É possível fazer Medicina Veterinária EAD?

Veterinária EAD

Se você está pensando em cursar Veterinária EAD, saiba que, por enquanto, não será possível. Assim como outros cursos da área da saúde que demandam aulas práticas em laboratórios e pesquisa de campo, o curso de Medicina Veterinária não pode ser feito na modalidade a distância devido às especificidades da graduação.

Quem regulamenta isso é o Ministério da Educação (MEC), e o órgão não autoriza o funcionamento nem mesmo de Medicina Veterinária semipresencial.

Porém, não desanime! Leia este post até o fim e saiba como fazer faculdade de Medicina Veterinária em uma boa faculdade pode ser mais fácil do que você imagina.

O que é um curso EAD?

Cursos na modalidade EAD, ou seja, de educação a distância, são oferecidos no Brasil desde o século passado, mesmo antes da era da internet, sabia? Mas, com a popularização da rede e a facilidade de assistir a aulas online, muitas faculdades passaram a oferecer essa forma de estudo — prática, econômica e, além de tudo, muito eficaz.

Trata-se de um sistema de ensino-aprendizagem em que o estudante precisa ter disciplina, pois assume grande responsabilidade em relação à sua formação. Ele assiste às aulas onde e quando puder, de seu smartphone ou outro dispositivo com acesso à web.

É você quem organiza seu tempo de estudo, entende? Os tutores online ficam à disposição para tirar dúvidas, e há espaços no portal do aluno para interagir com professores e colegas.

As provas e demais atividades também são realizadas a distância. Geralmente, há uma prova presencial ao término do semestre ou marcada a critério da faculdade.

O desafio com cursos como Medicina Veterinária é a necessidade de aprender na prática, nos laboratórios e em clínicas-escola, o que se vê na teoria. Daí a obrigatoriedade de o curso ser presencial.

É possível fazer Medicina Veterinária na modalidade EAD?

Devido à extensa carga horária laboratorial, não dá para fazer Medicina Veterinária a distância. Algumas disciplinas, entretanto, podem até ser oferecidas online dentro do curso presencial, segundo portaria do MEC. Aqui na Anhanguera, são as chamadas Disciplinas Interativas (DIs), de caráter mais teórico.

Vinte por cento da carga horária total de qualquer curso presencial de graduação pode ser cumprida na modalidade semipresencial por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) — e isso conta muitos pontos para o seu currículo de médico veterinário! Isso porque o mercado de trabalho EAD tem assimilado bem a mão de obra vinda de cursos EAD, valorizando a autonomia e a proatividade desse tipo de aluno.

Já para fazer pós-graduação, existem algumas especializações disponíveis a distância, como:

  • Análises Clínicas Veterinárias;
  • Anestesiologia Veterinária;
  • Citopatologia Veterinária;
  • Endocrinologia Veterinária;
  • Cuidado na Urgência e na Emergência;
  • Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Companhia.

Assim, você pode procurar uma pós-graduação EAD quando tiver seu diploma em mãos e já estiver trabalhando na área!

Como funciona o curso de Medicina Veterinária?

Até aqui, você entendeu que a faculdade de Medicina Veterinária só pode ser cursada na modalidade presencial, certo? Então, veja agora como é o curso.

Duração

A graduação em Veterinária dura, em média, 5 anos (10 semestres). Nesse período, há aulas, atividades extraclasse, atividades em laboratório e estágio obrigatório. Tudo para formar profissionais competentes e atualizados com as técnicas mais avançadas do mercado.

Turno

Dependendo da sua cidade, o curso é ofertado na parte da manhã, tarde ou noite. É você quem escolhe o melhor horário para ajustar com outras atividades, como estágio ou emprego.

Perfil

Estudantes que gostam de animais e da natureza como um todo são bem-vindos nessa graduação, mas isso não é suficiente para ser um veterinário bem-sucedido. É preciso, ainda, ser resiliente e comunicativo, bem como saber trabalhar em equipe e dispor de capacidade para lidar com anatomia.

Afinal, o curso prepara profissionais para atuar não só com os pets, mas também com frigoríficos e inspeção de animais, na indústria alimentícia e farmacêutica e muito mais.

Áreas de atuação

Quer ver alguns exemplos de atuação do médico veterinário? Basicamente, dividem-se em dois grandes grupos: pequenos animais e grandes animais. A distinção entre domésticos e silvestres/selvagens também é usual.

Quando se trata de trabalho na indústria (matadouro, frigorífico, laticínios, rações etc.), é possível segmentar a atuação em bovinos, aves, suínos, caprinos, entre outros. Em geral, o médico veterinário também pode trabalhar com:

  • clínica animal;
  • cirurgia animal;
  • anestesia;
  • laboratório;
  • auditoria;
  • inspeção;
  • reprodução animal;
  • etologia animal (estudo do comportamento animal em seu habitat).

Quais são as disciplinas estudadas?

Dentro da área da saúde, você vai ver matérias básicas, que servirão de apoio para as específicas da sua formação. Entre elas, podemos destacar na grade curricular:

  • Bioquímica;
  • Ciência Morfofuncionais Veterinária Aplicada só Sistema Gênito Urinário;
  • Cultura Digital;
  • Parasitologia Veterinária Geral;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Embriologia Veterinária;
  • Microbiologia e Imunologia Aplicadas a Medicina Veterinária;
  • Métodos Quantitativos;
  • Patologia Veterinária Geral;
  • Microbiologia Veterinária Aplicada;
  • Enfermidades Parasitárias Aplicadas a Medicina Veterinária.

Viu como há várias áreas de atuação na Medicina Veterinária? Essas são apenas algumas das matérias do curso de Medicina Veterinária que você vai ver ao longo da graduação. Cada uma abre uma janela para uma área de atuação diferente.

Como escolher uma faculdade de qualidade?

Escolha uma instituição bem-avaliada pelo MEC e que disponha de recursos próprios para o curso de Veterinária. Aqui na Anhanguera, nas unidades em que ele é ofertado, temos:

  • clínica-escola;
  • hospital veterinário;
  • laboratório animal.

É importante contar com uma infraestrutura avançada, que ofereça o que há de mais moderno em cirurgias, treinamento e atendimento a animais de grande e de pequeno porte, de companhia ou silvestres.

Que tal estudar Medicina Veterinária na Anhanguera?

Na impossibilidade de cursar Medicina Veterinária EAD, pesquise mais sobre as faculdades que oferecem ótimos cursos presenciais, com carga horária compatível com a sua rotina e diversas facilidades. Assim, você tira o melhor proveito da graduação e se torna um veterinário de responsabilidade!

Que tal fazer a inscrição no vestibular Anhanguera? Conheça nosso curso de Medicina Veterinária e comprove a qualidade de nossa instituição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.