Você já definiu seu objetivo profissional? Saiba como!

objetivo profissional

Você sabe qual a importância de definir o seu objetivo profissional? Esta é uma decisão que pode impactar toda a sua trajetória, inclusive em relação à escolha do seu curso de graduação.

Ter certeza do que se quer pode não ser tão simples assim; por isso, é fundamental que você se conheça bem e saiba aonde deseja chegar. Até porque, esse pode ser o momento ideal para alçar maiores voos e realizar um plano de carreira, obtendo, assim, sucesso e realização pessoal. 

Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura e saiba como definir seu objetivo profissional da melhor forma. Confira a seguir!

Qual a importância de definir o objetivo profissional?

Um objetivo profissional funciona mais ou menos como um orientador para as suas ações. Ou seja, é fundamental estabelecê-lo muito bem para que você siga em um caminho que o leve até a realização. A partir disso, será possível definir metas de curto, médio e longo prazo, que servirão como norteadores de suas ações no presente.

Além disso, é partir daí que você poderá encontrar o melhor trajeto para obter sucesso na sua carreira. Por exemplo, se você tem o objetivo de conquistar um cargo em 5 anos, como ser gerente ou gestor de uma grande empresa, uma de suas metas deve ser, justamente, aprender a habilidade de liderança. Nesse meio tempo, portanto, você precisará organizar-se e ter recursos suficientes para investir em cursos e em palestras. 

Objetivo profissional e obtenção de melhores vagas

Muitas pessoas, ainda, desejam se dar bem em uma entrevista de emprego que representa uma excelente oportunidade de crescimento profissional. Para conquistar o cargo, você precisará demonstrar que está apto a oferecer as suas melhores capacidades aos líderes. Mas não é apenas esse fator que pode ser considerado. Muitos gestores estão mais interessados nas ideias e no que o candidato pode oferecer para o negócio.

Geralmente, os indivíduos que demonstram mais certeza e têm objetivos a serem alcançados em determinado período são os que mais se destacam. Isso porque se percebe que eles estão mais interessados em evoluir e em conquistar sempre melhores oportunidades, dando o máximo de si para chegar aonde desejam.

No entanto, é preciso que suas metas sejam alcançáveis e adequadas à sua realidade, pois inúmeros fatores externos, que estão fora do seu controle, podem acabar levando você à frustração. Assim, é preciso entender do que você precisará abrir mão ou o que será necessário sacrificar: tudo em prol de atingir o objetivo almejado.

Parceiros para definir o seu objetivo profissional

Aqui na Anhanguera, auxiliamos nossos alunos a definir seus objetivos e suas metas, de acordo com o emprego ou a profissão que querem seguir. Temos como parceiro o canal Conecta, uma ferramenta capaz de indicar as empresas ideais para os candidatos, seguindo as suas exigências de perfil e a sua qualificação.

O mais bacana disso tudo é que você tem a possibilidade de otimizar o seu tempo, uma vez que a plataforma mostra, sem nenhum custo, as vagas de acordo com as suas competências.

Como definir meu objetivo profissional?

Para definir adequadamente o seu objetivo profissional e alcançar sucesso, é preciso conhecer muito bem os seus principais anseios, as suas vontades e, sobretudo, os seus propósitos.

Algumas pessoas, por exemplo, enxergam a carreira em Y como uma excelente maneira de obter crescimento, entendendo que sua atuação faz parte de uma estratégia muito maior do que as suas próprias metas ou as da empresa.

Portanto, veja a seguir algumas dicas para entender como definir o seu objetivo profissional da melhor forma.

Foque o autoconhecimento

Pode parecer clichê, mas não é! Autoconhecimento é o primeiro passo para identificar os seus maiores objetivos e saber o que você deseja para os próximos anos. Fazer alguns exercícios diários, como meditar por 10 a 15 minutos, faz toda a diferença para definir as suas metas e as suas prioridades. Além disso, você também descobrirá uma série de habilidades e capacidades que antes não enxergava, tudo por meio da auto-observação. 

Liste seus interesses

Do mesmo modo, faça uma lista de seus interesses e pergunte-se se eles podem ajudar você a escolher uma carreira que tenha mais a ver com o seu perfil profissional. Isso porque é muito mais prazeroso fazer algo de que você gosta, que acredite poder ajudar outras pessoas e que, também, o ajude a focar atividades que o façam ser mais produtivo no trabalho.

Defina metas de curto, médio e longo prazo

Cada meta faz parte do seu percurso, e todas elas colaboram para que você atinja o seu objetivo profissional. Portanto, faça um planejamento e inclua cada uma das metas: de curto, médio e longo prazo, de forma clara e objetiva. Com esse exercício, certamente você terá uma visão mais ampla de aonde deseja chegar.

Busque inspirações em profissionais que admira

Seguir e acompanhar a trajetória de pessoas que nos inspiram a serem melhores colaboradores faz toda a diferença para criar motivação e cumprir com as tarefas diárias, não é mesmo? Por isso, não perca a oportunidade de interagir e aprender com profissionais que você admira, uma vez que eles podem impulsionar o seu próprio caminho.

Encontre um mentor

Um mentor é um indivíduo que tem mais experiência na área de seu interesse e, geralmente, está disposto a repassar o que aprendeu através de práticas de estudo e observação. Por isso, encontre alguém que o inspire e com o qual você sinta confiança em aprender, pois, isso contribui para que você pule diversas etapas de uma trajetória que nem sempre é curta.

Como transcrever o objetivo profissional no currículo?

Tendo definido o seu objetivo, chega o momento de transcrevê-lo para o seu currículo profissional. No documento, o objetivo deve ocupar entre três a quatro linhas, ser claro, conciso e repassar as informações mais relevantes sobre a sua área de atuação

Você pode, por exemplo, explicar o que espera da vaga e da oportunidade para a qual está se candidatando. É preciso considerar, também, o perfil de colaborador que a empresa quer para a sua equipe. Por isso, é fundamental elaborar um bom currículo que faça com que você obtenha destaque entre os concorrentes, aumentando significativamente as suas chances de angariar a vaga.

Viu só como pensar sobre o seu objetivo profissional é um passo imprescindível para a sua carreira? Antes de se candidatar a um cargo, atente-se para o que o recrutador solicita e espera dos candidatos, procurando adequar o seu objetivo para o currículo. Vale muito a pena ser autêntico e evitar frases prontas que podem mais prejudicar do que ajudar nesse momento.

Gostou do conteúdo? Então, curta a Anhanguera no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do nosso canal!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados