7 habilidades que um estudante online desenvolve na faculdade

estudante online com computador

A educação a distância é uma realidade em vários cursos de graduação espalhados pelo país. Apesar de existir um pouco de receio por parte da população quanto à qualidade e ao método, o modelo pode ter muitas semelhanças com o ensino presencial.

E você sabe por quê? O motivo é que a modalidade de ensino EAD estimula e exige o desenvolvimento de determinadas habilidades, que destacam os profissionais no mercado de trabalho. Além disso, o estudante online tem autonomia no aprendizado e flexibilidade de horários, tendo o mesmo retorno que um curso presencial. Por isso, quem acha que um curso a distância é mais fácil ou mais fraco está completamente enganado.

O aluno deve dedicar-se bastante para assimilar os conteúdos, além de desenvolver qualidades úteis não somente para o estudo, mas ao longo da carreira. Quer saber quais competências são essas e se os cursos EAD são bem-aceitos no mercado? Então, não perca o nosso post. Boa leitura!

Disciplina

A disciplina é um grande desafio de um curso EAD e, em muitos casos, é a falta dela que faz com que alguns alunos acabem desistindo do curso. Entretanto, aqueles que desejam continuar desenvolvem essa habilidade e dificilmente abandonarão outros desafios na vida profissional e pessoal.

Assim, o estudante deve saber que a sua qualificação depende do seu esforço e, portanto, precisará estabelecer o compromisso de estudar diariamente a fim de alcançar objetivos. Se quiser aumentar o rendimento, mantenha um horário fixo de estudo para que você consiga cumprir as tarefas.

Organização

Seja qual for a profissão que você quer seguir, sem esta habilidade não é possível ir muito longe. Já reparou que, em um local bagunçado, os pensamentos ficam confusos, e o trabalho corre com uma dificuldade maior?

Sabe qual competência estamos mencionando? Organização, claro! Ao longo do curso que você optar, é muito importante desenvolver essa capacidade de se organizar para que a sua rotina seja planejada de modo produtivo e autossuficiente. No mercado de trabalho, a habilidade de fazer as tarefas com atenção e ordem é muito valorizada em um colaborador.

Autonomia

Quem já precisou de um empurrãozinho dos professores para estudar? Em um ambiente de aulas presenciais, muitas vezes, é normal sentir-se dependente do docente para cumprir as atividades. No entanto, na educação a distância, a realidade é um pouco diferente.

Uma grande vantagem de estudar online é o desenvolvimento da autonomia. Para isso, o estudante deve definir o seu cronograma de estudos por meio do próprio ritmo de aprendizagem e rotina. Sem essa autonomia, ele não consegue estudar, iniciar projetos, fazer exercícios, ler e estabelecer metas.

Essa liberdade só funciona para as pessoas que conhecem e sabem aonde querem chegar. Logo, um profissional que concluiu a graduação a distância é alguém muito determinado e que soube utilizar a flexibilidade a seu favor.

Foco

Muitos cursos EAD disponibilizam grande parte do seu material online. São fóruns de discussão, chats, atividades interativas, vídeos, textos e vários outros meios de transmissão do conhecimento. Contudo, não podemos negar que ficar em frente ao computador pode incentivar muitas distrações.

Afinal, sites atrativos, e-mails, mensagens de WhatsApp e redes sociais estão a apenas um clique. Para conseguir entregar todos os trabalhos, o estudante deve aprender a controlar o grande desejo de ceder às tentações. O resultado disso é que ele pode desenvolver uma habilidade essencial para os estudos e também para o mundo dos negócios: foco.

Ao chegar ao mercado de trabalho com essa competência, é possível ser um profissional eficaz, produtivo, organizado e atento às oportunidades que impulsionam a carreira.

Proatividade

Embora o EAD também trabalhe com deveres e prazos, ele exige muito mais atitude e iniciativa própria dos estudantes. Tutores e professores colaboram bastante com o aprendizado, mas são quase coadjuvantes, pois grande parte da resolução deve partir de você.

Por isso, uma das vantagens da educação a distância é que ela ensinará o aluno a ser proativo. Assim, ele aprenderá a tomar iniciativa no momento dos estudos, a escolher os melhores horários e a decidir quais disciplinas priorizar. Em muitos casos, é possível identificar sozinho qual é a dificuldade e buscar por conta própria os caminhos para solucioná-la.

Autoconhecimento

Outra habilidade fantástica que será desenvolvida é o autoconhecimento. Nesse caso, o estudante é o seu próprio guia. Assim, ele precisa se conhecer muito bem: quais são os seus limites, qual conteúdo é mais útil ao aprendizado, em qual horário é mais produtivo etc.

Com isso, ele saberá como superar dificuldades e como desenvolver novas competências.

Domínio de ferramentas tecnológicas

A educação a distância conta com várias plataformas que exercem muitas funções, com o objetivo de acompanhar e medir os conhecimentos e o aprendizado dos seus estudantes. O uso da tecnologia na educação já é algo bastante comum e, por meio dela, é possível interagir e estudar com os docentes em um ambiente totalmente virtual.

Isso estimula o vínculo com as plataformas tecnológicas, que são uma capacidade básica exigida em diversas profissões. Por meio delas, é possível selecionar informações importantes para o seu estudo e ficar imerso em recursos didáticos e programas.

Além disso, você também fica acostumado a ler conteúdos visuais e a desenvolver aptidões como associação de ideias, escrita e leitura. Logo, as plataformas proporcionam uma experiência incrível ao longo do curso, que poderá servir de base para a vida profissional.

Sabia que aqui na Anhanguera você consegue desenvolver todas as habilidades acima na graduação online? Assim, o aluno recebe o suporte necessário e não fica sozinho, podendo esclarecer dúvidas por meio do auxílio de um tutor. Além disso, o estudante poderá acompanhar as aulas com o apoio de material didático digital.

O nosso sistema de ensino prepara você para o mercado de trabalho de uma maneira dinâmica, com disciplinas interativas. É possível aprender na prática com casos reais da sua profissão.

Agora que você já conhece as habilidades de um estudante online, chegou o momento de desenvolvê-las. Por isso, use algumas técnicas de estudo, como resumos, mapas mentais e autoexplicação, para se manter mais focado e organizado na realização de disciplinas EAD.

E aí, gostou deste post sobre as habilidades que devem ser desenvolvidas na faculdade online e quer complementar a leitura sobre educação a distância? Então, saiba se dá para estudar EAD pelo celular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.