5 dicas práticas de sobrevivência para um calouro

5dicaspraticasdesobrevivenciaparacalouros

Entrar na faculdade é um momento muito esperado pelos estudantes, afinal, o ensino superior abre um universo de possibilidades de crescimento profissional e pessoal. Porém, algo muito presente na vida de um calouro da faculdade é sentir aquele friozinho na barriga, e isso é completamente normal.

Afinal, ser calouro marca o começo de uma etapa, com novos desafios, mudanças na rotina e o contato com outras pessoas! Então, se você está passando por essa situação e não faz ideia do que fazer no primeiro semestre da sua graduação, não precisa entrar em desespero. Existem algumas atitudes que ajudam a tornar a tarefa de ser calouro e começar a vida acadêmica muito mais simples!

Quer uma notícia melhor ainda? Nós separamos as 5 melhores dicas para dar os primeiros passos na faculdade e evitar preocupações desnecessárias! Confira!

1. Explore o campus em que vai estudar

O seu campus vai se tornar parte do seu dia a dia ao longo dos próximos anos! Sabendo disso, que tal aproveitar os primeiros dias de aula para já conhecer todos os espaços desse ambiente? Veja onde ficam as salas de aula e os laboratórios utilizados pelo seu curso, aprenda a ir até a biblioteca e conheça outros locais importantes, como a cantina e a secretaria acadêmica.

Além de permitir que você se sinta mais confortável na faculdade, criar essa familiaridade vai ajudar muito no seu desempenho ao longo da graduação, já que você vai ter menos riscos de se perder na hora de ir a algum lugar específico. Com isso, as chances de se atrasar para alguma aula ou atividade prática também se tornam muito menores.

2. Organize os seus horários

Acredite: muitas coisas mudam depois que você entra na faculdade. Assim, é essencial estabelecer uma rotina organizada e que permita conciliar os estudos com outras tarefas que fazem parte da sua vida, principalmente se você trabalha.

Quer uma dica? Determine um período na sua semana, mesmo que seja de poucas horas, para revisar os conteúdos aprendidos nas aulas. Dessa forma, você evita sobrecargas nas semanas de provas e ainda terá tempo para descansar e se divertir.

3. Participe de eventos

Manter os estudos em dia é muito importante, mas vale lembrar que a faculdade não se resume apenas ao que acontece dentro da sala de aula. Aqui na Anhanguera, por exemplo, existem diversas atividades que podem fazer parte da sua vida de estudante, como eventos ou grupos específicos estudantis.

Essas ações, apesar de não serem relacionadas à área em que você pretende se formar, são ideais para socializar e até para fortalecer o networking com outras pessoas que também estão construindo suas carreiras de sucesso.

4. Mantenha o foco desde o primeiro semestre

Sabe aquela ideia de se dedicar ao curso depois que já estiver adaptado à faculdade? Tome cuidado, ela pode não ser a melhor opção! O ideal é que você seja um bom aluno desde o começo do curso, pois muitas matérias que são ensinadas nos semestres iniciais são úteis ao longo dos próximos anos e podem ser imprescindíveis para que você consiga atuar na sua futura profissão.

Portanto, crie o hábito de fazer anotações dos conteúdos ensinados, evite dispersar durante as aulas e siga sua rotina de estudos com disciplina. Esse é um dos segredos para ter um bom desempenho durante a graduação e conquistar todas as suas metas profissionais quando já estiver com seu diploma em mãos.

5. Não tenha medo de pedir ajuda

Seja por vergonha, seja por timidez, muitos estudantes perdem informações ou deixam de aproveitar a faculdade ao máximo porque não pediram ajuda. Aqui vai um conselho: deixe o medo de lado e interaja com as pessoas sempre que for preciso!

Então, quando não entender um conteúdo ou se estiver perdido em alguma parte do campus, conte com o apoio de quem já estuda na sua faculdade há mais tempo. Afinal, todos os veteranos sabem como é a sensação de ser calouro.

Agora que você já sabe o que fazer ao começar a graduação, é hora de colocar essas dicas em prática e aproveitar essa nova etapa.

Aproveite e aprenda também como economizar na faculdade para ter uma experiência ainda melhor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados