Como se comportar em uma entrevista de emprego? Veja aqui

mulher em entrevista de emprego

Não saber como se comportar em uma entrevista de emprego é um dos principais motivos para a eliminação de candidatos. De acordo com uma pesquisa da Accountemps, que entrevistou 2.100 diretores financeiros americanos, é nessa etapa da seleção que a maior parte dos erros são cometidos.

Assim, além de um bom currículo, para aumentar as suas chances de conquistar uma oportunidade, é preciso saber como agir e falar durante a entrevista. Afinal, esse é um processo de avaliação muito importante, que mostra ao entrevistador o seu perfil como pessoa e profissional.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=3948957f-bb94-43b6-a8d5-f5e9021c4f6d]

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar como se comportar em uma entrevista de emprego. Continue lendo, veja como alcançar um bom desempenho em suas próximas entrevistas e aumente as suas chances de contratação!

Tenha um discurso coerente

Por não saberem como se comportar em uma entrevista de emprego, é bastante comum que os candidatos fiquem nervosos nesse momento. Essa ansiedade prejudica a comunicação e pode fazer você se atrapalhar com as suas próprias palavras.

É importante manter a calma durante a conversa. Para isso, é válido pensar em alguns argumentos que você pode utilizar para responder às perguntas. Essa é uma forma de internalizar a mensagem que deseja passar e manter a coerência do seu discurso.

Os motivos pelos quais você se candidatou à vaga precisam estar claros, bem como seus objetivos pessoais e profissionais, o modo como pretende contribuir com a empresa, entre outros detalhes. Tenha tudo isso em mente para ser coerente diante do entrevistador.

Prepare perguntas inteligentes

Parte do nervosismo gerado por uma entrevista de emprego vem da sensação de ser interrogado. Algumas pessoas têm a impressão de que o entrevistador está buscando qualquer pequeno erro da sua parte para eliminá-las do processo de seleção.

No entanto, você não precisa se sentir assim, porque, na verdade, a entrevista é um momento para que, de um lado, a empresa conheça o candidato e, por outro, ele saiba mais a respeito da vaga ofertada. Por isso, você pode surpreender o entrevistador por meio de perguntas inteligentes.

Tenha o cuidado de estudar um pouco a empresa onde pretende trabalhar. Busque informações sobre sua política, missão, valores e história. Veja seu posicionamento no mercado e outros aspectos que possam gerar material para explorar durante a entrevista.

Entretanto, perceba que falamos sobre perguntas inteligentes, não aquelas com respostas óbvias, às quais uma pesquisa na internet responderia. Mostre interesse pela cultura da organização, pelas possibilidades de crescimento ali e por outros temas que demonstrem proatividade em mais detalhes sobre o trabalho e a empresa.

Demonstre equilíbrio

Explicamos que a ansiedade e o nervosismo são bastante comuns, principalmente quando a pessoa não sabe como se comportar em uma entrevista de emprego. Também surgem quando há um desejo muito grande de ocupar aquela vaga, mas você precisa manter a calma e demonstrar equilíbrio.

As dicas para entrevista de emprego que listamos anteriormente podem ajudar a controlar as suas emoções. Elas farão com que você se sinta melhor preparado para estar diante do entrevistador, mas é preciso, também, policiar os seus próprios pensamentos.

Procure ser otimista em relação às suas chances. Reforce para si mesmo o seu potencial e a sua qualificação, acredite em sua capacidade, porque você é capaz. Essa postura ajudará na autoestima e na autoconfiança e permitirá mostrar a sua melhor versão durante a entrevista.

Não minta

Não se preocupe, porque, mesmo que você não alcance um desempenho impecável durante o processo seletivo, isso não desqualifica você para uma vaga. Na verdade, erros e acertos da entrevista de emprego demonstram sua autenticidade sem prejudicar suas chances, mas existe um comportamento que não deve ser adotado de modo algum: a mentira.

O modo como vai compor e divulgar suas informações não é o problema. Você pode, e até mesmo deve, utilizar recursos mais práticos e modernos para conseguir um emprego, como fazer currículo pelo celular e divulgá-lo na internet, pois isso não reduz suas chances. O importante é que aquilo que você colocou no documento seja verdade.

Considere que sua formação e experiência podem ser consultadas por outros meios. Quanto às habilidades, competências, perfil, gostos e outras características pessoais, o ideal é sempre ser sincero, porque a postura durante a entrevista diz muito a seu respeito.

Procure não inventar conhecimentos que você não tem. Em vez disso, fale a verdade e demonstre interesse em se aprimorar, aprender e ser treinado. Além de reforçar competências que possam estar relacionadas a esse saber, pois evidenciem seu potencial de crescimento.

Atente à linguagem corporal

O comportamento na entrevista de emprego também envolve a linguagem corporal. Saiba que os recrutadores são treinados para analisá-la, bem como o tom de voz do candidato, e esses aspectos falam bastante a respeito do perfil e da sinceridade de uma pessoa.

Ficar de braços cruzados enquanto conversa, por exemplo, pode demonstrar medo ou desinteresse. Mexer constantemente as mãos ou ficar manuseando um objeto é uma demonstração de ansiedade e, consequentemente, insegurança. Por isso, é importante ter atenção com a postura e o contato com o entrevistador.

Assim que entrar na sala, cumprimente-o com cordialidade, respeito e simpatia. Ao se sentar, mantenha uma postura ereta e evite cruzar os braços. Faça contato visual e preste atenção em tudo o que o recrutador está dizendo. Porém, tenha cuidado para não parecer engessado e totalmente artificial. Aja com naturalidade.

Vista-se de acordo com sua área de atuação

Embora sejam divulgadas muitas dicas de como ir para entrevista de emprego, as dúvidas sobre a vestimenta adequada ainda são comuns. Os erros em relação a ela também acontecem com frequência, uma vez que o ideal é o candidato se vestir de acordo com a sua área de atuação.

Alguém que esteja pretendendo uma vaga em linha de produção, por exemplo, não precisa comparecer à entrevista vestido com terno e gravata. Já quem pretende um cargo administrativo deve adotar um visual mais executivo e formal. Em uma agência de publicidade, o visual despojado é muito bem-aceito.

Portanto, considere a área e o cargo que você pretende ocupar, além do perfil da empresa. Em caso de dúvida, tanto homens como mulheres podem adotar um visual com peças clássicas e tons neutros, evitando excessos como peças muito justas, reveladoras ou esportivas, como bermudas.

Apresente uma boa imagem nas mídias sociais

As redes sociais são fontes de informação também para os recrutadores das empresas; então, você precisa ter cuidado com a imagem que cultiva nessas plataformas. Postura, postagens, teor das publicações e linguagem utilizada podem ser avaliados, uma vez que revelam bastante o seu perfil.

A consulta às redes sociais pode acontecer tanto antes da entrevista, para buscar pessoas qualificadas, como depois dessa etapa. Assim, é fundamental que haja coerência entre a imagem que você demonstrou enquanto estava sendo entrevistado e aquela que divulga nas mídias.

Além de saber como se comportar em uma entrevista de emprego, para que você aumente suas chances de ser contratado, é importante buscar oportunidades no lugar certo. A faculdade onde fará sua graduação faz toda a diferença; afinal, na Anhanguera, você conta com o benefício exclusivo do Canal Conecta.

Essa plataforma tem parcerias com empresas de todo o Brasil, que divulgam suas vagas de estágio e de emprego aos alunos matriculados na Anhanguera. Aliás, o Canal Conecta também tem dicas para você se sair bem em sua entrevista de emprego. Veja o vídeo a seguir e confira algumas!

https://youtu.be/Imzwq_nAK5Y

Não há muito segredo em como se comportar em uma entrevista de emprego, mas é verdade que isso faz toda diferença para aumentar as chances de um candidato ou eliminá-lo do processo de seleção. Por isso, siga essas dicas para não perder boas oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.

Já que falamos sobre ele, confira este artigo que mostra um panorama sobre o mercado de trabalho brasileiro e as oportunidades oferecidas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 59

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados