6 dicas para entrar na faculdade e sobreviver ao primeiro ano

como entrar na faculdade

Depois de passar tantos anos se acostumando com o modelo tradicional de aulas em uma escola, entrar na faculdade representa uma grande mudança, não é mesmo? Esse período é marcado por muitas expectativas positivas. Afinal, nada como conseguir aprovação no processo seletivo!

Saber que finalmente você vai começar um curso superior para exercer uma profissão é incrível. Mas também é preciso aprender a lidar com o nervosismo e se preparar para a nova realidade — que traz vários desafios. Por isso, temos dicas para quem vai entrar na faculdade.

Podemos ajudar a começar essa fase com o pé direito. Quer sobreviver ao primeiro ano da faculdade e ter muito sucesso nele? Confira nossas dicas!

1. Conheça a faculdade e as entidades parceiras

Na verdade, seu primeiro ano no ensino superior não começa apenas no início das aulas ou no trote universitário. Antes mesmo do primeiro dia letivo você já vai estar imerso na faculdade. Lembre-se de que os primeiros passos foram dados antes: a escolha da instituição, o processo seletivo e a matrícula.

Considerando isso, a dica que damos é que os estudantes busquem conhecer a faculdade e as entidades parceiras desde esse primeiro momento. Assim, fica mais fácil estar familiarizado com as oportunidades oferecidas. Aqui na Anhanguera, nós temos muitos projetos para ajudar você durante todo o curso.

Vale a pena saber mais sobre a qualidade da nossa estrutura e do corpo docente. Além disso, confira informações sobre as parcerias que garantem benefícios. Um grande exemplo é o Canal Conecta, que presta suporte na construção da carreira e também na empregabilidade dos nossos alunos.

2. Organize-se para o primeiro ano de faculdade

Conversando com colegas que tenham começado a graduação, você provavelmente vai ver que existe um pequeno choque de realidade no começo do curso. Isso acontece porque o ritmo da faculdade costuma ser diferente do colégio, principalmente no que diz respeito à autonomia.

Entretanto, fique tranquilo. Esse choque não precisa ser traumático. Basta se preparar para lidar com as diferenças e se organizar de maneira independente. Ser mais autônomo no ensino superior é algo muito positivo, pois oferece liberdade e desenvolve várias capacidades importantes para a vida profissional.

Entrar sabendo o que pode esperar diminui o risco de ter surpresas desagradáveis e aumenta sua satisfação com o curso e a faculdade. Por isso, tome alguns cuidados: confira os materiais necessários para o primeiro ano, comece a planejar seus horários de estudo e tenha ferramentas de organização (como agendas e aplicativos).

3. Prepare-se financeiramente

Outro desafio para os estudantes que estão pensando em como entrar na faculdade é o planejamento financeiro. É importante estar preparado para pagar a faculdade, adquirir os materiais de estudo, custear o transporte e a alimentação fora de casa etc.

Pensando em tudo isso, nossa terceira dica é que você se prepare financeiramente. Quem ainda não faz um controle do orçamento doméstico tem um ótimo motivo para começar. Afinal, a organização financeira não é útil apenas durante o ensino superior. Ela vai ajudar em toda a sua vida profissional.

Além de acompanhar seu orçamento, é interessante seguir algumas sugestões de economia. Um exemplo é procurar por livros na biblioteca em vez de comprá-los ou utilizar materiais digitais para evitar gastos com impressão e xerox. Na Anhanguera, você também consegue economizar nas mensalidades por meio de bolsas e de parcelamentos.

4. Participe de eventos e de atividades complementares

Essa é mais uma das ótimas dicas para quem vai entrar na faculdade. Lembra que falamos sobre a autonomia no ensino superior? Tenha isso em mente na hora de buscar oportunidades que vão além da sala de aula. Na graduação, seu aprendizado não se limita à grade curricular.

Além das matérias comuns do curso, existem muitos conhecimentos que podem ser adquiridos em eventos e em atividades complementares. É o caso da iniciação científica, dos projetos de extensão, dos grupos de estudo, dos centros acadêmicos, dos congressos, workshops, estágios e por aí vai.

Não deixe de procurar por essas possibilidades na coordenação do seu curso. Outra forma de acompanhar eventos na sua área profissional é conversar com professores ou pesquisar na internet. Todos os anos acontecem encontros que podem ser interessantes para você.

5. Busque aproximação com os professores

A qualificação do corpo docente é um dos aspectos essenciais na qualidade da formação no ensino superior. Mas você sabia que existem formas de os alunos aproveitarem ainda mais a competência e a experiência dos professores? Ter uma aproximação com eles é uma ótima estratégia para o primeiro ano da faculdade.

Dedicar-se nas aulas, tirar boas notas nas avaliações e conversar com os docentes certamente são ações que garantem acesso a conhecimentos fundamentais e agregadores. Além disso, seus professores são alguns dos seus primeiros contatos profissionais — ou seja, está aí uma ótima chance de networking.

Além disso, é possível pegar dicas de estudo, receber indicações de eventos e até mesmo ficar sabendo de vagas de estágio ou de emprego. Outra coisa que os professores podem fazer é oferecer ajuda em momentos de dificuldade — seja em uma matéria específica ou nos desafios da faculdade de modo geral.

6. Faça amigos

Por último, mas igualmente importante: não passe pela faculdade sem fazer bons amigos, especialmente nesse momento inicial. Afinal, pode ser difícil se ver calouro em um lugar novo no período de adaptação. Compartilhar seus desafios com os colegas facilita muito.

Caso você se sinta nervoso e inseguro ao entrar na faculdade, busque dialogar com os veteranos. Eles já passaram pelos desafios do início e conseguiram superá-los. Não deixe de se aproximar também de seus colegas de sala — são pessoas que estão passando pelo mesmo e podem ter boas dicas.

E quem pensa que fazer amigos é algo possível apenas em cursos presenciais está muito enganado. A modalidade a distância oferece um ambiente virtual de aprendizagem e fóruns interativos que podem ser utilizados para compartilhar experiências e tirar dúvidas com os colegas.

Com certeza essas 6 dicas para quem vai entrar na faculdade ajudam muito na hora de encarar os desafios do primeiro ano da graduação. Mais do que driblar as dificuldades, você vai conseguir curtir sua conquista e ter ótimos resultados nos estudos. Afinal, esse é um período de muito crescimento profissional e pessoal!

Que tal aproveitar a entrada na faculdade para planejar sua carreira? Veja como definir seu objetivo profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.