Concurso da Polícia Civil: em quais áreas há mais vagas?

pessoas conferindo concurso polícia civil

Você sonha em ser policial civil e ingressar na carreira pública? Pois saiba que, além de oferecer uma boa remuneração e estabilidade financeira, a profissão também apresenta uma série de oportunidades de crescimento profissional.

Para fazer parte da instituição, no entanto, é preciso dedicar-se bastante aos estudos e diferenciar-se diante da concorrência, uma vez que as etapas para conquistar uma vaga costumam exigir uma série de requisitos gerais e específicos. Por isso, neste post, você vai entender como funcionam os concursos da Polícia Civil e ter informações sobre as áreas de atuação que oferecem mais vagas:

  • Direito;
  • Administração;
  • Comunicação Social;
  • Saúde.

Gostou do assunto? Então, continue por aqui e veja tudo sobre o concurso da Polícia Civil.

Como funcionam os concursos da Polícia Civil?

A Polícia Civil é um órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública de cada estado brasileiro. Ela tem a função de prevenir, repreender e investigar crimes, garantindo o devido cumprimento da lei. Dentro da carreira, o candidato pode assumir diferentes cargos, como ser delegado, perito criminal e investigador.

Por conta dos altos salários oferecidos pela instituição, os concursos para a Polícia Civil são bastante concorridos. Assim, é essencial preencher os requisitos exigidos e passar por um curso de formação da própria Polícia para exercer a profissão.

Geralmente, o concurso ocorre em algumas etapas, que variam conforme a escolha da função. Mesmo assim, é fundamental preencher os seguintes critérios:

  • ser brasileiro;
  • estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  • ter o CPF regularizado;
  • ter idade mínima de 18 anos;
  • demonstrar aptidão física e mental;
  • não ter antecedentes criminais;
  • apresentar conduta irrepreensível tanto na vida pública quanto na privada;
  • ter curso superior completo.

Cada estado é responsável pelo lançamento do edital do concurso, que deve apresentar as etapas de classificação para ingressar na instituição. O documento contém todas as informações de como trabalhar na Polícia Civil, incluindo detalhes do processo seletivo, dos cargos oferecidos, dos conteúdos e das datas das provas, além das exigências para os testes físicos.

Geralmente, as vagas que se destinam aos candidatos com formação em um curso superior são menos concorridas. As funções de investigador, escrivão e perito criminal, por exemplo, aceitam diplomas de qualquer área do conhecimento. Já para outros cargos, como o de delegado, é preciso apresentar Bacharelado em Direito.

Isso demonstra, portanto, que investir em uma graduação é fundamental para quem pretende trabalhar na Polícia Civil. Independentemente do curso de sua escolha, é imprescindível matricular-se em uma faculdade credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para que o seu diploma tenha validade nacional.

Quais são as áreas com mais vagas?

Grande parte das vagas do concurso da Polícia Civil são destinadas a áreas do Direito, Administração, Comunicação e Saúde. Justamente por conta da diversidade das funções, o órgão permite o ingresso de profissionais formados em praticamente todos os campos do conhecimento, atraindo pessoas de diferentes qualificações para compor o quadro da instituição.

Portanto, se você quer aproveitar a oportunidade, o mais indicado é buscar por um curso superior de qualidade quanto antes. Aqui na Anhanguera, temos uma parceria com a LFG, uma referência nacional na preparação para concursos públicos.

Com isso, são oferecidos descontos aos graduandos de qualquer formação, que podem optar por cursos nas seguintes modalidades de ensino: presencial, semipresencial e 100%online — tendo maior flexibilidade e comodidade para se dedicar aos estudos.

A seguir, confira mais informações sobre cada uma das especializações exigidas para o processo seletivo.

Direito

O curso de Direito com Vade Mecum oferece conhecimentos teóricos sobre a legislação e o funcionamento do Poder Judiciário, tornando os indivíduos capazes de interpretar os diversos fenômenos jurídicos, intervir em conflitos da melhor forma e atender às demandas da sociedade, sempre atuando com ética.

Na Polícia Civil, o profissional torna-se o chefe da instituição, coordenando as atividades policiais, solicitando medidas protetivas ao juiz e, principalmente, comandando as investigações de crimes federais e políticos, exceto os militares. Portanto, quem deseja concorrer ao cargo de delegado precisa, obrigatoriamente, apresentar a graduação no currículo, e uma ótima opção nesse caso é optar pelo curso de Direito em 2020.

Administração

Da mesma forma, quem se forma em Administração consegue ter uma visão geral dos processos realizados dentro do órgão, tendo a possibilidade de identificar, analisar e solucionar os principais desafios do dia a dia policial.

As vagas para agente administrativo, por exemplo, têm como requisito básico a formação na área. Dentre suas funções, o profissional também deve planejar e organizar todas as informações do órgão para o aprimoramento dos processos de seleção e formação dos policiais civis, realizando o gerenciamento dos dados relacionados aos concursos públicos de ingresso.

Comunicação

Já quem pretende seguir na área de Comunicação Social, organizando as ações de relacionamento e de atendimento externo e interno da Polícia Civil, pode optar pelo curso de Jornalismo. Na graduação, o indivíduo desenvolve competências ligadas à produção, pesquisa, investigação e informação, ganhando habilidades para comandar as mais atuais tecnologias utilizadas no mercado jornalístico.

O candidato que pretende atuar neste campo do conhecimento deve buscar por matérias jornalísticas de interesse da instituição, além de coletar, produzir e fornecer dados e demais notícias aos principais meios de comunicação, sempre sob orientação e coordenação do órgão.

Saúde

Profissionais da área de Saúde, como os formados em Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Odontologia e Fisioterapia, podem atuar no cargo de perito criminal ou legista. Dentro dos departamentos de polícia, o indivíduo realiza atividades de grande complexidade, sobretudo às relativas à perícia criminal, realizando exames e laudos de investigações requisitados por autoridades judiciárias ou policial.

Também é possível executar perícias em locais onde houve a prática de delito, principalmente atuando na coleta de materiais destinados a testes de laboratório. Outra formação possível é a de Medicina Veterinária. Com ela, o policial é encarregado de prestar assistência aos animais e realizar a fiscalização sanitária da instituição.

Sem dúvidas, quem deseja prestar o concurso da Polícia Civil deve buscar por uma instituição de qualidade para iniciar os estudos no ensino superior. Assim, as chances de conquistar bons cargos e salários aumentarão consideravelmente, tornando possível obter maior realização e sucesso profissional.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e veja também quais são as carreiras mais promissoras nos próximos anos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content