O que faz um agente administrativo? Como se tornar um?

agente administrativo

A representatividade do setor administrativo no mercado de trabalho é notável. Responsável pela gestão gerencial e por funções relativas ao âmbito burocrático, as áreas da Administração estão intrínsecas a todas as entidades. A consequente eficácia e sucesso das instituições têm vinculação direta com a efetiva otimização operacional.

O profissional cuja pretensão seja a carreira no campo administrativo deve ficar antenado sobre as extensas possibilidades. Os cargos de maior responsabilidade e com boa renumeração estão condicionados à formação superior e especializações. A graduação no curso de Administração amplia as chances de conseguir oportunidades condizentes às funções de comando.

Não basta ter domínio sobre as habilidades referentes às rotinas administrativas. As empresas estão atrás do profissional cujas virtudes atendam ao perfil do agente administrativo. Mas, afinal de contas, em que consiste a ocupação de agente administrativo?

Nesta leitura, nós da Anhanguera vamos dar todas as informações que você precisa saber para entender esse ofício, desde a definição até a análise do mercado de trabalho. Tem interesse em atuar como agente administrativo? Siga em frente e fique por dentro das particularidades que englobam o exercício desse cargo.

O que é um agente administrativo?

Uma equipe administrativa precisa ser qualificada para que possa apresentar capacidade de gestão. Do atendimento ao público às previsões estratégicas, a Administração perpassa hierarquias e relações de trabalho e delimita os valores éticos de uma organização.

Nesse contexto, o agente administrativo tem destaque. Presente no setor privado e no público, ele é o trabalhador que se dedica às demandas alusivas relacionadas às esferas administrativas, de recursos humanos, de departamento pessoal, logística e financeira. Como prestador de serviços, ele atua junto aos trâmites processuais dos mais variados departamentos que formam a corporação.

Na área administrativa, as designações são voltadas à gestão de documentos e ao planejamento de tarefas. No quesito de recursos humanos e de departamento pessoal, o agente administrativo supre necessidades relacionadas à situação dos funcionários, desde a seleção e a contratação até a folha de pagamento e o controle de pessoal.

Os processos logísticos controlam registro de malotes e de circulação de materiais, enquanto o aspecto financeiro monitora a espinha dorsal econômica.

Quais são as atividades desempenhadas por um agente administrativo?

O agente administrativo tem a incumbência de organizar e de gerenciar metodologias de trabalho. As competências atravessam a comunicação, o suporte às esquipes, a articulação de recursos e a fiscalização de registros. As competências são:

  • atender ao público, visando o cumprimento e o entendimento das solicitações por parte dos públicos que estão em interação com a empresa. As orientações devem ser balizadas pela informação correta, sendo acompanhadas pelos dispositivos necessários para a resolução do requerimento;
  • responder pela produção de documentos da comunicação, como e-mails e memorandos, e o consequente diálogo com núcleos internos e externos à instituição;
  • amparar e auxiliar os colaboradores especializados nos exercícios da pasta que estiver;
  • controlar dados informacionais, bem como executar processos de controle. Além de checar e de armazenar documentação, bem como realizar tarefas de arquivamento;
  • contribuir com os afazeres financeiros, às vezes como intermediário do setor contábil;
  • participar das obrigações tocantes à repartição da logística.

Existem diferenças entre agente administrativo e auxiliar administrativo?

Essa é uma dúvida comum entre pessoas que estão à procura de mais conhecimentos sobre a profissão de agente administrativo. A semelhança entre os dois cargos confunde, mas a distinção está no grau de sofisticação da atividade. Normalmente, o auxiliar administrativo contribui com o serviço executado pelo agente administrativo. O auxiliar está submetido às ordens do agente.

A subordinação demonstra que a complexidade das tarefas realizadas pelo agente é superior. Apesar de alguns concursos não exigirem o requisito do ensino superior para ocupar a vaga de agente, as melhores colocações, principalmente associadas aos melhores salários do profissional de administração e de chefia, são destinadas aos qualificados.

Como são as áreas de atuação do agente administrativo?

O agente administrativo está inserido na dinâmica de variadas entidades. Empresas privadas, órgãos públicos, organizações filantrópicas e não governamentais contam com o prestador de serviço dedicado às especificações das rotinas de escritório.

As vagas aparecem com maior frequência nos modelos de empresas que oferecem serviços combinados de escritório e apoio administrativo. Ramos como o de logística de carga, o contábil, o de saúde e o de telemarketing requisitam profissionais com assiduidade.

Como é o mercado de trabalho para o agente administrativo?

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) reunidos pelo site Salário, o agente administrativo recebe em média R$ 1.855,40* em uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. O mesmo levantamento revela que o teto chega a R$ 3.582,88*. Assim, o salário do profissional de Administração tem grande amplitude.

Com chances de ascensão, quem optar pelo cargo pode crescer à medida que desenvolve experiência.

Aquele profissional de visão e que sabe ser flexível consegue alcançar patamares de destaque na instituição. Para o êxito, ele precisa ser movido por disposição e por praticidade. O trabalhador atento consegue exercer bem atividades que requisitam a competência. Afinal, quando se trata de documentos, erros não são permitidos.

O amadurecimento proporcionado por uma graduação propicia oportunidades que conduzem a uma trajetória permeada de múltiplas opções. Oportunidades para quem faz Administração são amplas, e a compensação financeira valoriza as funções exercidas. O estudante que for levar adiante o curso deve saber que a colocação de agente administrativo também pode ser um meio para alcançar objetivos de liderança.

Quais são os diferenciais do curso de Administração da Anhanguera?

Para começar, o curso necessariamente precisar ser realizado em uma faculdade de conceito elevado. A Anhanguera conta com um corpo de professores qualificados, que consegue destacar as potencialidades de cada aluno.

Além disso, nosso curso de Administração é oferecido nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e 100% online, a depender da unidade, trazendo mais flexibilidade à sua rotina. Assim, é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo, sem abrir mão da qualidade de ensino.

Aliado à estrutura de primeira linha, é assegurado ao acadêmico a utilização de uma ferramenta que facilita a entrada no mercado profissional almejado. O Canal Conecta é um portal de empregabilidade de uso exclusivo para os estudantes da instituição.

Como você viu, o agente administrativo tem papel-chave em qualquer tipo e porte de empresa. O curso superior na área é uma etapa fundamental para crescer na carreira e obter melhores remunerações.

O interesse pelo curso de Administração aumentou? Inscreva-se no nosso vestibular e comece já a sua carreira profissional!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 34

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados