônicos ao criar produtos icônicos, como o iPhone, iPad e MacBook. Todos esses uniam funcionalidades disruptivas com, também, um design que encantava os clientes, tornando a Apple uma lovemark.

Jobs não apenas fundou uma das empresas mais valiosas do mundo, como também revolucionou setores inteiros, como a computação pessoal, música e telefonia móvel, com sua visão ousada e atenção aos detalhes.

mural com foto de Steve Jobs com frases
Steve Jobs inovou a tecnologia em diversos segmentos, por meio da Apple

Ele também é um marco de como é possível se reinventar. Acredite, ele foi demitido da própria empresa que criou e, depois, deu a volta por cima. Foi nesse momento em que ele lançou os principais produtos da marca.

Ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para mim. O peso de ser bem-sucedido foi substituído pela luz de ser um iniciante de novo. Isso me libertou para entrar em um dos períodos mais criativos da minha vida.

Steve Jobs, fundador da Apple.

Elon Musk

Elon Musk é o fundador da Tesla, SpaceX e Neuralink, três empresas que têm se destacado no campo da tecnologia em intersecção com setor automotivo, aeroespacial e neurociência, respectivamente. Além disso, também está atento para outros mercados disruptivos, como mídias sociais, inteligência artificial e criptomoedas.

Sua história como empreendedor é marcado por sempre estar de olho nas tendências para o futuro, identificando como mudar o cenário mundial em diferentes áreas. Ele é conhecido pelos seus projetos ambiciosos. 

Bill Gates

Bill Gates, cofundador da Microsoft, desempenhou um papel crucial na popularização dos computadores pessoais. Isso transformou a empresa em uma das maiores big techs do mundo.

Sua visão empresarial o tornou o homem mais rico do mundo por anos. Ele construiu um império tecnológico que ainda domina o mercado global. Além disso, ele também é conhecido pela sua transição para filantropia, por meio da Bill & Melinda Gates Foundation, o que mostra o seu compromisso com o impacto social.

Jeff Bezos

Jeff Bezos é um empreendedor que se destacou por revolucionar o setor de logística na venda de livros e criou, a partir disso, uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo: a Amazon. 

Além da maior plataforma de e-commerce do mundo, ele também domina o setor de varejo, serviços em nuvem e, até mesmo, de entretenimento, com uma das plataformas de streaming mais famosas do mundo.

Hoje ele também tem investido no mercado de turismo aeroespacial, que completou 8 voos comerciais bem-sucedidos com passageiros civis para o espaço em 2024. 

Bezos é um exemplo de como um fundador de empresas pode crescer e transformar um setor por meio de inovação contínua e foco no cliente. Hoje ele está entre os homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em 205 bilhões de dólares.

Reid Hoffman

Reid Hoffman é um dos cofundadores do LinkedIn, uma das maiores plataformas profissionais do mundo. Além disso, ele também se destaca no mundo do empreendedorismo por ser um importante investidor-anjo e mentor empresarial. 

Para ter noção, ele teve influência na criação de startups importantes que se tornaram gigantes nas suas áreas, como o PayPal e Airbnb. Sua atuação como venture capitalist, em conjunto com outros especialistas, ajudou a transformar o Vale do Silício em um dos polos mais inovadores do mundo.

Jack Ma

Jack Ma fundou o Alibaba, o maior conglomerado de comércio eletrônico da China, revolucionando o mercado global com soluções inovadoras em e-commerce, pagamentos digitais e logística. 

Jack Ma em escritório
Jack Ma, fundador do Alibaba, é pioneiro em e-commerce

Ele foi um dos pioneiros em utilizar o potencial mercadológico da internet para conectar pequenos e médios negócios ao mercado global. Uma das plataformas do seu grupo é o Aliexpress, uma plataforma robusta para que qualquer empreendedor possa vender seus produtos para todo o mundo. 

Richard Branson

Richard Branson é fundador do Virgin Group. Ele é conhecido no mercado pela sua abordagem irreverente e ousada no mundo dos negócios. Em seu portfólio, ele tem diversas marcas, desde companhias aéreas a, até mesmo, gravadoras e empresas de viagens espaciais. 

Ele está sempre em busca de novos mercados e formas de expandir seus negócios. É, também, uma inspiração pela sua capacidade de correr riscos calculados e seu jeito descontraído de liderar.

Oprah Winfrey

Oprah Winfrey é uma das maiores apresentadoras de televisão do mundo, mas, também, é uma das empresárias mais bem-sucedidas do mundo da mídia. A partir da sua atuação à frente do seu icônico programa de TV, ela conseguiu construir um império multimídia, que inclui produção de conteúdo, revistas e até uma rede de televisão própria.

Abilio Diniz

No Brasil, Abilio Diniz é um dos maiores exemplos de sucesso empresarial. Ele transformou o Grupo Pão de Açúcar em uma das maiores redes de varejo do país. Foi reconhecido pela sua visão estratégica e capacidade de liderar grandes corporações. Diniz continua inspirando e influenciando o mercado brasileiro e internacional, mesmo após seu falecimento.

Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano é considerada uma das empresárias mais influentes do Brasil, à frente do Magazine Luiza. Além disso, destaca-se pela sua visão humanizada de negócios e foco em empoderamento feminino.

Sob sua liderança, a empresa se tornou um dos maiores varejistas do país, com uma forte presença digital e inovação em estratégias de marketing. Hoje ela faz parte do conselho administrativo do grupo, que está começando a diversificar sua área de atuação.

O MagaLu hoje investe, por exemplo, no setor de tecnologia, visando criar uma infraestrutura de nuvem nacional, para bater de frente com as opções estrangeiras.

Eike Batista

Eike Batista ficou conhecido por muito tempo por ser o homem mais rico do Brasil. Ele construiu um império em setores estratégicos da economia nacional, como mineração, petróleo e energia, por meio do grupo EBX.

Embora sua trajetória tenha sofrido altos e baixos, ele permanece como um exemplo de empreendedor que, por meio da inovação e capital de risco, conseguiu impactar grandes setores da economia brasileira.

Mary Kay Ash

Mary Kay Ash é a fundadora da Mary Kay Cosmetics, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo. Ela criou um modelo de negócios baseado em vendas diretas, que empoderou milhares de mulheres a terem sua própria independência financeira, em uma época na qual esse público ainda era muito mal visto no mercado de trabalho.

Bernard Arnault

Bernard Arnault é o CEO do LVMH, o maior conglomerado de marcas de luxo do mundo, incluindo Louis Vuitton e Moët & Chandon. Ele é mundialmente conhecido por sua habilidade em expandir e adquirir marcas de prestígio, consolidando sua posição como um dos homens mais ricos e influentes no setor de moda e luxo.

Bernard Arnault chegando a evento de gala
Bernard Arnault é um dos mais influentes no segmento de moda e luxo

Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg é um dos fundadores do Facebook, responsável por transformar a maneira como as pessoas se conectam e compartilham informações. Outro destaque em sua carreira como empreendedor é a visão de negócios, adquirindo algumas das principais empresas de comunicação do mundo (Instagram e o WhatsApp).

Além disso, ele está sempre buscando novas oportunidades de investimento, mesmo que corra riscos de não ser tão bem-sucedido. Ele foi um dos pioneiros, por exemplo, em investimento no metaverso. Zuckerberg é um exemplo de empreendedor visionário que soube aproveitar as oportunidades na internet para construir uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Warren Buffett

Warren Buffett é um dos investidores mais renomados e influentes do mundo. Mesmo com mais de 90 anos, é o principal acionista, presidente do conselho e diretor-executivo da Berkshire Hathaway. 

Ficou conhecido mundialmente como o “Oráculo de Omaha”, construindo sua fortuna com investimentos inteligentes em empresas de grande potencial. Ele é admirado por sua filosofia de investimento e é um modelo de sucesso para empreendedores que buscam crescimento a longo prazo por meio de investimentos estratégicos.

Como está o mercado para Empreendedorismo e Novos Negócios

O mercado de Empreendedorismo e Novos Negócios tem se mostrado altamente vantajoso, com um aumento recorrente de empresas sendo criadas no Brasil e em todo o mundo. Além disso, também é uma área dinâmica, em transformação constante.

Vemos, também, o avanço das tecnologias e mudanças no comportamento do consumidor, causando a necessidade de que o mercado se adapte as novas demandas. Isso é válido tanto para os empreendedores iniciantes quanto, também, para quem busca inovar em setores já consolidados.

Vamos conhecer mais sobre como está o mercado atual e as tendências para o futuro a seguir!

Mercado atual

Atualmente, o mercado de empreendedorismo está em forte crescimento. Está ligado com isso as inovações tecnológicas, além da facilidade de acesso à inovação e novas formas de viabilizar o acesso à capital.

Hoje os empreendedores podem ter acesso a plataformas de financiamento coletivo, além, também, de ser mais fácil encontrar investidores-anjo para viabilizar a vida dos novos empreendedores. Além disso, hoje temos um número maior de incubadoras de startups, que ajudam, também, para que mais pessoas consigam transformar suas ideias e sonhos em negócios viáveis.

pessoas em torno de computador discutindo algo na tela
Empreendedores têm mais acesso a plataformas e investidores

Estão entre os fatores que influenciam o mercado atual:

  • Economia digital: o crescimento dos negócios digitais (e-commerce, fintechs, startups digitais, entre outros) impulsionou a demanda por soluções tecnológicas inovadoras. Assim, quem quer atuar nas áreas de marketing digital, desenvolvimento de software, e inteligência artificial estão aproveitando o momento para crescer rapidamente;
  • Escalabilidade: quem investe em negócios que conseguem ser escalados rapidamente (como o setor de tecnologia) está se destacando. Essas áreas oferecem grandes oportunidades de crescimento com custos relativamente baixos. Isso atrai muitos investidores em busca de negócios que possam se expandir rapidamente para novos mercados;
  • Cultura do empreendedorismo: a inspiração de muitos nomes de peso tem levado as pessoas a buscarem no empreendedorismo uma oportunidade de alcançar independência financeira e liberdade profissional. Além disso, as redes sociais amplificaram o conhecimento sobre as rotinas nessa área, proporcionando uma maior segurança para quem deseja entrar nessa área;
  • Impacto da pandemia: a pandemia da Covid-19 acelerou a transformação digital de muitas empresas e abriu portas para novos negócios, especialmente na área de tecnologia e serviços online. 

Segundo dados da pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM) 2023, são mais de 90 milhões de pessoas investindo no próprio negócio no Brasil, sendo um dos países mais empreendedores no mundo, atrás apenas da Índia. 

Esse é um número muito expressivo, mostrando como o mercado de novos negócios está aquecido, e reflete o crescente interesse dos jovens em iniciar seus próprios empreendimentos.

Tendências futuras

O futuro do empreendedorismo tende a ser favorável, apontando para a criação de novos negócios. Teremos um foco maior, também, em tecnologias emergentes e práticas sustentáveis, especialmente, para lidar com um mundo com crises de emergência climática.

Conhecer mais sobre o que esperar do futuro para quem empreende pode ajudar a planejar seus próximos passos. Vamos conhecer a seguir algumas das principais tendências futuras. 

Inovação disruptiva e tecnologias emergentes

No futuro do empreendedorismo, veremos um foco maior em soluções baseadas em inteligência artificial, blockchain, e realidade aumentada em todas as áreas. Isso porque essas tecnologias prometem transformar setores tradicionais, como finanças, saúde e educação. 

Com isso, quem quiser investir em novos negócios que atuam nessa intersecção, terá ótimas oportunidades de sucesso. Fique de olho nisso!

Sustentabilidade e negócios verdes

Com o foco crescente em práticas de negócios sustentáveis, há uma tendência de aumento de startups verdes nos próximos anos. Esses negócios estarão direcionados para buscar soluções para problemas ambientais e, também, sociais.

Os empreendedores que investem em energia limpa, economia circular e projetos com impacto social também terão maior visibilidade e apoio de investidores.

Globalização e mercados digitais

Com o avanço da tecnologia 5G e avanços em conexões mais ágeis e estáveis, muitas empresas poderão nascer globais desde o início. Assim, até mesmo startups iniciantes poderão atingir os mercados internacionais.

Isso ajuda, também, a potencializar a escalabilidade de negócios digitais, sendo uma das tendências mais promissoras para o futuro. 

pessoa clicando em celular com símbolos de globo terrestre, alvo, aperto de mão, etc
Com a tecnologia, muitas empresas podem nascer globais

Além disso, também continuará em alta os modelos de negócios baseados em assinatura, como os serviços de streaming e softwares como serviço (SaaS). Isso ajuda a proporcionar fluxos de receitas recorrentes para as empresas e fidelização a longo prazo.

Transformação do ambiente de trabalho

Os novos empreendedores precisam estar atentos para as transformações no ambiente de trabalho e já as implementar desde o começo. Uma das mais poderosas que tende a permanecer nos próximos anos é o trabalho remoto e, também, o conceito de empresas descentralizadas.

As startups e novas empresas que conseguirem oferecer soluções para melhorar a produtividade e colaboração em ambientes virtuais poderão ter um maior potencial de crescimento. 

Crescimento do investimento em startups

A tendência é que o ecossistema das startups continue a ser alimentado por venture capital e investidores-anjo, principalmente em mercados emergentes como o Brasil. Com o fortalecimento da economia, veremos mais investidores internacionais aplicando capital em negócios brasileiros.

Além disso, teremos uma tendência de manter o crescimento das aceleradoras e incubadoras. Com isso, novos empreendedores terão maior suporte para conseguir tornar seu sonho uma realidade. Porém, para isso, será preciso entrar no radar de grandes investidores

Cargos e especializações em Empreendedorismo e Novos Negócios

Geralmente o senso comum pensa que o campo de Empreendedorismo e Novos Negócios é voltado só para ser dono do próprio negócio. Porém, é possível também atuar em organizações ou desenvolver novas soluções para problemas complexos.

Para conhecer melhor sobre essas possibilidades, veja a seguir quais são as opções disponíveis de cargos que podem ser encontrados por quem opta por essa área.

A área de Empreendedorismo e Novos Negócios no setor privado

Uma das possibilidades para quem é formado em Empreendedorismo e Novos Negócios é atuar no setor privado. Empresas de todos os tamanhos estão trazendo uma cultura empreendedora, até mesmo, para os colaboradores.

A ideia de trazer a ideia de “colaborador com mentalidade de dono” tem se tornado cada vez mais forte. Por isso, especialistas nessa área são chamados para auxiliarem nesse processo de transformação.

Confira a seguir as possibilidades de atuação para quem quiser atuar no setor privado nesse campo.

Consultor empresarial

Especialistas em empreendedorismo podem atuar como consultores, fornecendo serviços para empresas ou para quem está pensando em abrir o seu próprio negócio. Eles podem ajudar em:

  • Criação de estratégias para melhorar a eficiência operacional;
  • Expandir mercados;
  • Resolver problemas críticos;
  • Ajudar a criar um plano de negócios para abertura da empresa.

Eles podem auxiliar na criação de planos de negócios e no desenvolvimento de inovações importantes para diversas áreas. Um exemplo é tornar-se um consultor do Sebrae, que presta esse serviço para empreendedores.

Gerente de projetos de inovação

Muitas empresas contratam profissionais especializados em Empreendedorismo e Novos Negócios para liderar projetos inovadores. Eles podem estar à frente de lançamento de novos produtos, expansão de negócios ou, então, para melhorar processos internos.

Nesse caso, você poderá atuar como gerente de inovação. Poderá atuar identificando oportunidades de crescimento, liderando equipes e fazendo a gestão de risco nesse momento. 

moça com tablet e equipe ao fundo
Um gerente de inovação gere riscos e equipes

Executivo de estratégia de inovação

Em empresas maiores e com uma cultura interna voltada para inovação, pode ter um setor específico para estratégias de negócios. Eles utilizam as tendências de mercado para identificar áreas de expansão e crescimento, além de:

  • Fazer a prospecção dos recursos necessários para incentivar a inovação;
  • Identificar pontos fortes e vulnerabilidades nas ideias de inovação;
  • Análise de modelos de escalabilidade;
  • Trabalhar com gestão de risco sobre novos produtos e serviços.

A área de Empreendedorismo e Novos Negócios no setor público

O setor público tem um perfil bem distinto do mercado e, por isso, geralmente, não há uma forte abertura para os profissionais especializados em Empreendedorismo e Novos Negócios.

Nesse ambiente, o foco é mais voltado para a gestão pública e execução de políticas governamentais do que para criação de novos negócios ou inovações disruptivas. Porém, nomes que se destacam no setor privado podem ser chamados para cargos de liderança que são nomeados.

A área de Empreendedorismo e Novos Negócios para quem é empreendedor

Essa é o match perfeito para quem se forma na área de Empreendedorismo e Novos Negócios. Afinal, em geral, quem entra nessa área busca a oportunidade de ter sua própria empresa.

Nesse campo, são várias as oportunidades de atuação. Confira as principais a seguir!

Fundador de startup

Uma das possibilidades é criar sua própria startup. Essa é uma das principais escolhas para quem deseja empreender. As startups são baseadas em um modelo de negócios focado em desenvolvimento de produtos e serviços que solucionem os problemas de forma inovadora, escalável e ágil.

Quem sabe você não se torna o dono da próxima startup unicórnio, com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão? Se você tem uma ideia inovadora, pode ser uma ótima oportunidade investir nela!

Franqueado

Quem deseja empreender também pode optar pelo caminho das franquias. Isso permite que o profissional abra seu próprio negócio com o suporte de uma marca já consolidada no mercado. 

Esse modelo é bastante escolhido por quem quer minimizar os riscos de abrir um novo negócio do zero, ao mesmo tempo em que garante a inovação em uma rede já existente.

Mentor empresarial

Profissionais mais experientes ou com um perfil mais consultivo, a mentoria empresarial pode ser uma oportunidade atraente. Os mentores ajudam novos empreendedores a navegar pelos desafios do mercado, analisando projetos, dando dicas, identificando erros, entre outros pontos.

Se você gosta dessa área, mas quer influenciar pessoas, essa pode ser uma excelente oportunidade de trabalho na área de Empreendedorismo e Novos negócios.

Empreendedor serial

Alguns profissionais são tão bem-sucedidos ao empreender que se tornam empreendedores seriais, lançando vários negócios ao longo de sua carreira. São pessoas que estão sempre em busca de oportunidades em inovar em diferentes mercados e criar negócios continuamente.

Salários e benefícios

A área de Empreendedorismo e Novos Negócios é dinâmica e, por isso, os rendimentos dos profissionais dependerá dos resultados do seu negócio. Ou seja, quanto mais ele lucrar, maior poderá ser o seu ganho.

empreendedor fazendo contas ou anotações diante de laptop
O ganho do empreendedor é proporcional ao ganho do negócio

Alguns profissionais conseguem manter um valor fixo de ganhos – o pró-labore, que funciona como uma espécie de “salário” para o empreendedor, pelo seu serviço prestado para sua própria empresa. Contudo, ainda é possível acrescentar valores relacionados com os lucros da empresa, que variam ao longo do tempo.

Por isso, é comum que as remunerações sejam variadas. É preciso ter isso em mente, já que muitas pessoas possuem uma maior dificuldade de lidarem com esse cenário de incertezas.

Afinal, caso o negócio passe por dificuldades, devido a alguma crise externa, por exemplo, seus ganhos poderão variar consideravelmente. Tenha isso em mente antes de optar por essa área.

Cultura e rotina da carreira

Por ser repleta de desafios, a cultura e rotina na carreira em Empreendedorismo e Novos Negócios é bastante dinâmica e agitada. Ela é marcada por desafios constantes, necessidade de adaptação rápida e incertezas constantes. Porém, também é repleta de satisfação, especialmente, vendo o crescimento do negócio.

Para conhecer mais sobre essa área, vem com a gente! Vamos mostrar como é o dia a dia nessa área a seguir!

Ambiente de trabalho flexível

Os empreendedores e outros profissionais envolvidos com novos negócios geralmente possuem um maior controle sobre o ambiente de trabalho e, por isso, podem definir rotinas mais flexíveis em comparação com os empregos tradicionais.

Contudo, em cenários de incerteza, também será preciso mudar seu ritmo de trabalho, passando mais horas do que o usual para conseguir reverter a situação. É importante ter isso em mente, já que muitas coisas podem mudar ao longo do tempo.

Da mesma forma, você pode, também, criar o próprio modelo de trabalho do negócio. Ou seja, quer ter a possibilidade de trabalhar home office? Estruture sua empresa para viabilizar isso para você e seus profissionais.

Inovação e criatividade constante

O sucesso ao empreender, muitas vezes, está diretamente ligado à capacidade de inovar e propor soluções criativas para problemas existentes. Os profissionais dessa área precisam estar em constante busca por novas oportunidades e, também, conseguir torná-las viáveis.

Com a aceleração do mercado, que exige novas ideias o tempo todo, será necessário que você esteja atento para sempre oferecer algo novo para seu público e manter-se relevante na sua área de atuação!

Porém, se você não tem um perfil tão criativo, não se preocupe. É possível contar com pesquisas de mercado e contratar profissionais cujo trabalho é justamente esse. 

Tomada de decisões com rapidez e necessidade de se adaptar

O cenário de incerteza é uma constante na rotina dos empreendedores. Isso leva a uma necessidade de conseguir tomar decisões rapidamente, que sejam precisas, para reduzir chances de problemas. Além disso, também é preciso ter uma alta adaptabilidade em contextos de dificuldade.

É comum ser necessário mudar estratégias em pouco tempo, seja em função de mudanças no mercado, feedback de clientes, novas tendências ou dificuldades externas.

moça falando ao telefone e escrevendo
O empreendedor precisa se adaptar com rapidez

Também é uma rotina na qual o profissional estará constantemente exposto à necessidade de tomadas de risco calculadas. Ou seja, você precisará ter cabeça fria para assumir riscos. Mas não se desespere: isso é feito com o apoio de dados de mercado, pesquisa de concorrência e avaliação de oportunidades.

Networking e construção de parcerias

Os empreendedores precisam investir continuamente na criação de uma rede de contatos sólida para poder crescer nesse campo. Por isso, o networking é essencial na rotina de quem entra nessa área e pode ser feito pela participação de eventos, conferências ou interações diárias com outros empreendedores da área.

Além do networking, esses contatos podem ajudar a formar parcerias estratégicas, que ajudem aos colaboradores a crescerem mais rapidamente. Por exemplo, é comum que startups se associem a outras empresas, o que pode ajudar a melhorar as suas operações.

Gestão de tempo e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

A rotina de um empreendedor tem o grande desafio em conseguir equilibrar o trabalho e a vida pessoal. Isso porque, apesar da flexibilidade, a rotina pode ser intensa e consumir muito tempo no dia a dia, especialmente nos estágios iniciais do negócio.

Com a ansiedade em fazer com que tudo dê certo, muitas pessoas enfrentam a dificuldade em equilibrar a vida profissional e pessoal, já que há a necessidade de estar sempre atento ao crescimento da empresa.

Porém, é preciso ter cuidado com isso. Se você não conseguir separar um tempo para se dedicar às coisas que gosta por muito tempo, pode desenvolver problemas como ansiedade, depressão, fadiga e burnout ao longo do tempo e precisar se afastar do seu negócio.

Para isso, a gestão de tempo é fundamental para conseguir fazer esse controle. Os empreendedores podem utilizar ferramentas de produtividade e gestão de tarefas, como o Trello, Monday e Notion.

Rotina de crescimento e expansão

Uma questão da cultura de empreender é a busca constante de crescimento e escalabilidade. A rotina diária de muitas pessoas que estão em busca do seu negócio envolve monitorar o progresso do negócio, identificar novas oportunidades de expansão e garantir que a empresa esteja em condições de crescer.

Sindicatos e associações profissionais

Não há sindicatos específicos voltados para representar os interesses dos empreendedores, especificamente. Afinal, esses profissionais são considerados como autônomos, e não empregados. 

Nesse caso, eles podem fazer parte de associações profissionais. Também é possível participar de sindicatos patronais, ou seja, formado pelos empregadores que buscam fortalecer suas áreas de atuação. 

Entre as associações profissionais, há diversas opções que ajudam a proporcionar o suporte necessário para que os empreendedores consigam superar dificuldades e desafios. Também colaboram para o networking e para conhecer novas ferramentas que ajudam no desenvolvimento dos negócios.

pessoas em curso com mentor
Associações oferecem diversas ferramentas para empreendedores evoluírem

Participar dessas associações, ou contar com os serviços delas, pode proporcionar diversos benefícios para sua carreira como empreendedor. Estão entre as principais delas:

  • Participação em eventos e conferências, que ajudam no networking e desenvolvimento de habilidades;
  • Contar com serviço de mentoria empresarial, com orientações de experts nessa área;
  • Acesso a capacitação, com cursos e treinamentos em áreas como inovação, marketing digital e estratégias de crescimento;
  • Acesso a investidores e oportunidades de financiamento.

Vamos conhecer mais sobre as principais associações a seguir!

Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

O Sebrae é uma das organizações mais conhecidas no Brasil quando se trata de apoiar micro e pequenas empresas. Ele oferece uma ampla gama de serviços de fortalecimento para o ecossistema empreendedor do Brasil, tais como:

  • Programas de capacitação e cursos;
  • Consultorias e mentorias;
  • Criação de eventos focados em empreendedorismo e gestão de negócios;
  • Prestação de serviços com profissionais especializados em algumas áreas, vinculados ao Sebrae (como jurídico, contabilidade, entre outros).

Para quem está começando no empreendedorismo ou busca profissionalização, o Sebrae pode ser um excelente parceiro!

Incubadoras de startups e aceleradoras de empresas

As incubadoras e aceleradoras desempenham um papel essencial no apoio e desenvolvimento de novos negócios. Elas oferecem o suporte necessário para o crescimento de startups, com recursos, mentorias e, até mesmo, investimento.

Com isso, elas ajudam os empreendedores a validar suas ideias e escalar seus negócios mais rapidamente. Também conseguem identificar quais são os pontos que podem estar interferindo negativamente no crescimento da empresa.

Associação Brasileira de Startups (ABStartups)

A ABStartups é uma organização que foi criada, justamente, para apoiar o ecossistema de startups no Brasil. Ela fornece acesso a eventos, mentoria empresarial, e promove o crescimento de startups por meio de networking e programas de aceleração. 

Para empreendedores que estão começando, esse tipo de associação pode ser essencial para acessar oportunidades e conexões valiosas no mercado. Mesmo após o seu crescimento no mercado, continuar como associado ajuda a fortalecer outros potenciais parceiros para o futuro.

Endeavor Brasil

A Endeavor é uma comunidade global criada, justamente, para apoiar o empreendedorismo de alto impacto. No Brasil, ela oferece programas de aceleração e mentoria para empreendedores que têm o potencial de criar negócios escaláveis e gerar impacto positivo na economia. 

Ela é reconhecida pela sua forte rede de mentores e investidores, ajudando empreendedores a superar desafios e expandir seus negócios. Ou seja, se deseja encontrar as melhores parcerias para investir em seu negócio, é importante contar com o trabalho dessa organização!

Regulamentações e ética profissional

Os empreendedores precisam seguir diversas normas legais e terem suas atividades atuando dentro das leis específicas da área. Além disso, também devem agir de forma ética e priorizar a sustentabilidade ambiental e social nas suas atividades.

Por exemplo, há normas que determinam como funciona o processo de abertura de empresas, obrigações fiscais e trabalhistas, entre outras questões. Isso ajuda a manter o seu negócio aberto e segundo as leis brasileiras, evitando multas futuras.

pessoa segurando carteira de trabalho brasileira
É importante entender normas trabalhistas e outras questões para evitar problemas

Vamos conhecer a seguir alguns dos principais pontos sobre esse assunto!

Regras e normas legais para empreendedores

Os empreendedores devem cumprir diversas regulamentações empresariais, que variam conforme o setor, atividade exercida e, também, a localização da empresa (por exemplo, as regras variam entre cidades e estados).

Algumas das principais questões que os futuros donos de negócios devem estar atentos são:

  • Registro de empresa: toda empresa precisa ser registrada nos órgãos competentes, como Juntas Comerciais ou Câmaras de Comércio. Esse registro oficializa a criação da empresa e é necessário para emitir notas fiscais, abrir contas bancárias corporativas e fechar contratos;
  • Tributação e obrigações fiscais: um dos principais desafios de quem empreende é manter a empresa em conformidade com a legislação tributária. É essencial que o negócio se enquadre corretamente no regime tributário adequado (Simples Nacional, Lucro Presumido, etc.) para garantir o pagamento correto dos tributos e evitar problemas com o fisco;
  • Licenças e alvarás: dependendo da atividade da empresa, pode ser necessário ter autorização para exercer as atividades, com o uso de licenças ou alvarás específicos. Eles podem ser emitidos pela Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, entre outros.

Ética Profissional no empreendedorismo

A ética profissional vai além de estar em conformidade com as leis e regulamentações ao empreender. É preciso agir com integridade, transparência e responsabilidade social em todas as atividades da empresa.

Isso inclui como os colaboradores da empresa são tratados a, até mesmo, as relações com clientes e parceiros. Estão entre alguns pontos que merecem atenção para quem quer atuar de forma ética:

  • Responsabilidade social: os modelos de negócios devem considerar a promoção de inovação sustentável e, também, que proporcione impactos sociais positivos;
  • Transparência com todos os envolvidos: a transparência é fundamental, especialmente no relacionamento com investidores e parceiros. Manter uma comunicação clara e aberta sobre a situação financeira, as metas e os desafios do negócio é essencial para fortalecer a confiança e garantir o apoio necessário ao crescimento. Além disso, os clientes também desejam, cada vez mais, verem uma abertura maior por parte das empresas com as quais se relacionam. 
  • Responsabilidade fiscal e ambiental: também é necessário manter o foco em um negócio mais verde, que reduza impactos negativos ao meio ambiente. Essa, inclusive, é uma demanda crescente por parte dos consumidores e investidores, podendo ser um critério de exigência para eles aplicarem dinheiro em seu negócio.

Desafios e perspectivas futuras

O empreendedorismo é um campo com diversas oportunidades, contudo, também com muitos desafios: necessidade de adaptação constante às mudanças do mercado, boa gestão de riscos e necessidade de inovação são alguns deles.

Além disso, o cenário futuro para a área também gera novos desafios: a necessidade de estar conectado às novas tecnologias e potencializar ainda mais a responsabilidade social da empresa. 

mulher segurando celular sentada à mesa com pacotes em cima
Um dos desafios do empreendedor é usar as novas tecnologias

Quer saber mais sobre o que pode te esperar no futuro? Vem com a gente para saber mais sobre as tendências e perspectivas na carreira em Empreendedorismo e Novos Negócios.

Adaptação a um ambiente competitivo e incerto

O ambiente empreendedor é conhecido pela sua alta competitividade e lidar com incertezas. Especialmente as startups, que possuem um modelo de negócios diferenciados, enfrentam desafios como a alta taxa de falência e a dificuldade de estabelecer um modelo de negócios lucrativo.

Especialmente após a pandemia de Covid-19, os investidores estão mais exigentes em relação a acompanharem o retorno dos investimentos realizados. Por isso, eles têm sido mais exigentes em relação a bater os resultados e metas esperadas.

Por isso, os empreendedores devem estar prontos para adotarem uma mentalidade ágil, que facilite a adaptação dos produtos, serviços e modelos de negócios rapidamente.

Um dos formatos que é uma tendência para o futuro é o Lean Startup, ou seja, um modelo enxuto de empresa. Com isso, é possível reduzir gastos, otimizar os investimentos e, também, facilita quando é necessário redirecionar rotas.

Captação de recursos e financiamento

Um dos maiores desafios de empreender é conseguir captar o capital necessário para viabilizar o começo das atividades. Muitas vezes, pode ser difícil encontrar investidores que apostam no seu negócio.

Além disso, para quem está começando, apresentar um pitch convincente pode, também, ser um ponto complicado. Afinal, é preciso conseguir apresentar um resumo convincente, que demonstre a viabilidade e escalabilidade do seu projeto, de forma objetiva.

Se você já assistiu programas deste tipo, como o Shark Tank e outros semelhantes, sabe o quanto isso pode ser desafiador. Porém, muitos mentores e consultores de negócios ajudam, também, a criar um pitch encantador, que vai potencializar suas chances de captar recursos e financiamento.

Inovação contínua

O mercado está cada vez mais acelerado e, por isso, os ciclos de inovação estão cada vez mais rápidos. Os negócios que não conseguem se manter atualizados com as últimas tendências correm o risco de se tornarem obsoletos. 

A pressão para inovar de forma constante e com o mínimo de falhas e prejuízos é um enorme desafio para os empreendedores. Por isso, uma forma de contornar essas questões é investir em pesquisa e desenvolvimento, que mostrará quais são as tendências futuras para o seu setor e estar mais alinhado com as expectativas do mercado.

Transformação digital e novas tecnologias

O futuro do empreendedorismo será moldado pelas novas tecnologias. Estão entre as principais a Inteligência Artificial, Computação em Nuvem, Internet das Coisas (IoT) e Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV).

Os empreendedores que souberem como utilizar essas tecnologias vão conseguir inovar mais facilmente, além de melhorar a experiência do cliente. O resultado? Conquistar uma excelente vantagem competitiva.

Além disso, muitas delas também podem ajudar no dia a dia, especialmente para quem possui modelos mais enxutos. Por exemplo, a Inteligência Artificial pode ser utilizada para personalizar ofertas e melhorar a eficiência operacional, conseguindo fazer mais atividades com menos custos.

mulher segurando celular com ofertas de bolsas em aplicativo
A inteligência artificial permite personalizar ofertas

Sustentabilidade e negócios verdes

Com as crises da emergência climática e o aumento da conscientização sobre questões ambientais e sociais, o futuro do empreendedorismo está ligado à criação de negócios sustentáveis. 

Hoje o conceito de empreendedorismo social e negócios verdes está em alta e deve ganhar ainda mais força no futuro. Os empreendedores que já começarem seu negócio com foco em soluções que minimizem impactos ambientais, ou que contribuam para o desenvolvimento sustentável terão maior aceitação entre consumidores e investidores. 

Crescimento da economia colaborativa

A economia colaborativa é uma tendência já existente, que continuará presente no futuro do empreendedorismo. Modelos de negócios que envolvem o compartilhamento de recursos (semelhante ao que Uber e Airbnb fazem) estão ganhando força globalmente. 

Novos empreendedores estão aproveitando essa tendência para criar soluções inovadoras. O modelo de negócios de plataformas, que atuam como mediadores entre pessoas que tenham interesse em serviços e produtos semelhantes, é um dos mais promissores.

Além disso, a economia colaborativa também está no cerne das questões relacionadas com o financiamento das empresas. Por exemplo, muitos profissionais viabilizam o lançamento de novos produtos por meio de crowdfunding.

Empreendedorismo globalizado

A globalização tem se intensificado a partir dos avanços na tecnologia de comunicação. Com isso, os empreendedores hoje possuem acesso a mercados internacionais com maior facilidade e menos custos.

Assim, quem está começando a empreender hoje consegue atingir consumidores em qualquer parte do mundo, com uma enorme oportunidade de expansão.

Como ingressar na carreira de Empreendedorismo e Novos Negócios

Para entrar na carreira de Empreendedorismo e Novos Negócios, é importante ter mais do que uma ideia brilhante. Você deverá mergulhar em conhecimentos dessa área, para saber sobre gestão, marketing, regulação, conhecimentos tributários e financeiros, entre outros.

Além disso, redes sólidas de networking serão fundamentais para conquistar o sucesso e ser o próximo empreendedor de sucesso. Vem com a gente conhecer mais sobre como ingressar nessa área!

Preparação para o mercado de trabalho

O mundo do empreendedorismo é repleto de histórias de pessoas que não possuem formação na área. Contudo, conhecimentos sobre administração, gestão de negócios, mercado financeiro, marketing, entre outros, diminuirão os erros que poderão ser cometidos nessa trajetória e aumentar suas chances de sucesso.

É possível, por exemplo, fazer cursos de graduação de curta duração focados em empreendedorismo, que oferecem uma base teórica e prática sólidas. Durante a formação, você aprenderá todos os detalhes que serão essenciais para o sucesso do seu negócio, tais como:

  • Criar planos de negócios;
  • Analisar mercados;
  • Captar investimentos;
  • Como criar produtos e serviços;
  • Lidar com a gestão financeira.

Além da graduação, muitos empreendedores buscam cursos livres que podem fazer parte da sua área específica de atuação. Por exemplo, quer lançar cosméticos? Fazer cursos livres sobre novos princípios-ativos pode ajudar a trazer mais inovações para sua marca!

moça anotando algo que viu em computador
É possível fazer cursos livres para se especializar melhor

Foco em networking

Os melhores empreendedores possuem uma boa rede de contatos. Por isso, é importante investir em um bom networking para o sucesso do negócio. Isso pode abrir portas para parcerias, investimentos e, até mesmo, conhecer mentores que poderão ajudar a guiar o empreendimento.

Mas, como conhecer as pessoas certas para ajudar no crescimento do seu negócio? Algumas dicas para isso são:

  • Participe de eventos e conferências, tanto de empreendedorismo e negócios quanto, também, da sua área de atuação. Isso ajudará a encontrar parceiros estratégicos;
  • Participe de programas de incubação e aceleração. Eles fornecem acesso a mentorias especializadas, oferecem estrutura de apoio e podem fazer a ponte com investidores;
  • Invista em networking digital, em plataformas como LinkedIn e outras redes sociais. Participe de grupos e fóruns voltados para startups e inovação. O relacionamento com outras pessoas do setor pode ser o diferencial entre uma boa ideia e um negócio de sucesso.

Preparando um pitch

O pitch é essencial para conquistar a atenção de investidores e, também, de parceiros que podem ajudar em seu negócio. Ele deve ser uma apresentação breve, direta e objetiva sobre sua ideia, apontando o porquê ela deve ser interessante para o seu interlocutor.

Algumas dicas para isso são:

  • Adéque o pitch para seu ouvinte. Por exemplo, tenha um texto preparado para investidores, outro para parceiros de mercado, um para potenciais clientes, entre outros;
  • Pense sempre na ideia de um pitch elevator. Por exemplo, se você tivesse a oportunidade de encontrar a pessoa mais rica do mundo em um elevador e só tivesse o tempo ali para convencê-lo de investir em seu negócio, o que diria? Isso ajuda a resumir a sua ideia nos pontos principias;
  • Traga dados e informações que podem influenciar na decisão da pessoa.

Formação necessária para Empreendedorismo e Novos Negócios

Para começar a carreira em Empreendedorismo e Novos Negócios, não é necessário ter uma formação específica na área. Porém, quanto mais você souber sobre questões essenciais do mercado, maiores as suas chances de sucesso.

A base de conhecimentos teóricos é fundamental para conseguir desenvolver um negócio sustentável e bem-sucedido. Mas afinal, quais cursos podem fazer parte da sua formação?

Vamos ver mais sobre isso a seguir!

Formação superior

Não é obrigatório ter um diploma universitário para empreender. Porém, isso pode ajudar a encurtar caminho e facilitar a sua trajetória. Durante um tecnólogo em Empreendedorismo e Novos Negócios, você pode estudar sobre os fundamentos necessários para a criação e gestão de um negócio.

Alguns dos principais benefícios de investir em uma graduação nessa área são:

  • Base teórica sólida em finanças, marketing e gestão. Isso pode abrir portas para entender melhor como administrar o negócio;
  • Confiança dos investidores que, ao verem sua formação, terão maior segurança de que você sabe o que está fazendo;
  • Durante a graduação, os alunos têm a oportunidade de conhecer futuros parceiros de negócios, investidores e mentores, além de participar de feiras e eventos que incentivam a criação de novos projetos.
pessoas em evento conversando
Na graduação é possível participar de eventos e fazer networking

Outras possibilidades de curso superior que poderão ajudá-lo nesse conhecimento são a de Administração, Gestão Empresarial, Gestão Financeira, entre outras. 

Pós-graduação

Para quem possui uma graduação, que desejam aprofundar seus conhecimentos em Empreendedorismo e Novos Negócios, uma possibilidade é fazer uma pós-graduação. Entre as opções, estão os cursos de MBA (Master of Business Administration), que são voltados, justamente, para administração de empresas.

Há diversas opções focadas em Gestão de Empresas, Inovação e Estratégia de Negócios ou, ainda, em áreas estratégicas para as empresas, como Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas, entre outros.

Com a pós-graduação, o empreendedor pode se especializar em áreas mais específicas, além de também poder conhecer potenciais parceiros importantes durante o curso.

Cursos livres

Além da formação acadêmica tradicional, os cursos livres são essenciais para manter-se atualizado em áreas específicas, especialmente em temas de rápida evolução. Áreas como gestão, inovação e marketing são repletas de formações que poderão ajudá-lo nesse momento.

Com eles, é possível estar sempre atualizado e preparado para os desafios que surgem no caminho de quem decide criar seu próprio negócio.

Principais áreas de estudo e habilidades necessárias

O sucesso em Empreendedorismo e Novos Negócios torna-se mais fácil quando o empreendedor possui um conjunto diversificado de habilidades, tanto técnicas quanto interpessoais.

Estão entre as competências que vale a pena desenvolver ao longo da sua trajetória:

  • Gestão de pessoas e liderança: saber liderar equipes, motivar colaboradores e criar uma cultura organizacional forte é essencial para o crescimento de qualquer negócio;
  • Análise de mercado: saber interpretar dados e tendências de mercado ajuda na hora de tomar decisões que precisam de agilidade e, também, a identificar oportunidades de crescimento;
  • Gestão financeira: entender como é feita a gestão de fluxo de caixa, controle despesas e como captar investimentos;
  • Inovação e criatividade: saber aplicar o conceito de inovação disruptiva e estar sempre buscando novas formas de resolver problemas de forma criativa;
  • Networking e comunicação: ter uma boa rede de contatos e saber se comunicar bem, seja com clientes, investidores ou colaboradores, é uma habilidade que abre muitas portas.

Veja também: aprenda a criar e vender infoprodutos com Felipe Donato!

Play video Play video

Comece sua jornada para ser o melhor empreendedor: faça seu tecnólogo na Anhanguera!

Agora que você sabe tudo sobre a carreira em Empreendedorismo e Novos Negócios, já está preparado para começar a complementar sua formação e saber tudo sobre como realizar o seu sonho de ter a sua própria empresa.

Venha para a Anhanguera e faça o tecnólogo na área! Aprenda com diversos profissionais experientes na área e que dominam os principais conhecimentos sobre o assunto e com um currículo atualizado!

Assim, você sai da formação já preparado para lidar com todos os desafios de um mercado altamente competitivo e se tornar, quem sabe, o próximo empreendedor de sucesso no Brasil e no mundo!

Faça já sua inscrição no curso de Empreendedorismo e Novos Negócios!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Banner Emprega.Ai
Banner Pod Universitário