Veja 6 matérias presentes na grade do curso de Psicologia

Quem pensa em ser psicólogo sabe que essa é uma das profissões essenciais à sociedade. Afinal, permite estudar a mente e os comportamentos humanos a partir da observação de ideias, valores e emoções. Tal processo favorece o autoconhecimento, a identificação de problemas e o tratamento de distúrbios.

Com a valorização da saúde e o aumento da busca pelo bem-estar, esse profissional ganha cada vez mais relevância na manutenção da qualidade de vida de diferentes pessoas. Ele faz isso atuando nas principais áreas da Psicologia: educacional, clínica, hospitalar, social, institucional, forense ou jurídica.

Se você se identifica com as atividades desenvolvidas na carreira, já pode dar o primeiro passo para construir a sua. A etapa consiste em avaliar a grade do curso de Psicologia de seu interesse para saber se oferece todos os conteúdos necessários a uma formação completa.

Como as disciplinas variam de uma instituição para outra, é importante comparar a estrutura apresentada em diferentes faculdades antes de fazer sua escolha. É por isso que decidimos, aqui na Anhanguera, apresentar as principais matérias estudadas nessa graduação para que você tenha um ponto de partida. Fique de olho nas próximas linhas!

História da Psicologia

O curso de Psicologia tem matérias introdutórias, e essa é uma delas. O objetivo é abordar tanto a trajetória geral dessa profissão quanto o seu panorama no Brasil, a partir da discussão de assuntos que envolvem as principais ideias do campo de estudo e o surgimento da Psicologia Científica.

Por ter foco na história, essa matéria guia os alunos para que conheçam as principais correntes de pensamento da área. Eles também são apresentados às teorias e aos nomes de autores que contribuíram para a construção das ciências psicológicas ao longo do tempo.

Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional

Muitas faculdades complementam os conhecimentos específicos de cada área com aulas que possam, de alguma forma, ajudar os estudantes a ter êxito no exercício da profissão. É justamente essa a proposta da disciplina em destaque, já que ensina a construir plano de carreira, a organizar trabalhos e a conciliar vida pessoal e profissional.

Trata-se de uma matéria atrativa para todo aluno que deseja ser um exemplo positivo de atuação, independentemente da área escolhida. Afinal, com base nas dicas e orientações recebidas dos professores, é possível saber como agir em cada situação, valorizando tanto os próprios interesses quanto as definições estabelecidas pelo Conselho Regional de Psicologia.

Ética na Saúde

Esse tema é recorrente na grade do curso de Psicologia porque diz respeito aos princípios éticos da profissão. Tem foco, basicamente, nas condutas e nas práticas que motivam as ações humanas e que costumam determinar as normas e os valores de uma realidade social.

A ética na saúde surpreende muitas pessoas que desejam saber como é a faculdade de Psicologia, visto que pode parecer um assunto limitado a profissionais da Medicina ou áreas semelhantes. No entanto, é crucial que futuros psicólogos também considerem a moral vigente (em determinado tempo e local) sempre que estiverem realizando qualquer tipo de atendimento aos seus pacientes.

Psicologia do Desenvolvimento

Aqui as aulas são dedicadas a mostrar como os processos psicológicos estão envolvidos na evolução do homem, da infância até a terceira idade. É comum, por exemplo, a abordagem da constituição histórica, social e cultural da infância, o que faz com que algumas pessoas tenham dúvidas se representa uma discussão da área da Pedagogia ou Psicologia.

De forma resumida, essa disciplina tem como objetivo analisar a interação dos processos físicos e psicológicos em diferentes etapas do desenvolvimento humano: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social. O foco passa a ser as experiências que o indivíduo vivencia desde o seu nascimento até a vida adulta.

Psicologia Social

Esse tópico avalia o modo como as pessoas pensam e agem, além das formas de influenciar e serem influenciadas pelas demais. Ou seja, é uma matéria reservada a estudar a maneira como diferentes indivíduos se relacionam para compreender de que forma isso interfere na estrutura da sociedade.

Se você pretende seguir carreira na área, deve ser capaz de explicar os pensamentos, sentimentos e comportamentos do homem na presença real ou imaginada de outras pessoas. É sobre isso que as aulas de Psicologia Social Psicológica vão tratar.

Já a Psicologia Social Sociológica dá enfoque às experiências que o indivíduo adquire com base em sua participação nos diversos grupos sociais com os quais convive.

Direitos Humanos

Essa é mais uma matéria de interesse para quem pesquisa sobre o que se estuda em Psicologia e está presente em vários cursos, de diversas áreas do conhecimento. Ela geralmente discute as desigualdades sociais e seus enfrentamentos, fornecendo uma introdução sobre o desenvolvimento histórico da construção dos Direitos Humanos.

As aulas englobam assuntos variados, como cidadania, democracia na sociedade contemporânea, meio ambiente, pluralismo e tolerância. Com isso, o aluno passa a ter conhecimento mais aprofundado sobre os principais tratados, pactos, convenções e declarações que definem e protegem os Direitos Humanos.

Agora que você tem uma noção geral das principais disciplinas presentes na grade, deve estar questionando também sobre o valor da faculdade de Psicologia, o tempo de duração do curso, as possíveis unidades disponíveis em sua região, entre outros detalhes relevantes para o processo decisivo.

Aqui na Anhanguera, a graduação em Psicologia é dividida nos ciclos básico e profissionalizante e pode ser concluída em 5 anos (10 semestres). Para saber o valor das mensalidades, basta acessar o site de Vestibulares, inserir a sua localização, indicar o turno desejado e aguardar a apresentação dos valores. Porém, saiba que o curso de Psicologia aqui da Anhanguera tem mensalidades a partir de R$ 609,03*.

Venha fazer Psicologia na Anhanguera!

Os cursos das nossas unidades oferecem a bagagem necessária para que todo estudante consiga atuar logo após a formação, incluindo acesso exclusivo ao Canal Conecta, plataforma com vagas de emprego e estágio. Então, aproveite para dar uma olhada na grade curricular do curso de Psicologia, conferir toda a estrutura de perto e eliminar qualquer dúvida ou incerteza que você possa ter.

Já decidiu que essa é a carreira ideal para o seu futuro? Então, acesse o nosso site e inscreva-se no nosso vestibular para o Bacharelado em Psicologia.

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.