Como funciona um estágio em Medicina Veterinária?

estagiária de medicina veterinária

Gosta de lidar com animais e seus tutores? Então, é provável que ser um veterinário seja a carreira certa para você! Essa é uma profissão em crescimento no mercado e que, sem dúvidas, traz uma série de oportunidades para o profissional recém-formado. E sabe uma etapa fundamental desse percurso? O estágio!

Esse é um campo em constante mudança e que demanda um preparo prático muito intenso por parte dos estudantes. Sendo assim, para fixar os aprendizados do curso de Medicina Veterinária, você vai precisar focar os estágios, que ajudam na conquista de experiência e também na observação das diversas áreas da Vet!

Quer saber mais sobre o assunto? Então, venha com a gente e descubra mais sobre como funcionam os estágios obrigatórios nessa graduação. Boa leitura!

Como é o estágio em Medicina Veterinária?

Para começar a nossa conversa, falaremos sobre alguns pontos de interesse envolvendo os estágios do curso de Medicina Veterinária. Vamos lá?

Onde os estágios podem ser feitos?

Os estágios de Medicina Veterinária podem ser feitos em clínicas e em hospitais da área, tanto privados quanto públicos, assim como podem estar ligados à própria instituição de ensino.

Outros locais aceitam estagiários de Veterinária, como zoológicos, laboratórios, órgãos de inspeção e vigilância sanitária. Há muitas oportunidades!

Como é feita a distribuição de carga horária?

A carga horária pode ser distribuída de forma diferente para cada instituição. É importante ler os editais de estágio da faculdade na qual você pretende estudar.

Uma alternativa é conversar com a própria equipe e tirar as suas dúvidas diretamente com a coordenação do curso!

Quais são as possíveis áreas para estagiar?

Ao estudar veterinária, você pode atuar em qualquer uma das áreas da carreira. Entre elas, podemos citar:

  • clínica de pequenos animais;
  • clínica de animais silvestres;
  • clínica de animais de grande porte;
  • cirurgia;
  • vigilância sanitária;
  • saúde pública;
  • inspeção de alimentos;
  • produção e reprodução animal;
  • nutrição animal;
  • pesquisa.

Quanto tempo eles duram?

Estágios duram um tempo variado. Alguns podem ter a duração de 2 meses, enquanto outros, de 6.

O que vale, aqui, é estar sempre envolvido em algum estágio! Quando o tempo de um acabar, busque uma nova oportunidade. Assim, você acumula experiências e entra em contato com as diversas áreas de atuação mencionadas logo acima.

Existe trainee para Medicina Veterinária?

Trainee é o nome dado a um programa bastante parecido com os estágios, mas que é destinado aos estudantes de último período ou aos recém-formados em uma carreira. O objetivo é preparar o profissional para a ocupação de cargos de destaque em uma empresa.

Há, sim, trainees para Medicina Veterinária. Empresas de alimentação, por exemplo, abrem processos seletivos com essa finalidade de vez em quando. Fique de olho!

A partir de qual período ele pode ser feito?

Os estágios podem, na maioria das vezes, ser feitos a partir do segundo semestre de faculdade.

No entanto, cada instituição terá as próprias regras. O ideal é que você comece a entrar em contato com essa realidade quanto antes. Converse com a coordenação dos cursos e descubra a informação correta!

Como conseguir um estágio em Medicina Veterinária?

Agora, descobriremos como você pode conquistar boas vagas de estágio. Assim, você já fica sabendo sobre esse assunto desde já!

Procure por conta própria

Você pode (e deve!) procurar estágios por conta própria, entrando em contato com clínicas e hospitais e demonstrando proatividade e interesse. Essas são habilidades essenciais que fazem toda a diferença no futuro.

Utilize a ajuda de colegas

Um bom relacionamento com colegas também ajuda na conquista de vagas de estágio. A recomendação é outro método muito comum nesse meio, já que os estágios são cíclicos e têm, na maioria das vezes, uma duração predeterminada.

Use portais específicos

Para conquistar vagas de estágio em Medicina Veterinária, contar com a ajuda de portais de empregabilidade pode ser uma ótima alternativa. Falaremos mais sobre esse assunto em alguns minutinhos!

Conte com a ajuda da instituição

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância do apoio da instituição nesse processo. Além do suporte emocional e teórico, é fundamental que a faculdade ofereça programas e infraestrutura para facilitar a vida do futuro profissional.

Como a instituição impacta no sucesso profissional?

Já que estamos falando sobre a importância da instituição em todo esse processo, que tal dedicarmos um tempinho para abordar esse tema com mais cuidado?

A faculdade escolhida tem muita responsabilidade na preparação de um médico veterinário. É importante lembrar que esse profissional lidará com vidas ao longo de toda a sua carreira, seja a dos animais, seja a dos seres humanos (em áreas como a vigilância sanitária).

Por isso, é fundamental que ela forneça a infraestrutura necessária para a lapidação do estudante rumo ao mercado de trabalho. E isso não falta no curso de Medicina Veterinária da Anhanguera!

Disponível em mais de 10 campi em todo o Brasil, o Bacharelado em Medicina Veterinária conta com uma série de diferenciais. Conheça alguns deles a seguir:

  • infraestrutura: a Anhanguera em Dourados/MS conta com o Hospital e o Ambulatório Veterinário, que ajudam você a ter contato ainda mais direto com o dia a dia da profissão (saiba mais no tour virtual 360º do campus!). Na Anhanguera Anápolis/GO, há uma clínica de 2.000 metros quadrados com todo o suporte necessário para os animais;
  • preocupação com a empregabilidade: a Anhanguera conta com a ajuda exclusiva do Canal Conecta, um portal que auxilia você a encontrar as melhores vagas de estágio disponíveis em sua região;
  • suporte: a instituição também se preocupa em fornecer todo o apoio necessário para que você conquiste uma vaga que o ajude não só a cumprir as horas obrigatórias, mas também a conhecer mais sobre o próprio curso e aprender os conceitos das matérias de Medicina Veterinária de forma prática;
  • parceria com o financiamento privado da Creditas para o curso de Veterinária!

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre os estágios em Medicina Veterinária? Agora que você já tem esse conhecimento, pode se preparar muito melhor para o que está por vir em sua faculdade. Não se esqueça de sempre acompanhar os avanços tecnológicos da Medicina Veterinária, para se tornar um profissional altamente capacitado.

E, claro, lembre-se de que é imprescindível optar por uma graduação que forneça todo o apoio necessário para colocar você frente a frente com as melhores vagas do mercado!

Nesse caso, a Anhanguera é imbatível! Inscreva-se no vestibular e venha fazer parte desse grande time cujo principal objetivo é formar profissionais capacitados, humanizados e cheios de diferenciais competitivos. O próximo vestibular está chegando, e essa é a sua hora de brilhar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.