7 dicas para encontrar uma das melhores faculdades de Medicina Veterinária

melhores faculdades de medicina veterinária

Quando pensamos em carreiras da área da Saúde, a Medicina Veterinária é uma das que mais se destaca. E não é para menos: a preocupação com os pets tem crescido entre os tutores e, dessa forma, as qualificações do médico-veterinário têm se tornado mais valorizadas pelo mercado.

Esse profissional pode atuar em diferentes frentes, sendo indispensável para a manutenção da saúde não apenas dos animais, mas a dos seres humanos que convivem com eles ou fazem uso de produtos com essa origem. Por isso, é uma profissão essencial e que exige muita responsabilidade. Mas afinal, como encontrar uma das melhores faculdades de Medicina Veterinária?

Escolher uma instituição de qualidade é algo que não pode ser deixado de lado. Quer saber como escolher um curso de Medicina Veterinária que realmente vá atender às suas expectativas e prepará-lo adequadamente para o mercado de trabalho? Então, fique de olho nas dicas a seguir!

Consulte a avaliação do MEC

Para escolher uma boa faculdade de Medicina Veterinária, o primeiro passo é consultar a sua avaliação frente ao Ministério da Educação (MEC). Esse órgão realiza periodicamente estratégias de avaliação que culminam em uma nota. O valor obtido é de domínio público.

Lembrando que há duas notas: tanto a para a instituição quanto a para o curso em questão.

Para encontra-las, é bem simples: basta visitar o portal e-MEC, clicar em “consulta avançada” e preencher os dados solicitados. Caso você não encontre a informação desejada, não deixe de entrar em contato com a instituição de seu interesse para verificar os dados, ok?

Verifique a reputação no mercado

Outra maneira de ingressar em uma boa faculdade é verificar como ela é vista no mercado. Essa é uma tarefa um pouquinho mais difícil, mas a seguir mostraremos algumas dicas para que você possa descobrir informações valiosas!

A primeira é dar uma pesquisada sobre a tradição da instituição. Além disso, uma verificada em veículos de busca pode dar dicas importantes sobre os valores e a missão da faculdade.

Depois, tente entrar em contato com ex-alunos de seu curso e verifique como o mercado os absorveu após a formatura. Eles podem ser encontrados em plataformas como o Facebook ou o LinkedIn.

Investigue a infraestrutura do local

Para se tornar um bom profissional, você precisa de muito mais do que um kit de Veterinária. É essencial que a sua faculdade forneça às turmas toda a infraestrutura necessária para que o aprendizado possa acontecer da forma mais natural possível.

Na Anhanguera, por exemplo, as unidades são equipadas com o que há de mais moderno na educação. Os destaques são as salas de aula com aparatos digitais e os laboratórios práticos, que possibilitam uma extensão do conhecimento sem que o aluno precise sair do prédio.

Além disso, contamos também com bibliotecas e instalações que dispõem de todo o conforto térmico, luminoso, acústico e físico para que você possa se tornar um médico-veterinário altamente gabaritado.

Pesquise a grade curricular do curso

Em seguida, dê uma atenção especial à grade curricular do curso que pretende fazer. Se possível, a compare com as matrizes curriculares de outras instituições e faça uma reflexão sobre a instituição de seu interesse.

Em alguns casos, esses dados estão dispostos no site institucional da faculdade. Caso isso não aconteça, não hesite em enviar um e-mail ou mensagem solicitando a grade. É um direito seu conhecer essas informações antes de se matricular ou de dar o próximo passo!

A Anhanguera dispõe de disciplinas que trazem conceitos de inovação e que segue as tendências da Medicina Veterinária. A nossa grade é constantemente revisada e atualizada. Outro destaque de nosso currículo está nas habilidades digitais, que trabalham questões como marketing, empreendedorismo e muito mais!

Conheça os diferenciais da instituição

Outro ponto de interesse para os futuros médicos-veterinários é buscar faculdades que tragam diferenciais para o currículo. Afinal, são muitos profissionais bem-qualificados e, portanto, você precisa se destacar em meio à concorrência.

Confira, a seguir, alguns dos diferenciais da Anhanguera:

  • Aula Destaque — aulas online com profissionais que são feras na área da Saúde;
  • Trilhas de Carreira — cursos com certificação, também online, para você adicionar em seu currículo;
  • avaliação continuada — para que você possa mensurar o seu desempenho e sua progressão ao longo do ano;
  • inserção da tecnologia no ensino em várias etapas do processo educacional;
  • sistema de ensino com metodologia moderna e inovadora.

Priorize faculdades que o qualifiquem para o mercado

Outro ponto fundamental para a formação de um médico-veterinário é a experiência prática. Ainda que seja possível aprender bastante dentro dos laboratórios de aula, estágios são essenciais para aprender o contato direto com animais e seus tutores.

Outra importância dos estágios é a preparação para uma futura residência veterinária. Eles são uma ótima oportunidade para você conhecer as áreas da profissão e, assim, escolher a que mais combina com o seu perfil.

Na Anhanguera, a realização de estágios é estimulada desde o início da graduação. Nossos alunos contam com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade que liga o aluno às melhores vagas de estágio do mercado, otimizando seu currículo e experiência profissional.

Busque apoio desde o primeiro momento

A melhor faculdade de Medicina Veterinária do Brasil é aquela que apoia o aluno em toda a sua jornada rumo ao diploma. E, claro, também é aquela que atende às suas expectativas e está com você para o que der e vier.

Na Anhanguera, você conta com suporte pedagógico personalizado e constante ao longo de toda a sua graduação. Essa é uma estratégia importante para que você possa se sentir em casa e se adaptar à nova fase de sua vida.

Além disso, o apoio aos nossos alunos já começa antes mesmo da matrícula. Contamos com variadas formas de ingresso, como o vestibular online e o uso da nota do Enem, além de uma série de bolsas, créditos e descontos para ajudá-lo a entrar e se manter na faculdade!

O que você está esperando?

Agora que você já sabe como escolher uma das melhores faculdades de Medicina Veterinária e conferiu alguns dos principais benefícios de optar por estudar na Anhanguera, não perca tempo! O seu momento é agora!

Para agilizar ainda mais o seu encontro com o seu futuro, se inscreva já para o vestibular da Anhanguera! Fique atento ao ato da inscrição, ok? Nele, você pode selecionar algumas bolsas e formas de ingresso. Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.