Que tal descobrir qual carreira combina com sua personalidade?

estudante vendo qual carreira mais combina com a sua personalidade

No passado, poucas pessoas seguiam a profissão que desejavam — eram movidas pela tradição ou pressão familiar, por necessidades financeiras ou simplesmente por tabus sociais, como no caso das mulheres. Felizmente, depois de muita luta e estudos, o mercado vem sendo moldado por pessoas que trabalham com o que realmente amam fazer.

Por isso, é normal que hoje as empresas apliquem testes psicológicos para descobrir qual carreira combina com sua personalidade, por exemplo. A boa notícia é que, mesmo com tantas opções para entrar na faculdade, esse direcionamento pode ser observado por você mesmo, enquanto pensa em qual curso quer fazer ou qual carreira seguir.

Por isso, aqui na Anhanguera, preparamos um artigo completo para apresentar as carreiras que mais combinam com os seguintes perfis:

Perfil comunicativo

Você tem facilidade em fazer amizades? Não deixa a timidez atrapalhar boas oportunidades de expor suas ideias, conhecer uma pessoa ou pedir informação? Se essas características fazem parte da sua personalidade, e você se considera uma pessoa comunicativa e extrovertida, talvez seja uma boa ideia conhecer mais sobre as profissões abaixo.

Publicidade e Propaganda

Nesse curso, você aprende tudo sobre mercado publicitário e fica por dentro das ferramentas para criar, produzir e executar tanto campanhas quanto ações de comunicação estratégicas. Por isso, é fundamental ter um espírito criativo e comunicativo, além de facilidade em trabalhar em equipe.

Marketing

Quem escolhe a área de Marketing também precisa das características anteriores, uma vez que lida com todo o aspecto mercadológico, desde o gerenciamento de produtos até a sua divulgação. Logo, também requer uma boa dose de curiosidade e atenção às mudanças do setor, incluindo uma boa habilidade em relação interpessoal.

Jornalismo

Se não quer cair na rotina, o Jornalismo foi feito para você. Produção, apuração e divulgação de notícias em diversos veículos e plataformas, investigação, entrevistas, coberturas jornalísticas, assessoria de imprensa: tudo para quem é curioso, bom na escrita, com facilidade de se comunicar e, é claro, de falar em público.

Gestão Comercial

O gestor comercial trabalha nas áreas de comércio e de serviços, como varejo ou atacado, cuidando do planejamento econômico, financeiro e tributário de uma empresa. Seu maior objetivo é criar e manter um bom relacionamento com os clientes — daí a necessidade de também ser um profissional com facilidade em comunicação interpessoal.

Perfil analítico

Você até se considera uma pessoa um pouco comunicativa, mas gosta mesmo é de ser objetiva e analista, sempre em busca de soluções inovadores e lógicas para os diversos problemas que surgem no dia a dia de trabalho. Então, as próximas profissões foram feitas para você!

Matemática

O curso permite aplicar conhecimentos matemáticos em diversas áreas. Quando se trata de uma Licenciatura, por exemplo, fornece bases para a atuação de professor, fazendo com que você colabore para o desenvolvimento do raciocínio lógico-numérico de várias pessoas — tão necessário para o avanço da ciência e da economia.

Engenharias

Existem várias Engenharias, como a Elétrica, a Mecânica, a Civil, a Ambiental ou a de Produção. Contudo, em todas elas, temos profissionais capazes de estudar, projetar e especificar sistemas diversos, que contribuem para o desenvolvimento da sociedade em vários segmentos. Portanto, é essencial ser objetivo, ter facilidade com números, cálculos e fórmulas, além de dedicação, concentração e bom raciocínio lógico.

Ciências Econômicas

É um curso para quem deseja aprender sobre o funcionamento do mercado financeiro atualmente. Requer do profissional boa capacidade de raciocínio lógico, desenvoltura na análise técnica de dados quantitativos, fatores econômicos, projeções de crescimento, além de análise crítica.

Administração

Mais uma possibilidade de atuação para quem gosta de ambientes empresariais e tem perfil curioso e analítico é a Administração. É preciso estar sempre motivado pela busca de soluções inovadoras para cenários desafiadores e que mudam constantemente.

Biomedicina

É voltado para quem se interessa por questões ligadas à Biologia, como na área de microbiologia. Também é interessante identificar-se com a rotina de laboratórios e com processos de pesquisa científica.

Perfil cuidadoso

Muito ligado à empatia, esse perfil é o de pessoas que se preocupam com o bem-estar do próximo. Então, se você gosta de cuidar dos outros, tem grandes chances de se dar bem nas seguintes áreas.

Enfermagem

Se você se sente confortável em conviver com diferentes pessoas e pode atuar com equipes multidisciplinares, vai se dar bem em Enfermagem. Essa profissão é uma das mais requisitadas na área de Saúde e tem um campo de trabalho bem amplo a ser explorado.

Fisioterapia

Quem se interessa por qualidade de vida, saúde, movimentos e funções do corpo humano vai ser um ótimo profissional fisioterapeuta. É importante, claro, gostar de cuidar de pessoas, apresentando paciência, sensibilidade, atenção e empatia.

Serviço Social

Para quem está sempre a questionar e debater os aspectos da sociedade e se preocupa em ajudar o próximo, esse curso é bastante pertinente. A profissão requer senso de responsabilidade, uma visão crítica, além de ética e interesse por questões ligadas à cidadania e à justiça.

Estética e Cosmética

Quem lida com essa área de atuação está sempre em contato com pessoas que merecem cuidado e atenção, pois estão em busca de melhorias estéticas que vão, muitas vezes, além, envolvendo autoestima, bem-estar e até mesmo saúde e qualidade de vida.

Perfil inovador

O profissional com perfil inovador carrega uma personalidade que une a curiosidade, o senso analítico, mas também a perspicácia e a busca por originalidade. As carreiras abaixo encaixam-se bastante nesse tipo de característica!

Ciência da Computação

Muito requisitado atualmente, o profissional desempenha ações para desenvolver sistemas e soluções, além de trabalhar com administração de banco de dados, engenharia de software, computação gráfica, redes de processamento e até mesmo inteligência artificial. É ou não é uma profissão que requer uma mente inovadora?

Logística

Outro profissional essencial para o mercado atual: requer perfil inovador, pois precisa ser organizado e achar as melhores soluções para processos eficientes e detalhados, além de precisar tomar decisões rápidas e estratégicas em cenários desafiadores e cada vez mais tecnológicos.

Gestão da Tecnologia da Informação

Gerenciamento de softwares, hardwares e até mesmo de pessoas. Essa área pede profissionais dispostos a atuar constantemente em rotinas de trabalho incitantes e estratégicas. Afinal, o gestor em TI auxilia na tomada de decisão de alto nível em empresas — como aquelas que envolvem investimentos e recursos, contratação de mão de obra ou busca por soluções e serviços terceirizados.

Aqui na Anhanguera, temos mais cursos além destes, que se encaixam perfeitamente nas habilidades mais marcantes de cada pessoa. Basta analisar com calma todas as opções de curso para fazer o que você ama e, assim, escolher qual carreira combina com sua personalidade.

Caso ainda esteja em dúvidas, faça o nosso quiz abaixo e descubra qual a área de atuação mais combina com o seu perfil!

E aí, qual é o seu perfil? Independentemente da área que escolher, é importante optar por uma faculdade de qualidade. Então, veja o que uma instituição séria precisa ter!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content