Quantos anos dura a faculdade de Medicina Veterinária?

faculdade de veterinária quantos anos

Investir em um curso de Medicina Veterinária é, atualmente, uma decisão muito inteligente por parte dos vestibulandos. E não é para menos: esse curso tem tudo para se tornar cada vez mais promissor, além de ser uma área que traz inúmeras possibilidades de áreas de atuação para os seus profissionais.

Mas, afinal, quantos anos dura o curso de Medicina Veterinária? Quais são as suas características mais marcantes? Qual é o perfil do futuro médico veterinário? Como escolher uma boa instituição?

A resposta para todas essas perguntas estará no artigo logo a seguir. Por isso, continue a leitura e fique por dentro do funcionamento desse Bacharelado incrível e que, sem dúvidas, fará com que você tenha uma carreira muito satisfatória. Vamos lá?

Quanto tempo dura o curso de Medicina Veterinária?

O curso de Medicina Veterinária tem duração de 5 anos, em média. Ou seja, são 10 semestres de aulas regulares para que você possa aprender tudo que deve sobre a arte de cuidar dos animais!

Esse período, é claro, pode ser diferente. Caso você reprove em algumas matérias e precise refazê-las no próximo semestre, por exemplo, é provável que a graduação acabe levando mais tempo para ser concluída.

Da mesma maneira, caso essa seja a sua segunda graduação e a primeira tenha sido na área da saúde, é possível eliminar algumas matérias por equivalência e se formar um pouco antes. Tudo dependerá de sua trajetória no curso!

Quais são os custos dessa faculdade?

Muitas pessoas se perguntam quanto custa uma faculdade de Medicina Veterinária, por terem receio de que as mensalidades são além do que o orçamento familiar pode comportar.

No caso da Anhanguera, isso não será um problema. As mensalidades da graduação custam a partir de R$ 1.256*, mas há inúmeras alternativas de bolsas e descontos para ajudar você a manter os seus estudos!

Além disso, é importante levar em consideração que o aluno terá alguns gastos extras durante a graduação. Eles são principalmente em materiais para as aulas práticas, mas também incluem livros — algo que pode ser atenuado ao escolher uma faculdade com uma biblioteca bem-equipada — e outros.

O que é estudado nos 5 anos do curso de Veterinária?

Outra dúvida frequente é: quais são as matérias na área de Medicina Veterinária? Essa é uma preocupação fundamental, já que conhecer a grade curricular de um curso é essencial antes de ingressarmos numa carreira.

Algumas das disciplinas que compõem a matriz curricular do Bacharelado de Medicina Veterinária na Anhanguera são:

  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Ciências Morfofuncionais;
  • Bioquímica;
  • Parasitologia Veterinária Geral;
  • Embriologia Veterinária;
  • Patologia Veterinária Geral;
  • Agrostologia e Forragicultura;
  • Bovinocultura de Corte e Leite;
  • Suinocultura e Avicultura;
  • Caprinocultura e Ovinocultura;
  • Nutrição Animal.

Além disso, o aluno da Anhanguera contará com matérias digitais conhecidas como Estudos Dirigidos. Nela, ele aprenderá conceitos como marketing, empregabilidade, empreendedorismo e outros essenciais para o seu dia a dia como profissional da Medicina Veterinária.

Como podemos ver, esse é um curso bem puxado e com grande abrangência de assuntos vistos ao longo da graduação. Tudo com o objetivo de prepará-lo para o mercado de trabalho e, claro, para lidar com a saúde dos animais e dos seres humanos de forma segura e eficaz!

Qual é o perfil do ingressante em Medicina Veterinária?

Outro ponto muito importante antes de escolhermos uma profissão é conhecer o perfil do ingressante nessa área. Essas características farão parte de toda a sua vida acadêmica e devem ser trabalhadas ao longo do curso!

No entanto, não se preocupe. Se você achar que não desenvolveu, ainda, as habilidades essenciais para o perfil de Medicina Veterinária, terá tempo o bastante para isso nos 5 anos da graduação.

Algumas competências importantes:

  • gostar de estudar;
  • ter apreço por matérias das Ciências Biológicas;
  • ter preocupação com o meio ambiente e com a vida humana e animal;
  • apresentar boas habilidades de comunicação;
  • saber ouvir;
  • ter resiliência e paciência;
  • dispor de um bom raciocínio lógico;
  • ter uma boa inteligência emocional;
  • não ter medo de errar e, claro, saber reconhecer e aprender com os próprios erros.

Como funciona essa faculdade na prática?

A faculdade de Medicina Veterinária é dividida em dois grandes pilares: os conceitos teóricos e a prática. Por isso, é essencial que ela combine aulas interessantes com a infraestrutura necessária para treinar os seus conhecimentos.

Os estágios em Medicina Veterinária também são parte fundamental do aprendizado do estudante. É recomendado que eles comecem quanto antes, e algumas instituições contam com instalações próprias para essa finalidade.

Nos estágios, o aluno poderá passear entre diferentes campos de atuação do profissional da área de Medicina Veterinária e, assim, descobrir o que mais combina com ele e traçar melhor o plano de carreira ideal para si.

Como podemos escolher uma boa faculdade de Medicina Veterinária?

Por fim, não podemos deixar de falar sobre como um aluno pode escolher a melhor faculdade de Medicina Veterinária do Brasil para começar os seus estudos!

Nesse caso, alguns pontos devem ser prioridade do candidato:

  • observar a grade curricular do curso;
  • verificar o corpo docente;
  • priorizar cursos com boa infraestrutura;
  • observar se a instituição faz bom uso da tecnologia no ensino;
  • priorizar sempre faculdades com muitos diferenciais competitivos;
  • buscar cursos que valorizem a preparação prática e a experiência no mercado de trabalho;
  • optar por faculdades que disponham de recursos como bolsas, benefícios e convênios.

Na Anhanguera, você conta com tudo isso e muito mais!

Além de termos diversos diferenciais, dispomos também de toda a infraestrutura necessária para que você possa se tornar um ótimo médico veterinário. O destaque está em nossas instalações como o Hospital e o Laboratório Animal, que prestam apoio à comunidade local e ainda otimizam a sua preparação técnica durante a faculdade!

Tudo isso somado a várias formas de ingresso, como a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular online, que poderão aumentar as suas chances de ingressar no ensino superior.

Agora é com você!

Gostou de saber quanto tempo dura um curso de Medicina Veterinária e de ficar por dentro de várias outras informações sobre essa graduação? E agora, o que você está esperando? Venha fazer parte da próxima turma de médicos veterinários do mercado de trabalho brasileiro!

Para adiantar ainda mais a realização de seu grande sonho, inscreva-se agora mesmo no vestibular de Medicina Veterinária da Anhanguera. Seu futuro começa agora!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.