Descubra quanto custa uma faculdade de Medicina Veterinária

médica veterinária

Algumas profissões fazem parte de muitas brincadeiras de nossa infância. Muitos de nós, ao brincar, fingimos ser médicos, professores, policiais e, claro, médicos veterinários. Que tal, então, transformar essa fantasia infantil em realidade e seguir carreira na área?

O curso de Medicina Veterinária é uma grande viagem rumo ao aprendizado. Nele, o estudante entra em contato com diversos tópicos relacionados ao metabolismo de diferentes espécies e aprende a relacionar esses conhecimentos com a segurança e o bem-estar de animais e de seres humanos.

Antes de dar esse passo, no entanto, é importante sabermos quanto custa uma faculdade de Medicina Veterinária. Será que esse é um investimento que cabe no seu bolso? E será que ele realmente vale a pena? A seguir, descobriremos a resposta para esses questionamentos. Boa leitura!

Como funciona a faculdade de Medicina Veterinária?

A graduação em Medicina Veterinária é um Bacharelado e tem duração de 5 anos. Algumas instituições oferecem esse curso em período integral, enquanto outras permitem que o aluno dedique apenas um período de seu dia para estudar.

O curso conta com disciplinas teóricas e práticas que abordam os sistemas dos animais, seu funcionamento e, claro, a sua relação com o meio ambiente e a sociedade. Há, na carga horária, muitas horas dedicadas à prática de estágios obrigatórios.

O profissional da veterinária pode atuar em diversas áreas além da clínica e da cirurgia de animais. Algumas delas incluem a vigilância sanitária e o melhoramento genético. O salário médio para um profissional clínico recém-formado é de R$ 3.800* para 39 horas trabalhadas semanalmente.

Quanto custa uma faculdade de Medicina Veterinária?

O valor de uma faculdade de Medicina Veterinária dependerá de muitos fatores, como a localização do campus, a instituição pretendida e muito mais.

Aqui na Anhanguera, as mensalidades custam a partir de R$ 895,23.* Esse valor, no entanto, pode mudar de acordo com a unidade e o período escolhidos pelo estudante. Essa também é uma realidade observada em outras instituições privadas de ensino.

Como escolher a melhor instituição para estudar Veterinária?

Para fechar a nossa conversa, abordaremos alguns fatores, além do valor do curso de Medicina Veterinária, que devem ser levados em consideração na hora de escolhermos uma faculdade. Confira!

Observe a grade curricular do curso

O primeiro passo para escolher uma boa faculdade é dar uma olhada atenta na grade curricular da graduação. Compare-a com a de outras instituições para garantir que tudo esteja de acordo com os parâmetros esperados por você!

Conhecer as principais matérias de Medicina Veterinária é um bom caminho para começar a fazer essa comparação. Confira o post de nosso blog no link ao lado e veja se essas disciplinas estão presentes na grade que você olhar!

Avalie as opções de financiamento estudantil

Nem sempre dispomos do dinheiro necessário para arcar com as mensalidades de um curso, não é mesmo? No entanto, isso não deve ser um motivo para adiar ou desistir de seus sonhos. Boas instituições farão o possível para que você possa começar a sua faculdade quanto antes!

A presença de financiamentos é um bom indicativo de que aquela instituição está preocupada com você. Aqui na Anhanguera, contamos com o crédito pela Creditas, uma alternativa muito interessante para que você possa iniciar os seus estudos!

Pesquise as opções de bolsa e de desconto

Além dos financiamentos, bolsas e descontos também são uma ótima maneira de fazer com que a mensalidade de uma faculdade caiba ainda mais em seu bolso. Há, de certa forma, duas opções: ou as bolsas do Governo Federal, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), ou os descontos e as oportunidades oferecidos pela própria instituição.

Os descontos na faculdade, quando obtidos de forma institucional, podem variar bastante em suas regras. Por isso, o indicado é entrar em contato com a faculdade pretendida e verificar quais são as opções vigentes no momento de sua inscrição!

Pesquise a avaliação da instituição

Outra dica importante é verificar a avaliação da instituição online, além de conferir o seu conceito frente ao Ministério da Educação (MEC). As avaliações podem ser obtidas a partir da opinião de ex-alunos, de funcionários e de pessoas que têm algo a dizer sobre a faculdade.

Já o conceito MEC pode ser encontrado em um site chamado de e-MEC. Após acessá-lo, vá em Consulta Avançada e digite o nome da IES (Instituição de Ensino Superior) ou do curso pretendido. Assim, você obterá todas as informações de que precisa sobre o assunto!

Busque alternativas que valorizem a tecnologia

Os avanços tecnológicos na Medicina Veterinária não podem ser deixados de lado quando falamos sobre essa profissão. Assim como na Medicina humana, essa carreira está fortemente atrelada ao uso da tecnologia, e essa realidade deve ser respeitada pela instituição de ensino.

Por isso, priorize instituições que tenham um apreço pela tecnologia e a implemente no dia a dia educacional. Na Anhanguera, levamos isso muito a sério e buscamos, por meio da infraestrutura e da metodologia, aproximar nossos estudantes das inovações e prepará-los para o mercado de trabalho atual.

Priorize instituições que tenham diferenciais

Por fim, não deixe de buscar sempre faculdades que mostram a que vieram e que investem em diferenciais para a educação. São esses detalhes que farão toda a diferença não só em seu currículo, mas também no preparo para o mercado e, claro, para o dia a dia profissional como médico veterinário.

Na Anhanguera, contamos com diferenciais como a parceria com o Canal Conecta (portal de empregabilidade), a Aula Destaque (aulas online com nomes conceituados na área da saúde) e muito mais! Entre em contato com nossos representantes e tire as suas dúvidas, se achar necessário.

Gostou de saber quanto custa a faculdade de Medicina Veterinária e, de quebra, descobrir um monte de fatores que você deve considerar na hora de escolher a instituição? Agora, só resta uma coisa: começar quanto antes o curso de seus sonhos e tornar-se, em alguns anos, o mais novo médico veterinário de sua região!

Para dar esse primeiro e importante passo, não há a menor necessidade de esperar. Inscreva-se agora mesmo no vestibular Anhanguera e venha fazer parte dessa instituição! Estamos ansiosos para tê-lo em nosso time de estudantes!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content